RAÍZES DO NORDESTE II

Hoje é 18 de maio de 2020 onde toda a história está ligada ao Nordeste brasileiro que descrevo aqui com muito respeito e amor pela minha terra que por simplicidade cultural quero falar sobre suas origens e iniciar uma tradição que nosso povo começou quando Se diz que o nordeste foi o berço da colonização europeia no país, pois foi a descoberta ou descoberta do Brasil que se referiu à chegada da frota liderada por Pedro Álvares Cabral no território chamado Ilha de Vera na historiografia luso-brasileira. Que ocorreu em 22 de abril de 1500. Essa descoberta faz parte das expedições portuguesas e as descobertas e notícias sobre a descoberta do Brasil foram relatadas pelo funcionário da expedição, Pero Vaz de Caminha. Os portugueses permaneceram em território brasileiro até 2 de maio de 1500, quando continuaram sua jornada para a Índia, o grande objetivo da expedição. A chegada dos portugueses ao Brasil é um dos resultados finais das grandes navegações, a exploração oceânica que ocorreu no século XV. Embora os espanhóis tenham chegado pela primeira vez ao continente americano, os portugueses são considerados pioneiros nesse processo de exploração, fazendo grandes "descobertas" na época.

O papel pioneiro dos portugueses foi estudado por historiadores e justificado com base em fatores políticos, econômicos e geográficos. O primeiro ponto de ênfase refere-se à estabilidade política e ao fato de Portugal ter território unificado há séculos. No caso territorial, os portugueses expulsaram os mouros em 1249. Em comparação, a Espanha, por exemplo, lutou contra os mouros até 1492, e os britânicos e franceses lutaram entre si, na Guerra dos Cem Anos, até 1453 .

Na minha função, mostro um treinamento mais construtivo entre a descoberta do Brasil e a colonização, para que possamos entender mais profundamente como tudo começou e a origem do nosso povo, que conta muitas histórias que hoje nos fazem reagir sempre a um aspecto mais tradicional do mundo. O homem do nordeste que sempre teve seu papel mais construtivo e demonstrativo na construção de seu estado, que nos formaliza entre as várias artes que envolvem certas culturas que as pessoas não tinham antes da colonização. O nordeste que sempre sofreu desde o início e passou por várias transformações que hoje podemos entender seu ponto e a educação que nos formalizou entre diferentes artes e culturas que praticamente nos mostram o crescimento e a evolução de nosso povo no mundo. uma meta que vemos hoje como pode o homem do campo nascido na arara catinga, que sempre sofreu com a seca no nordeste do Brasil e que não teve uma educação fácil e boa devido à infraestrutura e aos padrões políticos de nosso país. país que hoje possui um nível incomparável de sem-teto, sem estudos, sem empregos, no qual totalizamos mais de um bilhão de nordestinos que sempre sofreram com desemprego, fome e impotência que nos fazem pensar em como é hoje o nordeste brasileiro podemos fazer certo progresso entre a arte e a cultura do povo do nordeste que efetivamente nos mostra poder, trabalho e cultura em comparação com outras classes sociais do mundo em c ui podemos entender sua história e suas relações com a música, xax e baião, onde hoje são exemplos culturais de uma história que fazemos filmes, música onde pode ser um ponto de restauração, onde as pessoas do nordeste se tornam mais idealistas como alguns artistas que marcaram uma história como Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 - Recife, 2 de agosto de 1989), ele era um compositor e cantor brasileiro. Conhecido como rei do Baião, foi considerado uma das figuras mais completas, importantes e criativas da música popular brasileira.

Cantando acompanhado de seu acordeão, zabumba e triângulo, ele trouxe a cultura musical nordestina por todo o país, como baião, xaxado, xote e forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, tristeza e injustiça de sua terra árida, o interior do nordeste.

Admirado pelos mais diversos artistas, Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com as canções antológicas Asa Branca (1947), Seridó (1949), Juazeiro (1948), Forró de Mané Vito (1950) e Baião de Dois (1950).

Nasceu na sexta-feira, 13 de dezembro de 1912, em uma casa de barro na fazenda Caiçara em Araripe, a km da área urbana do município de Exu, no extremo noroeste do estado de Pernambuco, cidade localizada a km de Recife. Ele foi o segundo filho de Ana Batista de Jesus Gonzaga do Nascimento, conhecido na região como "Mãe Santana", e o oitavo do Januário José dos Santos do Nascimento. José Fernandes de Medeiros o batizou na sede da Exu em 5 de janeiro de 1920.

O nome dele, Luiz, foi escolhido porque em 13 de dezembro é a festa de Santa Luzia, Gonzaga foi sugerido pelo vigário que o batizou e Nascimento por eles.

Rei dezembro, o mês em que o cristianismo celebra o nascimento de Jesus.

A cidade de Exu fica aos pés da Serra do Araripe e inspiraria uma de suas primeiras composições, Pé de Serra. Seu pai trabalhava nos campos, em uma grande propriedade, e tocava acordeão em seu tempo livre; também reparou o instrumento. Foi com ele que Luiz aprendeu a tocar o instrumento. Muito jovem, ele se apresentou em danças, barrancos e feiras, inicialmente acompanhando seu pai. Representante autêntico da cultura nordestina, ele permaneceu fiel às suas origens, mesmo depois de uma carreira musical no sudeste do Brasil. O gênero musical que o sancionou foi o baião. A música emblemática de sua carreira foi Asa Branca, composta em 1947 em colaboração com o advogado de Ceará Humberto Teixeira.

Antes dos dezoito anos, Luiz teve sua primeira paixão: Nazarena, uma garota da região. Ele foi rejeitado pelo pai, coronel Raimundo Deolindo, que não queria que ele fosse genro, já que não tinha educação, era jovem demais e não era maduro o suficiente para se comprometer. Enojado pelo menino e ameaçado de morte. Mesmo assim, Luiz e Nazarena se encontraram secretamente por meses e planejaram se casar. Januário e Ana, os pais de Luiz, deram uma surra nele quando descobriram que ele estava envolvido na menina sem a permissão de sua família, e ainda mais porque Luiz a desonra: os dois disseram que de propósito, ser forçado a se casar. Na época, a menina deveria se casar com uma virgem e, se houvesse sexo antes do casamento, o homem era forçado a se casar ou morrer. Nazarena revelou o que aconteceu com seu pai e foi espancado por ele, no entanto Nazarena não engravidou. O coronel Raimundo ficou com raiva e tentou matar o garoto, que o enfrentou na luta. Raimundo revela que, mesmo desonrada, teria arranjado um casamento para a filha com uma amiga mais velha que já conhecia sua situação, ou a teria internado em um convento, mas não teria se casado com Luiz. Revolto por não ter conseguido se casar com Nazarena e por não querer morrer nas mãos de seu pai, Luiz Gonzaga foi para Fortaleza e se matriculou no exército em 5 de junho de 1930. Durante nove anos, viajou por vários estados brasileiros, como soldado, sem dar notícias para a família. Em agosto de 1932, ele foi para Belo Horizonte, onde ficou por quatro meses. No mesmo ano, mudou-se para Juiz de Fora, onde viveu por cinco anos e teve a oportunidade de aprimorar suas habilidades com o acordeão. Depois foi para Ouro Fino, sempre em Minas Gerais, onde ficou dois anos. Ele recebeu alta em 27 de março de 1939 no Rio de Janeiro.

Quero explicar com mais qualidade que o Nordeste, por muito tempo, conquistou um espaço que não lhe convinha com o que passou ao seu redor por muitos anos, o que fez o homem rural que sofreu e ainda sofre inúmeras infrações que sempre refletem no Nordeste como base de bases culturais e até históricas para quem vê o Nordeste passando por uma grande crise financeira e seca que colocamos em prática como funções que sempre podemos mostrar seu lado mais narrativo do que as pessoas que sofreram e que hoje são muitas grandes pessoas mostraram seu papel e contam sua história de um lado mais ligado ao cinema, à música que nos libertou de uma maneira mais criativa do que aqueles que veem o nordeste tão fragmentado por certas relevância do homem do campo que vemos em sua imagem seu papel mais evolutivo no qual podemos acreditar em sua independência é, acima de tudo, o nordeste mais fértil para os olhos de hoje. e rolam entre diferentes histórias e canções da vida do nordeste, nas quais ele se sentia sozinho com o calor do sol que o queima na solidão entre as várias maneiras de viver e que seu tema seria viver em trabalhos difíceis e cansativos nos quais podemos avaliar sua luta, o desempenho em um vasto local como o mar que seria inesquecível se tornaria independente e que em poucos anos o mar se transformaria em praias até que as costas se tornassem o mar e que a teoria certamente estivesse mais relacionada na crença de que o mar poderia ocupar espaços para se mover na natureza porque certamente se parece com um mar, o sertão em si é um verdadeiro mar ensolarado, onde o sol nasce cada vez mais alto e é aí que o sertanejo que sempre sofreu e sofreu cuida de uma vida em casa, vaquejada e luta que está ligada a toda a história de um passado que sempre lembramos do sertão.

Existem duas versões para explicar a origem da palavra Sertão durante a colonização do Brasil pelos portugueses. A primeira afirma que, quando deixaram a costa brasileira e entraram no interior, notaram uma grande diferença climática nessa região semi-árida. Por esse motivo, chamavam de "deserto", causado pelo clima quente e seco. Logo esta denominação e pretendia ser "de sertão", deixando apenas a palavra Sertão. A segunda versão, mais confiável, descreve a palavra como derivada da palavra latina sertanus, que significa área deserta ou desabitada, que por sua vez deriva do soro, que significa floresta.

O primeiro processo de internalização dos colonizadores no país ocorreu nesta região, nos séculos XVI e XVII. Com a falta de oportunidades no litoral, onde predominavam as culturas de cana-de-açúcar, as populações se mudaram para o interior, especializado em pastagens, como a criação de gado. A área era ocupada por grupos de origem européia e mestiça, com recursos escassos, que se misturam constantemente com os povos indígenas do Sertão, apesar da hostilidade entre cowboys e índios.

O desenvolvimento do gado permitiu a evacuação no interior. Os traços de gado assim criados permitiram a articulação e o intercâmbio entre a costa nordeste e o interior, dando origem a várias cidades. O rio São Francisco era uma via de acesso natural ao Sertão, ampliando a extensão da área afetada por essas trocas.

Certamente, ver o homem do nordeste mostra-nos uma imensa grandeza que poucos apreciam sua história e que esse homem pode ser mais do que um homem, porque é como um leão para sempre trabalhar, trabalhar duro como exemplo de uma cabra que é na filosofia, simplesmente transformada em um ser que não se pode duvidar de seus argumentos e tradições, segundo os quais, por causa de sua grandeza, o domínio do homem sobre o encanto da vida se estabeleceu, o que sempre o fez conquistar um padrão de vida mais violento e que certamente podemos entender seu papel e o valor que o bode seria um senhor que você sempre estabeleceu em sua história e tradição de que, para ser homem, você deve nascer no interior, porque a vida contagiosa pode mostrar uma teoria mais completa do que uma nascer e ressuscitar em sofrimento eterno e que um dia sua imagem ressuscitou como uma rosa na nação que estabeleceu ordem, disciplina, justiça e honra e que por ser Antes de um homem, você deve nascer curado por uma cobra e uma cobra se parecerá com você, que você nunca duvidou e que tem desculpas ou dúvidas sobre algo e se ele quer duvidar que é muito cuidadoso. A mulher nordestina é, acima de tudo, o poder que tem as maiores compaixões na alma do lenhador que, a partir de sua imagem semi-sofrida, ainda há alguns argumentos que justificam que seu amor é mais forte por ser mulher e por ser uma mulher deve ser uma cobertura de aço como estabelecer um compromisso com alguns prazeres que podem dominar o coração de um homem com seus dois olhos brilhantes que distinguem seu valor em seu rosto e quem não gosta do sorriso feminino não está ciente do Poesia de Cervantes e que possamos entender seu valor, beleza, trabalho e amor quando ficarmos ao seu lado para que possamos entender seu lado masculino e feminino que seria ou estaria comprometido entre uma razão difícil de amar uma mulher e ser feliz e que o pecado pode andar em silêncio ou seria um mistério de nossas emoções que encontramos em seu coração e a verdade que não queremos perder, tanto quanto jamais poderíamos esquecê-lo de sua vida. homenzinhos que certamente estariam entre o amor dele que você toma, medrosos e alucinantes, nos quais ele nos faz esquecer as feridas da vida que certamente são desencadeadas ao seu lado e a empresa pode ser a derivada e a causa do amor e o sinônimo seria amor porque seu amor é mais realista do que aquilo em que temos que pensar, porque ser mulher não significa que podemos refletir e decifrar esse problema que nem todos podem ser, porque seria apenas amor e ser mulher que essa mulher que vive em silêncio pode ser real e que talvez tenhamos saudades dessa mulher por causa de sua nobreza e capacidade de que um dia elas pudessem nos mostrar que o ferimento deles só pode nos unir e que o amor deles não nos daria sorte e que sempre aprenderemos a não duvidar dessa mulher que é apenas uma mulher e vemos que o Nordeste vira nossos olhos para a água e que sua distância não mede o sofrimento de um povo que sempre será rico e que só deixou provas de que o sofrimento deles nos acolheu numa clarividência que carregamos em nossos corações porque somos do corpo e da alma do nordeste e apenas algumas pessoas que deram sua vida por um país maior e melhor, onde hoje somos os melhores artistas do mundo e que o sertão sempre pode demonstrar que seu valor não tem limites em termos de extensão, o que mantém conosco toda a sua astúcia, sofrimento e história de um povo que cresceu e demonstrou em sua luta que o que faz um país não poderia seja sua beleza, mas a profundidade de sua existência e sua alma.

A região nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Possui uma área equivalente à da Mongólia ou do estado da Amazônia, uma população equivalente à da Itália e um IDH médio, comparável a El Salvador (dados do 2010). Comparado a outras regiões brasileiras, possui a segunda maior população, o terceiro maior território, o segundo maior círculo eleitoral (36 727 931 eleitores em 2010), o menor IDH (2017) e o terceiro maior PIB (2009 )

É a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em termos de características físicas diferentes, a região é dividida em quatro sub-regiões: o centro-norte, o interior, a região selvagem e a floresta, com níveis muito diferentes de desenvolvimento humano em suas áreas geográficas.

A região nordeste foi o berço da colonização européia no país, uma vez que a descoberta do Brasil ocorreu lá e a colonização exploratória foi consolidada, que consistia, em suma, na extração de madeira do brasil (ou pau-de-pernambuco) , cuja tinta a madeira foi usada para tingir as roupas da nobreza do Velho Mundo. Com a criação de capitães hereditários em 1534, Vila de Olinda foi fundada e, anos depois, começou a construção da primeira capital do Brasil, Salvador, para abrigar o governo geral. O nordeste também foi o centro financeiro do Brasil até meados do século XVIII, uma vez que o Capitanato de Pernambuco era o principal centro produtivo da colônia e Recife a cidade de maior importância econômica.

História:

A pesquisa arqueológica no Brasil nasceu da curiosidade e estudos de exploradores, naturalistas, viajantes, botânicos, geólogos e paleontologistas europeus. Nesse sentido, os registros científicos dessas diferentes áreas são confusos e se complementam. Em geral, as inúmeras informações arqueológicas existentes na bibliografia do nordeste, até a década de 1960, eram produtos de achados aleatórios e / ou coleções superficiais apressadas. Os estudos arqueológicos no nordeste do Brasil começaram sistematicamente no século XX, a partir da década de 1960. Desde então, foram estabelecidos centros de estudos nessa área, que hoje consolidam o reconhecimento nacional e internacional. A partir do progresso da pesquisa sobre o tema arqueológico do nordeste, juntamente com o desenvolvimento de novas tecnologias de datação, como o carbono 14, é possível conhecer o período das primeiras ocupações estabelecidas na região. Inúmeros locais no nordeste são registrados sob o nome convencional de Rock Art. Gabriela Martín e André Prous indicam a referência mais antiga a uma gravura de rocha no Brasil, feita por Feliciano Coelho de Carvalho, na Paraíba, em 1598. Para a Bahia , encontramos um documento do século XVIII, no Arquivo Histórico Ultramarino, que menciona lugares com pinturas rupestres, com figuras humanas e animais, encontrados durante uma viagem pelo estado em busca do salitre. A região nordeste tem uma vasta coleção de pinturas e gravuras feitas em um suporte fixo de pedra, em abrigos, em paredes parecidas com cânions ou em afloramentos rochosos. Até agora, os gráficos foram localizados em quase todos os estados do nordeste. As obras sistemáticas de muitos arqueólogos que trabalham no nordeste, neste campo da arqueologia, permitem hoje reconhecer as unidades estilísticas chamadas tradições. Existem algumas variações localizadas, feitas na estrutura temática das tradições que os arqueólogos chamam de subtradições. A distribuição dos sites por essas tradições varia de estado para estado, com alguns tendo uma frequência mais alta do que qualquer um deles. Por outro lado, devemos considerar que as possibilidades de pesquisa ainda não foram esgotadas e que alguns territórios podem ter uma herança insuspeita.

Colonização européia

Colonização do Brasil

O nordeste era habitado desde os tempos pré-históricos pelos povos indígenas do Brasil, que no início da colonização realizavam trocas comerciais com os europeus, na forma de extração da madeira do brasil em troca de outros objetos. Mas, durante o período da colonização, eles foram incorporados ao domínio europeu ou eliminados, como resultado da constante controvérsia contra os plantadores.

A região foi palco de descobertas durante o século XVI. Os portugueses chegaram a uma expedição em 22 de abril de 1500, liderada por Pedro Álvares Cabral, na atual cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia.

Foi no litoral nordeste que começou a primeira atividade econômica do país, a extração de madeira brasileira. Países como a França, que não concordavam com o Tratado de Tordesilhas, realizavam ataques constantes no litoral com o objetivo de contrabandear madeira para a Europa.

O litoral norte do atual estado do Maranhão foi invadido pela França , na chamada França equinocial. Os colonos franceses fundaram uma vila chamada "Saint Louis" (agora Saint Louis), em homenagem ao soberano Louis XIII da França. Conscientes da presença francesa na região, os portugueses reuniram as tropas do capitão de Pernambuco, sob o comando de Alexandre de Moura. As operações militares culminaram na capitulação francesa no final de 1615.

Invasões holandesas

Invasões holandesas

Em 1630, o capitão de Pernambuco foi invadido pela Companhia Holandesa de Indische Ocidental. Por ocasião da União Ibérica (1580-1640), a chamada República Holandesa, anteriormente dominada pela Espanha, depois de ter alcançado sua independência pela força, vê Pernambuco a possibilidade de impor um duro golpe à Espanha, ao mesmo tempo que sofreriam danos pelo fracasso na Bahia, pois Pernambuco era o principal centro de produção da colônia. Em 26 de dezembro de 1629, uma frota de 66 barcos e 7.280 homens partiu de São Vicente, Cabo Verde, em direção a Pernambuco. Os holandeses, desembarcando na praia de Pau Amarelo, conquistaram o capitão de Pernambuco em fevereiro de 1630 e fundaram a colônia Nova Holanda. A frágil resistência portuguesa na travessia do Rio Doce invadiu, sem grandes contratempos, Olinda e derrotou a pequena, porém rígida guarnição do forte (que mais tarde se chamaria Brum), a porta de entrada para Recife através do Rio Doce. istmo conectando as duas cidades.

Recife, conhecida como Mauritsstad (cidade das Maurícias), era a capital do Brasil holandês, sendo governada na maioria das vezes pelo conde alemão (a serviço da coroa da Holanda) Maurício de Nassau. Nesse período, Recife era considerada a cidade mais próspera e urbanizada do continente americano. O império holandês nas Américas era então composto por uma cadeia de fortalezas que iam do Ceará até a foz do rio São Francisco, ao sul de Alagoas. Os holandeses também possuíam vários escritórios comerciais na Guiné e Angola, localizados do outro lado do Atlântico, que lhes davam controle sobre o açúcar e o comércio de escravos, administrado pela Companhia das Índias Ocidentais.

A Batalha dos Guararapes, episódios decisivos do levante de Pernambuco, é considerada a origem do exército brasileiro.

O conde desembarcou em Nieuw Holland, New Holland, em 1637, acompanhado por uma equipe de arquitetos e engenheiros. Nesse ponto, começa a construção de Mauritsstad, que foi equipada com pontes, bancos e canais para superar as condições geográficas locais. O arquiteto Pieter Post foi responsável pelo arranjo da nova cidade e edifícios, como o Palácio de Freeburg, a sede do poder de Nassau na Nova Holanda e a construção do observatório astronômico, considerado o primeiro no Novo Mundo. Em 28 de fevereiro de 1644, Recife (atual Bairro do Recife) foi conectado às Ilhas Maurício com a construção da primeira ponte na América Latina. Maurício de Nassau implementou uma política de tolerância religiosa para com católicos e calvinistas. Além disso, permitiu a migração de judeus para Recife, que agora abriga a maior comunidade judaica do continente, e a criação de uma sinagoga, Kahal Zur Israel, foi aberta em 1642 e considerada o primeiro templo judaico da América do Sul, América Central e Central. Norte.

Por várias razões, uma das mais importantes é a demissão de Maurício de Nassau do governo liderado pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, o povo de Pernambuco se rebelou contra o governo, juntando-se à fraca resistência que ainda existe, em um movimento chamado Insurreição Pernambucana. . Com a chegada gradual dos reforços portugueses, os holandeses foram finalmente expulsos em 1654, na segunda batalha de Guararapes. Foi nessa ocasião que se dizia que o exército brasileiro havia nascido.

Durante o período colonial, no século XVI, começou a resistência aos quilombolas no Brasil, com a fuga de escravos para Quilombo dos Palmares, na região da Serra da Barriga, atual território de Alagoas. Mais de vinte mil pessoas se reuniram nas várias cabanas palmarinas. Em 1694, Macaco, a "capital" de Palmares, foi tomada e destruída, Zumbi dos Palmares foi capturado e sua cabeça decapitada e exposta em uma praça pública de Recife.

A cidade de Salvador foi a primeira sede do governo geral no Brasil, pois estava estrategicamente localizada em um ponto médio do litoral. O governo geral foi uma tentativa de centralizar o poder para ajudar os capitães, que estavam passando por um período de crise. A atividade açucareira ainda é a principal atividade agrícola da região.

Geografia

Imagem de satélite da NASA mostrando a região nordeste do Brasil e partes do norte, sudeste e centro-oeste.

Geografia da região nordeste do Brasil.

A área do nordeste do Brasil é de 1 554 291.744 km², equivalente a 18% do território nacional e é a região com a costa mais longa. A região possui os estados com o maior e o menor litoral do litoral, a Bahia, respectivamente, com 932 km de litoral e o Piauí, com 60 km de litoral. Toda a região possui 3338 km de praias.

Está localizado entre os paralelos de 07 ° 12 '35 "de latitude sul e 48 ° 20 '07" de latitude sul e entre os meridianos de 34 ° 47 '30 "e 48 ° 45 '24", a oeste do meridiano de Greenwich. É limitado ao norte e leste pelo Oceano Atlântico, ao sul com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e a oeste com os estados do Pará, Tocantins e Goiás.

Alívio

Uma das características do relevo nordestino é a existência de dois platôs antigos, as bacias dos rios Borborema e Parnaíba e algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como Diamantina, onde está localizado o ponto mais alto da região, O Pico do Barbado, com 2.033 metros acima do nível do mar, na Bahia, e o de Araripe, nas fronteiras entre os estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba. Entre essas regiões, existem algumas depressões, nas quais o sertão está localizado, uma região com clima semi-árido.

Segundo o professor Jurandyr Ross, que, com sua equipe, coletou informações do Projeto Radam (Radar da Amazônia) e mostrou uma divisão do relevo brasileiro mais rica e dividida em 28 unidades, o planalto de Borborema e as terras altas e as terras altas estão localizadas no nordeste. Bacia do rio Parnaíba, depressão de Sertaneja-São Francisco e parte dos planaltos e montanhas do leste-sudeste, bem como as planícies e planícies costeiras.

Clima

Triunfo, no estado de Pernambuco, tem temperatura amena, apesar de estar localizada no semi-árido. Isso é possível graças à sua altitude (1.004 m), uma das mais altas do interior do nordeste.

A região nordeste do Brasil tem uma temperatura média anual entre 20 ° e 28 ° C. Em áreas acima de 200 metros e na costa leste, as temperaturas variam de 24 ° a 26 ° C. Médias anuais abaixo de 20 ° C sim localizado nas áreas mais altas da Chapada Diamantina e no planalto da Borborema. O índice anual de precipitação varia de 300 a 2000 mm. Quatro tipos de climas estão presentes no nordeste:

• Clima equatorial úmido: presente em uma pequena parte do estado do Maranhão, na fronteira com o Piauí;

• Clima costeiro úmido: presente do litoral da Bahia ao do Rio Grande do Norte;

• Clima tropical: presente nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí;

• Clima semi-árido: presente no interior e parcialmente selvagem.

Com uma precipitação média de cerca de 300 mm por ano, o que ocorre por um período máximo de três meses, dando origem a secas que às vezes duram mais de dez meses, Cabaceiras, na Paraíba, tem o título de município mais seco do país. A região nordeste possui 72,24% de seu território dentro da faixa de seca, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Vegetação

A vegetação nordeste varia desde a Mata Atlântica no litoral até a Mata dos Cocais no Norte Norte, com ecossistemas como manguezais, caatinga, cerrado, repouso, entre outros, que possuem fauna e flora exuberantes, diversas espécies endêmicas e animais em extinção extinção.

