DE TANTO PROCURAR - reconto

("de tanto procurar" é o nome do conto de Marina Colasanti

que está no livro “do seu coração partido” que reúne 12 histórias fantásticas da autora.)

**********************************************************

Essa é a história de um homem que andava sempre olhando para o chão em busca do que os outros perdiam por aí. Ele vive sozinho e tem os bolsos cheios de quinquilharia. As noites passa enamorado de seu tesouro disperso iluminado à luz de velas.

Certo dia batem à porta, é um jovem a perguntar se ele não teria encontrado um chave que perdera.

- Foi a velha da esquina quem disse que o senhor enxerga por dois.

O homem tinha encontrado três chaves e o jovem levou-as prometendo devolver as que não servissem. Não voltou.

Passaram-se os dias. Batem à porta, nessa que ninguém nunca batia. No lugar do jovem, uma mulher que tinha perdido um dos brincos trazia as duas chaves que não serviram ao rapaz e as devolveu.

A fama desse homem que encontrava coisas perdidas se espalhou pela cidade, de imperceptível ele passou a ser notado. Muitos o procuraram, muitos dias se passaram. Toc, toc, toc... Uma mulher pedia ajuda.

- Ando perdida entre as horas e os dias, procuro o juízo que um dia tive.

Desconfiado, o homem dispôs-se a acompanhá-la. O barulho do sapato dela parecia as frequentes batidas na sua porta tac tac, toc toc...

Mas acontece que os caminhos por onde ela procurava o juízo eram diferentes dos caminhos que ele sempre percorrera e, aos poucos, saíram da cidade, ganharam os bosques, as fazendas, as colônias tortas de todo vilarejo. Aos poucos o ritmo dos passos dela tornou-se íntimo do coração dele tac toc, tum tum...

Então um dia, com a brisa da primavera, ele abaixado gritou:

- Achei!

De pé, aquele homem estendia a mão oferecendo o achado. Mas não era o juízo perdido dela o que ele encontrou. Estendendo a mão firme lhe oferece a primeira flor da estação.

Desse momento até hoje caminham juntos, sem juízo! Perdidos os dois.

*

*

de Marina Colassanti recontado por Baltazar Gonçalves

Baltazar Gonçalves e Marina colasanti
Enviado por Baltazar Gonçalves em 15/07/2014
Reeditado em 26/03/2018
Código do texto: T4883265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.