A vaca

Thomaz trabalha em uma grande empresa de publicidade, estudou durante toda a sua vida e sempre foi muito esforçado, nunca parou para comer ou beber algo com os amigos, seus relacionamentos amorosos que foram muito poucos duraram apenas poucos meses, vive atrás de resultados profissionais um viciado no trabalho, como o pai. O pai um homem que sempre viveu em prol do trabalho. “O trabalho dignifica o homem!” Sempre dizia isso ao filho, um homem escravo do labor, não teve tempo de amar e ter uma vida de marido com sua infeliz esposa, devido à correria não “viu” o crescimento do filho, os únicos momentos com o garoto era para lhe cobrar resultados e critica-lo o forçando a ser melhor. Morreu aos sessenta anos, acho que seu coração não aguentou aquela vida sufocante e árdua dedicada somente a labuta. O herdeiro ruma a largos passos ao mesmo caminho de seu gerador.

Thomaz tem em mãos uma campanha grandiosa de uma imponente empresa de leite, lidera a equipe que está na montagem da campanha todos se reúnem para uma reunião. A mesa expensa de granito em uma sala no quadragésimo andar em um dos prédios mais belos da cidade, onde milhares de pessoas sonham em trabalhar esta, Thomaz em meio a reunião parece não acreditar que vive aquele momento, após o termino da reunião observa da janela e sorri, se sente magnífico e se lembra de tudo o que passou para chegar ali, ao pegar o celular observa uma foto nele, onde estão seus pais. “Gostaria que estivessem aqui para vê onde cheguei”.

Em seu luxuoso apartamento Thomaz esta em seu escritório estudando a campanha e assiste vários vídeos e lendo vários artigos. Em um dos vídeos acompanha a rotina das vacas que todos os dias às quatro horas da manhã são levadas a ordenha, centenas de vacas fazem uma fila e quando chegam ao local correto, em seus úberes são colocados equipamentos que retiram o leite. Todos os dias são levadas a mesmas rotinas, as vacas são bem alimentadas e tomam muitas vitaminas para ficarem fortes e saudáveis para melhor produzir, uma vaca doente não é bom para a produção, um animal doente logo é descartado. Thomaz acorda no dia seguinte e vai para o trabalho em seu potente carrão, ao chegar no prédio percebe a recepção vazia, o local onde todos os dias passam centenas de pessoas esta deserto, ao chegar no elevador também não vê ninguém, ele aperta o número 40 enquanto o elevador sobe a cada andar que passa ele escuta sons estranhos, estranhando toda a situação ao chegar no seu destino desce quando nota, pessoas com cara de vaca andando de roupa social por todo o andar, sua secretaria para em frente a ele e pega a pasta de sua mão e começa a conversar com ele, mas Thomaz não entende nada, só escuta, mugidos assustado e olhando para todos os lados ele corre e entra em sua sala e fecha a porta, para e respira fundo quando se vira os colegas de sua equipe o aguardam e assim como os demais do lado de fora todos tem o rosto do animal leiteiro e começam a mugir, Thomaz foge amedrontado para o banheiro chegando em frente a pia ao olhar no espelho… Da, um berro… “Muuuuuuu!” Ele também tem o rosto de uma vaca. “Ahhhh” O jovem Thomaz acorda assustado em sua cama.

No caminho do trabalho o rapaz em todos os momentos, observa seu rosto pelo retrovisor, e passando a mão em sua cara. Ao chegar no prédio fica indeciso se desce do carro, quando percebe uma movimentação normal no estacionamento respirando fundo sai do automóvel. No elevador esta, rodeado de pessoas, ele parece se sentir aliviado e ao chegar em seu andar sua secretária vem pegar sua maleta e lhe da, bom dia, entrando na famosa sala da mesa de granito a equipe o aguarda, as propostas de trabalho são apresentadas. Após mais um dia cansativo Thomaz retorna para casa, mais tarde esta, sentado em seu escritório no seu luxuoso apartamento onde desfruta de uma vida luxuosamente solitária, olhando um, porta retrato, vê: ele pequeno no colo do pai que sempre com um olhar serio, a mãe tristonha e o pequeno sem expressão alguma. Refletindo sobre tudo o jovem decide dormir. Acorda no dia seguinte, pega o seu deslumbrante carro e vai para o trabalho… No elevador observa as mesmas pessoas… Em seu andar sua secretaria o recebe… Na majestosa sala a equipe esta a sua espera… Fim, do dia. A rotina de Thomaz é a mesma a anos, ele esta ficando cansado, estressado e deprimido. Ele não tem relações pessoais, seus romances são raros, faz tempo em que seus relacionamentos amoros acabam no dia seguinte com ele pagando a moça para que ela vá embora!