A caatinga, vegetação típica do nordeste do Sertão.

• Mata Atlântica: também chamada de floresta úmida de uma colina, a Mata Atlântica originalmente se estendia do Ceará ao Rio Grande do Sul, no entanto, devido ao desmatamento principalmente devido à indústria açucareira, hoje restam apenas cerca de 5 % da vegetação original, espalhada nas "ilhas". Foi na floresta atlântica do nordeste que o processo de extração de pau-brasil começou; também existem florestas semi-decíduas e úmidas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia, que fazem parte da Mata Atlântica de maneira não contínua como no litoral, que ocorrem apenas nas montanhas e nas terras altas do interior. desses territórios e que caracterizam o chamado pântano de altitude.

• Mata dos cocais: formação transitória de plantas entre climas semiárido, equatorial e tropical. As principais espécies são babaçu e carnaúba, além de buriti. Ocorre em parte no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Tocantins na região norte. Representa menos de 3% da área do Brasil.

• Cerrado: ocupa 25% do território brasileiro, mas no nordeste abrange apenas o sul do estado do Maranhão, o sudoeste do Piauí, o oeste da Bahia, as áreas internas das regiões sul e centro-sul do Ceará. (nestes, isolados da caatinga), na microrregião de Araripina, em Pernambuco, e em algumas áreas da faixa costeira do Piauí a Sergipe. Possui árvores pequenas, com galhos retorcidos, com o solo coberto por gramíneas e solos ácidos; no Cariri Ceará, há também a formação do cerradão, um cerrado com árvores altas.

• Caatinga: vegetação típica do sertão, cujas principais espécies são pereiro, aroeira, legumi e cactaceae. É uma formação de vegetais xerofíticos (vegetais de regiões secas), mas é ecologicamente rico. Ocorre em todos os estados do nordeste, com exceção do Maranhão, e no norte de Minas Gerais, na região sudeste.

• Vegetação costeira e matas ciliares: na categoria de vegetação costeira podem ser incluídos manguezais, um rico ecossistema local para criação e reprodução de caranguejos e importante para a conservação de rios e lagoas. Você também pode incluir bancos de areia e dunas. Florestas ribeirinhas ou túneis são comuns nas regiões do Cerrado, mas também podem ser vistas na Zona da Mata. São pequenas florestas que seguem as margens dos rios, onde há maior concentração de materiais orgânicos no solo e funcionam como proteção para rios e mares.

Hidrografia

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão.

As áreas de captação de água do nordeste são:

• Bacia de São Francisco: é a principal região, formada pelos rios de São Francisco e seus afluentes. As atividades de pesca, navegação e produção de eletricidade são realizadas pelas usinas hidrelétricas de Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso, Luiz Gonzaga e Xingó. A bacia delimita as fronteiras naturais da Bahia com Pernambuco e também de Sergipe e Alagoas, onde fica sua boca.

• Bacia do Parnaíba: é a segunda mais importante, ocupa uma área de aproximadamente 344.112 km² (3,9% do território nacional) e seca quase todo o estado do Piauí, parte do Maranhão e Ceará. O rio Parnaíba é um dos poucos no mundo a ter um delta offshore, com uma área de mangue de aproximadamente 2.700 km².

• Bacia do Atlântico Nordeste: abrange uma área de 287.384 km², cobrindo seis estados: Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os principais rios são Jaguaribe, Piranhas-Açú, Apodi, Acaraú, Curimataú, Mundaú, Paraíba, Capibaribe, Ipojuca e Una (os três últimos no estado de Pernambuco).

• Bacia Atlântica do Nordeste Oeste: localizada entre o nordeste e o norte, está localizada quase inteiramente no estado do Maranhão. Algumas de suas sub-bacias constituem ecossistemas ricos, como manguezais, babaçu e planícies de inundação. Os principais rios são Gurupi, Turiaçu, Mearim e Itapecuru.

• Bacia do Atlântico Leste: compreende uma área de 364.677 km², dividida entre dois estados do nordeste (Bahia e Sergipe) e dois no sudeste (Minas Gerais e Espírito Santo). Na bacia, a pesca é usada como atividade de subsistência.

Áreas geográficas

Sub-regiões Nordeste: 1 Centro-Norte, 2 Sertão, 3 Agreste e 4 Zona da Mata.

Devido às suas diferentes características físicas, a região nordeste é dividida em quatro áreas ou sub-regiões:

• Centro-Norte: é uma faixa de transição entre a Amazônia e o nordeste do Sertão. Inclui o estado do Maranhão e o oeste do estado do Piauí. Esta área geográfica também é conhecida como Mata dos Cocais. Na costa, chove cerca de 2.000 mm por ano. Indo mais a leste ou interior, esse número cai para 1.500 mm por ano, e no sul do Piauí, região mais semelhante ao Sertão, chove em média 700 mm por ano.

• Sertão: encontra-se quase inteiramente na região nordeste, sendo sua maior área geográfica. Tem um clima semi-árido. Em estados como Ceará e Rio Grande do Norte, chega ao litoral e, indo mais ao sul, chega à fronteira entre Bahia e Minas Gerais. As chuvas nesta sub-região são irregulares e escassas, com períodos secos constantes. A vegetação típica é a caatinga.

• Agreste: é uma faixa de transição entre o Sertão e a Zona da Mata. É a menor área geográfica da região nordeste. Está localizado na parte superior do planalto de Borborema, um obstáculo natural para a chegada de chuvas no interior. Estende-se do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. No lado leste do planalto estão as terras mais úmidas (Zona da Mata); por outro lado, no interior, o clima se torna cada vez mais seco (Sertão).

• Zona da Mata: localizada ao leste, entre o Planalto da Borborema e o litoral, se estende do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. As chuvas são abundantes nesta região. Ele recebeu esse nome porque estava coberto pela Mata Atlântica. O cultivo de cana-de-açúcar e cacau substituiu as áreas florestais. É a área mais desenvolvida na região nordeste.

Demografia

A imagem noturna do satélite destaca a concentração urbana, reconhecida pelas luzes emitidas, na Zona da Mata.

Lista dos 100 municípios mais populosos da região nordeste do Brasil

Segundo dados do IBGE, a região possui mais de 49 milhões de habitantes, quase 30% da população brasileira. É a segunda região mais populosa do país, atrás apenas da região sudeste. É também a terceira região em termos de densidade populacional, com 32 habitantes por quilômetro quadrado. As maiores cidades do nordeste, em termos de população, são : Salvador, Fortaleza, Recife, São Luís, Natal, Teresina, Maceió, João Pessoa, Feira de Santana, Jaboatão dos Guararapes, Aracaju, Olinda, Campina Grande, Caucaia, Paulista, Vitória da Conquista, Caruaru, Petrolina, Mossoró, Parnamirim, Juazeiro do Norte, Itabuna e Juazeiro, todos com mais de duzentos mil habitantes.

Urbanização

Como em todo o território brasileiro, a população do nordeste é mal distribuída. Cerca de 60,6% está concentrado na faixa costeira e nas principais capitais. Interior e interior, os níveis de densidade populacional são mais baixos, principalmente devido ao clima semiárido. Mesmo assim, a densidade populacional no semi-árido do nordeste é uma das mais altas do mundo para esse tipo de área climática.

Segundo dados do IBGE (2004), 71,5% dos habitantes do Nordeste estão localizados em áreas urbanas. A urbanização no nordeste tem sido mais lenta do que no resto do país, mas se acelerou nas últimas décadas. No período 1991-1996, a população rural na população total diminuiu 45,8%.

áreas metropolitanas

A região metropolitana de Recife, no estado de Pernambuco, é a maior aglomeração urbana do nordeste.

A região metropolitana de Patos, no estado da Paraíba, é a região metropolitana que tem mais municípios do nordeste. Existem 24 municípios no total.

As regiões de Petrolina e Juazeiro e Cariri, juntamente com Sousa, constituem uma rede urbana triangular dinâmica no semi-árido central do Brasil, localizada nas capitais regionais Petrolina (PE) / Juazeiro (BA) e Juazeiro do Norte (CE) e no centro secundário. Sousa (PB).

Todas as capitais da região nordeste possuem uma região metropolitana (RM), com exceção de Teresina, que possui uma região de desenvolvimento econômico integrado (RIDE), pois abriga municípios de diferentes unidades federais. Além das capitais, outras áreas metropolitanas são internas. As regiões metropolitanas mais antigas são Recife, Salvador e Fortaleza, criadas pela Lei Complementar Federal do Brasil 14 de 1973 e também são as mais populosas. O restante foi criado por meio de leis estaduais complementares, como a região metropolitana de Feira de Santana.

Todos os nove estados nordestinos têm pelo menos uma área metropolitana em seu território, em sua totalidade (como Rio Grande do Norte e Sergipe) ou parcialmente (Piauí). Nesse sentido, o Maranhão possui três no total. Existem dois (São Luís e Sudoeste Maranhense), localizados inteiramente no território do Maranhão, e outro (Grande Teresina) se expande pelo Piauí. O estado da Paraíba possui o maior número de regiões metropolitanas (doze no total).

Os dados do censo do IBGE 2010 confirmam a região metropolitana de Recife como a mais populosa do nordeste do Brasil, a quinta maior do Brasil e a 107ª do mundo. A Região Metropolitana de Salvador ocupa um lugar no ranking regional e nacional, superada pela Região Metropolitana de Fortaleza; agora ocupa a segunda posição no Nordeste, a sexta no Brasil e a 108ª no mundo. Composição étnica

Povos indígenas no nordeste do Brasil

Três grupos étnicos participaram da formação do povo do nordeste: os nativos, brancos e negros.

A mistura étnica e cultural desses três elementos foi o pilar para a composição da população do Nordeste, no entanto, essa mistura de raças não ocorreu de maneira uniforme. Em algumas regiões, como Ceará, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e região oeste e central de Pernambuco, predominam os caboclos. Em outros, como a Bahia e o leste de Pernambuco, predominam os mulatos. Cafuzos também são muito comuns no Maranhão.

Os estados com a maior população branca são Pernambuco (36,6%), Paraíba (36,4%) e Rio Grande do Norte (36,3%); os com a maior população negra, Bahia (16,8%), Maranhão (6,6%) e Piauí (5,9%); aqueles com a maior população indígena, Maranhão (0,9%), Bahia (0,3%) e Paraíba (0,3%); e aqueles com a maior população parda, Piauí (69,9%), Maranhão (68,6%) e Alagoas (67,7%).

Estudos genéticos

Salvador, Bahia, é a cidade com o maior número de afrodescendentes no Brasil; no entanto, o município com o maior percentual de negros do país é Riacho Frio-PI (61,71%). Bahia (16,8%), Maranhão (6,6%) e Piauí (5,9%) são os estados do nordeste com o maior percentual de negros.

Segundo o estudo autossômico de 2011 realizado pelo geneticista brasileiro Sérgio Pena, o componente europeu é predominante na população do nordeste, com contribuições africanas e indígenas. Segundo o estudo, a composição do Nordeste pode ser descrita da seguinte forma: 60,10% do patrimônio europeu, 29,30% do patrimônio africano e 8,90% dos povos indígenas. Este estudo foi realizado com base em doadores de sangue e a maioria dos doadores de sangue no Brasil é de classes mais baixas (além de enfermeiros e outras pessoas que trabalham em instituições de saúde pública) a, representando tão bem a população brasileira). Este estudo constatou que brasileiros de diferentes regiões são geneticamente muito mais homogêneos do que o esperado, como consequência da predominância européia (que já havia sido demonstrada por vários outros estudos genéticos autossômicos, como mostrado abaixo). "De acordo com os critérios de cor e raça usados hoje no censo, tínhamos a visão do Brasil como um mosaico heterogêneo, como se o sul e o norte fossem o lar de dois povos diferentes", comenta o geneticista. "O estudo mostra que o Brasil é um país muito mais integrado do que pensávamos." A homogeneidade brasileira é, portanto, muito maior entre as regiões do que dentro delas, o que aumenta a heterogeneidade individual. Esta conclusão do trabalho indica que características como a cor da pele são, de fato, arbitrárias para a classificação da população. De acordo com um estudo genético autossômico de 2009, o patrimônio europeu é dominante no Nordeste, representando 66,70% da população, sendo o restante africano (23,30%) e americano (10%). Segundo um estudo genético autossômico realizado em 2010 pela Universidade Católica de Brasília, publicado no American Journal of Human Biology, a herança genética européia é predominante no Brasil, que representa cerca de 80% do total, e no sul esse percentual sobe para 90%. Os resultados também mostraram que, no Brasil, indicadores de aparência física, como cor da pele, olhos e cabelos, têm relação relativamente baixa com a ancestralidade de cada pessoa (ou seja, o fenótipo de uma pessoa não indica claramente seu genótipo) . Segundo este estudo, a contribuição européia representa 77,40% dos antepassados do Nordeste, África, 13,60% e os nativos, 8,90%. Este estudo foi realizado com base em amostras gratuitas de teste de paternidade, conforme explicado pelos pesquisadores: "os testes de paternidade eram gratuitos, as amostras populacionais envolvem pessoas com perfil socioeconômico variável, embora provavelmente com propensão ao grupo de" pardos "'".

A Baía da Traição, no estado da Paraíba, abriga a maior população indígena do nordeste do Brasil. É o território tradicional dos índios Potiguara.

De acordo com um estudo genético realizado em 1965 pelos pesquisadores norte-americanos DF Roberts e RW Hiorns, "Métodos de análise de uma população híbrida" (em Human Biology, vol. 37, número 1), a idade média ancestral do Nordeste é predominantemente Europeu (grau em torno de 65%), com contribuições menores, mas importantes, da África e dos índios brasileiros (respectivamente 25% e 9%). Segundo um antigo estudo autossômico de DNA (desde 2003), o legado no nordeste pode ser caracterizado da seguinte forma: 75% de origem européia, 15% de africanos e 10% de povos indígenas. Os pesquisadores estavam cautelosos em concluir o estudo, pois era baseado em amostras de pessoas que haviam passado no teste de paternidade, o que pode ter contribuído em parte para modificar os resultados de alguma forma. Pesquisas genéticas recentes conduzidas por um laboratório brasileiro mostraram que cerca de 1/5 do nordeste (19%) possui um haplogrupo paterno do tipo 2 da Europa, uma porcentagem maior que a atual (13%) na população portuguesa. Esse "excesso" na frequência do haplogrupo 2 poderia ser devido à influência genética da mistura com os colonos holandeses, que estavam no nordeste entre 1630 e 1654. Na época da invasão holandesa, embora a mistura não fosse oficialmente estimulada, há notícias de muitas uniões inter-raciais. A ausência de mulheres holandesas estimulou a união e até o casamento de oficiais e colonos holandeses com filhas de ricos plantadores luso-brasileiros e, mais informalmente, com mulheres indígenas, negras, caboclas e mulatas locais. Esses colonizadores foram divididos em dois grupos: os Dienaaren ("servos", principalmente soldados a serviço da coroa holandesa) e os Vrijburghers ("homens livres", os colonos que passaram a exercer a função de comerciantes). As análises genéticas podem revelar origens européias em negros e mulatos. O cantor Djavan, de Alagoas, e o pai da atriz Ildi Silva, da Bahia, por exemplo, descobriram que eles tinham origens européias na linhagem paterna, que atribuem a hipotéticos ancestrais holandeses.

Ouro Branco:

Localização de Ouro Branco-RN, cidade do nordeste com maior percentual de brancos (86,07%).

No interior de Pernambuco, principalmente no Sertão do Araripe e nas comunidades do Agreste, existem muitas pessoas com pele muito clara, cabelos loiros e olhos claros. A tradição afirma que eles são descendentes de holandeses que se esconderam durante a insurgência Pernambucana, o que possibilitou uma configuração étnica única no estado.Um grupo exemplar desse fenômeno são as Gangarras do Bandeira, uma população de pele, cabelos e olhos claros. no município de Brejo da Madre De Deus.

Estudos genéticos realizados em habitantes das capitais do nordeste confirmaram a origem do mestiço dessa população, formada pela mistura de europeus, africanos e indianos. A contribuição de cada grupo étnico varia de capital para capital, sendo a européia mais prevalente. Por exemplo, para a população de Natal, os ancestrais encontrados eram 58% europeus, 25% africanos e 17% indígenas. Para a população de Aracaju, 62% européia, 34% africana e 4% indígena. No caso de São Luís, os ancestrais encontrados eram 42% europeus, 39% ameríndios e 19% africanos. Em Salvador, a descendência predominante é africana (49,2%), seguida por européia (36,3%) e indígena (14,5%). O estudo também concluiu que os salvadorenhos que têm sobrenome com conotação religiosa tendem a ter maior grau de ascendência africana (54,9%) e pertencem a classes sociais menos favorecidas. Dizem que os ancestrais dos migrantes do nordeste que vivem em São Paulo são 59% europeus, 30% africanos e 11% indígenas, segundo um antigo estudo de 1965, baseado em polimorfismos no sangue. De acordo com outro estudo, desde 1997, para toda a população do nordeste, os antepassados estimados seriam 51% europeus, 36% africanos e 13% indígenas. De acordo com um estudo genético de 2011, os pardos e brancos de Fortaleza, que constituem a maioria da população, tiveram origens européias (cerca de 70%) e o restante substancialmente dividido em importantes contribuições africanas e indígenas. Segundo um estudo genético de 2015, a população de Fortaleza tem a seguinte composição genética: 48,9% da contribuição européia, 35,4% da contribuição indígena e 15,7% da contribuição africana. Segundo um estudo genético de 2013, a composição genética da população pernambucana é de 56,8% na Europa, 27,9% na África e 15,3% nos ameríndios. No mesmo ano, outro estudo realizado em Alagoas concluiu que a composição genética de 54,7% da população do estado é européia, 26,6% africana e 18,7% ameríndia.

Os indivíduos braquicefálicos são comuns em uma parte do interior do nordeste, especialmente na área que hoje inclui o estado do Ceará. Essa característica peculiar foi herdada de seus ancestrais: os índios Cariris. Grande parte da população parda do Ceará, que corresponde a 66,1% da população total do estado, compartilha essa característica. Algumas pessoas em outros países têm o mesmo tipo de crânio.

Fluxos de migração

Mapa das migrações no Brasil entre os anos 60 e 80.

Devido à enorme disparidade de renda, à grande concentração de terras e ao problema da seca no nordeste de Sertão, o nordeste era do império de D. Pedro II e, especialmente, na segunda metade do século XX. região de forte repulsão da população. Devido à oferta de empregos em outras regiões do Brasil, principalmente nas décadas de 60, 70 e 80, a migração para o nordeste foi destacada na dinâmica da população brasileira, principalmente nas regiões norte e sul. leste do Brasil.

Nos anos 90, no entanto, devido a crises econômicas e saturação do mercado em várias grandes cidades, a oferta de empregos diminuiu, a qualidade da educação se deteriorou e a renda permaneceu mal distribuída, causando a maior parte dos habitantes do nordeste que emigraram, fugindo da miséria, seus descendentes continuaram com uma estrutura de vida precária. Devido à visão difundida nas décadas anteriores, o suposto ideal imaginário que se formou em relação à região sudeste e a promessa de uma melhor qualidade de vida, oportunidades de emprego fáceis, salários mais altos, entre outros; iludido por esse sonho, quando um nordeste migra para o sudeste em busca de uma melhoria na qualidade de vida, geralmente acaba encontrando o contrário, além de sofrer diariamente com preconceitos sociais. Nos últimos anos, o movimento tradicional de emigração encolheu ou até foi revertido na região nordeste. Segundo o estudo "Nova geoeconomia do emprego no Brasil", da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os estados do Ceará, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte receberam mais migrantes entre 1999 e 2004 do que os enviados para outras regiões. O estado da Paraíba, segundo a mesma pesquisa, foi o exemplo mais radical da transformação sofrida pelos modelos migratórios na região: reverteu o modelo migratório do saldo negativo de 61 mil pessoas em comparação ao saldo positivo de 45 mil. Nos demais estados que continuam com saldo migratório negativo, o número de migrantes diminuiu no mesmo período analisado: no Maranhão, passou de 173 mil para 77 mil; em Pernambuco, de 115 mil para 24 mil; e na Bahia, de 267 mil para 84 mil.

Problemas sociais

Campo de tiro à seca, migração para o nordeste e superintendência, desenvolvimento para o nordeste

No interior do nordeste ainda existem vítimas de seca, que são constantes. Os estados com maior concentração de pobreza extrema são Maranhão, Alagoas e Piauí.

A região nordeste do Brasil apresenta problemas históricos: agricultura atrasada e pouco diversificada, grandes proprietários, concentração de renda e uma indústria de baixa diversificação e baixa produtividade; além do fenômeno natural da seca constante (veja: polígono da seca). As características distintas entre o nordeste e as demais regiões do país, além de acentuar as desigualdades regionais, constituíram um cenário favorável à migração para o nordeste, principalmente nas áreas urbanas. No entanto, apesar de apresentar uma melhora significativa na qualidade de vida de sua população nos últimos anos, ainda possui os indicadores socioeconômicos mais baixos do país, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os indicadores baixos são mais severos nas áreas rurais e no interior do nordeste, que sofre por longos períodos sem chuva; no entanto, seus indicadores são melhores que os de países como a África do Sul (a maior economia do continente africano), Bolívia e Guiana. 18,7% dos habitantes do nordeste eram analfabetos em 2009, segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e, segundo o Ibope, 22% foram beneficiados pelo programa de transferência de renda do Bolsa Família em 2010. A taxa de fertilidade no Nordeste foi de 2,04 crianças por mulher em 2009, acima da média nacional (1,94 filhos por mulher) e taxas no sudeste (1,75 filhos por mulher), no sul (1,92 filhos por mulher) e no Centro-Oeste (1,93 filhos por mulher) e abaixo da taxa na região norte (2,51 filhos por mulher). Note-se que a taxa de natalidade no nordeste é menor que a taxa de substituição da população, que é de 2,1 filhos por mulher - dois filhos substituem os pais e a fração 0,1 é necessária para compensar as pessoas que morrem antes alcançar o nascimento. idade reprodutiva - e é semelhante às taxas em alguns países desenvolvidos, como Estados Unidos e Islândia (ambos com uma taxa de 2,05 filhos por mulher).

economia

O PIB de Pernambuco cresceu 15,78% em 2010, mais que o dobro da média nacional do mesmo ano, igual a 7,5%. O complexo industrial de Suape, responsável por esse crescimento, abriga empreendimentos como o estaleiro Atlântico Sul. O navio-tanque João Cândido (foto) foi o primeiro navio lançado pela indústria naval de Pernambuco.

A economia da região nordeste do Brasil foi a base histórica para o início da economia do Brasil, uma vez que as atividades em torno do pau-brasil e cana-de-açúcar prevaleceram e começaram no nordeste do Brasil. O nordeste foi a região mais rica do país até meados do século XVIII.

A região nordeste é atualmente a terceira maior economia do Brasil entre as principais regiões. Sua participação no produto interno bruto brasileiro foi de 13,4% em 2011, após a região sul (16,2% do PIB) e em vista da região Centro-Oeste (9,6% do PIB). No entanto, é a região com o menor PIB per capita. A distribuição de renda nessa região melhorou significativamente nos anos 2000: de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, a renda média no Nordeste passou por um aumento real (já descontando a inflação) de 28,8% entre 2004 e 2009, de R $ 570 para R $ 734. Entre 2008 e 2009, o aumento foi de 2,7%. Foi a região que apresentou o maior aumento no salário médio do trabalhador nesse período.

Em 2011, seu PIB nominal era de R $ 555,3 bilhões, superando o de países como Chile, Cingapura e Portugal; e seu PIB nominal per capita de R $ 10.379,55, superando o de países como Ucrânia, Tailândia e China. As principais economias da região nordeste são, respectivamente, Bahia, Pernambuco e Ceará, que juntas representam 8,5% do PIB nacional. Os estados do nordeste com o maior PIB per capita são Sergipe, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, seguidos por Ceará, Paraíba, Alagoas, Maranhão e Piauí. Em 2011, Ipojuca, em Pernambuco, foi o município com o maior PIB per capita da região nordeste, com R $ 116.198,31, além do décimo sexto no Brasil. Outros municípios do nordeste também estavam entre os 100 com o maior PIB per capita do país, como Guamaré-RN, São Francisco do Conde-BA, Cairu-BA e Candeias-BA. Por outro lado, a cidade com o terceiro menor PIB per capita do Brasil também está localizada no nordeste: São Vicente Ferrer, no Maranhão, com R $ 2.679,66. Os 56 municípios com o menor PIB per capita (correspondendo a 1,0% dos 5.570 municípios do país) tinham um PIB per capita inferior a R $ 3.492,99 e estavam em seis estados: Maranhão (19), Alagoas ( 7), Piau, í (7), Bahia (6) e Ceará (1), na região nordeste; e Pará (16), na região norte. Dos estados nordestinos, apenas o Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Sergipe não possuem um município com um PIB per capita inferior a R $ 4.000,00. O complexo petroquímico de Camaçari, no estado da Bahia, é o maior complexo industrial integrado do hemisfério sul.

A capacidade de energia instalada é de 10.761 MW.

