Fábula Contemporânea 8

A Nobreza dos Cucos

No brasão de armas da Família dos Cucos para além da referência à tradição do mais alemão dos relógios há, como prova da sua nobre universalidade, um lema misterioso que diz em bom português: "Olha o Passarinho". Passarinho Cuco, Passaroco Cuco de Menezes ou Passarelho de Arruda e Cuco, todos intrépidos defensores dos louros familiares, citam o celebérrimo Passarinho como sendo a mais antiga cepa da Família, a origem da nobreza incontestada e da multi secularidade do título. Dizem que os Cucos são parentes próximos do Passarinho que, por sua vez, tinha linhagem real através do Açor das Ilhas conforme documentos existentes na Torre do Tombo. Passarinho é tão conhecido e tão universal que nenhum fotógrafo, de estúdio ou ambulante, ainda hoje, deixa de o aguardar, como a um Dom Cucastião, no acto de registo de imagens, dizendo o obrigatório “Olha o Passarinho”. Nunca ninguém o viu, é certo, mas que existiu não há qualquer dúvida, não é? De tanto falarem o mito ganhou asas e anda por aí...

Edgardo Xavier
Enviado por Edgardo Xavier em 01/04/2014
Código do texto: T4752509
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.