Advogados velhinhos: espécie em extinção
A boa senhora dava aula de computação para os velhos advogados:
- Atenção, atenção! O advogado hoje que não for advogado ponto com vai virar advogado ponto morto. A Justiça não recebe mais petição em papel, tem que ser tudo digital.
Os advogados velhinhos, excelentes operadores do direito, mas sem nenhum conhecimento de informática, olhavam assustados os ensinamentos de computação da “boa” senhora. Claro, não entenderam “patavina” da aula.
Veio o segundo professor: Atenção, atenção, não adianta reclamar, tem que aprender informática. Quando o livro apareceu pela primeira vez, o primeiro leitor ficou apavorado, olhando para o livro, não sabia virar a página. E quando aprendeu a virar a página, perguntou se o que estava escrito na página virada iria sumir. Portanto, aprendam logo. Agora a palavra da moda é mexer. Já ouviram? “Aquele rapazinho da esquina mexe com esse negócio de computador”. Em último caso, arranjem um rapaz desses que mexem com computador, para que os senhores possam fazer suas petições. E tem mais, as petições têm que ser em P.D.F., entenderam?
Volta a primeira professora e arremata o curso. Atenção, atenção! Os senhores agora se virem. Vamos combinar que os senhores entenderam, ok?
Lá no fundo da sala, alguém grita: - Chamem o médico, por favor, três velhinhos acabaram de enfartar!
Nota: Este texto, de 2011, foi lido somente pelo Seminale e pelo Roberto Rego, dois dos meus amigos mais próximos. Inspirei-me nas aulas que recebi na OAB de Miracema e fiquei impressionado com a "velhinha" que nos ensinou e que usava toda hora o seu jargão: - "vamos combinar que vocês entenderam"
Gdantas