A região nordeste experimentou um forte crescimento econômico desde o final dos anos 2000. Mesmo durante a crise econômica mundial de 2008-2009, a região mostrou um aumento no PIB: enquanto o PIB brasileiro diminuiu 0,2% em 2009, O PIB de Pernambuco cresceu 4%; PIB do Ceará, 3,4%; e PIB da Bahia, 2,2%. Esse crescimento mitigou o impacto da maior crise do capitalismo nos últimos 80 anos na economia brasileira.

O Banco do Nordeste aumentou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste para 8,3% em 2010. A previsão é de que o aumento seja maior que o do Brasil, cuja evolução deve ser de 7,5% em 2010.

Turismo

Genipabu, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, é internacionalmente famosa por suas dunas, buggies e passeios de camelo árabe e boas instalações hoteleiras.

A costa é a principal atração da região. Milhões de turistas pousam nos aeroportos do nordeste. Há alguns anos, os estados investem pesadamente na melhoria da infraestrutura, na criação de novos centros turísticos e outros no desenvolvimento do ecoturismo.

De acordo com a pesquisa "Hábitos brasileiros de consumo de turismo 2009", realizada pela Vox Populi em novembro de 2009, a Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros, [69] pois 21,4% dos turistas optaram pelo estado. Pernambuco, com 11,9%, e San Paolo, com 10,9%, são respectivamente o segundo e o terceiro nas categorias examinadas.

Entre as praias mais populares de No rdeste estão: Arraial d'Ajuda e Morro de São Paulo, na Bahia; Atalaia e Pirambu, em Sergipe; Pajuçara e Maragogi, em Alagoas; Porto de Galinhas e Itamaracá, em Pernambuco; Cabedelo e Tambaba, na Paraíba; Genipabu e Pipa, no Rio Grande do Norte; Jericoacoara e Canoa Quebrada, no Ceará; Coqueiro e Pedra do Sal, no Piauí; e Curupu e Atins, no Maranhão.

O arquipélago de Fernando de Noronha está ganhando importância nacional e global. Das ilhas é possível ver golfinhos pulando. Destaca-se também a Chapada Diamantina, na Bahia, que encanta seus visitantes e surpreende com o número de cavernas, cavernas, cachoeiras e caminhos que possui, tornando-o um excelente lugar para se visitar em qualquer época do ano.

Outro lugar de destaque é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um complexo de dunas, rios, lagoas e manguezais. Na Bahia, você encontrará a Costa do Sauípe, o maior complexo turístico do Brasil, e o arquipélago de Abrolhos, que possui uma excelente área para mergulho e mergulho livre, além de atrações como a temporada de baleias jubarte, que começa a Julho. No Piauí, existem os parques nacionais das Sete Cidades, Serra das Confusões e Serra da Capivara, com formação rochosa e pinturas rupestres; além de seu litoral que possui o Delta do Parnaíba. Outros destaques são o maior caju do mundo e o Forte dos Reis Magos, ambos no Rio Grande do Norte.

Nas últimas pesquisas da TAM VIAGENS, Natal é o destino nacional mais popular entre os brasileiros. E quando o ranking também considera destinos internacionais, Natal fica atrás apenas da Flórida. No final de 2015, Natal foi eleito pela revista NATIONAL GEOGRAPHY TRAVELER como um dos 20 destinos mundiais a visitar em 2016. Esse foi o único local no Brasil reportado pela revista.

Fernando de Noronha, em Pernambuco, é um dos principais centros turísticos do país.

O ecoturismo ainda é pouco explorado no nordeste, mas tem um grande potencial. Mesmo assim, entre os dez principais destinos do ecoturismo brasileiro, existem quatro paisagens localizadas na região nordeste do Brasil, onde é possível escolher entre ilhas (arquipélago de Fernando de Noronha em Pernambuco), dunas (Lençóis Maranhenses no Maranhão), Mata Atlântica de alta altitude (Chapada Diamantina na Bahia) e Arqueologia na caatinga (Serra da Capivara no Parque Nacional do Piauí).

A cultura da região também é uma atração para os turistas. Todos os estados têm diferentes feriados e tradições. Olinda, em Pernambuco, com traços do Brasil holandês; São Luís, no Maranhão, com os da França equinocial; São Cristóvão, em Sergipe, e sua Praça de São Francisco, cercada por imponentes edifícios históricos; Salvador, na Bahia, com as da sede política e administrativa do Brasil colonial; e Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, também na Bahia, com os sinais históricos da chegada dos esquadrões do scoperta do Brasil; são algumas das principais atrações históricas e culturais da região, as quatro primeiras são consideradas patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

O turismo religioso cresceu na região, principalmente nos municípios de Juazeiro do Norte e Canindé, ambos no Ceará; e Bom Jesus da Lapa na Bahia. Destaca-se também o município de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, com a estátua do Alto de Santa Rita de Cássia, a maior estátua da América. Outra cidade que se destacou é São José de Ribamar, no Maranhão, que em setembro reúne um grande número de fiéis dos estados do nordeste e do Pará. Há também uma grande estátua de São José, à qual os visitantes podem acessar, com vista para o mar.

A infraestrutura

Ciência e Tecnologia

O Porto Digital, localizado no antigo bairro de Recife, na capital de Pernambuco, é o maior parque tecnológico do Brasil e uma referência mundial na produção de software.

O campo da ciência e tecnologia no nordeste do Brasil vem crescendo e se expandindo desde o final dos anos 90 e continuou até os anos 2000. As cidades do nordeste estão recebendo prêmios nacionais e internacionais por seus centros e centros institutos tecnológicos. Um exemplo é Recife, que abriga o Porto Digital, um hub de desenvolvimento de software criado em julho de 2000. Referência mundial, o hub de Pernambuco é reconhecido como o maior parque tecnológico do Brasil em termos de receita e número de empresas.

Na Paraíba, Campina Grande adquire relevância como uma das nove principais cidades do mundo que apresentam um novo modelo de centro de tecnologia, o único mencionado em toda a América Latina na edição de abril de 2001 da revista americana Newsweek. E em outro estudo, aparece ao lado da cidade de São Paulo, os únicos na América Latina, na área de inovação tecnológica global. Todo esse destaque tecnológico de Campina Grande é o resultado da formação de uma sólida base acadêmica, iniciada na década de 1960, quando a atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), então Esco la Politécnica, adquiriu um dos cinco primeiros computadores do país. universidade do país (a primeira no norte-nordeste), dando vida aos atuais cursos de graduação e pós-graduação em engenharia elétrica e de computadores. Outra iniciativa bem conhecida é o Instituto Internacional de Neurociências de Natal, inaugurado em 2006 na capital do Rio Grande do Sul e projetado pelo neurocientista Miguel Nicolelis (considerado um dos 20 neurocientistas mais importantes do mundo). Foi criado para descentralizar a pesquisa nacional, atualmente limitada às regiões sudeste e sul do Brasil.

Ratificando o processo de descentralização da pesquisa científica e tecnológica, em Salvador, em 17 de julho de 2009, após um ano de construção e investimento de R $ 30 milhões, o primeiro centro de biotecnologia localizado nas regiões Norte e Nordeste: o Centro de Biotecnologia e terapia celular do hospital São Rafael (CBTC), o mais moderno e avançado centro de estudos com células-tronco da América Latina. Além disso, em 2010 foi inaugurado o chamado "Campus do Cérebro" em Macaíba, no estado do Rio Grande do Norte, que é um centro de pesquisa e desenvolvimento no campo da neurociência e que possui um projeto de inclusão social, além da parte científico. Outros projetos são Cidade da Ciência e Metrópole Digital, também no Rio Grande do Norte.

Transporte

Passe pelo complexo da Avenida do Contorno em Feira de Santana, parte da divisão entre as BR 116 e 324.

A rede rodoviária da região possui 394.700 km de rodovias. As principais rotas de fluxo e transporte rodoviário são a BR-116 e a BR-101, com a cidade de Feira de Santana, na Bahia, como o maior entroncamento rodoviário da região.

Seu sistema ferroviário ainda é precário, porém estão em andamento obras como a Ferrovia Transnordestina, que ligará o porto de Suape, na região metropolitana de Recife, ao porto de Pecém, na região metropolitana de Fortaleza, atravessando praticamente todo o território de Pernambuco. e Ceará e ligando esses dois estados ao Piauí, e permitirá o escoamento da produção agrícola do sudoeste do Piauí e do Vale do São Francisco e a produção do centro de gesso de Araripina a um custo menor, o que fará com que os preços mais competitivo; e a ferrovia Oeste-Leste, que ligará a cidade de Figueirópolis a Tocantins e Porto Sul em Ilhéus na Bahia e permitirá o fluxo de soja dos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins e da parte oeste da Bahia, além de minério de ferro , urânio, cacau e celulose do sul da Bahia.

O Aeroporto Internacional do Recife é o maior e mais moderno aeroporto do Norte-Nordeste e um dos cinco melhores do Brasil.

Suas cidades mais importantes possuem estrutura aeroportuária adequada; os aeroportos internacionais de Natal / São Gonçalo do Amarante, Recife, Salvador e Fortaleza são os maisótimo. Os principais aeroportos do Nordeste recebem milhões de turistas todos os anos e fazem vôos regulares para as principais cidades da Europa e dos Estados Unidos, sendo o Aeroporto Internacional do Recife o terminal mais movimentado da região. Em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, existe o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, que é o mais moderno, com a maior capacidade de pista do Nordeste, além de ser apenas cem por cento privatizado. único com uma pista preparada para aeronaves. tão grande quanto o A380 (3000x60). Atualmente, apenas Recife, Salvador e Fortaleza possuem um sistema metropolitano. Existem também projetos de VLT em estudo a serem implementados na região. Os VLTs de Maceió, Natal, João Pessoa e Teresina já estão em operação. Outros projetos fora das capitais são o Cariri VLT em Juazeiro do Norte e Arapiraca, bem como a interconexão entre o centro e o aeroporto de Natal.

Educação

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco obteve 81,3% no exame da ordem em 2010.1. A faculdade, nascida da transferência da faculdade de direito de Olinda, é a mais antiga faculdade de direito do Brasil.

O nordeste do Brasil tem uma longa história em educação desde os primeiros jesuítas, que já instalavam escolas nessa região no século XVI. As principais estruturas educacionais estão concentradas em capitais e cidades de médio porte.

Três universidades da região nordeste estão entre as mil melhores do mundo em 2014, de acordo com o estudo do CWUR (Center for World University Rankings): a Universidade Federal de Pernambuco (15ª posição nacional e 940ª no ranking global); Universidade Federal do Ceará (16ª posição nacional e 964ª posição no ranking global); e Universidade Federal da Bahia (17ª posição nacional e 967ª no ranking mundial).

A Universidade Estadual La Feira de Santana (UEFS) obteve o melhor aproveitamento do Norte-Nordeste e o 15º no Brasil no Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade) em 2012.

Segundo indicadores do ENADE, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão entre as 20 melhores do país em 2012, respectivamente na 15ª e na 18ª posição. O Scimago Institutions Ranking (SRI) 2012 mostra a Universidade Estadual de Feira de Santana na 18ª posição no ranking ibero-americano entre as 1.401 instituições de ensino superior e na 118ª posição no ranking de universidades da América Latina e do Caribe no índice de produção científico.

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, com sede em Recife, obteve o segundo melhor resultado do Exame da Ordem em 2010.1, com taxa de 81,3%, aprovada pelo curso de Direito da Universidade de São Paulo. Brasília. Na Faculdade de Direito de Recife, estudou nomes importantes da história brasileira, em especial nomes como Ruy Barbosa, Barão do Rio Branco, Castro Alves, Clóvis Beviláqua, Tobias Barreto, Joaquim Nabuco, Eusébio de Queirós, Teixeira de Freitas, Marquês de Paranaguá, Epitácio Pessoa, Assis Chateaubriand, José Lins do Rego e Pontes de Miranda. Três outras faculdades de direito no nordeste estão entre as dez melhores do país. São eles, por ordem de alunos aprovados: Universidade Federal da Paraíba (75,2%); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (72,3%); e Universidade Federal do Ceará (69,4%).

A Faculdade de Medicina da Bahia, a mais antiga escola de medicina do Brasil, foi fundada em 1808 pelo Dr. Pernambuco Correia Picanço com o nome de Escola de Cirurgia da Bahia, logo após a chegada de Dom João VI ao país.

O estado de Pernambuco se destaca pela educação tecnológica. O Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn UFPE), responsável pelos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, é um importante fornecedor de mão de obra especializada em tecnologia para a Microsoft. Seus cursos são considerados entre os melhores da América Latina. A UFPE foi uma das cinco instituições educacionais selecionadas mundialmente para o programa de pesquisa mundial da Microsoft, o que lhes permitiu acessar o código fonte dos componentes do Visual Studio. As outras quatro universidades selecionadas foram a Universidade de Yale (Estados Unidos); Universidade Monash (Austrália); a Universidade de Hull (Inglaterra); Além da UNESP, o Brasil é o único país a escolher duas universidades. A UFPE foi homenageada pela Microsoft pela participação dos alunos do Centro de Informática do Instituto na Imagine Cup, evento promovido pela empresa. Os alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco participaram do concurso Baja SAE BRASIL-PETROBRAS em 2011 e garantiram um lugar para o Baja SAE Kansas nos Estados Unidos. Somente a UFPE e duas universidades de São Paulo, USP e FEI, conquistaram o direito de representar o Brasil no país.

dicção internacional da competição.

A Univasf é a primeira Universidade Federal estabelecida no interior do nordeste. Está localizado nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, com sede na cidade de Petrolina. Iniciou suas atividades acadêmicas em 2004.

O Ceará é o estado com a maior taxa de aprovação do ITA, considerado o vestibular mais difícil do país. Cerca de 30% dos calouros dessa instituição de ensino superior vêm deste estado do nordeste a cada ano. O desempenho exemplar nas ciências exatas alcançadas pelo Ceará se deve ao trabalho realizado em um grupo de escolas da capital do estado, Fortaleza. Outro destaque da região nordeste do ITA é o estado de Pernambuco, que viu 12 alunos aprovarem no Vestibular 2011, o que representa quase 10% dos 130 locais oferecidos por esta instituição. Pernambuco ficou em 3º lugar nas aprovações, apenas aprovadas pelos estados do Ceará e San Paolo. A ITA, uma instituição fundada por Casimir Montenegro Filho no estado de São Paulo, foi o embrião da Embraer e fornece recursos humanos para ela, que é o terceiro maior fabricante de aeronaves do mundo. A região nordeste foi a segunda região do Brasil em número de escolas entre as 20 melhores do ENEM 2009, juntamente com a região Centro-Oeste: havia 4 escolas em cada uma dessas duas regiões. A região sudeste estava no topo do ranking, com doze escolas. As regiões sul e norte não foram incluídas na lista. O destaque na região nordeste foi a cidade de Teresina, no Piauí, com três das vinte melhores escolas do país: o Instituto Dom Barreto (2º lugar); Instituto Antoine Lavoisier de Ensino (12º lugar); e Educandário Santa Maria Goretti (19º lugar). A quarta escola do nordeste que entrou na lista das vinte melhores instituições de ensino do Brasil foi o Colégio Helyos, de Feira de Santana, Bahia, que ficou em nono. Entre as instituições da rede pública, a melhor da região nordeste foi a UFPE CE Application College, com sede em Recife-PE, que obteve o 6º lugar entre as escolas públicas do país e o 40º lugar no ranking geral.

A região nordeste, historicamente reconhecida por ter o maior número de analfabetos no país, fez progressos significativos em seus indicadores educacionais nos anos 2000: a alfabetização caiu de 22,4% em 2004 para 18,7% em 2009, segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Saudações

A Maternidade Januário Cicco, obra de arquitetura neoclássica da UFRN, é a maternidade mais importante do Rio Grande do Norte.

Os principais centros médicos do nordeste são as cidades de Recife, Salvador e Fortaleza.

Entre os principais hospitais de Recife está o Hospital da Restauração, a maior emergência pública e o serviço de emergência e trauma mais complexo do Norte-Nordeste, que recebe pacientes de todo o estado e estados vizinhos. O Hospital da Restauração, referência nas áreas de trauma, neurocirurgia, neurologia, cirurgia geral, clínica médica e ortopedia, possui 482 leitos cadastrados no Ministério da Saúde (MS), mas, incluindo extras , trabalha com um total de 723 camas para atender sua solicitação. Os hospitais particulares de Recife fazem da capital Pernambuco o segundo maior centro médico e hospitalar do Brasil. Em Salvador, Bahia, destacam-se o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) - o maior do estado - e o Hospital Geral do Estado (HGE). O HGRS oferece, em média, mil consultas ambulatoriais e 350 consultas de emergência em dias úteis; é referência em cirurgia oral, maxilofacial e vascular e clínica médica em neurocirurgia e nefrologia; e tem quase 2.600 funcionários. O prédio de Roberto Santos também abriga o Antivenom Information Center, referência no tratamento de envenenamentos na Bahia. Outros hospitais dignos de nota: o Hospital Santo Antônio (fundado por Irmã Dulce); Hospital Sarah Kubitschek; e Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos.

Os principais hospitais públicos do estado do Ceará estão concentrados em Fortaleza. Entre esses hospitais, o Instituto Doutor José Frota, mais conhecido como IJF, o maior hospital de emergência do estado, administrado pela cidade; e o Hospital Geral de Fortaleza, que é o maior hospital público administrado pelo governo do estado. A assistência médica privada é altamente desenvolvida, com um total de 127 hospitais, em especial São Mateus, Antônio Prudente, Unimed, Monte Klinikum e SARAH-Fortaleza.

Cultura

Cultura da região nordeste do Brasil

Tendo sido a primeira região realmente colonizada pelos portugueses, ainda no século 16, eles encontraram populações nativas lá e foram acompanhados por africanos trazidos como escravos, a cultura do nordeste. isso é bastante particular e típico, embora extremamente variado. Sua base é luso-brasileira, com grandes influências africanas, principalmente no litoral de Pernambuco à Bahia e Maranhão e aos ameríndios, principalmente no interior semiárido.

Em João Pessoa, há um grande projeto arquitetônico desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Esta é a Estação de Ciência, Cultura e Artes de Cabo Branco, onde são realizadas exposições semanais de projetos de arte, cultura e tecnologia desenvolvidos na região.

Literatura

José de Alencar.

A literatura nordestina deu uma grande contribuição à cena literária brasileira, incluindo nomes como Jorge Amado, Nelson Rodrigues, José de Alencar, João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, Gregório de Matos, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Gonçalves Dias , Aluísio Azevedo, Manuel Bandeira, Joaquim Nabuco, Tobias Barreto, Arthur Azevedo, Castro Alves, Coelho Neto, Álvaro Lins, Jorge de Lima, Ariano Suassuna, Viriato Correia, Ferreira Gullar, José Lins do Rego, João Ubaldo Ribeiro, Dias Gomes, Raimundo Correia, Josué Montello, entre muitos outros. Gilberto Freyre representa um marco na história do Brasil, graças ao seu livro Casa-Grande & Senzala, que demonstra a importância dos escravos para a formação do país. No Ceará, o movimento da padaria espiritual, no final do século XIX, antecipou algumas das reformas provocadas pelo modernismo na década de 1920.

Na literatura, podemos citar também a literatura popular sobre o cordel que remonta ao período colonial (a literatura sobre o cordel foi tomada pelos portugueses e originada na Idade Média européia) e inúmeras manifestações artísticas populares que ocorrem oralmente, como os cantores de repentina e embolada.

Musica e dança

Frevo, manifestação típica de Pernambuco. Como música, é um dos gêneros mais influentes do país: revelou grandes músicos da MPB e, além de ser um símbolo do carnaval de Recife / Olinda, foi o ritmo usado no carnaval de Salvador antes do surgimento da música axé.

Na música clássica, Alberto Nepomuceno e Paurillo Barroso se destacaram como compositores, como Liduíno Pitombeira hoje e Eleazar de Carvalho como diretor. Ritmos e melodias do nordeste também inspiraram compositores como Heitor Villa-Lobos (cuja Bachiana brasileira nº 5, por exemplo, em sua segunda parte - Dança do Martelo - alude às terras do Cariri dal Ceará).

Na música popular, destacam-se ritmos como coco, xaxado, martelo, samba de ro, baião, xote, forró, axé e frevo, entre outros ritmos. O movimento heráldico de Recife, inspirado por Ariano Suassuna, fez um trabalho acadêmico para aprimorar esse popular legado rítmico do nordeste. Um de seus expoentes mais conhecidos é o cantor Antônio Nóbrega.

Na dança, destaca-se o maracatu, praticado em diferentes partes do Nordeste, o frevo, o bumba-meu-boi, o xaxado, diferentes variações de forró, o tambor-de-crioulo (característica do Maranhão), etc. A música folclórica é quase sempre acompanhada de dança.

trabalhos manuais

O artesanato também é uma parte significativa da produção cultural do nordeste, incluindo o sustento de milhares de pessoas em toda a região. Devido à variedade regional de tradições artesanais, é difícil caracterizá-las em sua totalidade, mas destacam-se as redes tecidas e muitas vezes bordadas, com muitos detalhes; produtos feitos de barro, madeira (por exemplo, carnaúba, uma típica árvore de madeira) e couro, com características muito particulares; além de rendas, que adquiriram importância no artesanato cearense. Outro ponto forte são as garrafas com imagens feitas manualmente em areia colorida, item produzido para venda ao turista. No Maranhão, existem artesanatos feitos de fibra de buriti (palma), além de artesanato e babaçu (palmeira originária do Maranhão).

cozinhando

Munguzá, uma iguaria típica do nordeste.

A culinária do nordeste é variada, refletindo as condições econômicas e produtivas das diferentes paisagens geoeconômicas dessa região. Frutos do mar e peixes são amplamente utilizados na culinária costeira, enquanto receitas com carne e derivados de gado, cabras e ovelhas predominam no sertão. No entanto, existem várias diferenças regionais, tanto na variedade dos pratos quanto na forma como são preparados. Por exemplo, no Ceará, o mugunzá - também chamado de macunzá ou mucunzá - predomina (salgado, enquanto Pernambuco predomina doce). Na Bahia, os destaques são alimentos à base de óleo de palma e camarão, como moquecas, vatapá, acarajé e bobós; no entanto, alimentos não menos apreciados, acompanhados de purê como mocotó e rabada, além de doces como a cocada, presente em todo o nordeste. No Maranhão, destacam-se cuxá, arroz cuxá, bobó, peixe-pedra e bolo de camarão. Também no Maranhão, destaca-se o Guaraná Jesus, legado maranhense de fama nacional. O sanduíche é um tapinha remanescente imaterial de Pernambuco.

Alguns alimentos típicos da região são: baião de dois, carne de sol, queijo coalho, vatapá, acarajé, panelada, buchada, canjica, feijão e arroz, feijão verde e sururu, além de vários doces feitos com mamão, abóbora, laranja, etc. Algumas frutas regionais - não necessariamente originárias da região - são ciriguela, cajá, buriti, cajarana, umbu, macaúba, juçara, bacuri, cupuaçu, buriti, murici e pitomba, entre outras.

festividade

Bonecas Olinda, em Olinda. O Carnaval de Recife / Olinda é considerado o mais democrático e culturalmente diversificado do país.

Nas festividades, a região nordeste tem vários eventos que ocorrem ao longo do ano:

No Carnaval, os destaques são as festas de Salvador e Olinda-Recife. A primeira é a maior festa popular do planeta, de acordo com o Guinness Book, com cerca de 2,7 milhões de foliões em seis dias de comemoração (equivalente ao número de moradores da cidade), e é conhecida internacionalmente pelos desfiles de artistas famosos em trios elétricos; e o segundo é considerado popularmente o carnaval mais democrático do país e é conhecido por suas características bonecas olinda, o ritmo do frevo e do maracatu, além de ter o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada.

O micarete mais importante (carnaval fora de época) é o "Carnatal" em Natal; o "Fortal" em Fortaleza; o "Pré-Caju" em Aracaju; o "Micarande" em Campina Grande. Há também o "bumba-meu-boi" em Maceió e São Luís do Maranhão, a "Micareta de Feira" em Feira de Santana e a "Lavagem do Kimarrei" em Barreiras.

Quando São João se aproxima, as cidades de Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, disputam o título de "Capital do Forró". Além disso, em Patos, no estado da Paraíba, é realizado o Melhor São João do Mundo, considerado o quarto maior do Brasil e do mundo.

Também existem festivais de música, como o "Salvador Summer Festival" (o maior festival anual do Brasil), "Piauí Pop" em Teresina, "Mada" em Natal, "Abril Pro Rock" em Recife, "Ceará Music" em Fortaleza, o "Fest Verão Paraíba" em João Pessoa, o "Maceió Fest" em Maceió e o "Bahia Winter Festival" em Vitória da Conquista.

Esportes

Arena Castelão, em Fortaleza.

Como no resto do país, a região nordeste tem o futebol como principal esporte. Os principais clubes do nordeste são CSA, CRB e ASA em Alagoas; Bahia e Vitória na Bahia; Fortaleza, Ceará e Ferroviário no Ceará; Sampaio Corrêa, Moto Club e Maranhão no Maranhão; Treze, Campinense e Botafogo-PB al Par alba; Esporte, Santa Cruz e Náutico em Pernambuco; Rio, Flamengo e Parnahyba no Piauí; América de Natal e ABC no Rio Grande do Norte; e Sergipe, Confiança e Itabaiana em Sergipe.

