'' ERA PARA SER UM TROTE......

E tudo começou quando Olavo Fantil recebeu aquela estranha carta do Departamento de Assuntos Futuros pedindo sua presença em tal e tal dia e as tais e tais horas na Av. tal e tal. numero tal e sala tal, ligou no numero que estava na carta e o funcionario confirmou tudo, mas nada poderia adiantar do que se tratava, por telefone nada poderia resolver, e so' no dia e hora marcado na carta, e Olavo chegou quinze minutos antes, estacionou seu carro e para o pequeno predio onde se lia '' Escritorio'' se encaminhou, havia uma pequena fila , um so' funcionario por la' atendendo e pessoas falando alto, gesticulando e quando chegou sua vez o funcionario rindo , se divertindo e dizendo:-

Senhor...digo e repito, tudo isto e' uma brincadeira, um trote de primeiro de abril....alguem esta' fazendo isto, veja quantas pessoas receberam cartas iguais a sua......e Olavo se enfurecendo por ter sido tão tolo, idiota mesmo e não ter percebido que aquele endereço era o do Cemiterio Boa Morte...como se a morte fosse boa, boa filha da puta pensava Olavo e bom filho da puta tambem quem fazia este tipo de brincadeiras..pessoas perdendo horas uteis, de trabalho , para vir checar, vir conferir do que se tratava...idiota que sou, e outras pessoas por ali se sentido assim tambem...e Olavo agora via a sua volta, tumulos e mais tumulos...quase teve um acesso de raiva.

Primeiro de Abril!!...dia dos tolos, dos idiotas...e era mesmo primeiro de abril...tolo e idiota quem enviou a carta, tolo e idiota quem foi atender o que a carta pedia....perda de tempo estas brincadeiras!!

Olavo se dirigia para seu carro e ouviu um psssiuuu, senhor?

se virou e viu uma moça lhe fazendo sinal para se aproximar, foi, e ela lhe pedindo se podia ajuda-la.....Olavo disse sim, ela foi se afastando mais e mais para o meio dos tumulos e fazendo sinais para que ele a seguisse, chegou perto de um dos tumulos e parou , apontava para fotos que por la' havia...uma das fotos era dela mesma!!!!

Olavo sentiu um arrepio de medo, achou que estava enganado, se aproximou mais e viu que não...se indiretou, se aprumou e encarou a moça de frente....''Que palhaçada e' esta agora? mais uma de primeiro de abril? ahhh moça!!! faz favor? vai para a puta que pariu, e mais vai ohhh....e levantou o dedo indicador indicando para ela ir tomar no cu`...e virou para ir embora, estava fudido da vida, que fudidos eram este pessoal, caralho!!! me fazendo de bobo, pensando que sou idiota mesmo...e desviando de um tumulo tentava sair dali e viu a moça na sua frente...virou e ela de novo em frente dele...e suas pernas não o obedeciam e agora a moça chorava, soluçava e ele tentando sair dali....não conseguia!!!

E a moça chorando, ele via pessoas andando ao longe, tentou gritar, sua voz não saiu...e a moça veio se aproximando, ainda chorava, foi se acalmando e apenas pedindo....''me ajude senhor, me ajude..'' , prometa senhor que vai me ajudar, prometa!!! e ele pensando em manda-la para aquele lugar, mas seu pensamento disse sim e o som de sua voz saiu...'' sim ''....e sentiu suas pernas se movimentando de novo....'' que posso fazer por voce?'' ouviu sua propria voz...e ela lhe pedindo:-

Esta carta que o senhor tem no bolso...foi ele, quem lhe escreveu, que acabou com minha vida, foi ele que me colocou neste tumulo...ache-o e achara' meu assassino...me ajude por favor....preciso que me ajude, que o prendam, so' assim terei sossego..

não terei sosssego enquanto ele não for preso, fiquei muito tempo na espera de alguem para me ajudar...eu não consigo transpor os portões, os muros deste lugar, quando vi o senhor entrando senti uma forte atração e consegui me comunicar com o senhor...

Olavo percebeu que ela começava a desaparecer, a sumir como um vapor, foi ficando transparente e sumiu de repente....Olavo não era homem de sentir medo, e o sol ia alto, era dia claro e tudo parecia um sonho, um pesadelo....Olavo leu o nome...Denise!!!, anotou o numero do tumulo, quadra e foi ao escritorio

O funcionario dizendo que não poderia abrir e mexer nos arquivos a menos que ele fosse da familia....mas quando viu a ponta de uma nota de real aparecendo na mão de Olavo deu-lhe todas as informações ....Denise F......, nasceu....., faleceu..., ...cinco anos ja' pensou Olavo e o funcionario se lembrando e dizendo que ela havia sido morta a tiros, voltava da faculdade, seu carro foi localizado perto do predio que morava e dias depois foi encontrada morta em um matagal longe da cidade, nunca se descobriu quem tinha feito isto.

