Vagalumes

Reza a lenda, que algumas estrelas gostavam de ficar observando a vida aqui na terra. Tinham grande curiosidade em entender como nós, seres humanos, nos relacionávamos, como como brincávamos, como nos comunicávamos, como, a pesar das limitações, das mazelas, doenças, vicissitudes da vida e do breve período de tempo no qual existimos, sempre encontrávamos motivos para sorrir e continuar um dia após o outro.

Certa vez, algumas delas, resolveram pedir permissão para Lua, o grande astro visível do Céu estrelado, para que pudessem descer até a Terra. Entretanto, preocupada com tal pedido, disse:

– Pode uma estrela, com seu brilho, viver entre os humanos? Pensem um pouco... com sua luz, facilmente trariam a cegueira para os humanos, não acham? – As pequenas estrelas, em silêncio, ficaram pensativas.

– Provavelmente seriam adoradas como se fossem deuses... e se nada disso ocorresse, com toda certeza, vocês trariam o caos, o medo pela simples interferência no mundo dos humanos!

Decepcionadas com as palavras da Lua, em seus semblantes, facilmente era notada a frustração. Em vista disso, saíram da presença da Lua.

Alguns dias se passaram, e ainda entristecidas com o não, percebia-se que não brilhavam como antes. Entretanto uma delas teve uma grande ideia:

– E se assumíssemos a forma de algo minúsculo? Algo que não chame tanta atenção? – Todas as demais ficaram com olhar atento.

– Algo que não corra o risco de ser percebido como ameaçador... algo simples, porém magico! – Suas irmãs já estavam inquietas de tamanha curiosidade. – Que tal nos tornarmos algo que apenas seja percebido por aqueles que possuem um olhar para as pequenas coisas?– As demais estrelas gostaram da ideia, e foram apresenta-la a Lua.

Após escutar atentamente suas estrelas, a Lua ficou impressionada com a sugestão e mostrou-se feliz com tamanha imaginação de suas pequenas estrelas. Então, sem titubear, autorizou que elas viessem a terra, mas com uma condição:

– Vocês só poderão fazer isso à noite, quando a maioria dos humanos já estiverem dormindo As pequeninas estrelas, sem pestanejar, aceitaram o acordo, e foi perceptível tamanha alegria, já que piscavam de tamanha euforia.

Graças a esse acontecimento nos primórdios do tempo, todas as noites, algumas estrelas se tornam minúsculas. Tornam-se essas criaturinhas que piscam por ai, despertando o olhar daqueles que apreciam a simplicidade, a delicadeza da vida. As pequenezas que ao mesmo tempo são magnificas e grandiosas. Para aqueles que se permitem não apenas olhar, mas enxergar! Graças a essa pequena-grande ideia, que um dia, um grupo de pequenas estrelas curiosas e imaginativas, foi possível que hoje pudéssemos apreciar os vagalumes.