Coronavírus e o Império de 2020

Estamos no Largo do Paço no Rio de Janeiro, é abril de 2020, e a rua está em pavorosa, dezenas de corpos jogados ao chão, outros em cima de carroças puxadas por bois, estamos em quarentena a alguns meses, aliás, o mundo todo esta parado, com países e impérios se deteriorando.

Em um salão do Paço esta Maria I “a Louca”, o Príncipe Regente esta acamado com problemas com sua “gota”, e esta sua esposa Dona Carlota a cuidar dele, malditos negros, foram eles que trouxeram esta peste para nossa colônia, não Rainha retruca o médico de “Toscana” que foi chamado para acabar com a peste, isto é uma pandemia no mundo todo e começou na china.

Malditos chineses foram eles junto com os franceses, não Rainha, isto é um vírus que se espalha pelo ar,... Iremos à falência por causa desta “peste”, em anos ficaremos com nossos cofres vazios, precisamos fazer alguma coisa, faça algo foi para isto que chamamos você, se você não resolver, mandarei cortar a sua cabeça.

Maria I esta acuada, com o Príncipe Regente acamado era ela que estava no poder e não regulava nem um pouco da cabeça, seus súditos que eram donos de comércio e viviam da venda de escravos, estavam desesperados. Poderemos tirar algum proveito desta pandemia minha rainha, falou o general Braga, iremos emprestar dinheiro a juros altíssimos, e no final abarrotaremos os cofres da Coroa.

Gostei da ideia general, mas precisamos botar a culpa em alguém, quem?

...os franceses, sim gostei da ideia, malditos franceses foram eles que trouxeram esta doença para a colônia, espalhem a notícia e se tiver algum por aqui tomem tudo dele, tomem os seus bens e os enforque em frente ao “Paço”, o povo precisa se divertir!

O médico reclama, isto não é correto é um vírus que se espalhou pelo mundo todo, não temos como saber quem foi, mas como eu estou a ganhar um bom dinheiro, irei acatar a decisão, em homenagem a sua coroa, irei dar o nome de “Coroavírus”, não melhor “Coronavírus”, fica melhor.

(Participou de concurso literário "Contos da Quarentena" organizado pelo Brasil 247 e Tv 247)