CONTO

O asno e os coxos

(conto) - por Jose Alfredo

Um asno “inteligente” contrariando todas as afirmativas de sua burrice, aproximou-se de um coxo repleto de riquezas da Inteligência e começou a argumentar sobre o que via naquele momento!

Dizia ele, então: - “Como é bonita e interessante a inteligência humana”!

E um humano que estava próximo, comenta: - “Mas, como você, que é um asno pode achar isso uma beleza, se você não a compreende”?

O asno com olhar de surpresa lhe responde: - “Sou um asno inteligente”! A que o humano lhe retrucou: - “Você é mais burro, que o pior dos ignorantes humanos”!

E a resposta do asno veio logo a seguir: - “Tem muito humano, que eu posso enfiar no meu chinelo”!

E assim a lenda desse diálogo correu mundo! E mostrou, que há entre os humanos, muitos que se assemelham aos “asnos” travestidos de antas, jumentos, cavalos, jegues, jericos, mulas e outros animais irracionais com seus procedimentos atrelados aos “cabrestos” que os dirigem nas direções que devem ir!

Então, os “asnos” quando se aproximam das baias ou dos coxos, jamais esperam encontrar ali, as riquezas da inteligência, mas, os restos de comidas estragadas traduzidas pela infâmia das ignorâncias populares, como, a inveja, o ódio, a violência, a burrice, a hipocrisia, a vagabundagem, a mentira, a falta de caráter e da honra, a desonestidade, da ausência de cidadania, do amor, do perdão, enfim, de uma “comida saudável“ para seu sustento e o da sua humanidade!

É como diz o ditado: “O cão sempre retorna ao seu vômito”!

Tem muita gente, por ai, que se assemelha aos “asnos” no seu proceder com as riquezas da vida... Fazem como os cães: Sempre voltam ao seu vômito!

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 26/11/2021
Código do texto: T7394626
Classificação de conteúdo: seguro