FACEBOOK QUER VIRAR SENTIMENTO... (?)
Por Carlos Sena

 
 
A VERDADE E A MENTIRA sempre se respeitaram. Elas se encontraram em uma amostra de sentimentos e não houve nenhum “barraco” entre elas. Nessa amostra, reuniram-se todos os sentimentos positivos e negativos que se nutrem da natureza humana para sobreviver. Nesse encontro – uma espécie de CONGRESSO INTERNACIONAL DE SENTIMENTOS, sentaram-se lado a lado, no grande “auditório” exatamente elas – arqui-inimigas a MENTIRA e a VERDADE. Discretas, cumprimentaram-se e, diferente do que se poderia imaginar, conversaram e trocaram gentilezas. Quem se encarregou de fazer as honras da casa, meio anfitriã, foi a SABEDORIA a quem coube proceder à abertura do congresso e dar as boas vindas a CHAGRILA – cidade escolhida para sediar o encontro por seu clima pacificador e pela capacidade que a atmosfera dispunha de parar o tempo. Os três dias de congresso não foram computados nas idades de nenhum participante, porque em CHANGRILA não se envelhece porque o tempo não passa e o amor impera em todos os habitantes. Sentadinhas em cadeiras juntas pareciam que teriam conspirado contra as duas, é o que se comentava em forma de cochicho. Mas, a SABEDORIA no seu discurso de abertura, teria sido enfática lembrando a todos que qualquer sentimento pouco cordial estaria ali, abrandado pelo poder da atmosfera da cidade que tinha o poder sobrenatural para isto. Mesmo assim, sentimentos menos nobres como a MALDADE não se contentavam em fustigar alguma fofoca em cima suposta calma reinante entre a MENTIRA e a VERDADE.  A MALDADE que estava presente com vários representantes tinha recaída permanente, rompendo com o clima de paz do local e instigando fofocas e disse-me-disse. Contudo, nada chegava a perturbar o ambiente que estava literalmente monitorado por “câmeras”. A Justiça estava lá com seu “fardão” e em locais estratégicos. A Guarda do recinto foi rigorosamente comandada pela TEMPERANÇA, sob o comando da HONESTIDADE. 
O discurso mais esperado parecia ser mesmo o da VERDADE. Quando ela foi chamada para fazer sua apresentação houve um silêncio total, porque todos achavam que a VERDADE iria escrachar a MENTIRA. No púlpito, a VERDADE iniciou sua fala por uma pergunta: “Senhores e Senhoras de todos os sentimentos aqui presentes, gostaria de dizer da minha felicidade em poder falar para todos”. Não, minto, falo apenas para... Uma tremenda vai foi ensaiada, mas a sabedoria logo se encarregou de neutralizar. – Continue seu discurso, dona VERDADE. – Como eu ia dizendo não falo apenas para a verdade, mas para a mentira. Da mesma forma que a mentira não virá falar para a mentira, mas para a verdade. Porque a essência da verdade é a mentira e da mentira é a verdade. Todo o processo que tem levado a humanidade a se desesperar diante de tanta mentira é porque a mentira é a verdade contada pela imaginação de cada um. Já a verdade é ela mesma gestada no seio da sabedoria Divina. O seio da verdade não é a mentira, mas o da mentira é a verdade. Por não se preocupar com a sabedoria, o ser humano mente acreditando que esteja construindo sua própria codificação moral. Os códigos morais, lhes adianto, são todos buscados na estrutura de Deus que criou o céu e a terra... Portanto, não se crucifique a mentira porque ela é produto do humano egoísta, propenso a viver em função da comodidade lúdica da vida e da suposta felicidade que os prazeres da carne proporcionam. Podemos dizer que a VERDADE vem de DEUS e que a mentira não vem de satanás, mas do homem pelo seu poder e arbítrio livre. Nessa altura da sua fala a VERDADE percebeu que conseguiu dizer de si mesma e neutralizar as correntes que estavam torcendo para que as duas se digladiassem. Quando todos pensavam que a VERDADE estivesse concluída sua fala, eis que ela se sai com o seguinte recado: “um novo sentimento está invadindo nossa comunidade”! Diante dessa denuncia, o auditório ficou perplexo. Como pode, cochichou a Mentira. Ave Maria, exclamou a Justiça. O que estará acontecendo no mundo, meu Deus, disse a Honestidade. O que será que está se passando por sentimento querendo tomar nosso lugar, indagou a Maldade. Calma, colegas sentimentos. É uma invenção da modernidade que ora se passa por verdade ora se passa por mentira. O GRANDE problema é esse, pois essa “invenção” entrou na vida das pessoas e, na maioria das vezes, direciona a vida delas, coisa que mesmo nós dificilmente fazemos. – Diga logo o que é, senhora Verdade, vociferou a Honestidade. Desembucha logo, disse a própria Mentira já deveras preocupada. Calma, calma, disse a VERDADE. O que quer que seja jamais será maior do que um sentimento verdadeiro. “Senhas e Senhores” deste congresso internacional de Sentimentos, estamos sendo ameaçados por um tal de FACEBOOK! – Eu sabia, disse a SABEDORIA. Eu já estava desconfiada desse tal de Facebook. Mas, amigas, não se preocupem. A gente não desbancou o google? A Wikipedia? Não desbancou o Orkut? Pois bem, todo FACEBOOK terá seu dia de Orkut. Palmas, palmas para a sabedoria, exaltaram todos. 
E assim entrou por uma perna de pinto e saiu por uma perna de pato...