Revolução

- Precisamos preparar a revolução - declarou ao chegar Kasimir, para o pequeno grupo de pessoas que o aguardava dentro do ginásio de esportes.

- Não somos muitos - admitiu Iwa. - Como iremos lutar contra o estado opressor, que possui exércitos e armas à sua disposição?

- Combateremos com nossas canções - replicou Kasimir. - Canções são mais fortes do que discursos, canções podem levantar uma nação e fazer com que o povo se volte contra quem o subjuga. Através das canções, nossa força se multiplicará por mil, nossas ideias chegarão a todos os habitantes do país.

- Mas como faremos isso se sequer temos acesso à rede de comunicações oficial? - Aparteou Adrian.

- É justamente isso que vim lhes contar essa noite - afirmou Kasimir. - As Ilhas Wójcik decidiram nos ajudar na luta e enviarão milhares de filhotes do pássaro kobo para serem treinados e depois distribuídos pelo país. Os kobo possuem uma fantástica capacidade de memorização quando jovens. Lhes ensinaremos as canções que desejamos, e depois eles as reproduzirão por onde passarem, nos campos, montanhas e cidades, mesmo nas mais remotas.

- E se o governo os perseguir e matar? - Questionou Iwa.

- Que espécie de povo apoia um governo que mata pássaros que cantam? - Retrucou Kasimir. - Ademais, se isso ocorrer, as pessoas já estarão cantando as nossas canções. Seremos nós, os pássaros. Uma nação de pássaros, livres.

- Os pássaros podem voar para longe se algo der errado - comentou Adrian. - Nós, não.

- Pensem nos pássaros como o estandarte da nossa luta. Atrás deles, seguiremos nós - disse Kasimir.

E os pássaros foram trazidos, treinados e espalhados por todo o país. E as pessoas os ouviam maravilhadas e repetiam seus cantos.

Um belo dia, alguém descobriu que ao cantar, anulava a gravidade e projetava-se no espaço. E livres como pássaros, todos os que estavam desesperançados e insatisfeitos começaram a levantar voo e partir para outras terras.

Em seu lugar, os pássaros kobo cantavam a revolução.

[09-10-2019]