FORUM DAS AÇÕES E SENTIMENTOS
FORUM DAS AÇÕES E SENTIMENTOS
Certo dia, em uma mesa qualquer, dialogavam o “pedido de desculpas” e a “culpa”, quando em determinado momento iniciaram uma discussão, com o objetivo de provar para o outro quem deles era mais importante:
A culpa então começou: Eu tenho coragem de admitir quem sou, sem que para isto tenha que me humilhar pra ninguém.
Desculpas respondeu: Coragem tenho eu, pois encaro de frente aquele que prejudiquei, olhando nos seus olhos.
A culpa então disse: Mas quantas vezes você faz isto sendo falsa, sabendo ainda que vai acontecer novamente?
Desculpas: E o que adianta você estar aí e ficar escondida sofrendo?
A culpa: Melhor sofrer do que mentir para aliviar a própria dor.
Neste momento, chega o irmão da culpa, o “arrependimento”. E entra na conversa:
Arrependimento: Desculpas, você não pode falar assim com meu irmão, pois só nós sabemos o que passamos.
Desculpas: Vocês vivem aí escondidos, sofrendo, e vivendo do passado.
Arrependimento: Pior é você, que é vazio e se acha politicamente correto.
Conforme o diálogo foi esquentando, chega uma nobre e respeitada personagem, a Sra. consciência, que espreitava a discussão e interveio então dizendo:
Consciência: Srs., mas o que é isto?
Como podem ficar discutindo seus adjetivos e defeitos desta forma?
Como podem ser assim tão egoístas e arrogantes?
Será que ainda não perceberam que nada são individualmente?
E digo mais, mesmo juntos nenhuma relevância têm, se não se aliarem a quem agora vos apresento:
Eis que chega a “atitude” já intervindo: E aí gente, nós vamos ficar aqui batendo papo ou vamos consertar as coisas? E aí vamos trabalhar? Vou chamar para se juntarem a nós: a “razão”, a “tolerância”, o “perdão” e a ”humildade”. Opa ia me esquecendo de alguém muito importante: junte-se a nós “solidariedade”.