O time de futebol brasileiro costuma jogar no nordeste. O estádio Castelão, em Fortaleza, o estádio Arruda, em Recife, o estádio Rei Pelé, em Maceió e, recentemente, o estádio Pituaçu, em Salvador, são os locais onde o time costuma jogar. O estádio Fonte Nova de Salvador também recebe esses encontros, mas foi marcado por um acidente envolvendo vítimas fatais em 2007.

Autódromo Internacional de Caruaru, Pernambuco.

Durante a Copa do Mundo da FIFA 2014, o Nordeste sediou quatro cidades-sede: Salvador, Recife, Natal e Fortaleza. Redes de transporte, hotéis e hospitais foram construídos, ampliados ou renovados, além de reforma e construção de novos estádios. Em Salvador, o estádio Fonte Nova foi completamente reformado, assim como o estádio Castelão, em Fortaleza. A Arena Pernambuco foi construída em Recife, localizada em São Lourenço da Mata. Em Natal, o antigo Machadão foi demolido e o estádio Arena das Dunas foi construído em seu lugar. Os quatro estádios foram reformados ou construídos de acordo com o padrão da FIFA. Outras capitais nordestinas também se inscreveram para sediar a competição: João Pessoa, Teresina e Maceió. Foi a segunda vez que o Nordeste participou de uma Copa do Mundo: em 1950, Recife realizou o jogo entre o Chile e os Estados Unidos, sendo naquele momento o palco do jogo Ilha do Retiro.

No automobilismo, a região nordeste também recebe duas etapas anuais de Fórmula Truck, uma no Autódromo Internacional Ayrton Senna em Caruaru e outra no Autódromo Internacional Virgílio Távora em Eusébio, região metropolitana de Fortaleza. Além disso, desde 2009, é realizado um estágio da Stock Car Brasil na região, em especial no circuito de Ayrton Senna, nas ruas do centro administrativo da Bahia, em Salvador.

Em outros esportes, podem ser mencionadas as seguintes competições esportivas regionais: Campeonato Nordestão Governador Miguel Arraes (xadrez), Desafio Costa do Sol (atletismo), Nordeste Sevens (rugby sete), Supertaça do Nordeste do basquete (basquete), entre muitos .

Separatismo

Movimento separatista

A idéia de transformar a região nordeste em um país independente começou no final dos anos 80, com um mestrado em Economia pela UFPE. Durante esse período, o movimento separatista teve cerca de quinze pessoas que apoiaram a ideia. Atualmente, existem cerca de sete pessoas envolvidas em Pernambuco e cerca de cinquenta se espalharam pelo Nordeste (algumas fora do grupo inicial). Jacques Ribemboim, engenheiro, economista e professor de economia ambiental, relata que o grupo é pacifista e quer falar; para ele, a região que se torna independente romperia com o neocolonialismo interno e forneceria as condições para negociar diretamente no mercado internacional e com outros países. Ele também enfatizou que o modelo atual experimentado pela região favorece o crescimento da região sudeste do Brasil e sugere um plebiscito para os estados nordestinos decidirem a separação. Mesmo sem definir os principais símbolos e maiúsculas, o grupo tem uma bandeira em sua página do Facebook em branco, preto e amarelo, com uma estrela de nove pontas representando os nove estados do nordeste. A cor amarela simboliza o sol da região; branco, o movimento pacifista; e preto, a falta de um pacto federativo e o neocolonialismo experimentado pelos estados.

Consórcio interestadual de desenvolvimento sustentável do Nordeste

Em 2019, os governos dos estados do nordeste do Brasil, apoiados pela lei federal no. 11.107, de 6 de abril de 2005, estabeleceu o consórcio interestadual para o desenvolvimento sustentável no nordeste, denominado consórcio nordeste. Entidade legal de um consórcio público que, entre outras coisas, visa fortalecer as capacidades dos membros do consórcio, mesclando recursos e desenvolvendo sinergias.

São João de Caruaru é um festival de junho, realizado no município de Caruaru, em Pernambuco, Brasil. É a maior festa ao ar livre regional do mundo, de acordo com o Guinness World Records. No evento, que é anual, as festividades se estendem por todo o mês de junho e atraem milhares de turistas de todo o Brasil e do exterior. Típico festival de São João, no nordeste brasileiro, oferece atrações como bandas de junho, fogos de artifício, fogueiras e iguarias tradicionais à base de milho.

Desde o final do século XIX, as férias de junho em Caruaru já atraíram pessoas dos municípios vizinhos e da capital de Pernambuco, Recife. As celebrações foram organizadas na época em propriedades rurais privadas. Atualmente, a cidade realiza a festa de São João durante todo o mês de junho. Desde 1994, o evento acontece no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga - um complexo de 44.000 metros quadrados que abriga a Fundação Cultura Caruaru, os museus Bahia rro e Forró, um pavilhão de exposições, a secretaria municipal de turismo e um palco para eventos. shows - além dos vários centros espalhados pelo município, como o Alto do Moura e a estação ferroviária.

A cultura nordestina é bastante diversificada, pois foi influenciada por povos indígenas, africanos e europeus. Costumes e tradições geralmente variam de estado para estado.

Tendo sido a primeira região realmente colonizada pelos portugueses, ainda no século XVI, que encontrou populações nativas lá e foram acompanhadas por africanos trazidos como escravos, a cultura do nordeste é bastante particular e típica, embora extremamente variada. Sua base é luso-brasileira, com grandes influências africanas, principalmente no litoral de Pernambuco à Bahia e Maranhão e aos ameríndios, principalmente no interior semiárido.

A riqueza cultural da região nordeste é visível além de suas manifestações folclóricas e populares. A literatura nordestina deu uma importante contribuição à cena literária brasileira, incluindo nomes como João Cabral de Melo Neto, José de Alencar, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Rachel de Queiroz, Gregório de Matos, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar e Manuel Bandeira, entre muitos outros.

Na literatura, pode-se citar a literatura popular sobre o cordel que remonta ao período colonial (a literatura sobre o cordel chegou com os portugueses e tem sua origem na Idade Média européia) e inúmeras manifestações artísticas populares que se manifestam oralmente, como cantores de repente e emaranhados. Na música clássica, Alberto Nepomuceno e Paurillo Barroso se destacaram como compositores, como Liduíno Pitombeira do Ceará e Eleazar de Carvalho como diretor. Ritmos e melodias do nordeste também inspiraram compositores como Heitor Villa-Lobos (cuja Bachiana brasileira nº 5, por exemplo, em sua segunda parte - Dança do Martelo - alude ao sertão do Cariri).

Na música popular, ritmos como coco, xaxado, martelo agalopado, samba de roda, baião, xote, forró, Axé e frevo se destacam entre outros ritmos. O movimento blindado de Recife, inspirado em Ariano Suassuna, fez um trabalho acadêmico para aprimorar essa popular herança rítmica do nordeste (um de seus expoentes mais conhecidos é o cantor Antônio Nóbrega).

Na dança, o maracatu, o frevo se destacam ( também característica de Pernambuco), bumba meu boi, xaxado, várias variantes de forró, tambor crioulo (característica do Maranhão), etc. A música folclórica é quase sempre acompanhada de dança.

O artesanato também é uma parte significativa da produção cultural do nordeste e até constitui a fonte de renda para milhares de pessoas em toda a região. Devido à variedade regional de tradições artesanais, é difícil caracterizá-las todas, mas destacam-se redes tecidas e às vezes bordadas com muitos detalhes; produtos feitos de barro, madeira (por exemplo, carnaúba, uma típica árvore de madeira) e couro, com características muito particulares; além de rendas, que adquiriram importância no artesanato cearense. Outro ponto forte são as garrafas com imagens feitas manualmente em areia colorida, item produzido para venda ao turista. No Maranhão, existem artesanatos feitos de fibra de buriti (palma), além de artesanato e babaçu (palmeira originária do Maranhão).

A culinária do nordeste é variada, quase sempre refletindo as condições econômicas e produtivas das diversas paisagens geoeconômicas dessa região. Frutos do mar e peixes são amplamente utilizados na culinária costeira, enquanto receitas com carne e derivados de gado, cabras e ovelhas predominam no sertão. No entanto, existem várias diferenças regionais, tanto na variedade dos pratos quanto na forma como são preparados.

Feriados populares

Carnaval

Bloco-Afro Ilê Aiyê em Salvador.

Durante o carnaval, os destaques são as festas de Salvador e Recife-Olinda. A primeira é a maior festa popular do planeta, de acordo com o Guinness Book, com cerca de 2,7 milhões de foliões em seis dias de comemoração (equivalente ao número de moradores da cidade), e é conhecida internacionalmente pelos desfiles de artistas famosos em trios elétricos; e o segundo é considerado o carnaval mais diversificado culturalmente do país - conhecido pelo ritmo do Frevo e Maracatu e por suas características bonecas Olinda - e também o mais democrático, já que os foliões não precisam pagar para brincar, além de possui o maior bloco de carnaval do mundo, de acordo com o Guinness Book, Galo da Madrugada. Os micaretes mais importantes (carnavais fora de temporada) são: o "Carnatal" em Natal; o "Fortal" em Fortaleza; o "Pré-Caju" em Aracaju; o "Micareta de Feira" em Feira de Santana; "Marafolia" em São Luís; e "Micarande" em Campina Grande.

Cavalo pianco

O bumba meu boi, uma dança da região nordeste cuja primeira gravação ocorreu em Pernambuco, é hoje o principal evento folclórico do Maranhão.

É originário do município de Amarante (PI). Negros à beira do rio Canindé, para espantar o sono nas noites de luar, costumam dançar imitando o trote de um cavalo manco. Cavalheiros e damas, em pares, formam um círculo e trotam alegremente, às vezes bem estimulados, atingindo o chão com firmeza, com o pé esquerdo, agora com pressa, sempre mudando o par.

Bumba-meu-boi

O estado do Maranhão é o que se destaca nesse evento folclórico. Existem mais de 200 grupos de bumba-meu-boi no Maranhão distribuídos em sotaques (tipos) de orquestra, matraca, pandeirão, zabumba e costa delle mani. O estado do Maranhão exportou esse jogo para o estado da Amazônia, que ocorre em todo o Brasil, com o Nordeste sendo nomeado seu local de nascimento. Com variações significativas de nome, adereços, música, ritmo, dança ... mas a trama é sempre a mesma: "Catirina grávida quer comer a língua de boi do capitão". Somente por aculturação se tornou o boi bumbá. Portanto, segundo a pesquisa, a origem do boi-bumbá vem do bumba-meu-boi do Maranhão.

Outras danças típicas do Maranhão são o tambor crioulo, o cacuriá e a caixa de bambaê.

Fogueira cênica em São João em Campina Grande, Paraíba.

Feriados de junho

São João é sem dúvida a festa mais comum da região. Caruaru, que é a "Capital do Forró" e Campina Grande, concorre ao maior título de São João do mundo: nas duas cidades as comemorações duram todo o mês de junho. Outras cidades como Aracaju, Juazeiro do Norte, Mossoró, Teresina, São Luís e Patos têm celebrações mais modestas (cerca de quinze dias) e disputam o título de terceira maior festa.

Incêndios são uma das principais atrações. Os mais conhecidos são Estrelinha, Marcianito e Fireworks. Além dos vários incêndios, há dança, como Quadrilha e Forró.

Literatura

Impressões de literatura Cordel.

Gilberto Freyre, de Pernambuco, representa um marco na história do Brasil, graças ao seu livro Casa-Grande & Senzala, que demonstra a importância dos escravos para a formação do país e que brancos e negros são absolutamente iguais.

Na Bahia, um dos primeiros escritores de destaque do país nasceu. Este é Gregório de Matos, um membro da escola barroca. No romance, Gonçalvez José Dias de Alencar (CE) e Castro Alves (BA) e Sousândrade (MA) se destacaram na primeira geração. Na chamada Geração de 30, surgiu um resgate do romantismo, Rachel de Queiroz (CE), Graciliano Ramos (AL), José Lins do Rêgo (PB) e Jorge Amado (BA).

Maruhense Aluísio Azevedo foi um dos principais autores de realismo / naturalismo. Augusto dos Anjos (PB) e Graça Aranha (MA) foram precursores do modernismo, escola que mais tarde revelou João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira (PE), além de Jorge de Lima (AL).

A Paraíba Ariano Suassuna criou o movimento de armamentos na década de 1970, uma iniciativa para reunir elementos da cultura nordestina em favor da formação da arte clássica genuinamente brasileira. A partir dessa iniciativa, surgiram trabalhos como o Auto da Compadecida e O Santo e Porca, ambos de Suassuna.

No Ceará, a Patativa do Assaré surpreende-se com seus versos complexos que seguem formas medidas semelhantes aos versos de Camões. A literatura cordel é difundida na região, com Leandro Gomes de Barros, um da Paraíba, um dos maiores autores do gênero.

Música

Vários gêneros surgiram no nordeste ao longo dos anos.

Luiz Gonzaga, de Pernambuco, foi o precursor do baião, ritmo que, ao lado de outros como xote, xaxado e coco, faz parte do chamado forró. Inúmeros artistas continuaram o legado de Luiz Gonzaga, como Dominguinhos, Sivuca, Jackson do Pandeiro e Waldonys.

Frevo, manifestação típica de Pernambuco. Como música, é um dos gêneros mais influentes do país: revelou músicos como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Antônio Nóbrega, entre muitos outros, e, além de ser símbolo do Carnaval de Recife / Olinda, foi o ritmo utilizado no Carnaval de Salvador antes do surgimento da música axé. Em 2012, o frevo foi declarado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.

O frevo, mais comum nos estados de Pernambuco e Paraíba, é caracterizado pelo ritmo acelerado e pelas etapas que se assemelham à capoeira. Esse gênero já revelou grandes músicos como Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. Esses três, junto com Zé Ramalho, misturam frevo, forró, rock, blues e outros ritmos.

O quarteto geralmente se apresenta sob o nome de O Grande Encontro.

Na década de 1960, surgiu o tropicalismo na Bahia, inspirado no movimento antropofágico e que se tornaria referência no Brasil.

Este grupo incluiu os artistas Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e Torquato Neto, entre outros.

Caetano Veloso, um dos principais representantes do Tropicália, um movimento cultural baiano que surgiu na década de 1960.

A Bahia seria novamente o berço de outro gênero musical na década de 1980, com a criação da música axé, como precursores de Luiz Caldas, Chiclete com Banana, Daniela Mercury, Timbalada e Olodum.

O gênero revolucionou o carnaval baiano, desde que o frevo, um ritmo do ano pernambuco, foi usado no festival de Salvador até então. Atualmente, a indústria da música baiana é a que gera mais estrelas no Brasil e já possui uma "constelação" com fama nacional e internacional como Ivete Sangalo, hoje considerada a cantora mais popular do Brasil e líder de vendas no setor musical nacional, ele tem a capacidade de arrastar uma legião de fãs para onde quer que vá, mesmo para países internacionais.

Um exemplo disso foi o Rock in Rio Lisboa em 2004, onde o cantor bateu o recorde público.

Ivete é proprietária da Caco de Telha, uma empresa de entretenimento com o título de maior empresa do setor no norte-nordeste e entre as cinco maiores no cenário nacional.

Caco de Telha já trouxe grandes eventos para o Brasil, como a turnê pop da cantora pop Beyoncé I am ..., a turnê Black Eyed Peas The End, o show do Grand Moscow Classical Ballet e as apresentações do Cirque du Soleil no Brasil. Ele já proporcionou ao estado da Bahia, além desses eventos com artistas internacionais, grandes shows com artistas nacionais, como a turnê de 50 anos de música de Roberto Carlos.

Através do fragmento de Telha, Ivete Sangalo foi protagonista de uma mega produção no Madison Square Garden, o templo da música internacional moderna.

João Gilberto nasceu na Bahia, considerado entre todos os outros precursores da Bossa Nova: Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Luiz Bonfá Bossa Nova, o ritmo brasileiro mais conhecido no mundo.

João Gilberto é considerado entre os precursores da Bossa Nova o principal criador do ritmo.

Manguebeat, um gênero musical pernambucano que surgiu na cena underground dos anos 90, revelou e influenciou inúmeros grupos musicais e artistas do estado, como Chico Science, Nação Zumbi, Mundo Livre S / A, Cordel do Fogo Encantado, Fred Zero Quatro, Otto, Lenine (foto), entre muitos outros.

Na década de 1980, nasceu em Pernambuco a primeira grande referência da música punk / hardcore no Nordeste, com o nome principal da banda Câmbio Negro HC, pioneira em estilo e a primeira a produzir esses discos na região, além de ser uma grande referência na música de vegetação rasteira do país.

Nos anos 90, o Manguebeat também apareceu nas terras de Pernambuco, ritmo que combina rock, hip hop, maracatu e música eletrônica.

O gênero musical do Recife surgiu no cenário underground, revelando e influenciando várias bandas e artistas pernambucanos, como Chico Science, Nação Zumbi, Mundo Livre S / A, Fred Zero Quatro, Otto, Lenine, entre muitos outros.

De repente, é bastante comum no campo, com destaque para Cego Aderaldo.

A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, um bando de pássaros do Ceará, tem reputação internacional.

No Ceará, também se destacam os ícones MPB, Fagner, Belchior e Ednardo.

Também no nordeste nasceu o Brega, cujos principais representantes foram o pernambucano Reginaldo Rossi e o baiano Waldick Soriano.

O Maranhão possui uma grande variedade de ritmos, como: Tambor de Crioula, Tambor de Mina, Tambor de Taboca, Tambor de Caroço, os quatro sotaques do bumba-meu-boi, além de ser uma das principais fortalezas brasileiras do reggae. O Tribo de Jah, uma das principais bandas do gênero, apareceu no estado.

Outras pessoas proeminentes do Maranhão são: João do Vale; Cláudio Fontana; Rita Benneditto; Catulo da Paixão Cearense; Flávia Bittencourt; Zeca Baleiro; e Alcione.

Raul Seixas, nascido na Bahia, é considerado o principal nome do rock no Brasil. Juntou-se ao movimento Jovem Guarda como compositor. Atualmente, Pitty também tem muito sucesso no rock. Além do grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado, que marca significativamente a música popular brasileira contemporânea.

cozinhando

Os primeiros registros da feijoada brasileira vêm de Recife, considerado o prato nacional do Brasil.

A culinária do nordeste é variada, quase sempre refletindo as condições econômicas e produtivas das diversas paisagens geoeconômicas dessa região. Frutos do mar e peixes são amplamente utilizados na culinária costeira, enquanto receitas com carne e derivados de gado, cabras e ovelhas predominam no sertão. No entanto, existem diversas diferenças regionais, tanto na variedade de pratos quanto na forma como são preparados (por exemplo, no Ceará, o mungunzá salgado predomina, enquanto no doce de Pernambuco predomina). A culinária pernambucana se destaca por seus chamados "doces pernambucanos", ou seja, doces desenvolvidos durante o período colonial e imperial em suas usinas de açúcar, como o bolo de rolo, o bom negocio e a cartola; e também para bebidas e iguarias salgadas descobertas ou provavelmente originárias do estado, como cachaça, beiju e feijoada à brasileira. Na Bahia, os destaques são alimentos à base de óleo de palma e camarão, muitos dos quais de origem africana, como acarajé e vatapá, ou moquecas e bobós; no entanto, os alimentos não menos apreciados são acompanhados de purê como mocotó e rabada e doces como cocada. No Maranhão, cuxá, arroz Cu Shah, bobó, peixe-pedra e torta de camarão, estilo Maranhão. Também no Maranhão, destaca-se o refrigerante Jesus ou Guaraná Jesus, que é um legado do Maranhão. Alguns alimentos típicos da região são: baião de dois, carne de sol, queijo coalho, panelada e buchada de bode, canjica, feijão e arroz, feijão verde e sururu, além de várias sobremesas feitas de mamão, abóbora, laranja, entre outras . Algumas frutas regionais - não necessariamente originárias da região - são ciriguela, cajá, buriti, cajarana, umbu, macaúba, juçara (açaí), bacuri, cupuaçu, buriti, murici e pitomba. outros municípios também em outras regiões.

Religião

Peregrinos ao pé da estátua do Padre Cícero em Juazeiro do Norte, Ceará.

A religião predominante é católica. Algumas pessoas são reverenciadas como santos, apesar do não reconhecimento da Igreja Católica, como no caso do padre Cícero, Frei Damião, padre Ibiapina e Maria de Araújo.

Até 2019, a irmã Dulce não era reconhecida como santa pela Igreja Católica. No entanto, em 13 de outubro de 2019, ela foi canonizada pelo Papa Francisco, tornando-se a primeira mulher nascida no Brasil a ser canonizada e a 37a santa brasileira, além da 31ª santa do nordeste, depois das trinta Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu do Rio Grande do Brasil. Norte.

As peregrinações de peregrinação a algumas cidades do nordeste são comuns, em especial Juazeiro do Norte e Canindé (CE), Bom Jesus da Lapa (BA) e Santa Cruz dos Milagres (PI).

Todo mês de janeiro, a lavagem do Bonfim acontece em Salvador, uma celebração religiosa tradicional cujo ponto mais alto é a lavagem das escadas da igreja de Nosso Senhor do Bonfim pelos fiéis.

O candomblé tem vários apoiadores na Bahia, que geralmente adoram Iemanjá oferecendo presentes à entidade. Essas ofertas são lançadas ao mar ou depositadas em pequenos barcos que estão soltos no alto mar.

No Maranhão, o Tambor de Mina é um legado da religião africana naquele estado. Em vez de orixás - entidades - como acontece na Bahia, há o vodun, os gentios e os caboclos ou cabôcos (linguagem popular), entidades que descem sobre os pais e filhos do santo.

Também no Maranhão, há a festa de São José de Ribamar, padroeira do estado, além de inúmeras outras festas de santos que acontecem na capital e no Maranhão, e a festa do Divino Espírito Santo, que tem sincretismo com Religiões africanas.

cangaceiro:

Virgulino Ferreira da Silva, também conhecido como Lampião (Serra Talhada, 4 de junho de 1898 - Poço Redondo, 28 de julho de 1938), era um cangaceiro brasileiro que trabalhava no interior do nordeste. Ele ficou conhecido como Rei do Cangaço, por ser o líder Cangaceiro de maior sucesso na história.

fonte

Há controvérsias sobre a data de nascimento de Lampião. Os mais citados são:

4 de junho de 1898: data do certificado batismal, um dos mais citados na literatura de cordas. Este dia é geralmente aceito por muitos por causa do costume das regiões semiáridas de batizar primeiro as crianças e registrá-las depois, devido a uma mistura de religiosidade e desconfiança do poder civil estabelecido e um "quadro administrativo" de parte de . 12 de fevereiro de 1900: data de Antônio Américo de Medeiros, do próprio Lampião, em entrevista ao escritor Ceará Leonardo Mota, em 1926, em Juazeiro do Norte.

A questão da sua data de nascimento se torna ainda mais relevante no contexto em que as datas comemorativas são estabelecidas em seu nome (18 de julho) e 7 de julho, que corresponde ao dia do seu registro civil, como "Dia do Xaxado", em um projeto de Município de Serra Talhada.

Perfil

Lampião, no centro, e sua esposa Maria Bonita, à direita, fotografados por Benjamin Abrahão Botto (1936).

Lampião, Maria Bonita e grupo de cangaceiros (1936)

Nascido na cidade de Vila Bela, Serra Talhada, atualmente no semi-árido de Pernambuco, foi o terceiro filho de José Ferreira dos Santos e Maria Sucena da Purificação.

Até os 21 anos, ele trabalhou como artesão. Ele era alfabetizado e usava óculos de leitura, características muito incomuns para a floresta e a região pobre em que vivia. Uma versão de seu apelido é que sua capacidade de disparar continuamente, iluminando a noite com seus tiros, lhe valeu o apelido de uma lanterna.

Sua família travou uma disputa com outras famílias locais, geralmente além dos confins da terra, até que seu pai foi morto em um confronto com a polícia em 1919. Virgulino jurou vingança e, junto com outros dois irmãos, se juntou ao grupo. do cangaceiro Sinhô Pereira. Em 1922, ele se tornou o líder da gangue anteriormente comandada por Sinhô Pereira em Pernambuco. No mesmo ano, matou o informante que entregou o pai à polícia e, na época, realizou o maior ataque da história do cangaço, contra a baronesa de Água Branca, em Alagoas.

Além do grupo principal, Lampião foi responsável por vários subgrupos paralelos, designando outros cangaceiros à frente, como Corisco e Antonio de Engracia.

Em 1930, ele se juntou carinhosamente a Maria Bonita na Bahia. No mesmo ano, aparece no New York Times. Em 1936, seu cotidiano na caatinga foi fotografado e filmado por Benjamin Abrahão Botto.

Por quase 20 anos, Lampião viaja com sua gangue de cangaceiros, todos a cavalo e em ternos de couro, chapéus, sandálias, casacos, cintos de munição e calças para protegê-los dos arbustos com espinhos típicos da vegetação da caatinga. Para proteger o "capitão" (como era chamado Lampião) e para atacar fazendas e municípios, todos sempre usavam um poderoso poder de guerra. Como não havia traficantes de armas a adquirir, eles foram roubados principalmente da polícia e de unidades paramilitares. O rifle Mauser e uma grande variedade de pistolas e revólveres semi-automáticos foram comprados durante os confrontos. A arma mais usada foi o rifle Winchester. A quadrilha chamou os membros do volante de "macacos" - uma alusão à maneira como os soldados fugiram quando viram o grupo de Lampião: "pular".

