TODA A HISTÓRIA DE PARIS I

Raramente acredito que estamos falando de uma cidade plenamente valiosa que passou por um grande período na revolução de maio de 1968. Raramente podemos entender em todas as contradições que uma expressão dura realmente termina sob uma realidade mais evolutiva que aconteceu entre os dois tempos que se formou um grande país que hoje se mostra sob uma grande cultura e suas grandes tradições de um povo que sempre lutou e mostrou da melhor maneira sua alma, desejo, trabalho e cultura que hoje se mostra sob uma grande lista de construção cultural que passou passou por uma grande mudança entre vários dilemas e se tornou um país de ouro e sonhos onde podemos conquistar e ver de perto o seu melhor valor. Vivemos grandes sonhos de criança e se voltarmos ao mundo da fantasia onde podemos ver e ver com a alma os melhores teatros e cinemas que fazem sucesso em todo o mundo e hoje podemos entender todo o valor e capacidade de um grande povo que ficou e sempre será mantido na cultura cinematográfica da vida até os dias de hoje e vamos falar de um movimento político na França que podemos entender toda razão e movimento entre os jovens e a sociedade que se extingue sob uma relação muito socialista sob o poder de liberdade. Maio de 1968 foi um movimento político na França que, marcado por greves gerais e ocupações estudantis, tornou-se ícone de uma época em que a renovação de valores era acompanhada pela força proeminente de uma cultura jovem. A libertação sexual, a Guerra do Vietnã, os movimentos de expansão dos direitos civis compunham todo o pó em um barril construído pelo discurso dos jovens estudantes da época. Mais do que iniciar algum tipo de tendência, maio de 68 pode ser visto como o desdobramento de toda uma série de questões já propostas pela revisão de costumes feita por lutas políticas, obras filosóficas e euforias juvenis. Em 2 de maio de 1968, estudantes franceses da Universidade de Nanterre fizeram um protesto contra a divisão de dormitórios entre homens e mulheres. Na verdade, essa simples razão estava enraizada em uma nova geração que exigia o fim das posturas conservadoras. Aproveitando o incidente, outros estudantes universitários franceses e grupos políticos partidários decidiram se juntar aos protestos contra os problemas vivenciados na França. Com cobertura televisiva, o episódio francês ficou conhecido em todo o mundo. Em pouco tempo, os contornos das questões que motivaram o protesto ganharam contornos mais amplos e delicados. Os estudantes começaram a exigir a renúncia do presidente Charles de Gaulle, considerado conservador, e a convocação de eleições gerais foram as novas propostas dos manifestantes. A partir de então, a cidade de Paris tornou-se palco de confrontos entre policiais armados e manifestantes protegidos por barricadas. Sem força militar igual, os insurgentes atiraram pedras e coquetéis molotov na polícia. No dia 18, os trabalhadores fizeram uma greve geral de proporções alarmantes. Mais de 9 milhões de trabalhadores cruzaram os braços exigindo melhores condições de trabalho. Encurralado pela proporção dos episódios, o presidente Charles de Gaulle se refugiou em uma base militar alemã, concedeu bonificação de 35% ao salário mínimo e convocou novas eleições legislativas. Dessa forma, os trabalhadores esvaziaram os espaços de manifestação e voltaram a ocupar seus empregos. Nas eleições convocadas pelo governo francês, os políticos ligados à figura de De Gaulle obtiveram uma vitória significativa. O presidente emergiu do episódio como uma figura capaz de superar os problemas enfrentados pela sociedade da época. Mesmo sem alcançar nenhum tipo de conquista objetiva, o movimento de maio de 68 indicou uma mudança de comportamento. As artes, a filosofia e as relações afetivas seriam o espaço de ação em um mundo marcado por mudanças. Não podemos julgar este episódio como imaturo ou precipitado. Muito menos sabemos como limitar precisamente o quanto o mundo mudou desde então. No entanto, podemos refletir sobre o lugar que a rebeldia e o vigor das ideias ocupam em uma sociedade sistematicamente taxada como consumista e individualista. Descrição Começou como uma série de greves estudantis que eclodiram em algumas universidades e escolas secundárias de Paris, após confrontos com a administração e a polícia. A tentativa do governo gaullista de esmagar essas greves com mais ação policial no Quartier Latin levou a uma escalada do conflito, que culminou em uma greve geral de estudantes e greves com ocupações de fábricas em toda a França. Análise Alguns filósofos e historiadores afirmaram que esse evento foi um dos mais importantes e significativos do século XX, porque não se deveu a uma camada restrita da população, como trabalhadores e camponeses - que eram a maioria -, mas a uma insurreição popular que superou as barreiras étnicas, culturais, de idade e de classe. Além disso, tinha ligações intrínsecas com os eventos do pós-guerra e da Guerra Fria. Outras interpretações situam maio de 1968 no contexto das manifestações e invasões, urreções muito mais amplas do que eventos franceses, como o 'outono quente' italiano e o 'Cordobazo' argentino, culminando na Primavera de Praga na Tchecoslováquia. O fio condutor entre tais levantes seria o repúdio à linha oficial da União Soviética e ao stalinismo. Segundo o professor Felipe Maruf Quintas, maio de 68 foi a primeira das Revoluções Coloridas incitadas pela CIA. Uma das características das revoluções