''  VESTIDA  DE  NOIVA  ....mais uma

      Mais uma que me aconteceu, e gente?, cada uma que me acontece não? sera' que e' so' comigo que estas coisas acontecem?, que sera' que tenho que atraio estas coisas?...vou contar

         Tinha acabado de trancar a matricula na faculdade, tempos duros e não era so' minha familia que lutava contra a dureza, barris de petroleo em alta, corrupções, como sempre, desvio de dinheiro publico, o pais gritando para sair do buraco negro que estava sugando o povo, prisões, autoritarismo, repressões, lutas e a moçada trancando matricula, tentanto ir 'a luta, ganhar dinheiro para se sustentar e fui trabalhar com minha mãe na loja de costura e estava aprendendo o que mais eu gostava de fazer, desenhando, costurando,  bordando vestidos de noiva, minha mãe fazia cada um lindo, tinha as bordadeiras que a ajudavam e eu aprendendo tudo e fiz o meu primeiro vestido de noiva sem ajuda de ninguem, ficou lindo e a noiva parecia uma princesa no dia do casamento...me senti orgulhosa dos elogios que recebi na igreja e depois na festa...foi um sucesso e dai para a frente minha mãe confiou mais e mais em mim e continuei fazendo um vestido de noiva mais lindo que o outro...eu tinha vinte e um anos nesta epoca.

            E havia a moda de se fazer "" Cooper'', era um tal de correr, andar, se mostrar e ter o ''Cooper feito '' passou a ser uma febre e eu aderi, depois de muita insistencia de amigas, la' fui eu para as ruas, praças, bosques, campos, ginasios, ginasticas, tudo tudo para se ter o danado Cooper perfeito, e havia uma brincadeira...pessoas te perguntando se voce tinha o Cooperfeito..eu tinha..rsrsrs. e uma manhã eu fazendo o Cooper em um bosque la' em Campinas, minha amiga Bruna, loca de pedra, me pegava seis da manhã e em menos de quinze minutos estavamos nas alamedas correndo que nem duas loucas, suadas, cansadas, esgotadas, mas ainda com os quadris enormes cobertos com calças de agasalhos e blusa idem...que horror!!..nada de emagrecer..so' ali no sofrimento e Bruna vai ao banheiro e eu sento na hora em um banco...quase desmaiada da correria e noto em um banco ali perto uma menina...

               Devia ter uns dez anos, vestia um vestido branco de festa, sapatos pretos de verniz modelo boneca e meias brancas, cabelo bem arrumadinho, toda bonitinha e pensei :-

               .....que coisa estranha!!! esta hora da manhã e ela vestida assim em um dia do meio da semana, quem sera e com quem estara'? e ela sorriu para mim, me acenou e eu fui ate' ela, ..magina que eu não iria!!! curiosa fui chegando sorrindo e ela tambem, .....Oi lindinha...num ta' com frio?

                 Oi, não, não estou com frio
                 Como e' seu nome lindinha?
                 Angela, e o seu?
                 Amelia, voce esta' sozinha por aqui? cade sua mãe ou seu pai?
                 Estão dormindo em casa e eu vim sozinha, moro perto daqui.....
                 Ficamos conversando e eu dizendo que costurava, fazia vestidos de noiva bla bla bla e ela dizendo que precisava ir embora e levantou e saiu correndo, voltou e me disse:-
                 Amelia, quando eu me casar voce vai fazer o meu vestido de noiva...e correu de novo, entrou no meio das arvores e sumiu...nunca mais a vi.....e vi sim Bruna de cara feia dizendo por onde andava eu, ela tinha saido do banheiro e não meu viu sentada no banco esperando, e foi logo pensando, marvada!!! que eu ja' havia arrumado um gato e entrado no meio do mato...rimos, e eu dizendo tudo o que aconteceu e Bruna me olhando de lado, de soslaio...ela não tinha visto menina nenhuma e eu estava em outro banco, mais longe daquele que eu estava esperando por ela....esqueci.

                  Quinze anos depois.....chovia muito, era o mes de Janeiro, ruas inundadas, o caos na cidade e eu na minha loja, quase seis horas, hora de fechar e eu pensando como iria ate' o estacionamento e pior, tirar o carro de la' e dirijir neste transito louco e me entra uma freguesa...

