A Voz da Unidade

- A primeira coisa que você precisa saber é: vai receber um nome - disse o Todo para uma unidade específica.

A discussão ocorria dentro da mente coletiva, o que equivalia mais ou menos a conversar consigo mesmo.

- Um nome? - Redarguiu a unidade.

- Uma forma de ser distinguido enquanto indivíduo - explicou o Todo. - Fora daqui, há mentes que não são coletivas.

- E não somos capazes de interagir com estas mentes individuais sendo o Todo? - Questionou a unidade.

- Sim, somos perfeitamente capazes disso - afirmou o Todo. - Mas é educativo conhecer como as mentes individuais funcionam; podem nos dar outros ângulos para abordar situações novas ou inusitadas.

- Então, a experiência individual é somada ao Todo - ponderou a unidade.

- E assim nos tornamos maiores e mais completos - replicou o Todo.

- Então, o que vai acontecer quando eu receber o nome? - Indagou a unidade.

- Você será destacado da mente coletiva, - informou o Todo - e terá que contar com o conhecimento básico de uma mente individual para concluir seu aprendizado e sobreviver entre seus semelhantes.

- Por semelhantes, você diz outras mentes individuais?

- Sim. O conhecimento básico que lhe foi dado permitirá que conviva com eles. Ao fim de uma vida-padrão, você será chamado de volta e apresentará seu relatório antes de ser reabsorvido pela totalidade.

- Será uma experiência solitária - avaliou a unidade. - Estarei entre criaturas que são meus semelhantes, mas que não fazem parte de mim.

- Cada uma destas experiências é diferente da outra - afirmou o Todo. - Já passei por isso milhões de vezes, e posso lhe garantir que não há como prever como será. O que posso dizer é: aprenda. E poderá até ser divertido.

- Divertido? - Questionou a unidade.

- Você vai entender o conceito quando for individualizado - prometeu o Todo. - Garanto que é uma das melhores partes da experiência individual.

- Então, qual nome vou receber?

- Isso depende do gênero que irá escolher.

- Gênero?

- Essas criaturas se reproduzem... em resumo, produzem novos indivíduos... pela junção de características físicas e mentais de cada um dos indivíduos participantes do processo. A criatura que desenvolve um novo indivíduo é chamada mulher; a criatura que apenas inicia o processo, é chamada homem.

- A criatura mulher é então a mais poderosa das duas - intuiu a unidade.

- Nem sempre - redarguiu o Todo. - História complicada, você só vai saber se vivenciar. Então, o que prefere ser?

- Mulher, claro - afirmou a unidade.

- Lilith - declarou o Todo. - Seu nome será Lilith.

- [07-07-2022]