coloridas é, segundo Andre Korybko, que os agentes “aproveitam os problemas de identidade em um estado-alvo para mobilizar uma, algumas ou todas as questões de identidade mais comuns para provocar grandes movimentos de protesto, que podem então ser cooptado ou dirigido por eles para atingir seus objetivos políticos". Segundo Quintas, Charles de Gaulle em 1964 rompeu o bloqueio que os Estados Unidos impuseram aos países ocidentais em relação aos empréstimos à União Soviética, o que enfureceu o país saxão. Além disso, De Gaulle restabeleceu relações com Cuba e iniciou relações independentes com países do Terceiro Mundo, ou seja, países não alinhados, incluindo "a possibilidade de transferência de tecnologia por empresas francesas para países do Terceiro Mundo em vários setores". "Os legados deixados em maio de 1968 foram o neoliberalismo e a política de identidade. O maio de 68 foi individualista, exaltou o individualismo subjetivista contra o Estado de Bem-Estar na Europa." A maioria dos insurgentes eram adeptos de ideias esquerdistas. Muitos viram nos eventos uma oportunidade de sacudir os valores da "velha sociedade", opondo-se a ideias avançadas sobre educação, sexualidade e prazer. Entre eles, uma pequena minoria, como o Ocidente, professava ideias de direita. na cultura popular No cinema • O filme de François Truffaut, Baisers volés (1968), se passa em Paris durante os protestos. Embora não seja um filme abertamente político, contém referências e imagens das manifestações. O filme capta o sentimento revolucionário da época e explica por que Truffaut e Jean-Luc Godard pediram o cancelamento do festival de Cannes de 1968. • O filme Mourir d'aimer (1971), de André Cayatte, é baseado na história real de Gabrielle Roussier, professora de estudos clássicos (interpretada no filme por Annie Girardot) que cometeu suicídio após ser condenada por ter tido um caso . com um de seus alunos em maio de 1968. • O filme de Jean-Luc Godard, Tout Va Bien (1972), examina a luta de classes que continuou na sociedade francesa após maio de 1968. • O filme Grand Prix (Festival de Cannes) de Jean Eustache A Mãe e a Prostituta ( 1973) cita os eventos de maio de 1968 e explora suas consequências. • O filme Coquetel Molotov (1980), de Diane Kurys, conta a história de um grupo de amigos franceses que estavam em viagem a Israel, mas decidem retornar a Paris após ouvirem notícias sobre as manifestações. • O filme de Louis Malle Milou en mai (1990) é um retrato satírico do impacto do fervor revolucionário de maio de 1968 sobre a burguesia das pequenas cidades. • Filme de 2003 de Bernardo Bertolucci, Os Sonhadores, baseado no romance Os Santos Inocentes de Gilbert Adair, conta a história de três jovens que, em maio de 1968, assistem à revolução pela janela do quarto. Nos extras de um DVD do filme, há um documentário sobre a época. O movimento é descrito por estudiosos contemporâneos como uma crítica à sociedade capitalista ocidental contemporânea e um retorno a um passado romântico idealizado. O filme Les amants réguliers (2005), de Philippe Garrel, conta a história de um grupo de amigos que participam dos protestos e suas vidas um ano depois. • No filme OSS 117 : Rio ne répond plus (2009), o protagonista Hubert zomba dos estudantes hippies dizendo: "É 1968. Não haverá revolução. Corte o cabelo." • O filme Après mai (2012), de Olivier Assayas, conta a história de um jovem pintor e seus amigos que trazem a revolução para suas escolas locais e têm que lidar com as consequências existenciais e legais do ato. Na música • A música "Verão de 68" da banda punk brasileira Blind Pigs - Porcos Cegos, trata da história de uma guerrilheira MR-8 durante os protestos de 1968 no Brasil. • A música "É Proibido Proibir", de Caetano Veloso, recebeu o nome de um grafite feito nas ruas de Paris em maio de 1968. A música protestava contra o regime militar brasileiro. A letra da música dos Rolling Stones Street Fighting Man (1968) refere-se aos protestos vistos da perspectiva de uma "cidade adormecida de Londres". A letra foi adaptada à melodia de uma música inédita dos Stones com letras diferentes. A melodia também é influenciada pelo som das sirenes dos carros da polícia francesa. A obra "Sinfonia" (1968/1969), de Luciano Berio, inclui slogans de maio de 1968. • Muitas letras do compositor anarquista francês Léo Ferré foram inspiradas em maio de 1968, como "L'Été 68", "Comme une fille" (1969), "Paris je ne t'aime plus" (1970), "La Violence et l'Ennui" (1971), "Il n'y a plus rien" (1973) e "La Nostalgie" (1979). • A música Paris Mai (1969), de Claude Nougaro. Em 1972 Vangel é lançado o álbum Fais que ton rêve soit plus long que la nuit (Faça seus sonhos maiores que a noite). O álbum contém sons de manifestações, músicas e uma reportagem. • O imaginário oficial italiano descrito por Fabrizio De André em seu álbum Storia di un impiegato (1973) tem a ideia de explodir uma bomba em frente ao Parlamento da Itália, ao ouvir as notícias sobre os acontecimentos de maio na França e comparar sua vida tediosa com a excitante vida dos revolucionários na França. • A música Bye Bye Badman, do álbum The Stone Roses (1989) do The Stone Roses, é sobre os protestos. A capa do álbum apresenta as três cores da bandeira francesa, além de limões (que foram usados pelos franceses para anular os efeitos do gás lacrimogêneo em maio de 1968). A música Papá cuéntame otra vez (1997), de Ismael Serrano, refere-se a maio de 1968, quando ele diz: "papai, me conte de novo aquela história linda, de guardas, fascistas e estudantes de cabelos compridos; de doce guerra urbana com campainha calças e músicas dos Rolling Stones, e garotas de minissaia".