Estrelas de Ouropel

Ajoelhou-se no carpete de sua nova sala de estar, uma grande caixa de papelão em frente à ela, desembalando ornamentos de Natal. Havia guirlandas de ouropel, pinhas envernizadas e bolas e enfeites de vidro nos mais variados formatos. Os últimos eram uma recordação da avó, já que não se faziam mais enfeites como aqueles há décadas; precisava ser cuidadosa, pois quebravam-se com facilidade e não teria como substitui-los. Se a avó pudesse vê-la, aliás, provavelmente perguntaria porque já estava se preparando para enfeitar a árvore de Natal, mal terminando novembro.

Era por causa do Caleb, responderia. Caleb ao menos veria a árvore de Natal devidamente montada em todo o seu resplendor e glória, antes de partir. Quanto tempo se passaria antes que pudesse voltar a ver uma cena daquelas perante seus olhos? Também precisaria providenciar uma ceia, mas essa era a parte mais fácil, bastava encomendar; a árvore, contudo, era um trabalho pessoal dela. Será que comemoravam o Natal lá para onde ele estava indo? Não sabia. Mas, certamente, não da forma como eles sempre haviam comemorado em família.

A família que, agora, se resumia à ela e Caleb, recordou-se com amargura. Talvez, quando ele voltasse, já não houvesse ninguém para esperá-lo ou para fazer uma pequena celebração como aquela. Não havia nenhuma certeza de que isso aconteceria, mesmo se a viagem fosse um sucesso. Talvez pudesse armar a árvore todos os anos dali para a frente, aguardando que um dia ele bateria à porta com um grande sorriso no rosto e um pacote embrulhado em vermelho e dourado nas mãos.

- Para você, minha amada irmã, diretamente das brumas geladas da Ursa Maior, do Cinturão do Caçador ou dos grilhões de Andrômeda!

E ao rasgar o papel de presente e abrir a caixa, ela a encontraria cheia de pequenos cometas translúcidos, protoplanetas escuros e poeira prateada de estrelas.

- Acho que podemos colocar tudo isso na árvore de Natal - diria então.

E, com muito cuidado, começaria então a guardar os frágeis enfeites de vidro da avó de volta, na caixa de papelão.

- [20-07-2020]