GANÂNCIA FATAL

GANÂNCIA FATAL

"Quem muito quer...

tudo perde" !

(ditado popular)

Maria Cristina voltou ressabiada para casa, diria mesmo que confusa... a "central de fofocas" do bairro não parava de espalhar que seu pai ganhara "uma bolada" na Megasena. Certamente fôra "o caixa" (parece nome de japonês, Okaisha !) quem começara tudo, só êle conhecia os números apostados anos a fio, as dezenas do telefone da família, o antigo, "de linha", 4 dezenas (19 - 22 - 39 - 46) mai9s as idades da esposa e a dele, 47 e 52. Cris apressou-se a chegar em casa, precisava "tirar aquela estória a limpo", "botar os pingos nos Ís", esclarecer tudo.

Encontrou a frente da modesta e florida casa 59 da rua das Flores já lotada de curiosos, uns pretendendo parabenizar o velho Mendonça, alguns querendo lhe "dar uma facada", digo, pedir emprestado uma "migalha" daquela fortuna. Pensando bem, os 46 MIL e 520 reais nem eram tanto assim... só que foi a primeira vez na cidadezinha inteira que alguém abiscoitou um dinheiro tão vultoso. Cristina entrou com dificuldade em casa, precisando empurrar um ou outro e pedir licença aqui e ali... encontrou o pai afundado na velha poltrona, meditabundo (?!), acabrunhado como se a casa tivesse ido a leilão e êle ficado "no olho da rua".

-- "Que cara é essa, papai ? O senhor ganhou mesmo na loteria" ?

-- "Ganhar ?! PERDI, filha... P-E-R-D-I 35 milhões" !

-- "Que absurdo é esse, "seu" Mendonça... ENLOUQUECEU" ?!

-- "Pois é, filha do meu coração, se eu tivesse jogado o número da nossa casa, em vez do da minha idade nós teríamos hoje 35 MILHÕES" !

-- "Ora, papai, tenha bom-senso... 46 mil é muito dinheiro, tem aposentado aí que só recebe mil reais por mês" ! Já pensou no que vais fazer com a "grana" ?

-- "Grana ? Essa "micharia"... usem vocês como quiserem" !

Maria Cristina julgou ter visto lágrimas nos olhos do pai, as 2 irmãs mais jovens -- chegando do colégio -- espantaram-se com o pai arredio e macambúzio, tão diferente do "cinquentão" alegre e divertido de sempre. Mendonça não almoçou nem jantou, não levantou do sofá nem por 1 segundo, "não tugiu e nem mugiu", não deu 1 pio a tarde toda ! Tendo ido ao quarto lá pelas 10 da noite, recebeu reprimenda da esposa respeitosa e amorosa:

-- "Meu velho, isso assim vai de mal a pior... até parece que esse prêmio virou castigo ?! Tenha a santa paciência" !

A admoestação de nada adiantou, durante a madrugada o idoso sentiu-se mal e, pela manhã, foi levado às pressas ao pronto-socorro com sinais de enfarte. Transferido para a capital, o prêmio da loteria mal cobriu as despesas de internamento. Recuperado, o velho decidiu nunca mais apostar.

Cris, com o recibo do hospital na mão, apostou as dezenas do número do prontuário médico, desta vez numa Lotérica do outro lado da cidade, onde não era conhecida... não deu outra ! Virou dona de 46 MILHÕES, a cidade em peso querendo saber quem seria o felizardo. Na hora do almoço em família, Cris pediu segredo e revelou a todos que eram êles os donos da "bolada". "Seu" Mendonça arregalou os olhos, deu um grito rouco e caiu duro no chão, fulminado pela notícia !

"NATO" AZEVEDO (em 27/agosto 2019, 21 hs)