A criatura da noite

O lindorm errou o bote por pouco, mas sua cauda longa não perdeu a viagem: uma chicotada na perna direita de Julius fez com que ele perdesse o equilíbrio e caísse de costas na neve. A lanterna caiu ao seu lado, enquanto ele empunhava o bastão de trilha com as duas mãos, a ponta de ferro voltada para cima. Quando o lindorm deu novo bote, o bastão o atingiu com força na boca aberta, fazendo com que a criatura recuasse com um silvo.

Rapidamente, Julius pôs-se de pé e gritou, bastão em riste:

- Volte para as trevas de onde saiu, verme!

- Só depois de engolir você - rouquejou a criatura, preparando-se para atacar.

Julius sabia que não poderia manter o lindorm afastado por muito tempo, não no meio de uma rua com casas fechadas de ambos os lados. Correr também seria inútil, o lindorm era muito mais ágil do que qualquer homem, mesmo que a cavalo. Foi então que um clarão cegante vindo de trás dele iluminou a rua escura, como se um raio houvesse caído ali. A serpente monstruosa girou sobre si mesma e bateu em retirada, desistindo de transformar Julius em jantar. Foi somente quando o lindorm desapareceu na escuridão do fim da rua é que Julius virou-se para ver quem o havia ajudado.

- Reflexos rápidos, Mattias - agradeceu, enquanto recuperava a lanterna caída na neve.

O chefe da estação, que apenas colocara uma calça e calçara botinas, mas continuava de camisa de dormir e gorro, replicou:

- Imaginei que podia ser uma armadilha, só não imaginava que iriam soltar um lindorm no meio da cidade. Melhor você voltar para a estação comigo; quando o dia amanhecer, vamos juntos até a sua casa.

Julius fez um gesto de cabeça, reconhecendo a derrota.

- Quando chegarmos lá, elas já terão partido.

- Com certeza - aquiesceu Mattias. - Mas eu não me arriscaria a andar por essas ruas no escuro com um lindorm à solta. Agora que já sabemos do que são capazes, voltaremos devidamente preparados.

- Você tem razão. Vamos recuar para a estação; eu vigio a retaguarda.

E mantendo a lanterna apontada para trás, seguiu Mattias caminhando de costas pela rua escura.

- [03-08-2020]