A Plataforma

Sarah dobrou o espaço ao nosso redor e vimo-nos frente à uma imensa e sombria porta de metal que dava acesso ao local que denominara "A Plataforma".

- É um ponto de observação privilegiado, - explicou-me ela, empurrando as folhas duplas, que se abriram fácil e silenciosamente - a partir do qual todo o Universo pode ser vislumbrado.

O bolsão de espaço em que estávamos era um pequeno universo esférico autocontido, de cerca de 10 m de diâmetro, ocupado em sua parte central pela citada Plataforma, uma construção que parecia ora de metal, ora de plástico. Ela se projetava como uma ponte da parede curva, onde ficava a porta pela qual acabáramos de passar. O local era iluminado unicamente pelo que parecia um ponto de luz branco, brilhante, bem no centro da bolha cósmica.

- Aquele é o Aleph. O Eixo da Existência.

- Você o aprisionou nesta bolha? - Espantei-me. Sarah ainda parecia a mesma pessoa que eu conhecera tão bem e pela qual sentia um grande amor. Imaginá-la transformada numa divindade era algo chocante.

- Sossegue - riu-se ela. - Isto não é uma cela de prisão. Pense na Plataforma como uma lente de microscópio que é colocada sobre o objeto a ser estudado. E, neste caso, o objeto sequer está realmente aqui. O Aleph está aqui e em todos os pontos do Universo. Ou, dito de outra forma, este ponto de luz brilhante contém o Universo inteiro.

- Todo o Universo? - Questionei.

- Todo o Universo - asseverou-me ela. - Átomos, estrelas e galáxias. O Big Bang e a Morte Térmica. Passado, presente e futuro, naquele ponto de luz.

- E como podemos ver isto? O que nos irá acontecer, por exemplo?

Ela fez um gesto na direção do ponto de luz flutuando no vazio em frente.

- Eu poderia lhe mostrar, pois tudo o que ocorrerá, na verdade já ocorreu. Dentro do Aleph, o tempo é mais uma dimensão, como o espaço. Pode ser visitado fisicamente.

E acariciando os meus cabelos como se eu fosse uma criança:

- Mas o que ganharia o homem se soubesse do seu futuro? Tentaria mudá-lo para não sofrer ou para mudar sua sorte?

Abraçou-me e sussurrou ao meu ouvido:

- Não! É melhor que viva e não saiba!

E foi somente então que eu soube que ela também me amava.

- [18-07-2017]