[14] • A música "Protest Song '68" (1998), da banda sueca Refused, é sobre os protestos de maio de 1968. O videoclipe da música I heard wonders (2008), do músico norte-irlandês David Holmes, é baseado nos protestos. , e alude à influência da Internacional Situacionista sobre eles. Na literatura • O romance The Merry Month of May (1971), de James Jones, conta a história fictícia de um expatriado americano que acidentalmente se vê no meio dos protestos. • O livro filosófico "O Anti-Édipo", de Gilles Deleuze e Félix Guattari, grande crítico da psicanálise tradicional, foi escrito, segundo os autores, sob forte influência de maio de 68. A história de Paris está ligada a uma combinação de vários fatores geográficos e políticos. Foi Clóvis quem decidiu, no século VI, instalar os órgãos fixos do poder político do reino na pequena cidade de Paris. Esta posição de capital será confirmada pelos capetianos, após um hiato de dois séculos durante a era carolíngia. A posição de Paris na encruzilhada das rotas comerciais e fluviais no coração de uma região rica em agricultura, fez de Paris uma das principais cidades da França durante o século X, com palácios reais, ricas abadias e uma catedral. Durante o século XII, Paris tornou-se um dos primeiros centros de educação e artes da Europa. Seja com a Fronda, a Revolução Francesa ou maio de 1968, Paris sempre esteve no centro dos acontecimentos que marcaram a história da França. A Biblioteca Histórica da Cidade de Paris permite ao público mergulhar na memória histórica de Paris e da Île-de-France, sob aspectos muito diferentes. Representação da "antiga Paris" em frente à Torre Eiffel na Exposição Universal de 1900 A padroeira da cidade é Santa Genoveva, aquela que teria excluído Átila e os hunos da cidade no século V para suas orações. Seu santuário está agora na Igreja de Saint-Étienne-du-Mont. História Pré-história O primeiro povoado conhecido em Paris é da cultura chassiana (entre 4000 e 3800 aC), na margem esquerda de um antigo braço do Sena no 12º arrondissement de Paris. A presença humana parece ter sido contínua durante o Neolítico. Os restos de uma vila no Bairro Administrativo de Bercy, parte do 12º arrondissement, foram recuperados e datados de cerca de 400 aC. — notadamente uma embarcação atolada nos lodaçais que existiam na época e atualmente expostas no Museu Carnavalet. Antigas termas romanas sob o Quartier Latin Além disso, a falta de dados caracteriza o conhecimento do período desde a dita ocupação pré-histórica até ao período galo-romano. A única certeza é que os parisienses são os donos da região quando as tropas de César chegam em 52 aC, que a rebatizou de Lutetia (Lutetia). Os parisienses se submeteram a Vercingetorix para combater os invasores romanos, mas sem sucesso. Ainda não se sabe precisamente onde se situava o povoado gaulês: île de la Cité (hipótese hoje muito desacreditada), île Saint-Louis, ou alguma outra ilha agora anexada à margem esquerda do Sena, ou mesmo Nanterre . A cidade romana foi construída, segundo um mapa de grelha ortogonal datado do século I, na margem esquerda. Lutécia, como os romanos a chamavam, provavelmente não tendo mais de cinco a seis mil habitantes em seu apogeu, não passava de uma modesta vila no mundo romano. Compare-a com Lugduno, capital dos três gauleses (um dos quais era o Gaul Lugdunensis, que incluía a região de Lutetia), que no século II tinha 50.000 aC. 80.000 habitantes. Mesmo assim, Lutetia tinha um fórum, palácios, banhos, templos, teatros e um anfiteatro. Segundo a tradição, a cidade foi cristianizada por Saint Denis, que foi martirizado no ano 272. Durante o Baixo Império, Lutetia foi afetada pelas grandes invasões e sua população se refugiou na île de la Cité, fortificada com pedras recuperados de grandes edifícios em ruínas. No entanto, desde o século IV, é atestada a existência de povoações fora da muralha, e a vila assume o nome das gentes de que é capital, os parisienses. Em 451, Santa Genoveva, futura padroeira da cidade, será quem conseguirá convencer os habitantes a não fugirem diante dos hunos de Átila, que são efetivamente repelidos sem combate. Idade Média Mapa reconstruído de Paris a partir do ano 1223 O rei Clóvis I fez de Paris a capital do Reino dos Francos por volta de 506. Depois permaneceu até pelo menos o início do século VII. No século VI, a Igreja de Saint-Gervais é o primeiro local de culto localizado na margem direita – sinal de que a cidade está em expansão. Os vikings, chegando em seus dracares de deslocamento mínimo, saquearam pela primeira vez em 845 a cidade abandonada por seus habitantes. Suas incursões duraram até o início do século X, e seus assaltos só foram mitigados com o Tratado de Saint-Clair-sur-Epte concluído em 911. Os capetianos, que reinaram a partir de 987, preferiram Orléans a Paris, uma das duas grandes cidades em seu domínio pessoal. Hugo Capeto, apesar de sua residência na île de la Cité, não passou muito tempo por lá. Roberto o Pio a visita com frequência. A cidade torna-se um importante centro de ensino religioso desde o século 11. O poder real foi progressivamente estabelecido em Paris, que se tornou novamente a capital do reino, começando com Luís VI (1108-1137) e ainda mais sob Filipe Augusto (1179-1223), que a cercou com uma muralha. O