O tênis

Joyce estava no quintal de casa, regando as plantas, quando ouviu uma pancada surda atrás dela. Ao virar-se, deparou-se com o pé direito de um tênis branco masculino, caído bem no meio da passagem que levava à casa. Ela olhou ao redor, desconfiada, mas não parecia algo que tivesse sido jogado por cima do muro da residência vizinha. Olhou para o alto, e só viu o céu azul de verão; não havia nenhuma aeronave passando naquele momento.

Ela fechou a mangueira e agachou-se para examinar o tênis; parecia ter sido usado, mas estava limpo. Um pé grande, número 46, verificou; certamente, não era de ninguém da vizinhança. Parecia algo que serviria a um jogador de basquete.

Sem chegar a nenhuma conclusão, ela pegou o tênis e o colocou sobre a lixeira no quintal. Quando o marido chegasse do trabalho, à noite, veria se ele tinha alguma ideia de como o objeto fora parar ali.

* * *

- Um par de tênis? - Indagou o marido.

- Não, só um pé. Direito - informou Joyce. - Parece ter caído direto do céu azul.

O marido ergueu os sobrolhos.

- Me deixe ver.

Foram até a cozinha, e ela acendeu a luz do quintal. O tênis ainda estava no mesmo lugar onde ela deixara, sobre a lixeira.

- Ah sim... - disse o marido, testa franzida. - Parece um modelo caro; pena que seja grande demais para que eu use...

Preparava-se para atirar o tênis dentro da lixeira, quando ouviram uma pancada surda na parte escura do quintal. Algo branco estava caído no chão.

O casal entreolhou-se, mas nenhum dos dois falou nada; sabiam que se tratava do pé de tênis que faltava...

- [19-03-2021]