Gente desalmada

- Vocês são novos na Esperança, - alertou Tobias - então, têm uma coisa que precisam saber: todo mundo aqui paga proteção à ACME.

- ACME? - Repetiu Oscar intrigado. - O que é isso? Milicianos?

- Não repita esse nome novamente - corrigiu secamente Tobias. - A ACME é a Associação Comunitária dos Moradores da Esperança.

- Ah… parece nome de desenho animado - riu Sandra. Diante da expressão fechada de Tobias, calou-se.

- Já que temos que pagar, suponho que pelo menos a ACME mantenha os marginais afastados - ponderou Oscar. - Temos muitos bens para assegurar.

- Isso é tarefa da polícia - replicou Tobias. - Não temos tido problemas desse tipo há um bom tempo. A missão da ACME é outra: nos proteger contra os ladrões de almas. Eles são muito perigosos e têm agido em toda essa região, não somente na Esperança; mas aqui, a ACME os mantém afastados.

Sandra e Oscar entreolharam-se.

- Como os ladrões roubam as almas, e o que fazem com elas? - Questionou Sandra.

- Agem na calada da noite, - assegurou Tobias - enquanto os moradores dormem e sonham. Quando a alma se desprende do corpo e vagueia pelo plano astral, eles estão de tocaia e as capturam. Depois, pedem resgate às vítimas.

- Alguém já se recusou a pagar? - Indagou Sandra.

- Ninguém seria louco de arriscar ver sua alma destruída por esses malfeitores - arguiu Tobias. - Todos acabam pagando.

- Pois então, seremos os primeiros a não pagar nada, seja a taxa da ACME, seja aos bandidos - atalhou Oscar. - Ladrões de almas nada podem contra nós, temos uma defesa pronta para essa eventualidade.

- Algum amuleto, imagino - duvidou Tobias.

- Na verdade, nossas almas ficam trancadas num cofre espiritual de segurança, na capital - explicou Oscar. - Uma vez por mês, vamos até lá e as soltamos, para que sonhem.

- Como conseguem ficar tanto tempo assim, sem alma? - Espantou-se Tobias.

- Como acha que juntamos o dinheiro para comprar uma casa na Esperança? - Retrucou Oscar com um sorriso sardônico.

- [20-09-2019]