O professor, o conteúdo e a farsa

Cristóvão tinha a exata noção de que tudo o que ensinava era ficção. As informações contidas nos livros didáticos de história, a princípio, eram repletas de contradições diante dos fatos e da metodologia rigorosa que tinha aprendido e exercitado na faculdade.

Jogou o jogo do dinheiro que a educação pode proporcionar e se converteu em um ator. O que faz o ator? Ele interpreta uma peça, um roteiro pré-estabelecido por um determinado autor. E os alunos e alunas acreditavam, mesmo naquela época de smartphones e internet. Tinha perdido a vergonha e o pudor em ensinar algo que jamais tinha acontecido, de ensinar fatos contrários aos reais. A sua realeza professoral era pura farsa. Os alunos e alunas aplaudiam cada atuação.

Cristóvão se resignava na medida que sabia que, ao menos, outras áreas do saber transmitidas aos estudantes tinham valor de verdade. A química, a física, a biologia e a mãe absoluta da verdade, a matemática, eram o alento deste professor farsante.

"A mãe matemática move o mundo e explica o universo", em sussurro, quando de Cristóvão se aproximava, dizia em tom altivo como que debochando de seu interlocutor, o professor de matemática Augusto. Cristóvão, o ator, o farsante, era incapaz de retrucar. Sabia da força da assertiva do soberbo matemático.

Cristóvão tinha contratado uma empresa para reformas e construções em seu sítio. Em uma terça foi verificar o andamento do empreendimento tendo com o mestre-de-obra um longo e curioso diálogo. Assim ocorreu. Um resumo:

O mestre-de-obra (que era chamado de Mestre), realizava em um quadro branco alguns cálculos que seriam a base para a realização da fundação de uma nova edificação dentro do sítio do professor. Deparou-se Cristóvão com a seguinte inscrição: "1 + 7 = 10 que dividido por 2 = 75". Desesperado, Cristóvão gritou ao Mestre: "Você só pode estar louco! Por esta conta a casa a ser construída não se sustenta... Ela cairá! Você é maluco!?"

Em olhar penetrante e em atitude professoral, o Mestre (que sabia das ânsias e dos dilemas pedagógicos de Cristóvão, mas que com o professor jamais trocara uma palavra a respeito) disse a Cristóvão em tom naturalíssimo: "Incluso a matemática Cristóvão. Incluso ela: pura farsa. Ficção instituída por mim."

Brusque, 03 de outubro de 2022.