Depois do Natal: Um conto para não ser lido à noite (Ps:)

Sorte ou azar, nunca saberemos.

É impossível saber se um fato se dá em função da sorte de alguém ou de seu azar… sé que existe isso que se chama de sorte e de azar!!!!!!! As consequências desse acontecimento é que nos permitem dizer que ele foi bom ou não….

O caso é que poucos anos depois destes fatos, aquela região, e especificamente aquela cidade, virou notícia em rede nacional.

Uma tempestade de granizo, seguida de um forte vendaval, arrasou a cidade. Primeiro quebrando e arrancando telhados! Em seguida arrastadas pela fúria da natureza, construções e pessoas e veículos, requebrados e retorcidos, foram sendo atirados ao longo dos campos de plantações, também arrasadas.

Foram muitos mortos. Não tanto pela fúria da natureza, mas pelo inesperado do fenômeno, inédito naquela região. Mas, principalmente, depois, pelas doenças que se seguiram em razão de tantas mortes de pessoas e animais e devido às inundações produzindo moscas e insetos e ….

Pequenas localidades do interior não entram nas atenções das autoridades a não ser para terem seus recursos públicos desviados…. Ocorreu entretanto, que as proporções dos estragos foram tantos e tão localizados que atraíram a atenção…. Até de pesquisadores: como explicar um fenômeno assim, tão isolado?

Mas a cidadezinha se reergueu!

A tragédia noticiada em rede nacional – e internacional – atraiu as atenções do mundo sobre aquele lugar pacato. As autoridades continuaram a ignorá-la, mas as ONGs se deliciaram.

Muito donativo chegou – claro que também muito foi desviado – e os sofrimentos foram minimizados.

Voluntários de vários lugares do país vieram para a região oferecer restar socorro e solidariedade.

Alguns desses voluntários perceberam o potencial turístico daquela bucólica região!!!

Não demorou muito e começaram a se organizar pousadas e hotéis fazenda... e os rios e matas e morros da região, que já estavam em avançado processo de degradação, lentamente foi se recompondo... recriando uma sobrevida não só para aquela cidadezinha como para toda a região…

Anos se passaram nesse ritmo de progresso e alegria.

Chegou mais um natal...

E depois do natal a festa de ano novo...

Bebida, fogos...

Muitos turistas…

E foi justamente naquela noite, com a praça repleta de turistas festejando a passagem de ano……

Foi exatamente naquela noite, depois do Natal….

………………………...……….

……………………………………………….

……………………………………………………………..

Mas essa é outra história!

E fica para uma próxima oportunidade.

.........................................................................

Neri de Paula Carneiro

Rolim de Moura – RO

Outros textos do autor:

Filosofia, História, Religião:

https://www.webartigos.com/index.php/autores/npcarneiro

https://pensoerepasso.blogspot.com/

Literatura:

https://www.recantodasletras.com.br/autores/neripcarneiro