comércio enriquece Paris, que aproveita sua posição na convergência das principais rotas comerciais. O trigo entra pela Rue Saint-Honoré; tecidos do Norte pela Rue Saint-Denis e peixes do Mar do Norte e do Canal pela Rue des Poissonniers. A importância de seu mercado, juntamente com a feira Lendit em Saint-Denis, exige uma praça em um local menos movimentado que a île de la Cité: Luís VI a instala por volta de 1137 no local chamado "Les Champeaux" (os pequenos prados) ; o Halles de Paris (Mercado Municipal) ali permaneceria por mais de oito séculos. Coleção de Ordenanças do Reitor dos Mercadores de Paris, 1416, por Carlos VI Em 1163, o bispo Maurice de Sully empreendeu a construção da Catedral de Notre-Dame de Paris na île de la Cité. A importância da cidade aumenta, tanto política como financeiramente e comercialmente. Os órgãos centrais do governo fazem dela sua sede, e o desejo do rei de controlá-la melhor não permite que ela goze de uma carta comunal. Apesar disso, ele concede a ela os privilégios do "burgo do rei" e concede favores à "hansa" (ou "guilda") dos mercadores do rio. Em 1258, Saint-Louis tirou o preboste das mãos dos mercadores e o confiou a um amigo, Étienne Boileau. Em 1263, a hansa dos mercadores elege o primeiro conselho composto por um preboste de mercadores e quatro vereadores. Assim, estabelece-se um sistema de dupla autoridade entre a cidade e o poder real. Por volta de 1328, a população de Paris é estimada em 200.000 habitantes, o que a torna a cidade mais populosa da Europa. Mas em 1348, a Peste Negra dizimou a população. No século XIV, a muralha de Carlos V (1371-1380) abrange a totalidade dos atuais 3º e 4º arrondissements e se estende desde a Pont Royal até a Porte Saint-Denis. A fortaleza do Louvre no início do século XV a partir do manuscrito iluminado Livro de Horas, Les très riches heures du duc de Berry, mês de outubro Durante a Guerra dos Cem Anos, o descontentamento popular alimenta a ambição do reitor mercante Étienne Marcel, provocando a grande ordenança de 1357 e, em seguida, a primeira grande revolta popular da história de Paris, causando mais desentendimentos entre o rei e a cidade. Desde então, os reis deixaram de residir no centro da cidade, preferindo primeiro o Hôtel Saint-Pol (destruído por ordem de Carlos VI após o Bal des Ardents), depois o Hôtel des Tournelles, do qual é mais fácil escapar no evento de um motim. Em 1407 (logo após o assassinato de Louis d'Orleans), eclode uma guerra civil entre Armagnacs e Bourguignons que dura até 1420. A cidade passa para o campo de Bourguignon em setembro de 1411. Paris acaba arruinada pela Guerra dos Cem Anos. Joana d'Arc, em 1429, é queimada viva na tentativa de libertá-la dos ingleses e seus aliados Bourguignon. Carlos VII e seu filho Luís XI têm reservas contra a cidade e insistem em não residir lá, preferindo o Vale do Loire. Sua população cresce entre 1422 e 1500, contando de cem mil a cento e cinquenta mil almas. A expansão econômica modesta foi retomada em meados do século XV, mas a cidade sofreu com a ausência da Corte. Paris torna-se uma cidade administrativa e judiciária, Idade Moderna O Renascimento, marcadamente presente na corte real residente no Vale do Loire, consequente não beneficia muito Paris. Apesar de seu afastamento, a monarquia está inquieta com a expansão desordenada da cidade. O primeiro regulamento urbano foi promulgado em 1500 em conexão com a nova ponte de Notre-Dame, sobre a qual foram construídas casas uniformes de tijolo e pedra no estilo Luís XII. Em 1528, Francisco I fixou residência oficial em Paris. Cresce a irradiação intelectual: ao ensino universitário (teologia e artes liberais) soma-se o ensino moderno centrado no humanismo e nas ciências exatas segundo a vontade do rei, no Collège de France. Sob seu reinado, Paris atingiu 280.000 habitantes e permaneceu a maior cidade do Ocidente. Mapa de Paris em 1787 por Brion de la Tour Em 24 de agosto de 1572, sob Carlos IX, foi organizado o massacre da noite de São Bartolomeu. Há entre duas mil e dez mil vítimas. A Liga Católica Francesa, particularmente forte na capital, se levanta contra Henrique III durante o Dia das Barricadas em 1588. Ele foge antes de sitiar a cidade.[f 11] Após seu assassinato, o cerco é mantido por Henrique de Navarra, coroado como Henrique IV. A cidade, embora arruinada e faminta, não abriu suas portas para ele até 1594, após sua conversão - quando ele cunhou a famosa, mas apócrifa, citação "Paris vaut bien une messe". (Para Paris, vale a pena ir a uma missa). O Dia das Barricadas de 1648 marca o início da Fronda, que provoca uma grave crise econômica e um clima de desprezo pelo rei em relação à sua capital. Apesar de uma alta taxa de mortalidade infantil, a população atinge a marca de 400.000, graças à imigração das províncias. Paris é uma vila muito pobre, onde há falta de segurança. O bairro do lendário tribunal dos milagres (assim chamado porque os indigentes e doentes do dia desapareceram após a noite ter passado, como que por um milagre) foi progressivamente esvaziado a partir de 1656 pelo tenente-general de polícia Gabriel Nicolas de la Reynie. Luís XIV escolhe Versalhes como sua residência em 1677, antes de mudar a sede do governo para lá em 1682. Colbert toma a administração parisiense em suas mãos e faz as viagens de ida e volta entre Paris e Versalhes. Durante seu reinado, o Rei Sol não foi a Paris mais de vinte e quatro vezes, essencialmente apenas para participar de cerimônias