Sabia, sábia sabiá

Eu diria que era fêmea. Pela forma em que observava ao redor, pousada num dos galhos mais altos. Se bicava e abanava as asas, como se batesse a poeira, após um vôo longo atrás de alimento. Tinha um inseto embaixo de suas patinhas, como não estava comendo, devia estar guardando. Para algum possível filhote, ou pra repor as energias mais tarde após terminar sua ronda. A sabiá era sábia. Sabia a hora de voar e a hora de pousar, não se deslumbrava com a paisagem azul e branca no céu, com a cidade que parecia ser sua, vista lá do alto. Voava, mas tinha um instinto de voltar.

Quando voltei a mim, suas asas já tinham se aberto num voo rápido, aos poucos foi se afastando até perdê-la totalmente de vista.

Devia ser mais como a sábia sabiá. Cantar a vida ao pousar, voar alto e descansar em segurança ao anoitecer. Eu gosto dela. E tenho medo de amar.

Tem horas que penso não ter volta, que não devemos voltar para o ponto de partida sem ter finalizado todo o percurso traçado. E quando paro no meio do caminho, olho pra ela e tenho vergonha. Ela é tão linda, tão doce, tão inteligente, e simples. Sua simplicidade me constrange. Sua sabedoria me esmaga a cabeça. Seu canto doce me derrete. Me sinto suja. Volta sábia sabiá, vem me ensinar a preencher os espaços vazios, sem tirar de um pra pôr em outro. Te peço perdão as vezes que seu canto era pra mim e eu imatura olhava em outra direção. Só percebia a melodia quando o buraco do silêncio era físico. Como se inconscientemente eu fosse hipnotizada pelo seu canto e ao parar, de repente, eu me desse conta, não apreciara como merecia seu lindo cantar. Sabia sabiá, que existem sons em mim? Não como os seus, não chegam aos pés das suas notas. Mas me lembram você, me lembram de não parar de cantar, de não deixar morrer o canto e a vontade de voar, de ficar atenta ao pousar meu coração em terras desconhecidas, de guardar um pouco de alimento caso encontre fontes secas e árvores sem frutos...

Será que um dia você volta? Será que um dia saberei te reconhecer no alto, planando num voo?

emillybuscaroli
Enviado por emillybuscaroli em 25/01/2022
Reeditado em 25/01/2022
Código do texto: T7436879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.