Barrabás ( culpado ou inocente )

Conta uma lenda antiga, que pode ter sido um sonho, e que não consta dos livros conhecidos que falam de passagem de Jesus Cristo, o nazareno pela terra.

Barrabás tido como bandoleiro, arruaceiro e cruel assassino apavorava o povo da Judeia naqueles dias de dor e tristeza. Com sua fama de mal, impunha respeito e medo através do terror e desprezo que demostrava ter pelas instituições políticas e religiosas. Roubava tudo e a todos para sustentar sua luta contra o sistema vigente da época, diz o sonho, ou lenda que Barrabás pertencia a um grupo conhecido naquele período da História como " ZELOTE " ou zeladores, que nada mais eram de que; Judeus patriotas insatisfeito com poder dominador do império Romano sobre suas cabeças. Caçado dia e noite acabou caindo numa emboscada armada pelos soldados romanos. E conta a lenda, foi condenado jogado na prisão para morrer lentamente pagando assim pelos crimes cometidos contra o império romano e o povo da Judéia. Mas! ninguém podia imaginar que no caminho desse malfeitor, inimigo público numero um, encontrava-se a figura iluminada de Jesus De Nazaré.

Jesus de Nazaré. a verdade, e o jogo do empurra empurra.

Jesus foi conduzido a presença de Anás que era sogro de Caifás, sumo sacerdote naquele ano.

Jesus recebe uma bofetada de um criado. Anás manda que o tribuno, os soldados e alguns servos de Judeus levassem Jesus a Caifás. ( Pedro nega Jesus pela primeira vez ).

Caifás manda que levem Jesus a presença do Governador Pôncio Pilatos, ( Pedro nega Jesus pela segunda vez, ouve-se o canto de um galo a ecoar pela noite fria ).

Jesus diante de Pilatos, ( o julgamento )

Que acusação trazes contra este homem ? perguntou Pilatos.

Se não fosse malfeitor, não o traríamos. responderam.

Levai-o e julgai como manda vossa lei! disse Pilatos.

A nós não cabe matar pessoa alguma. Foi a resposta dos Judeus a Pilatos, que acuado perguntou a Jesus.

És o rei dos Judeus?

Diz isso de teu coração, ou ouviste de outros? Rebateu Jesus.

Não sou Judeu! Respondeu Pilatos secamente. depois continuou, ---- Os teus te entregam a mim, que fizeste de tão grave?

Meu reino não é deste mundo, e venho em nome de meu pai que está no céu. Eu nasci para dar testemunho da verdade e todo mundo que é verdade ouve minha vós.

Que verdade? Perguntou Pilatos atordoado, voltando para os Judeus disse em vós alta ---- Não vejo mal algum nesse homem! Ficou em silêncio por algum instante ----- Pois bem! continuou Pilatos. Vós tendes por costume que eu perdoe alguém pela ocasião da páscoa, solto o Rei dos Judeus?

Novo silêncio, desta vez por parte dos Judeus, num segundo explodiram numa gritaria só.

Esse não!!!! Dá nos Barrabás.

Pilatos ordena que açoitem Jesus, na esperança de que desistam da escolha. Os soldados teceram uma coroa de espinho e o coroaram sem piedade, os espinhos penetraram impiedosamente em sua carne e o sangue banhou lhe a face. Vestiram no com uma manta púrpura e o levaram para fora apresentando o a plateia ensandecida que desequilibrada gritava alucinada, crucifica-o!!!! crucifica-o!!!

Saindo Pilatos disse-lhes,---- Eis aqui o homem, aquele que se intitula Rei dos Judeus. Porém!!! Vedes que não vejo nele mal algum. Lavo minhas mãos do sangue deste justo. E o entregou aos Judeus, que o arrastaram para fora do palácio. Quieto num canto de onde tudo observava, estava pedro que ouviu pela terceira e última vez o canto do galo, a profecia havia se cumprido.

Conta a lenda, que no mesmo dia e hora do julgamento de Jesus, como haviam pedido, o Governador Pôncio Pilatos soltou a Barrabás que voltou as ruas iniciando seu reino de terror, concentrando agora sua luta não só contra os Romanos mas também em um novo inimigo,

os cristão! Algum tempo depois acuado pelos soldados e tendo de fugir de um lugar para outro sem ter para onde ir acabou diante de uma casa na periferia da cidade, onde pediu abrigo. Ferido, faminto e com as roupas em farrapos não foi reconhecido por aqueles que se abrigavam no interior residência, a não ser por aquele que estava sentado ao centro da enorme mesa de madeira e que falava com uma vós suave que enchia o ambiente de paz e harmonia. Seus olhos novamente se cruzaram, e o coração do malfeitor se encheu daquela paz, aproximando-se da mesa pode visualizar a Jesus e fitá-lo longamente nos olhos.

Mestre? És tu? Aquele que foi trocado por mim, e do qual não sou digno de beijar os pés? Disse Barrabás. Aproximando-se um pouco mais, a luz era fraca, pois discípulos estavam escondidos dos Judeus ali a alguns dias e não podiam chamar a atenção, foi guando Jesus naquele dia apareceu a eles pela primeira vez após a crucificação.

Vinde a mim todos que estão cansados e eu vos aliviarei. Disse Jesus a Barrabás.

Mestre!!! Vaguei nas noites escuras a procura de tuas palavras para aquecer meu coração cansado, minha alma atormentada por demônios me querem devorar clamou pela tua presença, agora te encontro e posso morrer em paz.

Conta a lenda que Barrabás ficou entre os discípulos até recuperar-se de seus ferimentos. Após sua recuperação, abençoado por Jesus e cheio da paz do espirito santo partiu para iniciar seu ministério de pregação. Anos depois quando pregava em uma pequena aldeia ao pé de um monte cruzou com soldados Romanos a caminho de Damasco, soldados estes que tinham por comandante um tal Saulo de Tarso, fariseu, também era tido como cidadão Romano, temido por cristão, tinha por hábito quando encontrava com seguidores de Jesus infringir a eles os mais duros castigos. Não vendo diferença entre homens mulheres e crianças, arrastava-os para fora de suas casas e sem piedade os chicoteava, alguns até a morte.

Reconhecido, não tinha mais como fugir.

Não precisava mais fugir, a busca havia chegado ao fim, Jesus estava com ele e podia então descansar em paz. Levado pelos soldados nunca mais se ouviu falar do homem chamado Barrabás.

POUCO TEMPO DEPOIS TODA A JUDEIA FOI ABALADA POR UMA NOTÍCIA QUE CHEGOU INESPERADAMENTE COMO UMA TEMPESTADE; A CONVERSÃO DE SAULO DE TARSO AO CRISTIANISMO FOI SACRAMENTADA NO CAMINHO PARA DAMASCO PELA APARIÇÃO DE JESUS EM FORMA DE LUZ E VÓZ, A LUZ E VÓZ QUE O TRANSFORMOU NO MAIOR PREGADOR DA BOA NOVA.

PASSOU A SER CONHECIDO APENAS POR PAULO O APÓSTOLO, O BEM AVENTURADO.

F.I.M