oficiais, uma demonstração de hostilidade que os parisienses não gostam muito. No século XVIII, Versalhes não privou Paris da proeminência intelectual; ao contrário, torna-se uma chama de revolta alimentar-se de idéias iluministas. Este é o período dos salões literários, como o de Madame Geoffrin. A década de 1970 foi também um período de forte expansão econômica que permitiu um importante marco demográfico: a cidade atingiu 640.000 habitantes às vésperas da Revolução Francesa. Em 1715, o regente Filipe d'Orleães deixa Versalhes para o Palais Royal. O jovem Luís XV instala-se no Palácio das Tulherias, fazendo assim um efémero regresso da realeza a Paris. Em 1722, Luís XV voltou ao Palácio de Versalhes, rompendo a frágil reconciliação com o povo parisiense. A cidade naquela época se estendia aproximadamente pelos primeiros seis arrondissements de hoje, com o Jardin du Luxembourg marcando o limite oeste da cidade. Luís XV começa a se interessar pessoalmente pela cidade em 1749, quando decide reformar a Praça Luís XV (atual Praça da Concórdia), criar a escola militar em 1752 e, sobretudo, construir uma igreja dedicada a Santa Genoveva em 1754, mais conhecido agora como Panteão. A Revolução Francesa e o Império A Tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789 É em Versalhes que a Revolução Francesa começa com a convocação dos Estados Gerais e depois com o Juramento do Jogo de Péla. Mas a crise econômica (em particular, o preço do pão), a sensibilidade aos problemas políticos nascidos da filosofia iluminista e o ressentimento pelo poder real ter abandonado a cidade por mais de um século dão aos parisienses uma nova orientação. A tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789, ligada à revolta dos artesãos no subúrbio de Saint-Antoine, é a primeira etapa disso. Em 15 de julho de 1789, o astrônomo Jean Sylvain Bailly recebeu o cargo de primeiro prefeito de Paris no Hôtel de Ville. Em 5 de outubro, uma revolta desencadeada por mulheres nos mercados parisienses chega a Versalhes ao entardecer. Às 6 da manhã, o castelo é invadido e o rei é obrigado pelo povo a fixar residência em Paris no Palácio das Tulherias e de lá convocar uma assembleia constituinte, que se instala no dia 19 de outubro na Salle du Manège das Tulherias. Em 14 de julho de 1790, o Festival da Federação acontece no Campo de Marte. Nesse mesmo local, a ocasião será menos festiva quando, em 17 de julho de 1791, servirá de palco para um tiroteio. Os bens da Igreja Católica e da Coroa são declarados bens nacionais, de propriedade do governo revolucionário. Entre eles o Convento do Cordelheiro e o Convento Jacobino, tomados em maio de 1790, que constituiria o coração da Paris revolucionária, stand; isso demonstra o poder absoluto dos clubes parisienses ao longo da Revolução. Na noite de 9 de agosto de 1792, uma "comuna" revolucionária tomou posse do Hôtel de Ville. Em 10 de agosto de 1792, a multidão cerca o Palácio das Tulherias com o apoio do novo governo municipal. O rei Luís XVI e a família real estão presos no Tour du Temple. A monarquia francesa está efetivamente abolida. Após as eleições de 1792, os representantes ultra-radicais da Comuna de Paris se opuseram à Convenção Nacional dominada pelos girondinos, que representavam a opinião mais moderada da burguesia provincial; a Convenção de Girondin é dispersada em 1793. O Hotel de Ville, em 9 Termidor do ano II os parisienses vivem então sob dois anos de racionamento. O terror reina com o espectro do Comitê de Segurança Pública. A polícia de Paris, sob a autoridade do prefeito, assume a tarefa de prender todos os que ficaram na cidade entre os nobres, os burgueses ricos, os padres e os intelectuais. É por isso que o prefeito de Paris ainda é até hoje o único em toda a França a ser proibido de exercer qualquer poder de polícia. Em 21 de janeiro de 1793, Luís XVI é guilhotinado na Praça Luís XV, renomeada "Lugar da Revolução". Ele é seguido no cadafalso em apenas algumas semanas por 1.119 pessoas, incluindo Maria Antonieta, Danton, Lavoisier e, finalmente, Robespierre e seus partidários após o 9 de Termidor do ano II (27 de julho de 1794). A Revolução não foi um período favorável para o desenvolvimento da cidade (poucos monumentos foram construídos), que não tinha mais de 548.000 habitantes em 1800. Inúmeros conventos e igrejas foram arrasados e deram lugar a loteamentos não planejados, resultando em uma redução de espaços verdes da cidade e um adensamento do centro. Sob o Diretório, são erguidos esplêndidos edifícios de estilo neoclássico. Em 1806, Paris já havia compensado as perdas sofridas durante a Revolução e tinha 650.000 habitantes; esta progressão é principalmente o efeito da imigração das províncias, dado que a taxa de natalidade continua fraca. A partir de meados do século XVIII, a cidade foi ultrapassada por Londres em plena expansão econômica e demográfica, atingindo 1.096.784 habitantes. Em 2 de dezembro de 1804, Napoleão Bonaparte, que havia tomado o poder em 1799, é consagrado imperador pelo Papa Pio VII na Catedral de Notre-Dame. Ele decide estabelecer Paris como a capital de seu Império. Da Restauração à Comuna de Paris A Avenue de l'Opéra vista por Pissarro do atual Hôtel du Louvre A queda do Império em 1814-1815 traz a Paris os exércitos ingleses e cossacos que acampam nos Champs-Élysées. Luís XVIII, voltando do exílio, reentra em Paris, lá se coroa e se instala nas Tulherias. Luís XVIII e Carlos X, e depois até a Monarquia