E isto passou a ser uma obsessão para Olavo. Foi aos arquivos dos jornais da epoca e leu tudo por la', sonhava com tudo isto, fazia conjecturas disto, daquilo, voltou varias vezes ao tumulo como pedindo ajuda, inspiração e nada.....um mes se passou e uma noite sonhava com escola, aulas, alunos, provas ...acordou em panico, suava....bebeu agua e voltou dormir. Não tinha coragem de dizer isto para ninguem, seria taxado de louco, no minimo, e não queria expor sua esposa, filhos, familia nisto tudo e se fosse verdade mesmo que o assassino ainda estivesse solto, vivesse por aqui? do que seria capaz se soubesse que Olavo estava atras dele?....este assunto foi caindo no esquecimento, Olavo sentia que nada poderia fazer....

Quase um ano se passou

A empresa que Olavo gerenciava contratou uma nova auditoria, funcionarios ficaram por ali durante quase um mes e no final tudo resolvido, tudo em ordem, a presidencia da empresa de auditoria promovendo um almoço , diretores e empregados das duas empresas se encontrando e o presidente da empresa de auditoria, professor Aurelio dando 'as boas vindas, o almoço foi um sucesso e no final algumas brincadeiras e Olavo sentado na mesa do prof.Aurelio quase cai da cadeira ao perceber que algumas brincadeiras de primeiro de abril eram contadas e executadas por ali...todos riam e prof.Aurelio contando que no ano anterior tinha feito uma brincadeira....atraves da lista telefonica tinha escolhido varios nomes e enviado cartas ''verdadeiras'' aos escolhidos, pedindo que fossem ate' um tal de Depto.de Assuntos Futuros e que na verdade este depto.não existia e sim era um cemiterio por la'..e bla bla bla e Olavo nada ouvindo...sentiu que se não saisse dali agora, ja' iria explodir...foi ao banheiro.

E sua obsessão ao assunto voltou.

Conseguiu o maior numero possivel de informações sobre o prof.Aurelio...estava com sessenta anos, era casado, tinha filhos e netos, um bisneto, era professor de portugues na faculdade tal, lecionava so' no periodo da manhã e o resto do tempo se dedicava a sua firma de auditoria, e tinha fama de mulherengo e pior, gostava so' de jovens e Olavo descobriu que teve muitos casos secretos com alunas....Olavo, com uma copia da ''carta brincadeira'' na mão procurou um amigo seu, um advogado e contou-lhe tudo....

Prof.Aurelio ao ser confrontado contou tudo.

'' Denise era linda, uma das mais lindas alunas que eu jamais tive...Fiquei louco por ela, fiz e aconteci, consegui que ela aceitasse sair comigo, para que ela se apaixonasse foi um passo pequeno e quando ficou gravida insistia em que eu tomasse uma posição, tomei...dei-lhe dinheiro para o aborto, ela não queria mas eu dizia que se ela fizesse eu me divorciaria, casaria com ela, ela fez e eu fui me afastando e ela insistindo e eu negando, ela ameaçando se matar e mostrava-me a carta que havia escrito...me deu uma copia, seria terrivel para mim....e ela mudou a estrategia, que me mataria e depois se mataria...me mostrou o revolver que andava com ele na bolsa....e pelos modos dela percebi que faria mesmo

Uma noite, eu estava enloquecido, fui espera-la perto do predio em que morava, ela viu meu carro, estacionou e veio , brigamos e eu com ela no carro sai dali em disparada e tentava argumentar, fazer com que ela voltasse 'a razão...nada.....e estacionei o carro no acostamento e fui andando sem rumo, ela veio atras e dizia que me mataria ali mesmo, consegui tirar a arma e nem sei como começei a atirar....deixe-a la' e foi isto, hoje eu estou aqui..são seis anos de sofrimento, de angustias...ainda bem que acabou!!!...foi julgado e condenado.

Um ano depois, era de novo primeiro de abril, o dia do tolos, dos idiotas ou seria?...das pessoas credulas, das inocentes, das pessoas que confiando em alguem acreditam nas peças pregadas, nas brincadeiras, nos trotes?...e Olavo foi visitar o prof.Aurelio, trazia consigo aquela ''carta trote'', mostrou ao professor e contou-lhe tudo e o professor de cabeça baixa chorava e em tudo acreditava e Olavo perguntando quem atendia o telefone quando pessoas ligavam pedindo explicações sobre o assunto da carta...ele mesmo, prof.Aurelio atendia, sabia ser brincalhão, sabia começar uma brincadeira e como faze-la funcionar e ficava imaginando a ''cara'' do tolo quando se apresentava e o funcionario do cemiterio dizendo que era ''primeiro de abril''...mas desta vez ao dizer isto não ria.

Olavo se levantou para sair, se virou e fez uma pergunta que lhe intrigava:-

Prof Aurelio em que momento o sr. teve esta ``brilhante`` ideia da carta trote?

Na ultima vez que visitei o tumulo de Denise, estava la` meditando e de repente me veio esta ideia....sai e coloquei em pratica, por que?

Olavo não respondeu, ia responder quando viu Denise olhando para ele, com o dedo indicador na boca como que pedindo silencio...sorriu, ela sorriu tambem. Sumiu.

****************************

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 31/03/2011
Código do texto: T2882237