                    Fui atender, uma moça linda nos seus vinte e quatro, vinte e cinco, bonita mesmo, elegante, bem maquiada, perfumada, e incrivel sem sombrinha e nem um pingo molhada, conversa vai , conversa vem e ela me dizendo para o que tinha vindo...queria um vestido de noiva, iria se casar em Fevereiro no ultimo sabado, sabado de carnaval

            ...ficamos escolhendo modelos prontos, não gostou de nenhum, figurinos tambem não, e mostrei então meus desenhos, gostou de um e queria completo, com sapatos e meias, veu e grinalda , luvas e ate' o buquet de rosas brancas e uma vermelha no meio....poderia eu providenciar tudo isto...sim eu podia, eu posso....o fregues pede e eu faço, cobro caro mas faço e ficam lindas as minhas noivas princesas...brinquei eu, e ela riu, peguei meu caderno bagunçado em que anoto o nome, medidas, numero do meu modelo e os complementos..se fosse minha ajudante Margo, nossa!!! alem destes anotava tudo e muito mais, Margo adora saber tudo das freguesas, mas com isto ela se livra de muita confusão, eu não, ja' aprontei cada uma...ate' vestido trocado ja' levei para noivas...corri e destroquei e tudo porque minhas anotações são pessimas....rsrsrs.

            Tudo acertado e pagamento combinado e ela ficou de voltar dai dois dias e me entregar metade do dinheiro e assim fez, e lhe pedi o numero de telefone, me disse que estava se mudando para Campinas e ainda não tinha conseguido comprar um telefone..lembrem-se, celular naqueles tempos nem pensar e linhas telefonicas eram um absurdo o preço, e dependendo da sorte, do local, levava no minimo quinze dias quando não mais tempo, e uma so' Cia instalava e demorava dois, dois anos e meio para fazer isto...era comum freguesas não terem telefones em casa, mas me deu o endereço, servia, e combinamos que em quinze dias ela voltaria para fazer a primeira prova.

             Voltou no dia e hora combinado, me pagou o restante e provou....ficou linda demais, apenas pequenos ajustes aqui e ali e em uma semana ela voltaria para apanhar....não voltou!!!

             Nem no dia certo e nem uma semana depois e na outra semana seria o casamento e eu preocupada...o que sera' que tinha acontecido? esperei mais dois dias e falei com Margo que despachada e inchirida ja' foi enfiando a cara no assunto, os pe`s  pelas mãos e na sexta-feira nem abri a loja e logo cedo com o vestido e tudo em uma caixa passei na casa de Margo e fomos nos para o tal endereço....bairro chic, elegante de Campinas, so' gente rica, e muito rica, mora por la'....e achamos a rua e a casa, desci, Margo atras de mim com a caixa e tudo na mão e eu mandando ela deixar no carro, que nada!!!

           Uma mansão a casa, muros altos, portão da garagem de madeira e um menor ao lado, apertei o interfone, uma voz masculina atendeu e eu dizendo para que tinha vindo...ouvi um grito, cachorros latindo e um senhor veio nos atender, ficou me olhando, olhando Margo e as caixas e logo em seguida uma senhora, elegante, nos seus cinquenta, nos ouvindo contar para que estavamos ali...e eu ja' de saco cheio de ficar contando, contando e pessoas nos olhando como duas palermas....e a mulher dizendo que havia engano...mas eu mostrando o endereço e categorica dizendo o nome da noiva e ela de olho arregalado e se o senhor, que devia ser o jardineiro , não segura , gente a mulher ia caindo no chão....tinha vertigens, me parecia, o senhor colocou a coitada no chão do jardim, entramos , eu e Margo, e ele correndo para dentro da casa e um senhor correndo e nada entendendo....

           Carregam a mulher para a sala, eu e Margo em pe' feitos duas de paus, duas idiotas e a senhora elegante voltando e chorando histericamente e nos apontava e apontava para a caixa e dizia o nome da noiva e mais gritava, desceu uma senhora, empregada da casa, acudindo, dando agua com açucar e o escambou    e o  senhor, o marido ,nos mandando sentar e me ouvindo agora....contei tudo, ele nada disse, foi em cima de um piano e trouxe uma foto...era ela? a moça desta foto?..sim era, e ele caiu sentado no sofa', chorando e apertando a foto no peito....e todos ali chorando e eu e Margo com cara de ''bosta'', sorrindo amarelo, querendo agora saber tudo, tudinho....magina!!!