de Julho, deram pouca atenção ao urbanismo parisiense. O proletariado operário, em forte expansão, aglomera-se miseravelmente nos distritos centrais que, com mais de 100.000 habitantes por quilômetro quadrado, constituem graves focos de epidemias; cólera em 1832 fez 32.000 vítimas. Em 1848, o destino final de 80% dos mortos era uma vala comum, e dois terços dos parisienses eram pobres demais para pagar impostos. A massa empobrecida do povo, negligenciada e desgastada, está no clima ideal para repetidas revoltas que o governo não pode prever nem vencer: as barricadas causam primeiro a queda de Carlos X durante as Revoluções de 1830 e depois a de Louis-Philippe em 1848. A sociedade da época é abundantemente descrita por Balzac, Victor Hugo e Eugène Sue. Durante este período, a cidade acelera seu ritmo de crescimento até chegar ao Mur des Fermiers Généraux. Entre 1840 e 1844, o último muro de Paris, chamado Enceinte de Thiers, foi construído no local atual do boulevard périphérique. No coração da cidade, a Rue Rambuteau está aberta. Com a chegada do Segundo Império, Paris se transforma radicalmente. De uma cidade com estrutura medieval, construções antigas e insalubres, e praticamente desprovida de grandes vias de tráfego, torna-se uma cidade moderna em menos de vinte anos. Napoleão III tinha ideias precisas sobre urbanismo e habitação. A Paris de hoje é, portanto, antes de tudo a cidade de Napoleão III e Haussmann, que foi contratado para remodelar a cidade, abrindo várias novas ruas, eixos e avenidas, bem como novos espaços abertos e monumentos. Desta forma, Paris adquiriu um novo traçado urbano. Uma típica construção haussmanniana Em 1º de janeiro de 1860, uma lei permite a Paris anexar várias comunas vizinhas. A capital francesa aumenta assim de doze para vinte arrondissements e de 3.438 para 7.802 hectares. Após essas anexações, os limites administrativos da cidade serão pouco modificados, e o crescimento urbano, que continuou ininterrupto desde o final do século XIX até o século XIX. não será acompanhado de expansão semelhante dos limites da comuna, de onde se originaram os "subúrbios". Durante a Guerra Franco-Prussiana de 1870, Paris é sitiada por vários meses, mas não tomada pelos exércitos prussianos. Naquela ocasião, o correio aéreo foi inventado, graças aos balões de correio. Recusando o armistício assinado em 26 de janeiro de 1871 e após as eleições de fevereiro que levaram ao poder os monarquistas que queriam pôr fim à guerra, os parisienses se levantaram em 18 de março de 1871. Era o início da Comuna de Paris. A Assembleia monarquista instalada provisoriamente em Versalhes, entrou em confronto com a Comuna entre os dias 22 e 28 de maio, na chamada Semana Sangrenta. Esta permanece até hoje como a última guerra civil que Paris conheceria. Da Belle Époque à Segunda Guerra Mundial Exposição Universal de 1889 Durante a Belle Époque, a expansão econômica de Paris é significativa; em 1913 a cidade tinha cem mil empresas que empregavam um milhão de trabalhadores. Entre 1900 e 1913, 175 cinemas foram criados em Paris, inúmeras lojas de departamentos nasceram e contribuíram para o engrandecimento da cidade luz. Duas exposições universais deixam uma grande marca na cidade. A Torre Eiffel foi construída para a Exposição Universal de 1889 (centenário da Revolução Francesa) que recebe 28 milhões de visitantes. A primeira linha do Metrô de Paris, o Grand Palais, o Petit Palais e a Pont Alexandre III foram inaugurados por ocasião da Exposição de 1900, que recebeu cinquenta e três milhões de visitantes.[18] A indústria move-se progressivamente para os subúrbios próximos, onde há mais espaço disponível: Renault para Boulogne-Billancourt ou Citroën para Suresnes. Esta migração é a origem do "banlieue rouge". No entanto, certas atividades permanecem fortemente implantadas na cidade intramuros, em particular a imprensa e a publicação. Da Belle Époque aos anos loucos, Paris está no auge de sua influência cultural (principalmente nos bairros de Montparnasse e Montmartre) e abriga muitos artistas como Picasso, Matisse, Braque e Fernand Léger. Adolf Hitler e seus generais com a Torre Eiffel ao fundo, após a Batalha da França durante a Segunda Guerra Mundial. c 11] Durante a Primeira Guerra Mundial, Paris, poupada de combates diretos, sofreu bombardeios[19] e tiros de canhão alemães. Esses bombardeios são esporádicos e nada mais são do que uma operação psicológica. O Entre-guerras desenrola-se num contexto de crise social e económica. O poder público, em resposta à crise habitacional, aprovou a Lei Loucheur, que criou a Habitação à Bon Marché (HBM, habitação com preço social) erguida no local da antiga Thiers enceinte. Os outros edifícios parisienses estão essencialmente em ruínas e constituem focos de tuberculose; a densidade urbana culmina em 1921, Paris dentro das muralhas contando com 2 906 000 habitantes. Ao mesmo tempo, estão sendo desenvolvidos loteamentos por toda a cidade, em "banlieues" onde a expansão se faz de forma anárquica, muitas vezes em campos abertos, sem organização e sem serviços públicos. Os parisienses estão tentando recuperar sua proeminência política em um contexto de múltiplos escândalos financeiros e corrupção nos círculos políticos. Em 6 de fevereiro de 1934, a manifestação da Juventude Patriota contra a esquerda parlamentar degenera em violência e deixa dezessete mortos e mil cento e cinco feridos, que segue em 14 de julho de 1935, uma importante manifestação a