FAZENDO "AS CONTAS" !

FAZENDO "AS CONTAS" !

Cremilda era uma nordestina "cabra da peste" -- nem sei se tal termo secular pode ainda ser empregado -- doméstica na casa dos patrões em Brasília por quase 20 anos, vira os filhos da madame nascerem e crescerem naquele apartamento funcional.

-- "Olha, "Cre", os tempos mudaram... a partir de agora podes levar AS SOBRAS da nossa comida, as da mesa e até da geladeira, se tiver. São "ordens" do Ministro do nosso amado presidente" !

-- "Ah, é aquele tar di "no borso nada" ?!

-- 'Não faça piada... é o melhor que o Brasil já teve" !

-- "Huumm, purquê a sinhora não mi dá aumento" ?!

-- "Ficou doida ? Você só trabalha 3 dias na semana" !

-- "Quando era pur mêis, dava pra aguentá... agora, 'tá fartando quasi tudo lá nu barraco" !

-- "Ora, arrume outros "bicos"... pode levar essa meia Coca-Cola litro e esses yogurtes todos, que os meninos não tomaram. Ah, a cenoura 'tá velha, leve também" !

-- "Os garotos querem yogurti de pêssego, a sinhora comprô di morango e Coca-Cola "faiz mar" pra saúde, vô levá só a cenôra" !

-- "Você está recusando comida ? Que luxo é esse, Cremilda" ?!

-- "Yogurti dá dô de barriga nus meus pequenos, tem muita química i Coca-Coca é um "veneno". Não viu u jogadô portugueis trocano PUR ÁGUA" ?!

-- "Aquele galego miserável... meu marido tem ações da Coca-Cola, perdeu uma fortuna ! Não vais levar nem os restos do jantar ? Ontem era bife de fígado acebolado" !

-- "Eu sei... fui eu que fiz ! Leve prus cachorro do Ministro ! Meus filhos morreriam DI VERGONHA si eu chegasse em casa com RESTOS du meu emprego. CÔMPRI MENUS da próxima veis, é u mais certo" !

-- "Enlouqueceu ?! O que o pessoal do supermercado vai dizer ?! Que meu marido 'tá "na merda", perdeu o emprego na multinacional ? E os vizinhos, nesse andar" ?!

-- "Si a sinhora diminuíssi um pôco essa "ruma" de "SUPRÉFO" ía SOBRÁ pra aumentá minha diária. O tar Ministro não mandô dá A SOBRA" ?!

-- "Esqueça isso... o que vais fazer pro almoço ? Teremos visita, é o secretário do Secretário do "gabinete paralelo" do presidente... temos que impressionar ! Cadê aquele "bife de ouro", 'tá na geladeira" ?

-- "Não, 'tá descongelano... u prêçu é aqueli mêrmu" ?!

-- "É, SIM... 1.999 reais e 99 centavos, uma fortuna" !

-- "Vige Maria, sinto inté tontura... isso dá mêis ei meio du que u patrão mi pagava. Tenho medo di botá na frigidera... i si queimá" ?!

-- "Você 'tá NA RUA... aliás vai pra cadeia, até pagar" !

Cremilda tremia... rezou 3 Ave-Maria, um "Salve Rainha" e 10 Pai-Nosso antes de preparar o "bife de ouro", de sabor exatamente igual ao do boi da fazenda mais xexelenta. O banquete foi um sucesso, a vaga do marido no tal "gabinete paralelo" estava garantida, êle trabalhava numa multinacional de medicamentos que pretendia "fechar negócios" com o tal "cabinet des sombres", onde atuava o Secretário. Seu adjunto ficou deslumbrado, haviam "esquecido" na mesa a embalagem do "bife dourado" (GOLDEN BEAF, vinha escrito) e, ao vê-la, o funcionário quase perdeu o apetite de tanta emoção.

Cremilda recolheu os pratos, juntou AS SOBRAS todas numa tigela, para ser levada à mansão do Paulo Guedes, ali perto, caso a Madame se dispuzesse a isso. A empregada resolveu experimentar um "pedacito do beaf"... tinha gosto de carne velha congelada ! O naco milionário "entalou" na garganta pobre ! Cremilda entrou desesperada na sala, olhos arregalados, boca aberta, o indicador apontando pra dentro. O patrão percebeu o problema e deu-lhe um safanão nas costas... o bife voou na cara da Madame, que deu um berro de estremecer paredes. Cremilda agora procura um novo serviço... foi "demitida por justa causa", por tentativa de agressão a nobre patroa !

"NATO" AZEVEDO (em 18/junho 2021, 22hs)