NAS "TEIAS" DO DESTINO

NAS "TEIAS" DO DESTINO

-- "Que obra maravilhosa, que enredo deslumbrante, que história saborosa... é "QUO VADIS", de um bispo polonês" !

-- "Mas, que coincidência... percorro as páginas de "A FERRO E FOGO", dele também, sobre os cossacos e sua luta pela liberdade. Em poucos dias chegarei à folha final" !

-- "Somos seres privilegiados, podemos nos deliciar com livros belíssimos nessa biblioteca centenária, sem ninguém nos incomodar" !

-- "Sou um andarilho das Letras, peregrino da literatura... penetrei no universo de "Ulisses", 900 e tantas páginas de romance hermético, vou levar meses para chegar à última folha" !

E continuou com as bravatas:

-- "Nesses anos todos tenho cruzado por verdadeiras obras-primas do pensamento humano, saboreado exemplares em papel couché, livros baratos em papel-jornal, brochuras plastificadas... provei todo tipo de impresso que a literatura produziu" !

-- "E eu ?! Nem te conto... "viajei" por livros em inglês e francês, andei por volumes em espanhol e italiano, "fiz turismo" em edições sobre vinhos e comidas, lendas e artes, arquitetura e música. Fui do rock ao sertanejo, da ópera a bossa-nova, do folclore ao jazz... me "fartei" de Cultura do mundo inteiro. Meu tatara-tataravô conheceu os manuscritos de castelos medievais, de mosteiros milenares, tenho "sangue azul" !

-- "Que história, hein ?! Mas há livros proibidos, podem nos trazer desgraças... um amigo "devorou" o Kamasutra, convenceu outros a vê-lo, fizeram um "banquete" com aquelas imagens indecentes. Dito e feito: foram castigados, o fogo do Inferno os atingiu, morreram todos, torrados" !

-- "Psssiu, fale baixo... lá vem o filho da dona da casa, é "uma peste" esse menino" !

-- "Detesto esse garoto, é um "demônio" !

O pequerrucho -- roupa de marinheiro, lenço-gravata e "casquette" na cabeça -- entra saltitando na biblioteca deserta, quase às escuras, pula sobre uma cadeira e salta para a mesa tipo escrivaninha. Estica o bracinho por completo e retira obra da estante.

-- "Mamãe, mamãe... tem mais livros COM CUPINS na biblioteca do vovô ! Acho que vou ter que queimá-los, como fiz na outra vez" !

-- "Jorginho, não toque neles... só o papai decide o que vai ou não pro lixo" !

Por mais alguns dias, talvez semanas, quem sabe meses as TRAÇAS continuarão "traçando" os livros mas o FIM virá... é o Destino de todos nós, ninguém fica "pra semente". Esse é o "ciclo da Vida" desde que o Mundo existe !

"NATO" AZEVEDO (em 22/junho 2019, 20hs)