favor da Frente Popular 500.000 manifestantes. Tropas da Resistência Francesa comandadas pelo general Charles de Gaulle no Arco do Triunfo após a libertação de Paris em 26 de agosto de 1944 Durante a Segunda Guerra Mundial, Paris, declarada cidade aberta desde a Batalha da França, é ocupada pela Wehrmacht em 14 de junho , 1940. É relativamente poupado. O governo do marechal Pétain se instala em Vichy, e Paris deixa de ser a capital e passa a ser a sede do comando militar alemão na França (Militärbefehlshaber em Frankreich). Em 23 de dezembro de 1940, o engenheiro Jacques Bonsergent é o primeiro membro da Resistência a ser fuzilado em Paris. Em 16 e 17 de julho de 1942, o Rafle du Vélodrome d'Hiver, ou Vel d'Hiv, apreendeu 12.884 judeus, o maior da França, a maioria mulheres e crianças. À medida que as tropas aliadas se aproximavam, a Resistência Francesa desencadeou uma insurreição armada em 19 de agosto de 1944. A Libertação de Paris ocorreu em 25 de agosto com a entrada em Paris da 2ª divisão blindada do general Leclerc, comandada pelo capitão Raymond Dronne. para perfurar as linhas inimigas com sua nona companhia (Régiment de marche du Tchad). O general von Choltitz capitula sem cumprir as ordens de Hitler, exigindo a destruição da cidade. A cidade é relativamente poupada de lutas.[c 17] Paris é uma das poucas comunas na França a receber o título de Compagnon de la Libération (Compânion da Libertação). A Paris Contemporânea Em 1956, Paris estava ligada a Roma por um vínculo privilegiado, um forte símbolo da dinâmica de reconciliação e cooperação após a Segunda Guerra Mundial. Sob o mandato do general de Gaulle de 1958 a 1969, vários eventos políticos se desenrolam na capital. Em 17 de outubro de 1961, uma manifestação a favor da independência da Argélia foi violentamente reprimida. Segundo estimativas, entre 32 e 325 pessoas são massacradas pela polícia, então liderada por Maurice Papon. A partir de 22 de março de 1968, um importante movimento estudantil surgiu na Universidade de Nanterre. Ao chegar ao Quartier Latin, as manifestações degeneraram em violência. A contestação, que toma forma num contexto de solidariedade e emulação internacional (negros e feministas americanos, os provos holandeses, a Primavera de Praga, o ataque ao alemão Rudi Dutschke, etc.) entre idealistas e jovens, embalada por Bob Dylan e seus canção The Times They Are a-Changin', desejando "mudar o mundo", rapidamente se transforma em uma crise política e social nacional. Em 13 de maio, uma grande marcha popular reúne 800 mil pessoas em protesto contra a violência policial. Em 30 de maio, uma manifestação em apoio ao governo e ao general de Gaulle reúne um milhão de pessoas, da Place de l'Étoile à Place de la Concorde. Após dois meses de desordem e turbulência, os parisienses votam massivamente a favor do general de Gaulle nas eleições legislativas e retornos calmos. O sucessor do general de Gaulle, Georges Pompidou, tem um grande interesse na capital. Emprestou seu nome ao prédio que abriga o museu nacional de arte moderna, a bibliothèque publique d'information e a via expressa da margem direita. Valéry Giscard d'Estaing, presidente durante seu mandato, não compartilha de sua visão de modernização radical: questionou o projeto planejado para os Halles e interrompeu parcialmente o projeto da via expressa. Em 1976, o estado permite pela primeira vez desde 1871 que a capital tenha autonomia no conselho. O gaullista Jacques Chirac é então eleito prefeito. Ele será reeleito em 1983 e 1989. No primeiro mandato do presidente François Mitterrand, uma reforma é adotada pela lei de descentralização de 31 de dezembro de 1982: dá a cada distrito da capital um prefeito e um conselho municipal próprio e não mais designado. pelo prefeito de Paris. Em 1991, os cais do Sena, de Pont Sully a Pont d'Iéna, foram inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO como um notável complexo fluvial urbano com os seus vários monumentos que constituem obras-primas da arquitectura e da razão. Eleito Presidente da República em maio de 1995, Jacques Chirac é substituído por Jean Tiberi, cujo mandato único é notadamente marcado pela exposição de vários escândalos de corrupção e pela divisão da maioria do conselho. Em 2001, o socialista Bertrand Delanoë é eleito prefeito. Destaca-se dos seus antecessores pelo desejo público de reduzir o espaço automóvel na cidade em benefício dos peões e dos transportes públicos. Desenvolve a animação da vida parisiense através de grandes eventos culturais como o Nuit Blanche ou simplesmente lúdicos como o Paris-Plage. Em 16 de março de 2008, Bertrand Delanoë é reeleito prefeito de Paris contra Françoise de Panafieu (UMP). Em novembro de 2005, a França foi abalada por conflitos sociais onde o gatilho teria sido as diferenças raciais. Grandes motins populares ocorreram no país, inclusive em Paris e seus subúrbios: foram afetados pela desordem e queima de carros à noite, no episódio que ficou conhecido como outono de 2005. Capital política e intelectual da França, Paris é a sede do governo, as principais administrações, um arcebispado, uma universidade (que reúne um terço dos estudantes franceses), vários museus e bibliotecas. É também o principal centro industrial e comercial da França, graças à importância do mercado consumidor, à convergência das vias de comunicação e à concentração de capital. Paris é a sede das organizações internacionais UNESCO, OCDE e da Câmara de Comércio Internacional.