Lampião e sua gangue atacaram fazendas e cidades em sete estados, além de praticar roubos de gado, saques, seqüestros, assassinatos, torturas, mutilações e estupros. Sua morte causou terror e indignação aos moradores, fato amplamente citado pela imprensa local:

“Não é uma pena o que está acontecendo, ou melhor, ainda está acontecendo no nordeste do Brasil? E as autoridades públicas, que garantia oferecem a compatriotas infelizes e derrotados de todas as calamidades? Até os magistrados não escapam mais dos sortimentos de Lampeon. (...) É por isso que o sertanejo sempre tem uma expressão de descrença nos lábios quando lhe prometem aplicar medidas para desinfetar os jardins das horríveis hordas de cangaceiro que tornam a região a mais infeliz do mundo ".

Apesar disso, Lampião e sua banda eram frequentemente protegidos por coiteiros, oti como fazendeiros, pequenos fazendeiros ou até autoridades locais que ofereceram abrigo e comida aos bandos por um curto período de tempo nos limites de suas terras, facilitando o movimento de cangaceiros pelo Nordeste e sua fuga das forças voadoras do estado.

Vida privada

Sua parceira, Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Déa ou Maria Bonita, apelidada pela imprensa, ingressou na banda em 1930, sendo a primeira das mulheres a se juntar a ele.

Virgulino e Maria Déa tiveram uma filha, Expedita Ferreira Nunes, nascida em 13 de setembro de 1932. O casal também teria dois filhos nascidos mortos.

Religião

Ele era devotado ao padre Cícero e respeitava suas crenças e conselhos. Os dois se encontraram apenas uma vez, em 1926, em Juazeiro do Norte.

Morte

Cruzamentos que marcam a morte de Lampião e sua gangue, em Poço Redondo, Sergipe.

Os cangaceiros chefiam incluindo Lampião (no primeiro degrau) e Maria Bonita (no centro, no segundo degrau) na cidade de Piranhas, em Alagoas.

Em 27 de julho de 1938, a banda acampou na fazenda Angicos, localizada no sertão de Sergipe, um esconderijo considerado por Lampião como o mais seguro. Era noite, choveu muito e todos dormiram em suas tendas. A roda girou tão devagar que nem os cães perceberam. Por volta das 5:00 do dia 28, os cangaceiros se levantaram para orar no barco e estavam se preparando para tomar café; quando um cangaceiro tocou o alarme, já era tarde demais.

Não está claro quem os traiu. No entanto, naquele lugar mais seguro, o rebanho foi pego de surpresa. Quando os oficiais do tenente João Bezerra e do sargento Aniceto Rodrigues da Silva abriram fogo com metralhadoras portáteis, os cangaceiros não conseguiram fazer nenhuma tentativa de defesa viável.

O ataque durou cerca de vinte minutos e poucos conseguiram escapar do cerco e da morte. Dos trinta e quatro cangaceiros presentes, onze morreram no local. Lampião foi um dos primeiros a morrer. Pouco tempo depois, Maria Bonita ficou gravemente ferida. Alguns cangaceiros, chocados com a morte inesperada de seu líder, conseguiram escapar. Eufórico da vitória, a polícia apreendeu a propriedade e mutilou os mortos. Eles apreenderam todo o dinheiro, ouro e jóias.

A força motriz, de uma maneira muito desumana para hoje, mas seguindo o costume da época, cortou a cabeça de Lampião. Maria Bonita ainda estava viva, apesar de muito ferida, quando foi decapitada. O mesmo aconteceu na quinta-feira, Mergulhão (os dois também tiraram a cabeça na cintura), Luís Pedro, Elétrico, Enedina, Moeda, Alecrim, Colchete (2) e Macela. Um dos policiais, demonstrando ódio por Lampião, acerta uma espingarda na cabeça, deformando-a. Esse detalhe ajudou a espalhar a lenda de que Lampião não havia sido morto e escapara da emboscada, como foi a mudança causada na fisionomia do cangaceiro. "Depois disso, eles salgaram seus troféus de vitória e os colocaram em latas de querosene, contendo conhaque e limão". Os corpos mutilados e sangrando foram deixados ao ar livre, atraindo os abutres. Para evitar a propagação da doença, crioulo foi colocado nos corpos alguns dias depois. Como alguns abutres morreram de envenenamento por creolim, esse fato ajudou a espalhar a crença de que haviam sido envenenados antes do ataque, com comida entregue pelo traidor traidor.

O Memorial da Resistência, localizado em Mossoró, no Rio Grande do Norte, é um museu que retrata a história da única cidade do nordeste que resistiu à invasão da gangue Lampião.

O coronel João Bezerra, atravessando os estados nordestinos, mostrou suas cabeças - já em avançado estado de decomposição - por onde passava, atraindo uma multidão de pessoas. Primeiro, os troféus foram localizados em Piranhas, onde foram cuidadosamente colocados nos degraus da prefeitura, juntamente com as armas e equipamentos dos cangaceiros, e fotografados. Depois foram levados para Maceió e no sudeste do Brasil.

No IML de Aracaju, as cabeças foram observadas pelo Dr. Carlos Menezes. Depois de medidas, pesadas e examinadas, os criminosos mudaram a teoria de que um homem bom não se tornaria um cangaceiro e que ele deveria ter características sui generis. Ao contrário do que pensavam, as cabeças não apresentavam sinais de degeneração física, anomalias ou displasias, simplesmente sendo classificadas como normais.

Do sudeste do país, apesar do péssimo estado de conservação, os líderes foram para Salvador, onde ficaram seis anos na Faculdade de Odontologia da UFBA. Lá, eles foram medidos, pesados e estudados novamente, na tentativa de descobrir algumas patologias. Posteriormente, os restos mortais foram expostos no Museu Antropológico Estácio de Lima, localizado no prédio do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, em Salvador, por mais de três décadas.

Por muito tempo e Com o tempo, as famílias de Lampião, Corisco e Maria Bonita lutaram para enterrar seus parentes. O economista Sílvio Bulhões, filho de Corisco e Dadá, em particular, empreendeu muitos esforços para enterrar os restos mortais dos cangaceiros e parar, de uma vez por todas, a macabra exposição pública. Segundo o depoimento do economista, dez dias após o enterro de seu pai, o túmulo foi violado, o corpo foi exumado e sua cabeça e braço esquerdo foram cortados e expostos no Museu Nina Rodrigues.

O enterro dos restos mortais dos cangaceiros ocorreu somente após o projeto de lei 2.867, de 24 de maio de 1965. Esse projeto teve origem nos círculos universitários de Brasília (em particular, nas lições do poeta Euclides Formiga) e na pressão do povo. o clero o fortaleceu. Os líderes de Lampião e Maria Bonita foram enterrados em 6 de fevereiro de 1969. Os outros membros da quadrilha foram enterrados uma semana depois.

Pernambuco é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado no centro-leste da região nordeste e seus limites são os estados da Paraíba (N), Ceará (NO), Alagoas (SE), Bahia (S) e Piauí (O), além de ser banhado pelo Oceano Atlântico (EU). Ocupa uma área de 98 149.119 km² (6,57% maior que Portugal). Parte de seu território são os arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo. Sua capital é Recife e sua sede administrativa é o Palazzo di Campo das Princesas. O atual governador é Paulo Câmara (PSB).

Pernambuco foi o primeiro núcleo econômico do Brasil, destacando-se na exploração do pau-brasil (também conhecido como pau-de-pernambuco) e foi a primeira parte do país onde a cultura da cana-de-açúcar se desenvolveu efetivamente. O capitão de Pernambuco, o mais rico dos capitães da América portuguesa durante o ciclo do açúcar, alcançou a posição de maior produtor mundial de commodities. No estado, muitos dos primeiros eventos históricos do Novo Mundo ocorreram: em Cabo de Santo Agostinho, houve a descoberta do Brasil pelo navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón em 26 de janeiro de 1500; e na ilha de Itamaracá, o primeiro "governador das partes do Brasil" foi fundado em 1516, Pero Capico, que construiu a primeira usina de açúcar conhecida na América portuguesa. Pernambuco também participou ativamente de vários episódios da história brasileira: foi o cenário das Batalhas dos Guararapes, batalhas decisivas na Insurreição Pernambucana e considerou a origem do exército brasileiro; e serviu de berço para movimentos nativistas ou ideais libertários, como a guerra dos vendedores ambulantes, a revolução pernambucana, a Confederação do Equador e a revolução Praieira. O estado criou personalidades de renome internacional: físicos e matemáticos como Mário Schenberg, José Leite Lopes, Leopoldo Nachbin, Paulo Ribenboim, Samuel MacDowell e Aron Simis; escritores como Paulo Freire, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Oliveira Lima e Nelson Rodrigues; polímeros como Gilberto Freyre, Joaquim Nabuco, Josué de Castro, Joaquim Cardozo, Antônio Austregésilo e Cristovam Buarque; empresários como Jo vêem Ermírio de Moraes, Norberto Odebrecht, Antônio de Queiroz Galvão, Edson Mororó Moura, Anita Harley e Flávio Rocha; líderes e figuras históricas como Frei Caneca, Lampião, Araújo Lima, Luiz Inácio Lula da Silva, Correia Picanço e Cardeal Arcoverde; músicos como Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Bezerra da Silva e Naná Vasconcelos; profissionais de audiovisual como Chacrinha, Marco Nanini, Arlete Salles, Kleber Mendonça Filho, Guel Arraes e Aguinaldo Silva; artistas e designers de plásticos como Romero Britto, Francisco Brennand, Marianne Peretti, Cícero Dias, Tunga e Aloísio Magalhães; desportistas como Rivaldo, Vavá, Ademir de Menezes, Jaqueline, Dani Lins e Karol Meyer; entre muitos outros nomes.

Pernambuco é a sétima unidade federativa mais populosa do Brasil e possui o décimo maior PIB do país e o maior PIB per capita entre os estados do nordeste. Sua capital, Recife, abriga a concentração urbana mais rica e populosa do Norte-Nordeste. No interior do estado, as cidades mais importantes são Caruaru e Petrolina. Conhecida por sua rica e ativa cultura popular, Pernambuco é o berço de diversos eventos tradicionais, como capoeira, coco, frevo e maracatu, além de possuir um vasto patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, principalmente no período colonial. Em 1970, surgiu o movimento de armas no estado, cuja figura central era o escritor Ariano Suassuna. Duas décadas depois, apareceu outro movimento importante, que constituía uma espécie de contraponto ao Armorial: o Manguebeat, cujo maior expoente foi o artista Chico Science. Pernambuco tem o apelido de Leão do Norte, expressão que se origina na figura. As armas do ex-capitão-doador Duarte Coelho, em referência à coragem e espírito de luta do povo pernambucano. Atualmente, o termo é simbolizado tanto no brasão do estado como na bandeira da cidade do Recife, e também foi uma fonte de inspiração para a canção homônima do compositor Lenine.

Etimologia

Para alguns estudiosos, a origem do nome "Pernambuco" está ligada ao canal de Santa Cruz, que circunda a ilha de Itamaracá.

Paranãbuku, de Tupi: para alguns pesquisadores, uma provável alusão ao rio Capibaribe.

A origem do nome Pernambuco é controversa. Alguns estudiosos dizem que isso deriva da aglutinação dos termos tupianos para'nã, que significa "rio grande" ou "mar" e buka, "buraco". Portanto, Pernambuco seria um "buraco no mar", referente ao Canal de Santa Cruz na ilha de Itamaracá ou à abertura existente nos recifes de coral entre Olinda e Recife. Segundo outros, era o nome nas línguas indígenas locais da época da descoberta da pau brasil. Uma terceira hipótese também viria do tupi, paranãbuku, que é o "rio comprido", uma provável alusão ao rio Capivara, Capibaribe, uma vez que mapas primitivos marcam esse "rio Pernambuco" ao norte de Cabo de Santo Agostinho. Há também uma quarta hipótese, sugerida pelo pesquisador Jacques Ribemboim, segundo a qual a etimologia teve sua origem na língua portuguesa: o Canal de Santa Cruz, no início do século XVI, era conhecido como "Boca de Fernão" (referência ao explorador do pau-Brasil Fernão de Noronha), e os índios provavelmente o chamaram de algo semelhante ao "Pernão Boca" ou "Pernambuka", que daria origem ao nome Pernambuco.

Bento Teixeira, em seu poema Prosopopeia publicado em 1601 - o primeiro poema da literatura brasileira, que narra em estilo épico, inspirado em Camões, os feitos da família Albuquerque, dedicado ao então governador de Pernambuco, Jorge de Albuquerque Coelho -, escreveu um verso que diz o significado da palavra Pernambuco:

"No meio desse trabalho alpino difícil,

Uma boca quebrou o mar inchado,

Que na linguagem sombria dos bárbaros,

Paraná, todos são chamados.

Do Paraná, que é Mar, Puca - pausa,

Feito com fúria daquele mar salgado,

Que sem desviar, cometer uma escassez,

A Cova do Mar é chamada em nosso idioma ".

Os habitantes naturais do estado de Pernambuco são chamados de Pernambuco.

História de Pernambuco

Pré-história e antiguidade

Pinturas rupestres no vale do Catimbau. Pernambuco abriga sítios arqueológicos que remontam a pelo menos 11.000 anos atrás.

O Nordeste brasileiro concentra alguns dos mais antigos sítios arqueológicos conhecidos no país, datando de mais de 40 mil anos antes de hoje. Na região que hoje corresponde ao estado de Pernambuco, há mais de 11 mil anos são identificados traços seguros de ocupação humana nas regiões de Chã do Caboclo, em Bom Jardim, e Furna do Estrago, no Brejo da Madre de Deus. Na última região, foi descoberta uma importante necrópole pré-histórica, com 125 metros quadrados de área coberta, da qual foram salvos 83 esqueletos humanos em boas condições.

Entre os grupos indígenas que habitavam o estado, foi identificada a tradição cultural de Itaparica, responsável pela produção de artefatos líticos lascados há mais de 6 mil anos. No interior de Pernambuco, conservação de pinturas rupestres com data aproximada de 2 mil anos antes da data atual, atribuída à subtradição denominada Cariride antiga. Na época da colonização portuguesa, os caeté e tabajaras habitavam o litoral de Pernambuco, que já havia desaparecido. Nos pântanos do platô do estado ainda é possível encontrar grupos indígenas que permanecem de tradições antigas, como o Pankararu (em Tacaratu) e o Atikum (em Floresta).

Descoberta do Brasil por Vicente Yáñez Pinzón

Descoberta do Brasil

Cabo de Santo Agostinho, na costa sul de Pernambuco, foi o local da descoberta do Brasil por Vicente Yáñez Pinzón em 26 de janeiro de 1500.

Muitos estudiosos argumentam que o descobridor do Brasil foi o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que desembarcou em 26 de janeiro de 1500 em Cabo de Santo Agostinho, na costa sul de Pernambuco, considerada a jornada mais antiga experimentada no território brasileiro.

O esquadrão, composto por quatro caravelas, deixou o Palos de la Frontera em 19 de novembro de 1499. Depois de atravessar o Equador, Pinzón enfrentou uma forte tempestade e, em 26 de janeiro de 1500, viu o cabo e ancorou seus navios em um porto protegido com fácil acesso a pequenas embarcações, com 6 metros de profundidade, de acordo com as instruções da plataforma. Esse porto era a baía de Suape, localizada na encosta sul do promontório, que a expedição espanhola chamou de Cabo de Santa Maria da Consolação. A Espanha não reivindicou a descoberta, que foi meticulosamente registrada por Pinzón e documentada por importantes cronistas da época, como Pietro Martire d'Anghiera e Bartolomeu de las Casas, por causa do Tratado de Tordesilhas, assinado com Portugal.

O mapa do século XV de Juan de la Cosa mostra a costa sul-americana adornada com bandeiras castelhanas do Cabo da Vela (na atual Colômbia) no extremo leste do continente. Aparece um texto que diz "Este cabo foi descoberto no ano IIII XC IX pelos vicentinos descobertos em Castela" ("Este cabo foi descoberto em 1499 por Castela como o descobridor Vicente Yáñez") e que provavelmente se refere à chegada de Pinzón no final de janeiro de 1500, em Cabo de Santo Agostinho.

Para descobrir o Brasil, Vicente Yáñez Pinzón foi decorado pelo rei Fernando II de Aragão em 5 de setembro de 1501.

Período pré-colonial e período colonial inicial

Ciclo do Açúcar, Pilhagem de Recife, União Ibérica e Guerra Anglo-Espanhola

Olinda foi a cidade mais rica da colônia brasileira desde a sua criação até a invasão holandesa, quando foi destruída. É a mais antiga cidade brasileira declarada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

Convento de São Francisco, o mais antigo convento franciscano do Brasil, localizado em Olinda.

A Igreja de Santi Cosme e Damião, em Igarassu, é a igreja mais antiga do Brasil, segundo o IPHAN.

Em 1501, no ano seguinte à chegada dos europeus ao Brasil, o território de Pernambuco, definido pelo Tratado de Tordesilhas como região pertencente à América portuguesa, é explorado pela expedição Gonçalo Coelho, que criaria fábricas ao longo da costa do país. colônia, inclusive provavelmente na posição atual de Igarassu, cuja defesa teria sido confiada a Cristóvão Jacques no futuro. Pernambuco logo se tornará a principal área de exploração do pau-brasil (ou pau-de-pernambuco) no Novo Mundo. A madeira pernambucana era de qualidade tão superior que regulava o preço do comércio europeu, o que explica o fato de a árvore de madeira brasileira ter o nome principal "pernambuco" em idiomas como francês e italiano. Em 1516, a primeira fábrica de açúcar foi construída na América portuguesa, no litoral de Pernambuco, mais precisamente em Feitoria de Itamaracá, confiada ao administrador colonial Pero Capico - o primeiro "governador das partes do Brasil". Em 1526, já havia direitos sobre o açúcar pernambucano na Alfândega de Lisboa.

Em 1532, Bertrand d'Ornesan, barão de Saint Blanchard, tentou estabelecer um escritório comercial em Pernambuco. Com o navio A Peregrina, pertencente ao nobre francês, o capitão Jean Duperet pegou a Feitoria de Igarassu e a fortificou com vários canhões, deixando-a sob o comando de um certo cavalheiro de La Motte. Meses depois, na costa andaluza da Espanha, os portugueses capturaram o navio francês, que estava atolado com 15.000 baús de sequóia, 3.000 peles de onça, 600 papagaios e 1,8 toneladas de algodão, além de óleos medicinais, pimenta, sementes de algodão e amostras minerais. E no exato momento em que Peregrina foi preso no mar Mediterrâneo, o capitão português Pero Lopes de Sousa estava lutando contra os franceses em Pernambuco. A fábrica foi retomada, soldados franceses foram presos e La Motte foi enforcado. Após ser informado da missão que Peregrina cumprira em Pernambuco, o rei Dom João III decidiu começar a colonizar o Brasil, dividindo seu território em capítulos hereditários. Em seguida, começou o assentamento real do território de Pernambuco tubo. O estado atual de Pernambuco é equivalente a uma parte do Capitão de Pernambuco, doada por Dom João III em 10 de março de 1534 a Duarte Coelho, e parte do Capitão de Itamaracá, doada a Pero Lopes de Sousa. O Foral da Capitania de Pernambuco serviu de modelo para as cartas dos outros capitães no Brasil. Em 1535, Duarte Coelho tomou posse do capitão que lhe foi concedido, inicialmente chamado de "Nova Lusitânia", mas que pouco depois recebeu a denominação que hoje possui. Em 1537, as cidades de Igarassu e Olinda, estabelecidas no ano da chegada do beneficiário, foram elevadas à cidade. Olinda recebeu o status de capital administrativa e seu porto, habitado por pescadores, deu origem à atual cidade do Recife.

As aldeias de Olinda e Igarassu, entre os primeiros centros de assentamento do Brasil, serviram como ponto de partida para expedições pioneiras de dentro do capitão. Uma dessas expedições, liderada pelo filho do traficante, Jorge de Albuquerque, penetrou no interior do rio São Francisco, garantindo domínio e expansão do interior do território e combatendo índios hostis. Duarte Coelho, por sua vez, tentou instalar grandes fábricas de açúcar na região de Pernambuco, incentivando também o plantio de algodão. Em pouco tempo, o capitão de Pernambuco se tornou o principal produtor de açúcar da colônia. Como resultado, ele também foi o mais próspero e influente dos capitães hereditários. O protótipo da empresa açucareira dos grandes proprietários de cana aparece em Pernambuco ou, que durará a maior parte dos próximos dois séculos. O cultivo da cana-de-açúcar se adapta facilmente ao clima de Pernambuco e ao solo do massapê. A maior proximidade geográfica de Portugal, a redução no custo do transporte, a abundância de madeira brasileira, o cultivo de algodão e os grandes investimentos feitos pelo beneficiário na fundação das aldeias e na pacificação dos índios são outros fatores que ajudam a explicar o progresso da capitão. Falando do centro da economia colonial, o padre Fernão Cardim disse que "a vaidade é mais em Pernambuco do que em Lisboa", uma opulência que parecia ocorrer, como sugerido por Gabriel Soares de Sousa em 1587, pelo fato de ser a capitão "tão poderoso (...) que existem mais de cem homens que têm entre mil e cinco mil cruzados em renda e cerca de oito, dez mil cruzados. Muitas pessoas ricas saíram desta terra nesses reinos que eram muito pobres". A prosperidade de Pernambuco, no entanto, transformou o capitão em uma área cobiçada por piratas e corsários europeus. Em 1595, durante a guerra anglo-espanhola, o almirante inglês James Lancaster invadiu o porto de Recife, onde permaneceu por quase um mês saqueando a riqueza transportada do interior, no episódio conhecido como Saque do Recife. Foi a única expedição corsa da Inglaterra que teve o Brasil como objetivo principal e representou o espólio mais rico da história da navegação corsa do período elisabetano.

Por volta do início do século XVII, o capitão de Pernambuco era a maior e mais rica área de produção de açúcar do mundo.

Pernambuco e invasões estrangeiras ao Maranhão e Bahia

Matias de Albuquerque, conde de Alegrete, administrou o estado do Brasil de Olinda entre 1624 e 1625.

As primeiras décadas do século XVII foram turbulentas na costa do nordeste do Brasil atual. Em Pernambuco, os esforços concentraram-se na expulsão de forças estrangeiras que invadiram a costa do Brasil.

Em 1612, os franceses fundaram uma colônia no Maranhão, que ficou conhecida como França equinocial. Jerônimo de Albuquerque, exército de Olinda, foi então contratado pelo comandante-geral de Pernambuco, Alexandre de Moura, para expulsar os franceses do Maranhão. As tropas deixaram Recife e, em novembro de 1614, foi travada a batalha final, a luta de Guaxenduba, com a vitória das forças comandadas por Jerônimo. Seis dias após os combates, eles foram suspensos, com um tratado assinado pelo comandante francês Daniel de La Touche, Senhor de la Ravardière e Jerônimo de Albuquerque, no qual o Ravardière se comprometeu a entregar o Forte de São Luís em cinco meses, que realmente ocorreu . Diante desse resultado, Jerônimo de Albuquerque, com o ato do rei Filipe III da Espanha, recebeu oficialmente o sobrenome Maranhão.

Anos depois, em 10 de maio de 1624, uma expedição da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais atacou e conquistou Salvador. O governador do capitão de Pernambuco, Matias de Albuquerque, foi então nomeado governador geral, administrando a colônia de Olinda e enviando reforços significativos aos guerrilheiros de Arraial do Rio Vermelho e Recôncavo. No entanto, os holandeses foram expulsos de lá apenas no ano seguinte, com a chegada de um poderoso exército luso-espanhol composto por navios dos portos de Cádiz, Lisboa e Recife. Francisco de Moura Rolim, que comandava a frota de caravelas de Pernambuco, tornou-se governador geral em 1625, nomeado por seu antecessor Matias de Albuquerque. Eles foram, portanto, os primeiros governadores em geral nascidos no Brasil. Em meados de 1626, Matias de Albuquerque procurou estabelecer posições fortificadas no porto de Recife para dissuadir a empresa holandesa das Índias Ocidentais da idéia empreendida na Bahia.

Invasão holandesa em Pernambuco (1630-1654)

Recife foi a cidade mais cosmopolita da América durante o governo do conde alemão (a serviço da coroa holandesa) Maurício de Nassau.

Kahal Zur Israel, a primeira sinagoga no continente americano.

Invasões holandesas do Brasil, Nova Holanda e guerra luso-holandesa

Com os recursos obtidos na pilhagem da frota de prata espanhola, os Países Baixos armaram uma nova expedição, desta vez contra Pernambuco, a mais rica de todas as posses portuguesas. Seu objetivo declarado era restaurar o comércio de açúcar com a Holanda, que foi banido pela coroa espanhola. Os holandeses viram a captura de Olinda e Recife como uma oportunidade de impor um duro golpe no reinado de Filipe IV.

Em 26 de dezembro de 1629, um esquadrão extraordinário com 67 navios e cerca de 7.000 homens estava saindo de Cabo Verde em direção a Pernambuco, o maior já visto na colônia, sob o comando do almirante Hendrick Lonck. Os holandeses, desembarcando na praia de Pau Amarelo, conquistaram o capitão em fevereiro de 1630 e estabeleceram a colônia de Nova Holanda. A frágil resistência portuguesa na encruzilhada.

O rio Doce foi derrotado e os holandeses invadiram Olinda sem contratempos sérios. Os moradores em pânico fugiram levando o que podiam. Alguns bolsos de contenção foram eliminados, destacando a luta corajosa do capitão André Temudo em defesa da Igreja da Misericórdia. Em alguns dias, Olinda e seu porto, Recife, foram levados.

