Santo Raúl Seixas

A antiga turma de escola finalmente conseguiu se reunir, depois de mais de duas décadas. Se orgulhavam de terem tocado o terror nos três anos que fizeram o colegial no início dos anos 90.

A conversa saltava alegremente das estórias antigas para os atuais destinos de cada personagem que fazia parte do seu mundo antigo. Os cinco amigos sentaram na mesa do bar no início da tarde. De cerveja em cerveja e de porção em porção, depois de umas quatro horas de bom papo e risadas, chegou-se ao inevitável assunto deste tipo de reunião: e você amigo, o quê fez da vida?

Quando foi a vez do Fernando, o Augusto, que seguiu a carreira da enfermagem junto com o amigo e trabalhava com ele, se adiantou:

-Mano, esse aqui é foda! Nunca imaginei que o cara fosse tão longe. É diretor de enfermagem do hospital onde a gente trabalha, professor de faculdade, casado com uma mulher linda e recheada na bufunfa, tem as namoradas por fora, síndico do seu condomínio e ainda faz show cover. E vocês não vão acreditar no que ele fala que é o segredo do seu sucesso!

- Caramba Fernando! É tudo isso mesmo? Conta aí prá nós!

- É malandro, conta qual é a mágica!

- Calma, calma. Não tem nada demais. Eu só descobri que todas as respostas estão em Raul Seixas. Tanto que os shows cover que eu faço são dele.

A risada foi geral. Depois de uma boa gargalhada, a turma toda começou fazer coro batendo com as mãos na mesa:

- Explica! Explica! Explica!

- Bem, todos vocês sabem quanto eu semprei amei o Rauzito. Ele era a minha inspiração e o meu sonho era seguir uma carreira artística. Batalhei isso uns dois anos depois do colégio. Pombas, vocês lembram quanto eu convidava para irem aonde eu tocava!

- É, como se a gente tivesse dinheiro para comer em churrascaria todo final de semana ou coragem de ir nos buracos que você tocava.

- O pior que era verdade! Eu só me ferrava, só passava aperto, mas continuava no sonho que as coisas iam mudar, que eu ia ser descoberto. Até que um dia eu não aguentei mais e, juro, eu rezei pro Raul me ajudar! Nem eu acreditei depois que fiz isso. No outro dia tive uma enorme discussão com a minha mãe., Ela falando que eu podia até ter como hobby, mas que eu tinha que ter um emprego de verdade. Eu na maior ressaca de um show que eu fui pago só em mé, começo a ouvir o Raul cantando na minha cabeça:

🎼 Prefiro ser essa metamorfose ambulante

Prefiro ser essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...🎶

- Eu achei que estava ficando louco! Aí, na maior dor de cabeça, eu me vejo discutindo com minha mãe e com o Raul Seixas ao mesmo tempo. Uma hora eu perguntei para ele se era porque eu não tinha talento, o filho da mãe me respondeu:

🎼Quem não tem colírio usa ósculos escuro

Quem não tem filé come pão e osso duro

Quem não tem visão bate a cara contra o

muro...🎶

- Aí não teve jeito. Me rendi e fiz um curso de auxiliar de enfermagem para ela conseguir um emprego no hospital que ela trabalhava. Meu... foi horrível! Não tinha nada haver comigo, um povo estranho, uma mulherada chata, um monte de regra idiota, uma baita responsabilidade que eu nunca havia encarado. Todo dia... Não! Na verdade toda hora eu pensava em largar a porra toda! A cada vez que eu pensava em desistir era ele na minha cabeça:

🎼Veja. Não diga que a canção está perdida

Tenha fé em Deus, tenha fé na vida

Tente outra vez🎶

Os amigos gargalhavam tanto que para alguns chegou a faltar o ar

- Vocês riem?! Eu tinha absoluta certeza que eu havia atravessado o espelho, embirutado total. Peguei até dinheiro emprestado para ir em um psiquiatra!

- E qual foi o diagnóstico, você tinha virado"maluco beleza"? Hahahahaha!

- O corno me cobrou a maior grana, me escutou uma meia hora e me disse na maior cara de pau: "Olha meu filho. A gente em psiquiatria não se preocupa com todas as vozes que as pessoas ouvem, só com as que mandam fazer coisas ruins. Se você tem um Raul Seixas na sua cabeça que fala para você estudar para trabalhar, não desistir, eu não vou te dar nada para fazê-la se calar. Na verdade eu queria saber se você empresta o seu Raul Seixas para ficar com meu filho por um tempo." Maluco! Eu quase bati no sujeito!

- Mas o seu Raul ficou te cantando só essa música?

- Durante bastante tempo era quase só ela. Mas de vez em quando ele cantava outras para outras coisas. Tipo, eu fazia um trabalho e o outro dava de "João sem braço" ele começava:

🎼Num planto capim guiné prá boi abaná

rabo

Eu tô virado no diabo, tô arretado com

você

Tá vendo tudo e fica aí parado

Com cara de veado que viu

caxinguelê...🎶

- Ás vezes ele canta partes diferentes da mesma música para coisas diferentes. Se alguém me vem pedir alguma coisa ou falar de algum plano, ele sempre canta o carimbador maluco. Se é para recusar:

🎼Punct, plact zum

Não vai a lugar nenhum

Tem que ser selado, registrado,

Carimba do, avaliado rotulado

Se quiser voar...🎶

- Agora se é para embarcar no negócio ou deixar o fulano fazer:

🎼Agora o Plunct Plact Zum

Pode partir sem problema algum...🎶

- Se quero ser fiel, ele canta Medo da Chuva. Se eu sinto ciúmes da minha esposa, A Maçã. Se eu começo a ficar apaixonadinho por alguma namoradinha ele apela e canta:

🎼Não posso sentir cheiro de lazanha

Me lembro logo das Casas da Banha

Onde íamos nos divertir🎶

- Aí escutando Tu És o MDC da Minha Vida, não tem como não se sentir ridículo com o negócio e se desenbaraçar do casinho. A pessoa que eu estou lidando está prestes a se ferrar por alguma coisa, ou eu mesmo, ele ataca com Al Capone. E por aí vai, não tem como enumerar todas. Mas hoje eu deixo meu Raul interior me levar

Depois dessa confissão foram horas de debate alegre de que conselhos Raul poderia dar em cada situação, outros músicos que poderiam ser "grilos falantes" e que conselhos eles poderiam dar. Quando se despediram já tarde da noite era evidente a admiração que todos os outros sentiam sobre ele. Coisa que ele via o tempo todo e em todos os lugares No Uber, bêbado como um gambá, escutava seu Raul cantar jocoso para ele, como fazia quase todas as noites:

🎼Eu devia estar contente

Por que eu tenho um emprego

Sou um dito cidadão respeitável

E ganho quatro mil cruzeiros por mês...🎶

Aristoteles da Silva
Enviado por Aristoteles da Silva em 20/08/2022
Reeditado em 20/08/2022
Código do texto: T7586510
Classificação de conteúdo: seguro