As unhas do diabo

A enfermidade da minha avó Maria era muito estranha , havia dias que ela nem parecia doente, conversava de vários assuntos e até arriscava alguns passos, porém noutros era bem o contrário, falava coisas sem conexão aparente de um passado que não sabia se era real ou coisas da sua cabeça senil.

Eu a via uma vez por semana e ficava o dia todo com ela, num desses dias ela decidiu me contar uma história das tantas que ela jurava ter acontecido com ela sem antes me advertir que sería algo chocante, naquele dia eu não sabia se ela estava num desses delírios ou estava plenamente consciente.

Em 1966 ela contava 12 anos de idade e morava numa cidadecinha perdida no certão profundo onde parecia que tudo parara no tempo,era a mais velha de quatro irmãos e como era a única menina muitas coisas acabavam caindo em sua responsabilidade principalmente cuidar dos irmãos da casa e estudar, pois sua mãe costurava e lavava roupa pra fora e seu pai trabalhava de empregado numa fábrica de rapaduras, uma das poucas opções de emprego na época .

Todas as manhãs após levantar antes do nascer do sol e preparar o café para todos Maria saia para a escola que ficava á algumas quadras de casa, para isso ela cortava caminho pelo meio da praça da cidade, nesse horário não haviam muitas pessoas e como a cidade era pequena quasse todos se conheciam.

Naquele dia tudo correra de forma habitual, nunca aconteciam coisas diferentes ali a não ser a passagem uma vez por ano de um certo circo, o que modificava o ambiente e o ânimo das pessoas, Maria atravessava a praça tranquilamente quando percebeu a figura de um velho sentado a pé de uma das árvores, sentiu algo estranho que não conseguia identificar, era como uma mistura de medo e curiosidade, o velho vestia um casaco preto o que era estranho pois ninguém usava roupa de inverno naquelas paragens.

Quando ia passando o velho olhou fixamente para ela com um sorriso estranho fazendo sinal com a mão para ela se aproximar, titubeou mais a curiosidade foi maior, o velho era muito branco e magro parecia doente, além disso possua unhas extremamente compridas e pretas, Maria nunca tinha visto algo assim.

Ao se aproximar o suficiente o velho dize á ela que poderia pedir o que desejasse que ele daria, Maria já estava com medo mais decidiu que aquilo não poderia lhe fazer mal era só um velho louco e doente além do mais não tinha nada a perder com aquilo pois sua vida já era bastante difícil.

Maria tinha um único desejo, ou dois, que eram fazer uma faculdade e ir embora dali, foi o que desejou, o velho como se adivinhasse falou que ela seria professora e moraria na cidade grande, aquilo deixou a menina pasma, como poderia ter adivinhado seu desejo? O velho pedira só uma coisa em troca falando o seguinte: "somente peço uma coisa , podes cortar as unhas do diabo?"

E mostrou aquelas unhas terríveis ,Maria foi em casa pegou uma tesoura e cortou as unhas daquele velho louco mais por pena do que por acreditar nas suas loucuras.

Após aquilo os anos se passaram, Maria conseguiu sair daquela cidade e fazer a tao sonhada faculdade, formou-se professora teve filhos e nunca mais lembrará daquele velho.

Agora com a velhice todas essas lembranças antigas vinham a tona, fiquei curioso e perguntei o que mais o velho lhe dize apos cortar suas unhas, a velha recorda ter ouvido ele dizer que um dia voltaria para buscá-la, nisso falei pra ela que aquilo era só uma bobagem.

Aquela história da minha avó não sairá da minha cabeça a semana toda, e de alguma forma perturbou-me, mais não sabia até que ponto aquilo seria verdade ou apenas delírios de uma pessoa no fim da vida.

Alguns dias depois me chamaram do hospital, minha avó estava morrendo e queria me ver, cheguei lá muito angustiado sabia que ela queria se despedir de mim, entrei no quarto e ela me esperava calmamente, pegou minha mão e falou que me amava e agora tinha que cumprir sua parte no trato, que não se arrependera e que tudo havia válido a pena.

Minha avó tinha morrido calmamente, nisso entrou o médico para confirmar a morte porém naquele momento não olhei diretamente para ele mais quendo vi suas mãos reparei que tinha as unhas extremamente compridas e pretas, aquilo me gelou e lembre-me da história que ela me contara, com muito esforço olhei para ele e percebi que era muito velho ,ria e me olhava com sarcasmo, a seguir perguntou:

" Gostarias de cortar as unhas do diabo"?

Diego Tomasco
Enviado por Diego Tomasco em 19/06/2021
Código do texto: T7282545
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.