O conde Maurice de Nassau desembarcou em Nieuw Holland, New Holland, em 1637, acompanhado por uma equipe de arquitetos e engenheiros. Nesse ponto, começa a construção de Mauritsstad (atual Recife), que foi equipada com pontes, bancos e canais para superar as condições geográficas locais. O arquiteto Pieter Post foi responsável por organizar a nova cidade e edifícios como o Palácio de Freiburg, a sede do poder de Nassau na Nova Holanda, que possuía um observatório astronômico - o primeiro no hemisfério sul - e abrigava o primeiro farol e o primeiro jardim zoológico-botânico do continente americano. Em 28 de fevereiro de 1643, Recife (atualmente o distrito de Recife) foi conectado às Ilhas Maurício com a construção da primeira grande ponte da América Latina. Durante o governo de Nassau, Recife era considerada a cidade mais cosmopolita da América e possuía a maior comunidade judaica de todo o continente, que na época construíra a primeira sinagoga do Novo Mundo, Kahal Zur Israel, e a segunda, na Maguen Abraham. Em Nova Holanda, as primeiras moedas foram cunhadas em solo brasileiro: fiorini (ouro) e soldos (prata), que continham a palavra Brasil. Por várias razões, uma das mais importantes é a demissão de Maurício de Nassau do governo liderado pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, o povo de Pernambuco se rebelou contra o governo, juntando-se à fraca resistência que ainda existe, em um movimento chamado Insurreição Pernambucana. .

Olinda foi demitida e destruída pelos holandeses, que escolheram Recife como a capital da Nova Holanda. O mapa de Nicolaes Visscher mostra o cerco de Olinda e Recife em 1630.

A batalha naval de Abrolhos, o confronto entre luso-espanhol e holandês travou na costa de Pernambuco em setembro de 1631.

O infeliz ataque do exército luso-espanhol contra os holandeses em Recife em 1636.

Insurreição Pernambucana (1645-1654)

Insurreição de Pernambucan

A Batalha dos Guararapes, episódios decisivos do levante de Pernambuco, é considerada a origem do exército brasileiro.

Em 15 de maio de 1645, 18 líderes rebeldes de Pernambuco, reunidos no Engenho de São João, assinaram um compromisso na luta contra o domínio holandês no capitão. Com o acordo assinado, começa o contra-ataque à invasão holandesa. A primeira grande vitória dos insurgentes foi no Monte das Tabocas (agora localizado no município de Vitória de Santo Antão), onde 1.200 rebeldes mazombis armados com armas de fogo, foice, paus e flechas derrotaram uma emboscada 1.900 holandeses bem armados e bem treinados. O sucesso deu ao líder Antônio Dias Cardoso o apelido de Mestre das Emboscadas. Os holandeses sobreviventes foram para Casa Forte, derrotados novamente pela aliança de mazombi, índios nativos e escravos negros. Recuaram novamente para as fortificações de Cabo de Santo Agostinho, Pontal de Nazaré, Sirinhaém, Rio Formoso, Porto Calvo e Forte Maurício, posteriormente derrotadas pelos insurgentes. Cercados e isolados pelos rebeldes em uma faixa que ficou conhecida como Nova Holanda, passando de Recife a Itamaracá, os invasores começaram a sofrer com a falta de comida, o que os levou a atacar as plantações de mandioca nas aldeias de São Lourenço, Catuma e Tejucupapo. . Em 24 de abril de 1646, ocorreu a famosa Batalha de Tejucupapo, onde camponesas armadas com ferramentas agrícolas e armas pequenas expulsaram os invasores holandeses, humilhando-os definitivamente. Esse fato histórico se consolidou como a primeira participação militar importante das mulheres na defesa do território brasileiro.

O palácio de Fribourg (1642), local de residência e despachos de Maurício de Nassau, foi demolido no século XVIII devido aos danos causados durante a insurreição de Pernambucana.

Com a chegada gradual dos reforços portugueses, os holandeses foram finalmente expulsos em 1654, na segunda batalha de Guararapes. A data da primeira Batalha dos Guararapes é considerada a origem do exército brasileiro. Depois que a colônia holandesa foi tomada, os judeus receberam três meses para sair ou se converter ao catolicismo. Temendo o fogo da Inquisição, quase todos venderam o que tinham e deixaram Recife em 16 navios. Parte da comunidade judaica expulsa de Pernambuco fugiu para Amsterdã e outra parte se estabeleceu em Nova York. Através deste último grupo, a Ilha de Manhattan, o atual centro financeiro dos Estados Unidos, passou por um grande desenvolvimento econômico; e judeus descendentes de Recife tiveram uma participação ativa na história americana: Gershom Mendes Seixas, aliado de George Washington na Guerra da Independência dos Estados Unidos; seu filho Benjamin Mendes Seixas, fundador da Bolsa de Nova York; Benjamin Cardozo, juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos conectado a Franklin Roosevelt; entre outros. Devido à Primeira Guerra Anglo-Holandesa, a República Holandesa não pôde ajudar os holandeses no Brasil. Com o fim da guerra contra os britânicos, a Holanda pediu o retorno da colônia em maio de 1654. Sob a ameaça de uma nova invasão do nordeste brasileiro, Portugal assinou um acordo com os holandeses e os compensou com 4 milhões de cruzados e duas colônias: Ceilão (agora Sri Lanka) e as ilhas Maluku (parte da atual Indonésia). Em 6 de agosto de 1661, a Holanda cedeu formalmente a região ao império português através da Paz de Haia.

Quilombo dos Palmares

Pátio do Carmo, em Recife, onde a cabeça do Zumbi dos Palmares ficou exposta até a decomposição total.

Quilombo dos Palmares

O quilombo dos Palmares era um quilombo da era colonial brasileira. Situava-se na então capitania de Pernambuco, na Serra da Barriga, região que hoje pertence ao município de Alagoas, na União dos Palmares. Palmares foram os maiores quilombos do período colonial. Em 1602, já existem notícias de sua existência e remessas de expedições pelo governador geral do Capitão de Pernambuco para acabar com a vila. Atingiu uma área de 150 quilômetros de comprimento e 50 quilômetros de largura, localizada na Capitania de Pernambuco, entre os atuais estados de Alagoas e Pernambuco, em uma região de palmeiras (daí o nome). Sua população teria atingido 6.000 a 20.000 pessoas. Por suas proporções e por sua resistência prolongada, tornou-se um símbolo de resistência escrava. A fuga de escravos para a floresta veio de longe, mas a invasão holandesa de Pernambuco foi uma grande oportunidade para eles. Por quase 70 anos, os fugitivos negros viveram em paz, instalando um tipo de estado africano baseado em pequenas propriedades e policulturas em Palmares. Com o fim do domínio holandês em Pernambuco, o quilombo começou a sofrer ataques de agricultores e autoridades, que o consideravam uma ameaça. Enquanto existia, Palmares atraía escravos para escapar. A resistência negra durou muitos anos e a existência do quilombo durou quase um século, com o rei Ganga Zumba e seu sucessor, Zumbi, que se distinguiram entre seus líderes.

Pernambuco foi o capitão mais rico do Brasil colonial. O território de Pernambuco, no seu auge (mapa), se estendia do atual estado do Ceará ao atual oeste da Bahia.

Movimentos nativistas, libertários e separatistas

Evocação de "Pai Nosso", Guerra dos vendedores ambulantes, Conspiração dos Suassunas, Revolução Pernambucana, Convenção de Beberibe, Confederação do Equador e Revolução das Praias

Coniuração de "Pai Nosso" (1666)

O capitão de Pernambuco estava lutando para reconstruir Recife e Olinda, ambos destruídos pelas lutas contra os invasores holandeses. Os plantadores, com sede em Olinda e com reservas no porto de Recife, acreditavam que mereciam maior reconhecimento pela coroa portuguesa, por sua contribuição à expulsão dos holandeses. Portugal, no entanto, ordenou que o governador Jerônimo de Mendonça Furtado governasse, um estranho, contradizendo assim os interesses de muitos pernambucanos, que se consideravam dignos de trabalho e não estrangeiros. Mendonça Furtado foi mais apelidado de Xumberga (ou, em algumas outras versões, Xumbregas), referência ao marechal de campo Friedrich Von Schönberg - contratado pelo Conde de Soure como mercenário e que havia lutado na guerra de restauração ou - para ter um bigode semelhante ao dele. . O gatilho do movimento, que culminou na prisão e deposição do governador, foi a permanência, no porto de Recife, de um esquadrão francês que, por ordem da Corte, foi bem tratado. Os insurgentes divulgaram notícias de que o governador estaria servindo estrangeiros, que estavam preparando um ataque ao capitão e seus saques subseqüentes.

Revolução Pernambucana, o único movimento libertário do período de dominação portuguesa que passou na fase de conspiração.

Frei Caneca, envolvido na Revolução de Pernambuco, foi chefe e mártir da Confederação do Equador.

Guerra do mascate (1710-1711)

Após a invasão holandesa, muitos comerciantes portugueses, principalmente chamados de "vendedores ambulantes", instalaram-se em Recife, trazendo prosperidade à vila. O desenvolvimento de Recife foi visto com desconfiança pelos Olindenses, em grande parte proprietários de plantações em dificuldade econômica. O conflito de interesses políticos e econômicos entre a nobreza açucareira de Pernambuco e as novas burguesias levou à guerra dos vendedores ambulantes, durante os quais Recife foi palco de lutas e cercos. A guerra dos vendedores ambulanti é considerado um movimento nativista pela historiografia na história brasileira.

Conspiração dos Suassunas (1801)

A conspiração de Suassunas foi um projeto de revolta registrado em Olinda no início do século XIX. Influenciadas pelas idéias do Iluminismo e da Revolução Francesa, algumas pessoas, incluindo Manuel Arruda Câmara - membro da sociedade literária do Rio de Janeiro, fundada em 1796 no município de Itambé Pernambuco, a primeira loja maçônica no Brasil, Areópago de Itambé, de em que os europeus não participaram. As mesmas idéias também foram discutidas por padres e estudantes do Seminário de Olinda, fundado pelo bispo Dom José Joaquim da Cunha Azeredo Coutinho em 16 de fevereiro de 1800. Esta instituição teve entre seus membros o padre Miguelinho, um dos futuros envolvidos na Revolução de Pernambuco de 1817 .

Revolução de Pernambuco (1817)

A chamada Revolução Pernambucana, também conhecida como "Revolução dos Pais", foi um movimento emancipatório que eclodiu em 6 de março de 1817 em Pernambuco. Entre suas causas, destacou-se a influência das idéias iluministas propagadas pelas sociedades maçônicas, o absolutismo monarquista português e as enormes despesas da Família Real e de sua comitiva que chegaram recentemente ao Brasil, o capitão de Pernambuco, então o mais lucrativo da colônia. ele se distinguiu. forçados a enviar grandes quantias de dinheiro ao Rio de Janeiro para pagar salários, alimentos, roupas e partes na Corte, o que dificultou o tratamento de problemas locais (como a seca ocorrida em 1816) e causou o atraso no pagamento de soldados, gerando grande descontentamento entre o povo de Pernambuco. Foi o único movimento libertário do período de dominação portuguesa que venceu a fase de conspiração e alcançou o processo revolucionário de tomada do poder. A repressão foi sangrenta: muitos rebeldes foram esfaqueados ou enforcados com seus corpos desmembrados após a morte, enquanto outros morreram na prisão. Também em retaliação, Pernambuco foi desmembrado, com a sanção de Dom João VI, a Comarca das Alagoas, cujos proprietários rurais permaneceram leais à Coroa e, como recompensa, conseguiram formar um capitão independente.

Luís do Rego Barreto, o carrasco da revolução pernambucana, retornou à Europa em 1821: Pernambuco foi a primeira província brasileira a expulsar os exércitos portugueses.

Os revolucionários, de várias partes da colônia, tinham como objetivo principal a conquista da independência do Brasil de Portugal, com o estabelecimento de uma república liberal. O movimento abalou a confiança na construção do império americano sonhado por Dom João e, por esse motivo, é considerado o precursor da independência alcançada em 1822.

Convenção de Beberibe (1821)

Pernambuco foi a primeira província brasileira a se separar do Reino de Portugal, onze meses antes de o príncipe Dom Pedro de Orleans e Bragança declararem independência do Brasil. Em 29 de agosto de 1821, iniciou-se um movimento armado contra o governo do capitão General Luís do Rego Barreto - o carrasco da revolução pernambucana - culminando com a formação da Junta de Goiana, vencendo a rendição das tropas portuguesas em uma capitulação assinada no dia 5. Outubro do mesmo ano, quando a Convenção de Beberibe, responsável pela expulsão dos exércitos portugueses do território de Pernambuco. O movimento constitucionalista de 1821 é considerado o primeiro episódio da independência do Brasil.

Confederação do Equador (1824)

A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário separatista e republicano que ocorreu em Pernambuco. É considerado um derivado da revolução pernambucana e representou a principal reação contra a tendência absolutista e política centralizadora do governo do imperador Dom Pedro I (1822-1831), delineada em uma carta concedida desde 1824, a primeira Constituição do país.

O exército do Império Brasileiro ataca as forças confederadas em Recife em 1824, no contexto da Confederação do Equador.

Dom Pedro I, mesmo após a independência do Brasil, permaneceu ligado aos interesses da coroa portuguesa e foi solidário com uma proposta, feita por seu pai Dom João VI, de recriar o Reino Unido com base em uma fórmula que daria ao Brasil uma ampla autonomia, pois assim preservariam seus direitos no trono português. A fórmula, no entanto, tem sido vista por muitos pernambucanos como uma tentativa de recolonização. Além disso, a província de Pernambuco se ressentia de pagar altos impostos ao Império, o que os justificava como necessários para realizar as guerras provinciais após a independência (algumas províncias resistiram à separação de Portugal). Pernambuco esperava que a primeira constituição do império fosse federalista e daria autonomia às províncias para resolver seus problemas.

A repressão do movimento era sério. O imperador tomou emprestado da Inglaterra e contratou tropas no exterior, que foram para Recife sob o comando de Thomas Cochrane. Os rebeldes foram subjugados e vários líderes da revolta, como Frei Caneca, foram enforcados ou fuzilados. Também em represália, Dom Pedro I desconectou-se do território de Pernambuco, com um decreto de 7 de julho de 1824, o vasto distrito do Rio de São Francisco (atual Oeste da Bahia), passando inicialmente para Minas Gerais e posteriormente para a Bahia. Esta foi a última porção de terra desmembrada por Pernambuco, impondo à província uma grande redução da extensão territorial, de 250 mil km² para 98 mil km².

Revolução Praieira (1848-1850)

Mapa da província de Pernambuco, 1889. Arquivo Nacional.

A revolução da Praieira, também chamada de "revolta da Praieira", "revolta da Praieira" ou simplesmente "Praieira", foi um movimento liberal e separatista que ocorreu na província de Pernambuco entre 1848 e 1850. A última revolta provincial é ligada às lutas políticas e partidárias que marcaram o período de regência e o início do segundo reinado. Sua derrota foi uma demonstração de força pelo governo de Dom Pedro II (1840-1889). A monarquia brasileira foi fortemente contestada pelas novas idéias liberais da época. Além do descontentamento com o governo imperial, grande parte da população de Pernambuco estava insatisfeita com a concentração de terras e o poder político na província, a mais importante do nordeste. Foi nesse contexto que surgiu o Partido Praia, criado para contrastar o Partido Liberal e o Partido Conservador, ambos dominados por duas famílias poderosas que viveram fazendo acordos políticos entre eles. Houve uma série de lutas pelo poder até que a luta armada começou em 7 de novembro de 1848. Em Olinda, os líderes das praias lançaram o "Manifesto pelo Mundo" e começaram a lutar contra as tropas do governo imperial, que interveio e encerrou a maior insurreição no Segundo Reino.

Geografia

Geografia de Pernambuco

Mapa topográfico do território de Pernambuco

Pernambuco é um dos menores estados do país. Apesar disso, possui paisagens diferentes: montanhas, planaltos, pântanos, praias semi-áridas e diferentes.

O estado possui 187 km de costa, com altitude crescente desde a costa até o interior. As planícies costeiras têm uma altitude de até 200 metros, com um relevo na península (mamelonar), e alguns pontos do platô de Borborema excedem 1.000 m de altitude. Na margem oeste de Agreste, está a Depressão de Sertaneja, uma depressão relativa com altitude média de 400 m que se estende na margem leste da Chapada do Araripe. Pernambuco é delimitada pela Paraíba e Ceará ao norte, Alagoas e Bahia ao sul, Piauí ao oeste e Oceano Atlântico ao leste. Mais da metade do estado está localizado no nordeste - oeste e região central de Pernambuco. É um local onde as chuvas são escassas e o clima é semi-deserto (semi-árido), devido à retenção de parte das chuvas no platô de Borborema e às correntes de ar seco do sul da África. É no domínio da caatinga, com uma estação chuvosa limitada a cerca de quatro meses por ano, e em anos periódicos as chuvas podem ficar abaixo da média ou mesmo acima da média.

Clima

O estado de Pernambuco é caracterizado por dois tipos de clima: tropical úmido (predominante na costa) e semi-árido (interior predominante), respectivamente As 'e BSh na classificação climática Köppen-Geiger.

Note-se, no entanto, que existem variações desses dois tipos climáticos em algumas regiões: no centro-leste de Pernambuco, o clima de altitude tropical (Cwa) é relativamente comum, principalmente no platô de Borborema e em outras regiões montanhosas com presença. de microclimas, áreas onde as temperaturas são mais amenas, atingindo um mínimo de 10 ° C; e no centro-oeste do estado existem regiões com climas como o semiárido muito quente (BSs'h '), áreas nas quais as temperaturas são mais altas, com picos que podem exceder 40 ° C. Pernambuco tem um dos maiores déficit hídrico no Brasil. No sertão, as médias de precipitação variam entre 400 mm e 600 mm por ano. Na natureza, eles estão entre 500 mm e 900 mm. E na área florestal, a precipitação média anual varia entre 1.500 e 2.000 mm.

Hidrografia

Seção do rio São Francisco em Petrolina, interior.

O pau-brasil, mais conhecido como pau-de-pernambuco em países como França e Itália, foi quase completamente deslumbrado pelo estado, assim como a Mata Atlântica (foto).

Existem dois domínios hidrográficos que dividem o estado de Pernambuco. O primeiro inclui pequenas bacias hidrográficas independentes formadas por rios costeiros que fluem diretamente para o Oceano Atlântico, formando as bacias dos rios Goiana, Capibaribe, Ipojuca, Beberibe, Camarajibe e Una. O segundo domínio é constituído pela porção pernambucana da bacia do rio São Francisco, que tem como pequenos afluentes, na margem esquerda, os rios sertanejos (chamados por atravessarem o interior do estado): Moxotó, Pajeú, Ipanema e Navio do Navio.

Em Pernambuco, São Francisco é o rio principal e, com exceção deste e dos rios costeiros, todos os rios do estado têm regimes temporários, ou seja, só fluem na estação chuvosa.

Duas regiões hidrográficas brasileiras cobrem o território de Pernambuco: São Francisco e Atlântico Nordeste Leste.

Meio Ambiente

A cobertura vegetal de Pernambuco consiste em uma floresta tropical perene, uma floresta tropical semidecídua e caatinga. A floresta tropical (Mata Atlântica) já cobriu toda a área a leste da encosta leste do planalto de Borborema, razão pela qual a região se tornou a área florestal. Atualmente, restam poucos restos de vegetação primitiva, que deram lugar a campos culturais e pastagens artificiais. A área de transição entre climas úmidos e semi-áridos é coberta por uma vegetação florestal específica, onde espécies das florestas do Atlântico e da Caatinga se misturam. É a vegetação do agreste, que também dá nome à região. Finalmente, no restante do estado, que é no interior, a caatinga, característica do interior, domina.

Parque Nacional Catimbau

Praia dos Carneiros

A lei estadual 13.787 / 09, de 8 de junho de 2009, estabeleceu o sistema estadual de unidades de conservação da natureza (SEUC). Em 2015, Pernambuco possuía 80 unidades de conservação estaduais: 40 para proteção integral (31 refugiados da vida selvagem - RVS; 5 parques estaduais - PE; 3 estações ecológicas - ESEC; e 1 monumento natural - MONA) e 40 para uso sustentável (18 áreas de proteção ambiental - APA; 13 reservas privadas de patrimônio natural - RPPN; 8 reservas florestais urbanas - FURB; e 1 área de significativo interesse ecológico - ARIE).

Em Pernambuco, o Instituto de Conservação da Biodiversidade de Chico Mendes administra 11 unidades de conservação: dois parques nacionais, uma estação ecológica, uma floresta nacional, três áreas de proteção ambiental, uma reserva extrativista e três reservas biológicas. As unidades de conservação gerenciadas pelo governo brasileiro em Pernambuco são o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (em Fernando de Noronha), o Parque Nacional Catimbau (em Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga), a área de proteção ambiental Fernando de Noronha Noronha (em Fernando de Noronha), a área de proteção ambiental da Costa dos Corais (em Barreiros, Rio Formoso, São José da Coroa Grande e Tamandaré), a área de proteção ambiental da Chapada do Araripe (em Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Ipubi , Serrita, Moreilândia e Trindade), a Reserva Extrativista Acaú-Goiana (em Goiana), a Floresta Nacional dos Negreiros (em Serrita), a Estação Ecológica de Tapacurá (em São Lourenço da Mata), a Reserva Biológica Serra Negra (em Floresta, Inajá e Tacaratu), a Reserva Biológica Pedra Talhada (na Lagoa do Ouro) e a Reserva Biológica Saltinho (no Rio Formoso e Tamandaré).

Demografia

Demografia de Pernambuco

Segundo o censo demográfico de 2010 realizado pelo IBGE (última contagem oficial), a população de Pernambuco era de 8.796.448 habitantes, sendo o sétimo estado mais populoso do Brasil, representando 4,7% da população brasileira. Destes, 4 230 681 habitantes eram homens e 4.565 767 habitantes eram mulheres. Ainda segundo o mesmo censo, 7 052 210 habitantes residiam na área urbana e 1 744 238 na área rural. A maior aglomeração urbana do estado é a concentração urbana de Recife, que além da capital possui mais 14 municípios e com 3 741 904 habitantes registrados, em 2010 foi a quarta concentração urbana mais populosa do Brasil e a mais populosa do Norte. Nordeste. A densidade populacional de Pernambuco era de 89,47 habitantes / km² em 2010, a sexta maior do Brasil. Esse indicador, no entanto, mostrou contrastes acentuados com base na região analisada, variando de 1 342,86 habitantes / km² na região metropolitana de Recife até o valor mínimo de 23,2 habitantes / km² na extinta mesorregião de São Francisco Pernambucano.

Seguinte Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o índice de desenvolvimento humano do estado (IDH-M), considerado alto, era de 0,727 em 2017. O município com o maior IDH foi Fernando de Noronha ( de fato um distrito estadual), com um valor de 0,788 em 2010; enquanto Manari, localizado no extremo Sertão do Moxotó, teve o menor valor, 0,477. Recife, a capital, tinha um IDH de 0,772. O nível de desenvolvimento social de Pernambuco é superior ao dos países menos desenvolvidos, mas ainda é inferior à média brasileira. No entanto, Pernambuco possui o melhor serviço de coleta de esgoto no norte, nordeste e sul do Brasil e o quinto maior número de médicos por grupo de 1.000 habitantes no Brasil, além de apresentar a menor taxa de mortalidade infantil, a melhor prevalência de segurança alimentar e a maior renda per capita no nordeste do país.

Municípios mais populosos:

Composição racial

Imigração para Pernambuco

Segundo dados publicados pelo IBGE, para o ano de 2009 a população de Pernambuco é composta por: Pardos (multiracial) (57,6%); Branco (36,6%); Preto (5,4%); e amarelo e indígena (0,3%) Segundo um estudo genético de 2013, a composição genética da população de Pernambuco é de 56,8% na Europa, 27,9% na África e 15,3% nos ameríndios.

indígena

A presença de indígenas em Pernambuco remonta a mais de 10.000 anos atrás. As pinturas rupestres são encontradas em diferentes áreas do interior e no interior do estado, as mais conhecidas são as do Vale do Catimbau, no município de Buíque, no interior de Pernambuco. Segundo dados da Funai, Pernambuco atualmente possui cerca de 40 mil índios.

Africanos

Foi na Capitania de Pernambuco, entre 1539 e 1542, que os primeiros escravos negros chegaram do Brasil colonial, para trabalhar na cultura da cana e na fabricação de açúcar.

A igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Olinda foi a primeira igreja no Brasil pertencente a uma irmandade negra. Escultura em estilo nacional português da Capela Dourada, em Recife.

O Museu Murillo La Greca, em Recife, foi criado em homenagem ao pintor pernambucano Murillo La Greca, filho de imigrantes italianos.

Deutscher Klub Pernambuco

A Sede do Derby, anteriormente Mercado Modelo Coelho Cintra, construiu onde uma pista inglesa costumava trabalhar.

Antiga Rua dos Judeus, em Recife, 1855.

