ALMA ARREFECIDA
Conto de ficção.
O jovem Otero, morador de uma média cidade tinha a síndrome do frio, quando a temperatura baixava um pouco, tolerável para a maioria das pessoas, ele se sentia gelado, arroxeado, quase imobilizado para andar. Procurou tratamento com vários médicos, até de outras cidades maiores e nenhum deles descobria a causa de sua “enfermidade”. Não podia sair, trabalhar, suas pernas não obedeciam, apesar de seu esforço. Usou chás diversos, de plantas exóticas, unguentos, nada resolvia.
Na cidade onde morava uma pessoa disse conhecer um “sábio” que morava no alto de uma montanha, lugar totalmente ermo e arborizado e que resolveria seu problema. Otero caminhou por várias horas e enfim chegou na residência do referido sábio e, depois de uma consulta de uma hora de duração deu seus diagnóstico, dizendo:
— Você tem uma síndrome psicossomática rara denominada “Alma Arrefecida”, isto é, você é insensível, não sente emoções, tais como alegria, tristeza, dó, piedade, seu espírito é muito gelado, você é quase um morto/vivo. Otero lhe disse:
— E qual é o tratamento? E ele respondeu:
—Seu organismo é normal, não precisa de medicamentos e sim de interação com o mundo, você viveu isolado e se fechou em seu absoluto egoísmo, nunca sentiu amor pelos seus semelhantes. Precisa apiedar-se com o sofrimento alheio, visitar hospitais, asilos, orfanatos, freqUentar igrejas e fazer muitas preces para dar força ao seu “desnutrido” espírito. Não se esqueça, muitas orações e caridades, palavras de consolos aos desesperados, ajuda humanitária e retorne após três meses.
Otero seguiu seus conselhos e se esforçou ao máximo, logo começou a sentir o efeito benéfico do “tratamento” e quanto retornou era outra pessoa, feliz, ativa, receptiva, amorosa e não sentia mais os calafrios da temperatura.
A alma ou espírito é quem comanda o corpo, como diz o provérbio: “Mente sã em corpo são”…