O bom homem que foi para o inferno e de lá expulso

Havia um homem bom, ajudava as pessoas, fazia o bem e acabou falecendo. Este homem acabou indo para o inferno, mesmo sendo um bom homem.

Chegando lá o diabo chefe, sorrindo, lhe mostrou onde ele iria ficar, indicou um lugar que tinha uma casa caindo aos pedaços, madeira despregada, esgoto a céu aberto, mato...

O senhor achou uns pregos tortos e os endireitou e começou a pregar as tábuas, o diabo passou e olhou que algo estava acontecendo. Ele achou umas sementinhas e plantou ao redor da casa e nasceram flores lindas. O diabo passou, olhou e não gostou nada daquilo.

À tarde passavam uns capetinhas indo para a escola diabólica, e jogavam pedras no telhado da casa do senhor, tiravam sarro, mas ele dizia, boa tarde, tudo bem?

Então ele fez algumas balas e quando os capetinhas passaram novamente ele os chamou e ofereceu a eles – querem balas? – desconfiados acharam que estavam envenenadas, mas ele insistiu e disse que não, mesmo desconfiados os diabinhos pegaram e gostaram.

Nos próximos dias os diabinhos já não jogavam mais pedras no telhado e passavam por lá e perguntavam – tem bala? – o senhor ia ao encontro deles com as balas, mas dizia que eles precisavam dizer bom dia, boa tarde, boa noite para ganharem as balas. Assim passadas algumas semanas os capetinhas passavam e diziam bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado.

O diabo chefe estava horrorizado, onde já se viu gentileza no inferno, o senhor havia consertado a casa, feito um jardim, arrumado o esgoto e mudado o comportamento dos diabinhos. Então o diabo chefe pegou o senhor e foi até a porta do céu falar com São Pedro.

- Olha só São Pedro, trouxe esse aqui, fique com ele, alguma coisa tá errada, ele chegou no inferno, consertou uma casa, fez um jardim, arrumou o esgoto, é gentil, ensinou os diabinhos a dizer bom dia, boa tarde, boa noite e obrigado, não queremos mais ele por lá, pois não quero a reputação do inferno mal falada.

(Autor desconhecido)