O número de prisioneiros de ascendência africana aumentou consideravelmente desde então. Em 1584, 15.000 escravos trabalhavam em pelo menos 50 usinas. Esse número aumentou para 20.000 escravos em 1600. Em meados do século XVII, a população escrava era de 33 a 50.000 pessoas. Pernambuco foi uma das regiões que recebeu o maior número de escravos africanos no Brasil. Durante o comércio de escravos, 824.312 africanos, 17% de todos os escravos trazidos para o Brasil, entraram no litoral de Pernambuco. Dos africanos no estado, 79% vieram da região centro-oeste da África. Atualmente, os países de Angola, a República do Congo e a República Democrática do Congo estão localizados nessa região.

Português

Além de todo o patrimônio genético, arquitetônico, musical e dialético, Portugal está presente em Pernambuco com o Clube Português do Recife, o Real Hospital Português e o Gabinete Português de Leitura. O surgimento da pista de hóquei tradicional em Pernambuco na década de 1950, por exemplo, é uma conseqüência da imigração portuguesa. Os portugueses também participaram do assentamento das regiões de São Francisco e do interior de Pernambuco, adquirindo terras para criação de gado.

espanhol

No início da colonização, os espanhóis estavam presentes com os portugueses. Entre as últimas décadas do século XIX e o início do século XX, Recife também recebeu imigrantes da Espanha.

italiano

A presença italiana em Pernambuco remonta ao século XVI. O mestre da plantação Filippo Cavalcanti, um nobre da cidade de Florença, casou-se com Catarina de Albuquerque, filha do governador Jerônimo de Albuquerque, com a indiana Maria do Espírito Santo Arcoverde, dando origem ao clã Cavalcantis (ou Cavalcantes, na variante aportuguesada), reconhecida como a maior família do Brasil. O casamento de Filippo e Catarina definiu um dos modelos genéticos das famílias no país, segundo o qual 90% dos brasileiros têm genes europeus do pai e 60%, genes ameríndios ou africanos da mãe. A imigração italiana no estado entre o final do século XIX e o início do século XX, concentrou-se ao longo da costa e na capital, com os italianos provenientes principalmente das províncias de Cosenza, Salerno e Potenza. Atualmente, existe um número significativo de descendentes de italianos no estado: cerca de 200.000.

holandês

Existem muitos mitos sobre a herança genética deixada pelos holandeses durante seu governo em Pernambuco. Culturalmente, os habitantes de cabelos dourados do estado são considerados de origem holandesa, mas a maioria deles, de fato, descende do norte de Portugal, motivo pelo qual ainda são chamados de "galegos", uma referência ao Reino da Galiza.

Entretanto, em 2000, a Universidade Federal de Minas Gerais coletou amostras de DNA de 50 indivíduos do estado natural para análise - durante o estudo "Retrato Molecular do Brasil" - e o resultado foi verificado que essas pessoas tinham em média 19% dos genes do haplogrupo 2, muito comuns na Holanda e na Alemanha. Cabe ressaltar que esse percentual foi o segundo maior encontrado no Brasil, logo após a região sul, com 28% e até superior à média encontrada em Portugal, que foi de 13%.

Há também outras evidências de que os holandeses, embora tenham saído principalmente após a insurgência pernambucana, deixaram descendentes no Brasil. Um exemplo é a família Buarque de Hollanda, descendente do capitão de cavalaria das tropas holandesas Gaspar Nieuhoff Van Der Ley, e que inclui, entre outras personalidades, o cantor e compositor Chico Buarque, neto do farmacêutico Pernambuco Cristóvão Buarque de Hollanda . Gaspar Van Der Ley casou-se com Maria Gomes de Mello e mudou-se para o litoral norte de Pernambuco entre 1630 e 1640.

alemão

As primeiras notícias sobre os alemães remontam ao século XVII, com a chegada dos holandeses ao estado. As duas guerras mundiais favoreceram a colônia alemã em Recife, que tinha mais de 1.200 imigrantes. Essa presença pode ser vista no Deutscher Klub Pernambuco, fundado em 1920, que antes era limitado à colônia alemã e seus descendentes.

Inglês

No início do século XIX, quando o regente príncipe Dom João VI abriu os portos do país, os britânicos começaram a chegar ao Brasil - principalmente em Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Naquela época, a cidade do Recife tinha cerca de 200 mil habitantes e a colônia inglesa já era muito expressiva. O cemitério britânico e a capela anglicana remontam ao período.

judeus

O judaísmo está presente em Pernambuco desde o século XVI. Os judeus sefarditas convertidos ao cristianismo eram considerados novos cristãos, muitos dos quais eram plantadores. No entanto, havia uma suspeita de uma prática oculta da religião judaica. Eles obtiveram a liberdade de professar sua religião na época de Maurício de Nassau, que logo foi travada quando os portugueses voltaram ao domínio da economia açucareira. Entre o final do século XIX e o início do século XX, uma segunda comunidade foi fundada na cidade de Recife, composta principalmente por judeus asquenazes de países como Polônia, Ucrânia, Rússia, Áustria e Alemanha. Alguns membros da comunidade Ashkenazi de Pernambuco ficaram famosos, como Mário Schenberg, Leopoldo Nachbin, Paulo Ribenboim, Aron Simis, Israel Vainsencher, Clarice Lispector, Leôncio Basbaum, Noel Nutels, entre outros.

Árabes

Em Recife, uma das características dos imigrantes árabes é o Lebanon Brazilian Club, construído pela colônia libanesa no bairro de Pina. O primeiro contato árabe com Pernambuco, no entanto, foi feito com os missionários católicos sírios que chegaram em caravanas portuguesas. O estado também abriga a segunda maior comunidade palestina do Brasil, concentrada na cidade do Recife, que começou a receber os primeiros imigrantes em 1903. Hoje, a comunidade tem cerca de 5.000 pessoas.

eu passarei

A miscigenação ocorre em Pernambuco desde o início da colonização. Um caso emblemático é o de Jerônimo de Albuquerque, que ganhou o apelido dos historiadores brasileiros "Adão Pernambucano". Jerônimo chegou ao capitão de Pernambuco em 1535 com sua irmã Brites de Albuquerque e seu marido, capitão doador Duarte Coelho, e logo iniciou uma série de sindicatos com mulheres indígenas - casando-se, por exemplo, com a princesa Muyrã Ubi (batizada com o nome cristão de Maria do Espírito Santo Arcoverde), no ritual Tabajara -, que ajudou a selar a paz entre europeus e povos indígenas. Ele também teve filhos com Felipa de Mello, com quem mais tarde se casou de acordo com as leis da Igreja, a pedido da rainha Catarina de Portugal, e, suspeita, com mulheres africanas que estavam começando a chegar na colônia. Não se sabe ao certo quantos filhos ele deixou, mas 36 foram reconhecidos, incluindo nomes conhecidos como Jerônimo de Albuquerque Maranhão, herói da conquista do Maranhão e fundador da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Religião

Catedral de Petrolina, construída em estilo neogótico.

Sinagoga Kahal Zur Israel, a sinagoga mais antiga da América.

Candomblé derramado em Pernambuco.

Segundo dados do censo de 2010 do IBGE, 5 834 601 habitantes eram católicos (66,33%), dos quais 5 801 397 católicos apostólicos romanos (65,95%), 26 526 católicos apostólicos brasileiros (0,30%) e 6 678 Católicos ortodoxos (0,08%); 1 788 973 evangélicos (20,34%), 1 102 485 de origem pentecostal (12,53%), 376 880 de missão (4,28%) e 309 608 não determinados (3,52%); 123.798 espíritas (1,41%); e 43.726 Testemunhas de Jeová (0,50%). Outros 914 954 não tinham religião (10,40%), incluindo 10 284 ateus (0,12%) e 5 638 agnósticos (0,06%); 80 591 seguiram outras religiões (0,90%); e 9 805 não o conheciam ou declararam (0,12%).

cristandade

As escolas tradicionais de Pernambuco são majoritariamente católicas, como o Colégio Damas da Instrução Cristã, o Colégio Marista São Luís e o Liceu Nóbrega de Artes e Oficinas. Os maiores, mais antigos, mais conhecidos e mais visitados pelos turistas são da Igreja Católica, como a Basílica do Carmo, a Basílica de São Bento, a Igreja Mãe do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, a Catedral e de São Pedro dos Clérigos, a Capela Dourada, a igreja de Carmo de Olinda, a igreja de Nossa Senhora das Neves, a catedral Sé de Olinda, a igreja de Santos Cosme e Damião, a igreja Madre de Deus, a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Olinda e Recife, Basílica da Penha, Basílica Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, entre outros, sinal de que o catolicismo romano é a religião mais professada entre de Pernambuco. A igreja católica de Pernambuco é administrativamente dividida em uma arquidiocese e nove dioceses: a arquidiocese de Olinda e Recife, atualmente comandada pelo arcebispo Dom Antônio Fernando Saburido e as dioceses de Afogados da Ingazeira, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Nazaré, Palmares Pesqueira, Petrolina e Salgueiro. Pernambuco é a unidade federativa da região nordeste com maior concentração de evangélicos, tanto em números absolutos quanto em proporções. 20,34% da população do estado, que corresponde a mais de 1,78 milhão de habitantes de Pernambuco, se declara protestante de acordo com o censo do IBGE de 2010, uma porcentagem muito maior do que as percentagens encontradas em outros estados do nordeste. Pernambuco tem as mais diversas denominações protestantes, como a Assembléia de Deus, uma igreja protestante com o maior número de crentes e templos no estado. Outras denominações pentecostais e neopentecostais presentes em Pernambuco são, entre outras: Igreja universal do Reino de Deus, Congregação cristã no Brasil, Igreja da Casa da Bença, Igreja de Deus é Amor, Igreja Evangélica do Evangelho Quadrangular, Igreja do Brasil Para Cristo, Igreja e igreja de Maranata Nova vida. Entre as denominações evangélicas tradicionais, os templos estaduais incluem igrejas orientadas para os batistas, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, a Igreja Presbiteriana, a Igreja Luterana, a Igreja Anglicana, a Igreja Metodista e a Igreja Congregacional.

Outras religiões

Entre os cristãos não-católicos e não-protestantes estão os espiritualistas, as Testemunhas de Jeová e os santos dos últimos dias. O templo afro-brasileiro mais conhecido é o Terreiro do Pai Adão, em Recife. Também há judeus. Algumas das personalidades judias que moravam na capital pernambucana foram a escritora Clarice Lispector, o filósofo Luiz Felipe Pondé, o engenheiro Mário Schenberg, o pintor de paisagens Roberto Burle Marx, entre outros. Budistas, hindus e muçulmanos são irrelevantes para a população do estado.

Governo e política

Política de Pernambuco

Lista de governadores de Pernambuco

O estado de Pernambuco é governado por três poderes: o Executivo, representado pelo Governador do Estado; o Legislativo, representado pela Assembléia Legislativa de Pernambuco; e o judiciário, representado pelo Tribunal de Justiça do estado de Pernambuco. Também é permitida a participação popular nas decisões do governo através de referendos e referendos. A atual constituição do estado de Pernambuco foi promulgada em 5 de outubro de 1989, além das mudanças resultantes de mudanças constitucionais subsequentes. O poder executivo de Pernambuco tem como foco o governador do Estado, eleito por sufrágio universal e voto direto e secreto, pela população, por um período de quatro anos, e pode ser reeleito para outro mandato pelo mesmo período. Sua sede é o Palácio Campo das Princesas, construído em 1841 pelo engenheiro Morais Âncora, a pedido do então governador Francisco do Rego Barros. Inúmeros políticos passaram pelo governo de Pernambuco, o mais recente deles é Paulo Henrique Saraiva Câmara, economista de Recife formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Além do governador, também há a função de vice-governador do estado, atualmente exercido por Luciana Santos. O poder legislativo de Pernambuco é unicameral, constituído pela Assembléia Legislativa de Pernambuco, localizada no distrito de Boa Vista, na cidade do Recife. É composto por 49 deputados, eleitos a cada quatro anos. No Congresso Nacional, a representação pernambucana é composta por três senadores e 25 deputados federais.

O judiciário é exercido pelos juízes e tem a capacidade e a prerrogativa de julgar, de acordo com as regras e leis constitucionais criadas pelo poder legislativo. Atualmente, a presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco é exercida pelo juiz Leopoldo de Arruda Raposo. Representações desse poder se espalharam por todo o estado entre condados.

Palácio Campo das Princesas, sede do poder executivo de Pernambuco.

Assembléia Legislativa de Pernambuco, sede do poder legislativo de Pernambuco.

Tribunal de Justiça de Pernambuco, sede do judiciário estadual.

Divisão político-administrativa

Lista de regiões geográficas intermediárias e imediatas de Pernambuco, Lista de municípios de Pernambuco e Lista de municípios de Pernambuco por população

The People:

Pernambuco é dividido em subdivisões geográficas denominadas regiões geográficas intermediárias e regiões geográficas imediatas e subdivisões administrativas denominadas comuns. As regiões geográficas intermediárias foram apresentadas em 2017, com a atualização da divisão regional do Brasil, e correspondem a uma revisão das antigas mesorregiões, em vigor desde a divisão de 1989. As regiões geográficas imediatas, por sua vez, substituíram o microrregiões. A divisão de 2017 teve como objetivo abranger as transformações relacionadas à rede urbana e sua hierarquia que ocorreram após as divisões anteriores e deve ser utilizada para o planejamento de políticas públicas e ações de gestão e para a divulgação de estatísticas e estudos do IBGE. As regiões geográficas intermediárias compreendem as principais regiões do estado, que reúnem vários municípios em uma área geográfica. Criado pelo IBGE, esse sistema de divisão tem aplicações importantes na formulação de políticas públicas e no subsidio do sistema de tomada de decisão para a localização das atividades socioeconômicas. As quatro regiões geográficas intermediárias do estado são: a região geográfica intermediária do Recife; a região geográfica intermediária de Caruaru; a região geográfica intermediária da Serra Talhada; e a região geográfica intermediária de Petrolina. Essas regiões intermediárias são, por sua vez, divididas em regiões geográficas imediatas.

Pernambuco possui 18 regiões geográficas imediatas: Recife, Goiana-Timbaúba, Palmares, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Carpina, Barreiros-Sirinhaém, Surubim, Escada-Ribeirão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Belo Jardim-Pesqueira, Serra Talhada, Afogados Ingaze. , Salgueiro, Petrolina e Araripina. Por fim, existem os municípios, distritos territoriais que possuem relativa autonomia e concentram um poder político local, cujo sistema funciona com dois poderes: o Executivo é o Município e o Legislativo, o Conselho Municipal. No total, Pernambuco é dividido em 185 municípios, tornando-se a décima primeira unidade da federação com o maior número de municípios. Alguns desses municípios formam aglomerações urbanas. Em Pernambuco, existe oficialmente uma região metropolitana, Recife, e uma região integrada de desenvolvimento econômico, Polo Petrolina e Juazeiro.

economia

Economia de Pernambuco

Exporta produtos de Pernambuco em 2015.

Na época do Brasil colonial, Pernambuco era o mais rico dos capitães e responsável por mais da metade das exportações brasileiras de açúcar. Sua riqueza foi objeto de interesse de outras nações e, no século XVII, os holandeses se estabeleceram no estado. A cana-de-açúcar continua sendo o principal produto agrícola na área florestal de Pernambuco, embora o estado não seja mais o maior produtor do país. Apesar da queda no açúcar, Pernambuco permaneceu entre as cinco principais economias estaduais do país até meados da década de 1940: em 1907, o estado teve sua quarta produção industrial no Brasil, depois do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul e antes de estados como Minas Gerais e Paraná; e em 1939, Pernambuco ainda era a quinta maior economia entre os estados brasileiros, depois de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Depois de permanecer estagnado durante a chamada "década perdida" (1985-1995), o estado está testemunhando uma importante mudança em seu perfil econômico, com investimentos nos setores naval, automotivo, petroquímico, biotecnológico, farmacêutico e de tecnologia da informação , que estão dando um novo impulso à sua economia, que cresceu acima da média nacional.

Em 2017, o estado registrou um PIB nominal de R $ 181,551 bilhões, o décimo maior do país, com uma participação de 2,8% no PIB brasileiro. No mesmo ano, registrou um PIB per capita nominal de 19.164,52 reais, o maior do nordeste brasileiro.

O principal empreendimento da indústria naval de Pernambuco é o Estaleiro Atlântico Sul, o maior estaleiro naval do hemisfério sul.

Atualmente, Pernambuco é o maior produtor de acerola e goiaba, o segundo produtor de uva, o terceiro produtor de manga e coco, o terceiro pólo de floricultura e o sétimo produtor de cana-de-açúcar no Brasil. Pernambuco também é o quarto produtor nacional de ovos, o sexto frango e a oitava maior bacia leiteira do país.

A produção industrial de Pernambuco está entre as maiores do Norte-Nordeste. Destacam-se os produtos naval, automotivo, químico, metalúrgico, vidro plano, eletrônicos e minerais não metalizados, têxteis e alimentícios. Atualmente, o complexo industrial e portuário de Suape, localizado na área do porto de mesmo nome, região metropolitana de Recife, é o principal centro industrial de Pernambuco.

A capital do estado abriga o Porto Digital, reconhecido como o maior parque tecnológico do Brasil, com mais de 200 empresas, incluindo multinacionais como Accenture, Oracle, ThoughtWorks, Ogilvy, IBM e Microsoft, que empregam cerca de seis mil pessoas e representam 3,9% do PIB de Pernambuco. O Centro Médico de Recife, considerado o segundo maior do país, atende pacientes do Brasil e do exterior. Os estrangeiros que vão a Recife em busca de atendimento médico, principalmente africano e norte-americano, buscam serviços de qualidade e preços acessíveis.

Turismo

Turismo em Pernambuco

Porto de Galinhas foi eleita a melhor praia do Brasil dez vezes seguidas, segundo a revista Viagem e Turismo.

O Cine Teatro Guarany, na cidade montanhosa de Triunfo, localizado a 1.004 metros acima do nível do mar, no interior. O turismo em Pernambuco oferece inúmeras atrações históricas, naturais e culturais. Os principais pontos turísticos do estado são: Fernando de Noronha, Ipojuca, Tamandaré, Cabo de Santo Agostinho e Itamaracá (Sol e Praia); Bonito, Bezerros e Petrolina (Ecoturismo e Aventura); Buíque (arqueológico); Garanhuns, Gravatá e Triunfo (Serrano); Olinda, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru (Cultural); Vicência, Moreno, Carpina, Goiana e Nazaré da Mata (rural); e Recife (cultural, sol e praia, negócios e saúde). Segundo a pesquisa "Hábitos de consumo do turismo brasileiro 2009", realizada pela Vox Populi, Pernambuco foi o segundo destino turístico favorito de potenciais clientes brasileiros, já que 11,9% dos turistas optaram pelo estado nas categorias examinadas; e de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), Pernambuco foi o terceiro maior centro de eventos internacionais do Brasil em 2011.

O litoral de Pernambuco tem cerca de 187 km de extensão, entre praias e falésias, áreas urbanas e locais praticamente não contaminados. Limita a Paraíba ao norte e Alagoas ao sul. Além da costa continental, o estado possui o arquipélago de Fernando de Noronha e suas 16 praias.

No litoral sul, as praias mais populares são, entre outras, Porto de Galinhas, Carneiros, Serrambi, Maracaípe, Muro Alto, Calhetas, Paiva e Ilha de Santo Aleixo.

As atrações turísticas da costa norte também são muito relevantes. As praias mais populares são Ilha de Itamaracá, Ilha da Coroa do Avião e Praia de Maria Farinha, a última conhecida por abrigar o Parque Aquático Veneza, um dos maiores parques aquáticos do Brasil. Edifícios coloniais como Forte Orange, na ilha de Itamaracá, e a Igreja de Santos Cosme e Damião (a igreja mais antiga do Brasil segundo o IPHAN) em Igarassu também são populares entre os turistas que cruzam a região.

Fernando de Noronha é um dos destinos nacionais mais conhecidos no exterior. Algumas de suas principais atrações são Baía do Sancho - eleita a melhor praia do mundo pelos usuários do site de viagens do TripAdvisor - Baía dos Porcos, Baía dos Golfinhos, Morro Dois Irmãos, Forte Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha e Vila dos Remédios . As ilhas são muito famosas pelo mergulho e o único lugar no Oceano Atlântico onde é possível ver grupos de golfinhos-rotadores. O arquipélago foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O planalto de Borborema e os pântanos de altitude são opções para quem procura um clima ameno. Cidades montanhosas de Pernambuco, como Garanhuns, Triunfo e Gravatá, atraem milhares de visitantes. O Garanhuns Winter Festival (FIG), criado em 1991, apresenta uma maratona de atrações nacionais e internacionais de estilos musicais como rock, MPB, blues, jazz, forró e música instrumental nas praças e parques da cidade.

Fernando de Noronha, arquipélago de Pernambuco, declarou um patrimônio natural da humanidade pela UNESCO. Na foto, a Baía dos Porcos.

A infraestrutura

Saudações

A antiga Santa Casa de Misericórdia de Olinda (centro da imagem) foi o primeiro hospital do Brasil.

Real Hospital Português, o maior complexo hospitalar do Norte-Nordeste.

Pernambuco tem uma longa tradição no campo da medicina. Foi no estado que surgiu o primeiro hospital no Brasil: a Santa Casa de Misericórdia de Olinda, fundada no ano de 1540 e extinta em 1860 com a criação da Santa Casa de Misericórdia de Recife. E foi em Recife que a primeira cesariana no país foi realizada, em 1817, pelas mãos do Dr. Pernambuco Correia Picanço - fundador das primeiras faculdades de medicina do Brasil e aclamado "Patriarca da medicina brasileira".

Em 2009, havia 4.149 hospitais em Pernambuco, com 19.204 leitos. Alguns dos principais hospitais do estado são o Hospital Real Português, IMIP, Hospital da Restauração, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, Hospital Ulisse Pernambucano, Hospital Barão de Lucena, Departamento Hospitalar e Emergência de Cardiologia da Universidade Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco. O Hospital da Restauração é a maior emergência pública eo serviço de emergência e trauma mais complexo do Nordeste, que recebe pacientes de todo o estado e estados vizinhos. Referência nas áreas de trauma, neurocirurgia, neurologia, cirurgia geral, clínica médica e ortopedia, possuem 704 leitos cadastrados no Ministério da Saúde (SM) para atender à aplicação apresentada. Em junho de 2010, a antiga emergência geral foi dividida em três emergências com entradas e espaços independentes: emergência pediátrica, emergência traumatológica e emergência clínica. Pernambuco abriga um dos três bancos de couro do Brasil, os outros dois estão localizados em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Em 2013, o estado possuía o quinto maior número de médicos por grupo de 1.000 habitantes no Brasil e sua capital, Recife, o segundo maior número de médicos por grupo de 1.000 habitantes no país - segundo o Conselho Federal de Medicina.

Educação

Lista de instituições de ensino superior de Pernambuco

As principais estruturas educacionais de Pernambuco estão concentradas na capital.

A Faculdade de Direito de Recife é a mais antiga faculdade de direito do Brasil, juntamente com o curso de direito da Universidade de São Paulo (USP).

A Universidade Federal de Pernambuco, a principal instituição de ensino superior do estado, foi classificada em 2013 pela QS World University Rankings como a melhor universidade do Nordeste e a oitava melhor universidade federal brasileira, além das 15 melhores universidades do país. tendo ocupado a 43ª posição entre instituições latino-americanas; e, embora tenha sido ultrapassado pela UFPR desde o ano anterior, continua à frente de instituições como a UFSC e a UFBA. A UFPE também é a melhor universidade do Norte-Nordeste segundo o ranking universitário da Folha 2012, além de ser a única universidade nessas duas regiões entre as dez melhores do país.

Pernambuco possui suas principais escolas e universidades fundadas no século XIX, e algumas se destacam nacionalmente. A centenária Faculdade de Direito de Recife, nascida da transferência da Faculdade de Direito de Olinda e agora ligada à UFPE, foi o primeiro curso de direito no Brasil, juntamente com o curso em San Paolo, ainda sob Dom Pedro I. nomes importantes da História brasileira estudada, destacando expoentes como Barão do Rio Branco, Castro Alves, Clóvis Beviláqua, Tobias Barreto, Ruy Barbosa, Joaquim Nabuco, Eusébio de Queirós, Teixeira de Freitas, Raul Pompeia, Nilo Peçanha, Augusto dos Anjos, Epitácio Pessoal e Assis Chatea , José Lins do Rego, Graça Aranha, Pontes de Miranda, entre muitos outros. Ainda hoje, a famosa Faculdade de Direito do Recife, que honra sua tradição, é um centro de excelência no ensino de direito, estando, tanto no nível universitário quanto no universitário, entre os cinco melhores cursos de direito do Brasil, segundo a OAB e o MEC. .

Além da Universidade Federal de Pernambuco, outras grandes instituições de ensino superior localizadas no estado são: a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), fundada em 1912 como Escola de Agricultura; a Universidade de Pernambuco, antiga FESP, uma universidade pública estadual que possui campi em várias cidades do estado; e a Universidade Federal do Vale do São Francisco, a primeira universidade federal fundada no interior do nordeste.

Pernambuco se destaca por sua educação tecnológica. O Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn UFPE), responsável pelos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, é um importante fornecedor de mão de obra especializada em tecnologia para a Microsoft. E o estado também possui excelentes instituições de ensino médio: a Faculdade de Aplicação da UFPE foi eleita três vezes a melhor escola pública do Brasil.

Transporte

Mapa multimodal. Pernambuco possui a maior extensão de rodovias duplicadas no norte-nordeste. O porto de Suape foi eleito o melhor porto do Brasil em 2010.