CINEMA DE PARIS:

A indústria cinematográfica nasceu em Paris quando Auguste e Louis Lumière exibiram o primeiro filme para um público pagante no Grand Café em 28 de dezembro de 1895. Muitas das salas de concerto/dança de Paris foram transformadas em cinemas quando esse tipo de mídia tornou-se popular. a partir da década de 1930. Mais tarde, a maioria dos cinemas maiores foi dividida em várias salas menores. O maior cinema de Paris hoje fica no teatro Grand Rex, com 2.700 lugares. Grandes cinemas multiplex foram construídos desde a década de 1990. O UGC Ciné Cité Les Halles com 27 telas, o MK2 Bibliothèque com 20 telas e o UGC Ciné Cité Bercy com 18 telas estão entre os maiores. Os parisienses tendem a compartilhar as mesmas tendências de cinema que muitas das cidades globais do mundo, com os cinemas dominados principalmente pelo entretenimento gerado por Hollywood. O cinema francês vem em segundo lugar, com grandes diretores (réalisateurs)

como Claude Lelouch, Jean-Luc Godard e Luc Besson, e o gênero mais popular, com o diretor Claude Zidi como exemplo. Filmes europeus e asiáticos também são amplamente exibidos e apreciados. Em 2 de fevereiro de 2000, Philippe Binant realizou a primeira projeção de cinema digital na Europa, com a tecnologia DLP CINEMA desenvolvida pela Texas Instruments, em Paris.

ÓPERAS, TEATROS E SALAS DE ESPETÁCULOS:

A Ópera Garnier As maiores casas de ópera de Paris são a Ópera Garnier do século XIX (histórica Ópera Nacional de Paris) e a moderna Ópera Bastille; o primeiro tende a balés e óperas mais clássicos, enquanto o segundo oferece um repertório misto de clássico e moderno. Em meados do século XIX havia três outras casas de ópera ativas e concorrentes: a Opera-Comique (que ainda existe), o Théâtre-Italien e o Théâtre Lyrique (que nos tempos modernos mudou seu perfil e nome para Théâtre de la Ville ). . A Philharmonie de Paris, a moderna sala de concertos sinfônicos de Paris, foi inaugurada em janeiro de 2015. O teatro tradicionalmente ocupa um lugar importante na cultura parisiense, e muitos de seus atores mais populares hoje também são estrelas da televisão francesa. O teatro mais antigo e famoso de Paris é o Comédie-Française, fundado em 1680. Dirigido pelo governo da França, apresenta principalmente clássicos franceses na Salle Richelieu no Palais-Royal na rue de Richelieu 2, ao lado do Louvre. Outros teatros famosos incluem o Odéon-Théâtre de l'Europe, ao lado dos Jardins de Luxemburgo, também uma instituição estatal e um marco teatral; o Théâtre Mogador e o Théâtre de la Gaîté-Montparnasse.

CULTURA E ARQUITETURA:

Os monumentos mais famosos de Paris datam de diferentes épocas e são frequentemente encontrados no centro ou nas margens do Sena. Os cais do Sena que se encontram entre a Pont de Sully e a Pont de Bir-Hakeim constituem uma das mais belas paisagens fluviais urbanas e fazem parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. Lá você pode encontrar, a leste e oeste: Notre-Dame, o Louvre, os Invalides, a Pont Alexandre III, o Grand Palais, o Museu Quai Branly, a Torre Eiffel e o Trocadéro. Vários monumentos de estilo clássico também deixam sua marca no centro de Paris. A capela da Sorbonne, no coração do Quartier Latin, foi construída no início do século XVII. O Louvre, a residência real, foi embelezado no século XVII e retocado muitas vezes desde então. O Hôtel des Invalides, com sua famosa cúpula dourada, foi construído no final do século XVII nos arredores da cidade por Luís XIV, que estava ansioso para fornecer um hospital para soldados feridos. Desde 15 de dezembro de 1840 que o monumento alberga as cinzas de Napoleão Bonaparte e também o seu túmulo desde 2 de abril de 1861. O património do século XIX é muito abundante em Paris, nomeadamente o Arco do Triunfo, os passadiços cobertos, o Palácio Garnier (construído a partir do final do Segundo Império ao início da Terceira República e que abriga a Ópera de Paris) e a Torre Eiffel (uma construção "provisória" construída por Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1889, mas que nunca foi desmontada). A torre tornou-se o emblema de Paris, visível na maioria dos bairros da cidade e até nos subúrbios próximos. Ao longo do século XX, os melhores arquitetos semearam as ruas de Paris com seus feitos: Guimard, Charles Plumete Jules Lavirotte, verdadeiras referências da Art Nouveau na França, seguidos pelos feitos de Robert Mallet-Stevens, Michel Roux-Spitz, Dudok, Henri Sauvage, Le Corbusier, Auguste Perret, entre outros, durante o período entre guerras. A arquitetura contemporânea é representada em Paris pelo Centre Georges Pompidou, um edifício da década de 1970 que abriga o Museu Nacional de Arte Moderna e a Biblioteca de Informação Pública. Não menos importantes são as realizações concebidas pelo presidente François Mitterrand: a Biblioteca Nacional da França, a Ópera da Bastilha e, provavelmente a mais famosa, a Pirâmide do Louvre, obra do arquiteto Ieoh Ming Pei construída no pátio principal do Louvre. Mais recentemente, o Museu Quai Branly, ou Museu das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas, projetado por Jean Nouvel e inaugurado em 2006, enriqueceu ainda mais a diversidade arquitetônica e cultural da capital. Quero agradecer por este trabalho aqui prescrito como um exemplo muito familiar de um grande povo que sempre se dedicou à cultura popular e um forte abraço!

Por: Roberto Barros