A Chave do Conhecimento

- Sabe qual foi o primeiro edifício da universidade a ser construído? - Indagou minha amiga bibliotecária Aimée, quando nos aproximávamos da praça da reitoria e seu bosque.

- Imagino que tenha sido a reitoria - ponderei. - Não é o principal prédio da universidade?

- Não, se você parar para pensar - replicou. - A verdade é que a universidade existe em função da biblioteca. Antes do mítico terceiro andar da reitoria ter sido concluído, a biblioteca central já existia. É um ponto de intercessão entre os dois mundos que pode ser vivenciado de forma democrática e com o menor dos riscos, para quem estiver disposto a quebrar umas tantas regras.

Eu já ouvira muitas histórias estranhas sobre a biblioteca central, e não estava assim tão certa da sua inocuidade.

- Nada que se compare ao terceiro andar da reitoria - assegurou Aimée com firmeza. - Tente entrar ali, sem ser convidada...

- Isso não seria inteligente - avaliei.

- Já para frequentar a biblioteca e conhecer todos os seus mistérios arcanos, - prosseguiu Aimée bem-humorada - basta apresentar um cartão de associado.

De fato, uma verdadeira pechincha, que bem pagava o diminuto investimento feito em sua aquisição.

- E quem é a guardiã do acesso a este portal do conhecimento? - Inquiriu, antegozando a resposta.

- Estou diante dela - tive que admitir.

- Viu como nós, bibliotecárias, somos poderosas? - Divertiu-se Aimée.

- [10-10-2021]