O aeroporto internacional de Recife-Guararapes é o maior e mais movimentado complexo aeroportuário do nordeste e norte do país.

Pernambuco foi o segundo estado do Brasil a ter uma ferrovia quatro anos depois do Rio de Janeiro. É o primeiro trecho, com 31 km de extensão, da companhia ferroviária de Recife e São Francisco, inaugurado em 1858, sendo o maior do país naquele ano e o primeiro administrado por uma empresa estrangeira. Menos de uma década depois, Recife se tornou a primeira cidade do mundo a operar locomotivas a vapor construídas especificamente para as ruas. O sistema, conhecido como "maxambomba" (da bomba inglesa da máquina), tinha locomotivas construídas pela Manning Wardle & Co., e foi inaugurado em 1867. Anteriormente, as canoas eram o principal método de transporte de pessoas e mercadorias da capital de Pernambuco e, para os ricos, cavalos e carruagens. A rota da maxambomba tinha 22 quilômetros de extensão e 20 estações, até quando 1919 foi substituído por bondes elétricos. Em 1930, Recife se tornou a primeira cidade da América do Sul com uma conexão direta (sem escalas) com a Europa, principalmente com a Alemanha, através de aeronaves. Hoje, a capital de Pernambuco possui a única estação de ancoragem de aeronaves do mundo preservada em sua estrutura original, a Torre do Zeppelin.

Atualmente, o estado tem cobertura para todos os tipos de transporte: aéreo, ferroviário, marítimo e rodoviário.

A Infraero opera dois aeroportos em Pernambuco. O aeroporto internacional de Recife-Guararapes é o maior e mais movimentado complexo aeroportuário do Norte-Nordeste, com capacidade para 16,5 milhões de passageiros por ano e um dos aeroportos mais modernos do Brasil. E o Aeroporto Internacional de Petrolina possui a segunda maior pista de pouso do Nordeste, o que possibilita o gerenciamento de grandes aviões de carga para exportação de frutas produzidas no vale do São Francisco.

O estado também possui dois portos marítimos: Suape, localizado no município de Ipojuca; e Recife, um dos mais antigos do Brasil, que muitos estudiosos afirmam ter fundado a cidade de Recife. Também possui um porto fluvial em Petrolina. O porto de Suape, o porto mais importante de Pernambuco, é um dos maiores do Brasil e administra navios 365 dias por ano, sem restrições de horário de maré, e possui um sistema de monitoramento de atracação para navios a laser que permite controle eficaz e seguro, oferecendo condições técnicas que atendem aos padrões dos portos mais importantes do mundo.

A rede rodoviária de Pernambuco é composta por quatorze rodovias federais, setenta e quatro rodovias estaduais e municipais. As mais importantes são a BR-101, que, avançando ao longo da costa estadual, liga de norte a sul - o trecho de Pernambuco é completamente duplicado -, passando pela Grande Recife; e a BR-232, que liga a capital do estado na direção leste-oeste - com um trecho duplicado de 237 km (Recife para São Caetano) -, passando por importantes cidades como Vitória de Santo Antão, Gravatá, Caruaru , Belo Jardim, Pesqueira, Arcoverde, Serra Talhada e Salgueiro. A conexão Salgueiro-Petrolina é feita pelas rodovias BR-116, BR-316 e BR-428. Pernambuco possui a maior rede de estradas duplicadas do Norte-Nordeste de acordo com o Anuário de Transportes da CNT 2016, com 462,8 km de rodovias de pista dupla em 2015.

A Transnordestina, com 1.752 km de extensão, é o principal projeto ferroviário em andamento no estado e pretende conectar a cidade de Eliseu Martins (no Piauí) ao porto de Suape e ao porto de Pecém (Ceará). O metrô de Recife, o primeiro sistema de metrô do norte-nordeste, foi inaugurado em março de 1985 com a linha Werneck-Centro. É operado pela CBTU e transporta cerca de 400 mil passageiros por dia.

Média

A Rede Globo Nordeste, com sede no estado, é o único emissor da Globo no norte-nordeste.

Os jornais foram os primeiros meios de comunicação de massa do estado. Aurora Pernambucana foi o primeiro jornal de Pernambuco e o terceiro publicado no Brasil. O número n. 1 foi publicado em 27 de março de 1821, em formato 25 x 17 cm, com quatro páginas, em papel de linho e impresso na Oficina do Trem Nacional de Pernambuco, em Recife.

Pernambuco possui três jornais principais: Diario de Pernambuco (o jornal mais antigo em circulação na América Latina); o Jornal do Commercio; e Folha de Pernambuco. A primeira estação de rádio apareceu no final da década de 1910. A Rádio Clube de Pernambuco é a estação de rádio mais antiga do Brasil: realizou sua primeira transmissão de um estúdio improvisado em Ponte d'Uchoa, em Recife, em 6 de abril de 1919, liderado por radiografista Antônio Joaquim Pereira. Pernambuco possui vários geradores, afiliados e retransmissores de televisão. Algumas das emissoras - filiais e afiliadas - presentes no estado são: TV Globo Nordeste (Globo - Recife); TV Asa Branca (Globo - Caruaru); TV Grande Rio (Globo - Petrolina); TV Clube (RecordTV - Recife); TV Jornal Interior (SBT - Caruaru); Jornal de TV (SBT - Recife); TV Tribuna (Banda - Recife); e TV Pernambuco (TV Brasil - Caruaru / Recife).

Ciência e Tecnologia

O Porto Digital, localizado no distrito de Recife Antigo, na capital do estado, é o maior parque tecnológico do Brasil e uma referência mundial na produção de software.

Em 1895, foi criada a Escola de Engenharia de Pernambuco, a primeira escola de engenharia fora da região sudeste. Nele, que logo se tornou uma das principais instituições científicas do país, surgiu uma onda de grandes cientistas brasileiros, como Mário Schenberg, José Leite Lopes e Leopoldo Nachbin, graças à ação catalítica do professor Luís Freire, conhecido por ter participado ativamente da movimentos a favor da criação de escolas adequadas para treinar pesquisadores em matemática e física. Reconhecido como o berço de cientistas e nomes excepcionais conhecidos nas ciências exatas, Pernambuco também deu origem a nomes como Paulo Ribenboim, Aron Simis, Samuel MacDowell, Gauss Moutinho Cordeiro, Israel Vainsencher, Josué de Castro, Joaquim Cardozo, Norberto Odebrecht, Cristovam Buarque, Souza Souza, Ricardo Barros de Carvalho Ferreira, Leandro do Santíssimo Sacramento, José Tibúrcio Pereira Magalhães, Fernando Antonio Figueiredo Cardoso da Silva, Antônio de Queiroz Galvão, João Santos, entre muitos outros.

Seguindo sua tradição nas ciências exatas, Pernambuco é atualmente um dos estados brasileiros mais importantes no setor de tecnologia da informação. O Porto Digital, um ambiente corporativo de TI criado em 2000 no centro histórico de Recife, é reconhecido pela A.T. Kearney é o maior parque tecnológico do Brasil em termos de receita e número de empresas: devido à sua relevância no setor, a capital de Pernambuco é a única cidade brasileira, com exceção de São Paulo, que abriga edições do evento de tecnologia Campus Party.

O estado também se destaca pela educação tecnológica. O Centro de Computação da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE), considerado um dos principais centros acadêmicos de informática da América Latina e responsável pelos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, é um grande fornecedor de mão de obra especializada em tecnologia para o Porto Digital e para várias multinacionais do setor de tecnologia. A Universidade Federal de Pernambuco foi uma das cinco instituições de ensino selecionadas mundialmente para o programa de pesquisa mundial da Microsoft, que permitiu o acesso ao código fonte dos componentes do Visual Studio. As outras quatro universidades selecionadas foram a Universidade de Yale - Estados Unidos; Universidade Monash - Austrália; a Universidade de Hull - Inglaterra; Além da UNESP, o Brasil é o único país a escolher duas universidades.

Pernambuco possui dois institutos federais de educação, ciência e tecnologia: o Instituto Federal de Pernambuco e o Instituto Federal de Sertão Pernambucano.

Cultura

Cultura de Pernambuco

Literatura

Foi em Pernambuco que surgiu o primeiro poema da literatura brasileira: Prosopopeia, de Bento Teixeira. A obra conta em estilo épico, inspirada em Camões, obras da família Albuquerque, dedicada ao então governador de Pernambuco, Jorge de Albuquerque Coelho. A prosopopeia foi publicada no ano de 1601.

Outro marco na literatura pernambucana é o livro Historia Naturalis Brasiliae, o primeiro tratado de história natural do Brasil, escrito pelo médico e naturalista holandês Guilherme Piso, que o concebeu através da observação do jardim zoobotânico do Palácio de Friburgo, A residência de Maurício de Nassau em Recife durante o domínio holandês.

Duzentos e cinquenta anos após a Historia Naturalis Brasiliae, o abolicionista pernambucano Joaquim Nabuco estava completando Minha formação, uma obra clássica da literatura brasileira. Anos depois, durante a Semana de Arte Moderna, é lido o poema Os Sapos, do nativo de Recife Manuel Bandeira, considerado a abertura do movimento.

As literaturas de Pernambuco são muitas. João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Nelson Rodrigues, Joaquim Nabuco, Clarice Lispector, Paulo Freire, Gilberto Freyre, Joaquim Cardozo, Josué de Castro, Álvaro Lins, Marcos Vilaça, Martins Júnior, Mauro Mota, Mário Pedrosa, Manuel de Oliveira Lima, Barbosa Lima Sobrinho, Osman Lins, Dantas Barreto, Geraldo Holanda Cavalcanti, Evaldo Cabral de Mello, Evanildo Bechara, Olegário Mariano, João Carneiro de Sousa Bandeira, Adelmar Tavares, entre muitos outros. Clarice Lispector, uma brasileira ucraniana naturalizada e um dos maiores nomes da literatura nacional, se declarou pernambucana porque viveu a maior parte de sua infância e adolescência em Recife.

Outros eventos artísticos e culturais

Acredita-se que a capoeira tenha aparecido no Quilombo dos Palmares, na então Capitaneria del Pernambuco. Frevo, declarado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.

Maracatu, o mais antigo ritmo afro-brasileiro.

Nova Gerusalemme, localizada no interior de Pernambuco, é o maior teatro ao ar livre do mundo.

A produção cinematográfica de Pernambuco é altamente respeitada por críticos e recordistas em inúmeros festivais de cinema.

Carnaval em Olinda. O carnaval de Recife - Olinda é considerado o mais democrático e culturalmente diversificado do país.

Gêneros folclóricos e musicais

Vários eventos folclóricos apareceram em Pernambuco ao longo dos anos. O frevo, um dos principais, é um símbolo do carnaval de Recife - Olinda, e é caracterizado pelo ritmo musical acelerado e pelas etapas de dança que lembram a capoeira. Esse gênero já revelou e influenciou grandes músicos brasileiros. Antes da criação da música axé na década de 1980, o carnaval também era usado no carnaval de Salvador. Em cerimônia realizada na cidade de Paris, França, em 2012, a UNESCO anunciou que, aprovado por unanimidade pelos eleitores, o frevo foi eleito patrimônio cultural intangível da humanidade.

O Maracatu Nação, também conhecido como "Maracatu de Baque Virado", é uma manifestação cultural da música afro-brasileira tradicional de Pernambuco. É composto por um conjunto musical percussivo que acompanha uma procissão real. Os grupos apresentam um espetáculo cheio de símbolos e caracterizado por riqueza estética e musicalidade. O momento mais importante é ir à praça para desfiles e apresentações durante o período do carnaval.

O Maracatu Rural, também conhecido como "Maracatu de Baque Solto", é outra manifestação cultural de Pernambuco, na qual aparece o conhecido "caboclos deauga". Difere do Maracatu Nação em organização, personagens e ritmo. Maracatu "Cambinda Brasileira" é o ativo mais antigo do país. O Maracatu Rural significa algo mais que uma piada para seus membros: é um legado secular, uma fonte de grande orgulho e admiração. A procissão do Maracatu Rural difere do outro maracatus em suas características musicais e a essência de sua origem se reflete no sincretismo de seus personagens.

Baião, o gênero de música e dança, teve o maior expoente de Pernambuco, Luiz Gonzaga. O ritmo, junto com outros como o xote, faz parte do chamado forró. Por outro lado, Xaxado, uma dança típica das terras de Pernambuco, é exclusivamente masculina e se espalhou em uma grande área do interior do nordeste pelo cangaceiro Lampião e membros de sua banda. Também são muito comuns em Pernambuco as Bandas dos Pífanos, além de outras músicas e danças estaduais, como Coco, Ciranda, Cavalo-Marinho, Caboclinhos, Pastoril, Embolada, entre outros eventos.

Nos anos 90, o Manguebeat apareceu em Pernambuco, um movimento de contracultura que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, funk e música eletrônica.

teatro

Todos os anos, nas semanas que antecedem a Páscoa, há uma mostra da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém na Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, município do difícil estado de Pernambuco. O evento é reconhecido como o maior teatro ao ar livre do mundo. O teatro da cidade de Nova Jerusalém impressiona com sua arquitetura: o edifício é uma réplica da Judéia sagrada, com lagos artificiais, nove palcos, um muro de 3.500 m e 70 torres. Inúmeros atores e atrizes de sucesso da Rede Globo se apresentaram em Nova Gerusalemme. A Paixão de Cristo existe desde 1951, como um espetáculo teatral.

Pernambuco deu à luz Mamulengo, nome dado ao teatro de bonecos brasileiro, considerado um dos espetáculos populares mais ricos do país. É uma representação de dramas através de fantoches, em um pequeno palco elevado coberto por uma empanada, atrás da qual existem pessoas que dão vida e voz aos personagens. Glória do Goitá, município da área florestal de Pernambuco, possui o título de "berço do mamulengo".

Artes visuais

Cinema pernambucano

O cinema de Pernambuco começou em 1922, quando o ferreiro Edson Chagas e o gravador Gentil Roiz se uniram para produzir filmes para a trama. Em seguida, aparece o filme "Retribuição", apresentado pela primeira vez em 1923 com grande sucesso nos cinemas do Recife e considerado o primeiro filme de enredo realizado no Nordeste - antes havia apenas algumas experiências com documentários. A produção cinematográfica local recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais e detém o recorde de indicações e prêmios em várias edições do festival. Filmes de diretores e roteiristas de Pernambuco, como os dramas Baile Perfumado (1996), Amarelo Manga (2002), Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), O Som ao Redor (2013), Serra Pelada (2013), Aquarius (2016) ou também romances e comédias como O Auto da Compadecida (1999), Caramuru - A Invenção do Brasil (2001), Lisbela e o Prisioneiro (2003), A Máquina (2005), Fique comigo esta noite (2006), O Bem Amado (2010) )), entre outras produções, alcançou uma grande projeção.

Pernambuco também se destaca nas artes visuais e design. Os nomes do estado são Romero Britto, Tunga, Francisco Brennand, Marianne Peretti, Cícero Dias, Vicente do Rego Monteiro, Mestre Vitalino, Aloísio Magalhães, Andree Guittcis, Telles Júnior, Abelardo da Hora, Murillo La Greca, Corbiniano Lins, Reynaldo Fonseca, J. Borges, Eudes Mota, Gilvan Samico, Lula Cardoso Ayres, Paulo Bruscky, Galo de Souza, entre muitos outros. O famoso artista Vik Muniz é filho dos pais de Pernambuco.

festividade

O Carnaval do Recife é um carnaval multifacetado, com diferentes formas de carnaval de rua, desfiles de associações de carnaval e apresentações de cantores e grupos musicais em plataformas específicas. Recife possui o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada, que acontece no sábado de carnaval, ou "sábado de Zé Pereira". Em 1995, o Galo reuniu mais do que você pensa. milhões de pessoas, uma empresa que o incluiu na Guinness W. orld Records. O Carnaval de Olinda é conhecido em todo o mundo pelos desfiles de Bonecos de Olinda, bonecos de mais de dois metros, coloridos e de fácil posicionamento, que saem com os foliões. A festa é realizada no centro histórico da cidade.

São João de Caruaru é um dos mais famosos do Brasil. Possui diversos centros de entretenimento, shows artísticos, apresentação de grupos folclóricos e regionais e culinária típica com iguarias à base de milho, como canjica, mingau, bolo de milho, amendoim e outros. No maior festival de São João do mundo, o público chega a 1,5 milhão de pessoas. Jornalistas de todo o mundo gravam o evento, localizado no Guinness World Records, na maior categoria de festas ao ar livre (regionais) do planeta.

Espaços culturais

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand

Casa da cultura

O estado abriga muitos museus, centros culturais e instituições dedicadas à promoção de ações artísticas, como a Fundação Gilberto Freyre, a Cericina Francisco Brennand, o Instituto Ricardo Brennand, o Museu do Homem do Nordeste, o Museu Cais do Sertão, o Paço do Frevo, Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, Gabinete Português de Leitura, Museu da Abolição, Museu do Trem, Museu da Cidade do Recife, Museu do Estado de Pernambuco, Museu do Estado de Pernambuco, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, Caixa Cultural, Centro Cultural Correios, Santander Cultural, Academia Pernambucana de Letras, Academia Pernambucana de Letras, Academia Pernambuco de Artes e Letras, Fundação Joaquim Nabuco, Fundação Barro e Forró, Museu do Sertão, Teatro Santa Isabel, entre outros. O Museu do Estado de Pernambuco, criado em 1928, possui uma grande coleção eclética, com cerca de 12 mil objetos que abrangem as áreas de arte, antropologia, história e etnografia. O Museu do Homem do Nordeste, conectado à Fundação Joaquim Nabuco / Ministério da Educação, é um importante museu antropológico que reúne um acervo de cerca de 15.000 peças de patrimônio cultural da formação do povo do nordeste. Também possui uma sala de projeção, o Museu do Cinema, onde são exibidos filmes alternativos, que não são exibidos em grandes teatros. O Cais do Sertão, um museu interativo e de objetos considerado uma das estruturas culturais mais modernas do país, foi eleito o 18º melhor museu da América do Sul pelos usuários do site de viagens do TripAdvisor. A Oficina Cerâmica Francisco Brennand é um complexo monumental com 15 km² de área construída - museu de arte e estúdio - criado pelo artista Francisco Brennand, e possui uma coleção com mais de 2 mil peças, incluindo esculturas e pinturas. O Instituto Ricardo Brennand (IRB), fundado pelo colecionador e empresário Ricardo Brennand, fica em um complexo arquitetônico de estilo medieval, composto por três edifícios: Museu São João Museu, galeria e galeria, rodeado por um vasto parque. Abriga uma das maiores coleções de armas de lâmina do mundo, bem como uma coleção permanente de objetos históricos e artísticos de diferentes origens, cobrindo o período entre o final da Idade Média e o século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e Brasil holandês.

O Instituto Ricardo Brennand, em Recife, abriga uma das maiores coleções de armas de lâmina do mundo, com mais de 3.000 peças, incluindo 27 armaduras medievais completas. Foi eleito o melhor museu da América Latina pelos usuários do TripAdvisor.

cozinhando

O bolo de rolo, um ícone de doces pernambucanos e um dos símbolos de Pernambuco.

A feijoada e a cachaça brasileiras provavelmente são de Pernambuco. Beiju, uma iguaria indígena, foi descoberta em Pernambuco no século XVI.

Cozinha pernambucana

A culinária pernambucana foi diretamente influenciada pelas culturas européia, africana e indígena. Várias receitas originais de outros continentes foram adaptadas com ingredientes prontamente disponíveis na região, criando combinações únicas de sabores, cores e aromas. Destaca-se pelos chamados "doces pernambucanos", ou seja, doces desenvolvidos durante o período colonial e imperial em suas fábricas de açúcar, como o bolo de rolo, o bom negocio e a cartola; e também para bebidas e iguarias salgadas descobertas ou provavelmente originárias do estado, como cachaça, beiju e feijoada à brasileira.

As iguarias mais conhecidas são, entre outras coisas, beiju ou tapioca, feijoada brasileira, pura, escondida, caldos como sururu, camarão e peixe, caldoirada, moqueca pernambucana, peixada pernambucana, cozida, chambaril, carne seca, bredo de coco, feijão de coco, quibe, frango com cabidela, angu, mungunzá salgado, sarapatel, buchada e rabada. Entre as bebidas mais comuns, a cachaça merece uma menção especial; e entre os doces pernambucanos podemos citar o bolo de bolo ou, o bolo Souza Leão, o bolo do rebanho em barra, a cartola e o negro bom. No São João, os alimentos de milho estão presentes em pamonha, canjica, bolo de milho, mungunzá doce, entre outras iguarias.

O bolo Souza Leão, o bolo roll e a cartola receberam, por lei, o status de patrimônio cultural intangível do estado de Pernambuco. O beiju do Alto da Sé de Olinda, considerado o mais tradicional do Brasil e preservado pela Associação Tapioqueiras de Olinda, recebeu o título de patrimônio intangível da cidade.

Recife é o terceiro maior pólo gastronômico do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) - com cerca de 10.000 estabelecimentos - depois do Rio de Janeiro e São Paulo.

Pernambuco é o estado com o maior número de restaurantes com o Guia Quatro Rodas no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, e o quarto no Brasil, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Dezesseis estabelecimentos pernambucanos foram premiados em 2013 com chefs de renome, variando de cozinha regional a cozinha portuguesa, italiana, francesa, japonesa e peruana.

Esportes

O esporte mais popular no estado é o futebol. Pernambuco é o líder entre os estados do nordeste do nordeste no ranking das federações da CBF e Recife foi um dos seis assentos da Copa do Mundo de 1950 (apenas a sede do nordeste), além de sediar a Copa das Confederações 2013 e 2014. .

Náutico é a mente da Arena Pernambuco. Sport e Santa Cruz eventualmente usam o estádio.

Autódromo Internacional de Caruaru

Pernambuco também é o estado do Norte-Nordeste que mais se destaca em outros esportes: é o segundo estado brasileiro em número de títulos nacionais de hóquei, tanto no campeonato masculino quanto no feminino, atrás apenas de São Paulo, e o Sport Club de Recife. ele é um dos únicos dois clubes brasileiros a vencer um campeonato sul-americano de hóquei; e é o único estado fora do Centro-Sul com títulos de basquete brasileiro e sul-americano, obtido pela equipe feminina do Sport Club do Recife entre 2013 e 2014.

O campeonato de futebol de Pernambuco, um dos principais torneios estaduais do país, é disputado desde 1915, com um time da capital como campeão. As principais equipes do estado são o Sport Club do Recife, que possui vários títulos estaduais (41 em 2017), sendo também campeão brasileiro de 1987, campeão da Copa do Brasil de 2008, vice-campeão e vice-campeão da Copa do Brasil de 1989 - Campeão da Liga dos Campeões 2000; O Santa Cruz Futebol Clube, com 29 títulos pernambucanos, além do título Fita Azul do Brasil por retornar invicto no país após uma turnê internacional em que enfrentou times de futebol como o Paris Saint-Germain e alguns times; e Clube Náutico Capibaribe, que detém a marca de títulos do governo mais consecutiva (Hexacampeão) de um total de 21 conquistas e o título de vice-campeão brasileiro em 1967. Os três principais clubes de Pernambuco estão entre os mais antigos e tradicionais do Brasil.

Outros clubes esportivos do estado são os Estados Unidos (com seis títulos estaduais de futebol e o Troféu Nordeste), Clube Português do Recife, Centro, Porto, Ypiranga, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada, Belo Jardim e ou Araripina.

As maiores equipes de Pernambuco têm seus estádios. O maior estádio construído é o Estádio do Arruda, pertencente a Santa Cruz. Destaca-se também a Ilha do Retiro, pertencente ao Sport, e o Estádio dos Aflitos, pertencente ao Náutico, e o Náutico atualmente joga na Arena de Pernambuco, um estádio moderno construído em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Rio. Recife, para a Copa do Mundo de 2014.

Feriados

A tabela a seguir mostra os feriados e pontos opcionais previamente programados em todo o estado de Pernambuco. Na capital, Recife, existem dois feriados municipais: 16 de julho - dia do padroeiro Santa Nossa Senhora do Carmo; e 8 de dezembro - Dia de Nossa Senhora da Conceição.

Hoje toda a história se relaciona com o Nordeste brasileiro, que descrevo aqui com muito respeito e amor pela minha terra, por simplicidade cultural, quero falar sobre suas origens e começar uma tradição que nosso povo começou quando tudo diz o que o Nordeste foi o berço da colonização européia no país, pois foi a descoberta ou descoberta do Brasil que se referiu, na historiografia luso-brasileira, à chegada da frota liderada por Pedro Álvares Cabral no território chamado Ilha de Vera Cruz, que ocorreu no dia 22 Abril de 1500. Essa descoberta faz parte das descobertas e expedições portuguesas e as notícias da descoberta do Brasil foram relatadas pelo registrador da expedição, Pero Vaz de Caminha. Os portugueses permaneceram em território brasileiro até 2 de maio de 1500, quando continuaram sua jornada para a Índia, o grande objetivo da expedição. A chegada dos portugueses ao Brasil é um dos riscos e a final das grandes navegações, a exploração oceânica que ocorre em tudo desde o século XV. Embora os espanhóis tenham chegado ao continente americano, os portugueses são considerados pioneiros nesse processo de exploração, fazendo grandes "descobertas" durante esse período.

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 26/07/2020
Código do texto: T7016977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.