LENDA DO PIAUÍ - NUM-SE-PODE

É uma lenda tipicamente teresinense. Conta a história de uma linda mulher que, tarde da noite, aparecia na praça Saraiva ostentando sua beleza debaixo de um dos lampiões ali existentes. Movidos por aquela bela aparição, os homens se aproximavam para conversar ou, quem sabe, aventurar mais uma conquista. Ao chegarem perto, a linda mulher pedia-os cigarro, e quando recebia começava a crescer, crescer, até atingir o topo do lampião de gás e nele acender o cigarro. Enquanto crescia, ela repetia: “num-se-pode, num-se-pode, num-se-pode...”

O grupo musical Candeia, hoje extinto, gravou uma música com o tema da Num-Se-Pode. Eis a letra:

“À meia-noite, sem ser lobisomem / Num-Se-Pode é assombração / Ela me pede um cigarro sorrindo / Como quem quer pegar na minha mão / Ela me pede meu fogo sorrindo / Mas eu não quero aproximação / No pé do poste é moça bonita / Mas se estica até o lampião / Assusta até os cabra macho do sertão / Num-Se-Pode pode ser que seja / Uma donzela de bom coração / Num-Se-Pode pode ser que seja / Desencantada por uma paixão / Num-Se-Pode pode ser que seja / Talvez a dona do meu coração”.

Autores: Zé Rodrigues e Rubeni Miranda.

Fonte: http://www.piaui.com.br/turismo_txt.asp?ID=462

Populares
Enviado por Guerreiro Tharley em 23/05/2014
Reeditado em 25/05/2014
Código do texto: T4817015
Classificação de conteúdo: seguro