Já se passam alguns meses a campanha criada por Thomaz e sua equipe é um enorme sucesso, dentro de seu ostentoso carro observa um outdoor eletrônico no centro da cidade com a propaganda do leite, ao olhar pelo retrovisor central vê seu pai no banco de trás do carro. “Parabéns, filho, esta se tornando dia após dia um homem como eu”. Do lado do pai esta a mãe parada e como sempre triste. Com o olhar paralisado o rapaz continua dirigindo. Descendo do elevador a secretaria faz o ritual de sempre, e lhe parabenizando pelo seu sucesso e susurra. “Ricardo foi demitido”. Passando pelo corredor observa um homem que vem andando de cabeça baixa, parece frustrado. É ricardo a ingrenagem do sistema descarta mais um que não produziu o esperado. Agora dentro da célebre sala a equipe e o presidente da empresa o esperam quando ele entra todos batem palmas, uma garrafa de champanhe Parrier-Jouet estoura fazendo uma fonte do líquido espumoso cruzando o meio da sala enquanto todos aplaudem. Todos sorriem e comemoram a maior campanha da empresa foi um sucesso a partir dali as ações subiriam cada dia mais. “Gostaria de parabenizar a todos da equipe, mas em principal Thomaz”. O presidente faz um discurso enquanto Thomaz esta, paralisado segurando uma taça como um robô, parece completamente, perturbado quando no fim da sala observa fotos da campanha, vários banners com vacas, ao olhar ao redor mais uma vez enxerga seus progenitores, o pai está de terno preto e uma taça de champanhe, olhando para o filho levanta-a e pisca um olho para ele, do lado esta sua mãe com um vestido nude como sempre a tristeza prevalece em sua face. O chefe continua a discursar e sua voz começa a oscilar entre voz humana e mugido de vaca, perturbado o jovem Thomaz começa a suar frio e parece ter dificuldade para respirar, desafrouxa a gravata e coloca a taça na mesa. “Agora a melhor… Muuu… Noticia… Muuu… Thomaz… Muuu… é o novo gerente geral… Muuu” Dispara o chefe em meio a todos que começam a o aplaudir. O jovem começa a olhar todo mundo a sua volta e seus rostos balanceiam entre rosto humano a cara de animal, muitos vem o cumprimentar. “Parabéns… Muuu.” Vem um, dois, três… Com a visão turva ele sai correndo da sala e gritando, sem entender as pessoas vêm logo atrás enquanto o jovem berra caindo ao chão. “Somos todos vacas… Escravos de um sistema”. Ele desmaia.

Thomaz acorda deitado em uma cama, seu rosto esta diferente com uma barba grande e grisalha, com seus cabelos grandes e bagunçados tenta se levantar, quando percebe que veste uma roupa branca, seus pés e mãos estão presos com cintas de couro que saem das laterais da cama, a sala é toda branca e tem somente uma porta com uma pequena janela, balançando os braços e pernas ele tenta se soltar, mas é inútil, lagrimas escorrem de seus olhos, passa algumas horas em que ele esta, acordado naquela situação a cela é fria e aquele branco todo é de doer a alma. Escutando um barulho do lado de fora ele grita. “Alguém me tira… Devolvam minha vida! Sei que tem alguém ai”. O jovem está sem forças nem sabe o que dizer, ele chora. Uma sombra é vista debaixo da porta, Thomaz fica apreensivo e vai subindo os olhos por toda aquela superfície anêmica… Quando da pequena janela de vidro ele percebe que uma vaca o observa.

Willian Nicácio
Enviado por Willian Nicácio em 25/04/2020
Reeditado em 26/04/2020
Código do texto: T6928342
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.