"DISSE-ME-DISSE..."

"DISSE-ME--DISSE..."

Para "anotar" meus contos costumo pegar na "BIC azul" apenas quando a estória está pronta na cabeça, completa, embora na hora da escrita se acrescente algumas coisas e fiquem de fora outras, quase sempre por esquecimento ou "mudança de rumo". As duas situações abaixo estão "quicando" no meu cérebro faz algum tempo e isso incomoda mais do "pulga atrás da orelha". Portanto, decidi arrancá-las da "cachola" à fórceps e ver, no calor da batalha, como hão de findar.

***** ***** *****

Os dois amigos abancaram-se no balcão de um bar chinfrim, tachado de "pé-sujo", boteco, taberna. Saíam da "pelada" de fim de semana e uma "Cerva" caía bem.

-- "Então, o "Riquinho" finalmente está casado... foi o que você me disse ainda há pouco. Foi na quinta-feira retrasada, não foi ?!, interroga Orthelino.

-- "Bem, não foi exatamente o que eu disse... eu lhe disse que êle ES-TA-VA casado. Não está mais" !, replica Oriondino.

-- "O quê ? Já largou aquele "avião", a Salomé, filha do "seu Nagib", da Farmácia" ?!

-- "Casório" de 3 dias de festa, 1 de "lua de merda" e... "pá-pum", "sartô fora" !

-- "Então, voltou pra patota dos solteiros, o felizardo" !!!

-- "Hã, hã... não é bem assim" !

-- "Como, não ? Você disse que êle não estava mais casado" !

-- "Sim, não estava... com a Salomé ! Casou anteontem com a Dorinha, "amiga fura-olho" da Salomé, que "baixou hospital" de tanto desgosto" !

-- "Enfim, o garanhão "sossegou o facho"... CASOU pra valer" !

-- "Aí é que você se engana... largou tudo hoje de manhã ! Está escondido lá em casa, dentro do armário. O dono da Fábrica de Biscoitos "DORINHA" anda atrás dele com um "trabuco" e quer fazê-lo "virar peneira" !

-- "Que vida atribulada... agora o Ricardo ficará solteiro pelo resto dos seus dias" !

-- "Não foi o que eu disse... já tem um "caso" !

-- "Caramba, o sujeito não perde tempo... arrumou uma amante ! Por acaso eu conheço" ?!

-- "Passou perto, não é UMA, é UM... o irmão da Dorinha" !

-- "Minha nooossa... depois dessa o pai mata o "Rick" DUAS VEZES" !

-- "E eu não sei ?! Preciso tirá-lo logo lá de casa, estão dormindo juntos, os "pombinhos" e planejam fugir" !

-- "Afinal, quem "faz a esposa" nesses casos" ?!

-- "Não sei, acho que é marido e "marida"... o "Riquinho" é BI" !

-- "O quê, o "Riquinho" é "BICHA" ?! Desde quando ?

-- "Não foi o que eu disse, Orthelino... é BI, de bissexual, gosta de "perereca" e de "linguiça" ! Vá entender isso" ?

-- "Olha lá, Oriondino... vão acabar te convidando "pra farra" !

-- "Por quem me tomas, "Lino" ?! Eu sou é MACHO" !

"Dino" anda preocupado... aqueles sussurros, suspiros e gemidos "estão acabando" com êle ! Será que ~ELE É... e nem sabe ?!

***** ***** *****

Incêndio recente liquidou com o belo jambeiro do meu quintal. A antes frondosa árvore virou "faquir" e mostra seus membros carcomidos, com vergonha de viver. Ainda assim os bem-te-vis continuam a visitá-la, por costume ou vício, e fizeram até convenção para definir de forma coletiva o canto oficial da espécie, que se deteriorou, Hoje, cada um "canta" à sua maneira, deformando a tradição. O mais velho adiantou-se, apontando um jovem moderninho:

-- "Bem que te vi... E OUVI ! Você anda "inventando" demais" !

-- "Também VI... vi-vi-vi" !, fala empolgado um filhote, sem ter sido chamado à conversa.

-- "Shiiiu... cale a boca, moleque, ninguém pediu sua opinião" !

-- "Vi, sim... vi-vi-vi" !, insistiu o pirralho.

-- "Fala, 027, estavas comigo... viu ou não viu" ?, apela o velhote.

-- "A-a-acho q-que v-v-vi... não sei ao certo" !

-- "Siiimm, eu vi, eu vi, eu vi" !, acrescenta um "dedo-duro", aliás, um "asa-dura".

-- "Não viu, não viu... estávamos juntos na jaqueira lá da praça" 1

-- "Vi... não vi ! O que importa isso" ?!, rebate, amarelo de vergonha.

-- "Xiii, já vi que vai "dar merda" !, comenta outro.

-- "Pode cair fora da reunião, não precisamos de "fake news" aqui" !

A discussão continuou acalorada. O ancião suspendeu o evento, remarcando -o para a manhã seguinte. Acordei ao som da maior algazarra na árvore calcinada, meia dúzia deles aos berros:

-- 'Bem que eu vi" 1

-- "Não viu, não viu" !

-- "Quem disse que viu" ?!

-- "Vi, vi, vi... eu sei que eu vi" !

-- "Bem te vi... lá no ninho da "Vivi" !

-- "Putaqueopariu... não viu, não viu, não viu" !!!

"NATO" AZEVEDO (em 12/fev. 2022, 20hs)