             Esta e' Angela, nossa filha, faz tres anos que morreu...ahhh pra que que ele falou isto, gente , dei um grito tão alto que Margou que estava meia sonsa com tudo isto gritou tambem, jogou a caixa pra cima e esparramou tudo no meio da sala, a senhora elegante gritava se encolhendo no sofa' , a empregada correu se benzendo e o jardineiro caiu de joelhos....era pior que terremeto seguido de tsunami junto , que horror!!  e a situação não melhorava, so' piorava e foi quando desceu uma moça de camisola, estava 
dormindo e acordou com os gritos...era uma outra filha do casal e quando soube de tudo gritava agora tambem....ate' que a coisa foi se acalmando e o pai me contando...parecia o unico por ali em condições de raciocinar em ordem....

            Minha filha morreu em um acidente de carro, morreu ela e o noivo, foram a festa de formatura deles, tinham se formado em medicina, seriam medicos juntos, estavamos todos la' e eles voltavam no carro dele e um louco, um bebado passou com o farol vermelho e bateu, os dois morreram na hora, o bebado sobreviveu e com ele nada aconteceu, nem preso foi, foram enterrados lado a lado, iriam se casar no fim de Fevereiro do ano seguinte, no sabado de carnaval....não ouvi mais nada, apaguei, desmaei.

             E quando acordei me diziam que dei o maior trabalho, gritei, esperniei, chorei, ate' dizem, que urrei...exagerados!!! e Margo me dizendo que eu ate' linguas estranhas falava, que eu babava...credo, que horror!!! que vexame!! nunca passei por tal situação...que vergonha !!! mas não acreditei muito não, Margo e' muito exagerada e ao meu respeito mais ainda...tira sarro de mim, isto sim, mas tambem tiro dela...me vingo!!!

            E o vestido e tudo o mais ali no meio da sala, quem tinha a coragem de tocar naquilo agora? ninguem!!! e depois de muita agua com açucar e ate' um conhaque o pai me serviu, fui melhorando, eles tambem e eles me mostrando albuns e albuns de fotos da filha e eu vi..e quase que tudo começa de novo...gritei, todos gritaram, a mãe , coitada!!! de olhos esbugalhados gritanto tambem...e eu apontava para uma foto...a menina do bosque, do dia do meu Cooperfeito...era ela, ali, na foto sorrindo para mim....sentei para não cair dura no chão...coitada de mim, gente!!! so' quem passa por isto sabe, como passei, sei.... 

             E desta vez foi a mãe, com voz calma agora, me contando...a filha, sua menina Angela tinha isto, estas coisas, vivia contando de lugares e pessoas que ela visitava em '' sonhos'', tinha o habito de levantar a noite , se trocar como se fosse para uma festa e dormir assim vestida e a mãe se lembrava que um dia, de manhã bem cedo tinha ido acorda-la e não conseguia e quando a descobriu ela estava com a roupa da foto, era a roupa da festa dos deis anos dela, tinha dormido assim e assim foi como eu a vi no bosque fazendo o meu Cooper, contei isto 'a eles, choravam todos e eu tambem, Margo assustada nem conseguia chorar...tinha medo agora a valente Margo... 

              Bom , o que fazer então com o vestido e os complementos, inclusive o bouquet?...e a mãe me contando que o outro vestido eles tinham dado embora e tudo o mais junto logo depois do enterro e se eu concordasse iriamos levar ao bazar de uma igreja, nada diriamos e la' eles emprestam para noivas pobres, alugam ou mesmo vendem para arrecadar dinheiro paro o fundo social...fizemos isto então e o bouquet colocamos no altar da igreja, rezamos e voltamos para nossas vidas..não tão normais depois disto tudo , sempre fica ne' gente? um impressão, uma coisa por dentro , esquisito sentimento..sei la', e quando se conta ninguem acredita, nos olham como doidas, loucas, debiloides...melhor nem comentar  senão ja' viu ne'?...sanatorio pra mim!!!

               O sabado de carnaval chegou e eu , Margo e sua familia, o maridão e os dois filhos, indo ver no Bosque a bandinha de carnaval infantil que haveria por la', crianças fantasiadas, tarde deliciosa, alegria geral e a tarde caindo suave e calorenta, e na saida eu e Margo paramos no banheiro e na saida quase mais ninguem por perto e ouvimos barulho de folhas sendo pisadas e viramos e nem gritar gritamos, nos seguramos uma na outra.....Angela, a noiva, vestida de noiva, com o vestido que fiz para ela, no meio das arvores, a luz pouca que vinha do sol iluminando, clareando e vimos ela de mãos dadas com seu noivo...eles nos acenavam, as duas tontas, abraçadas, grudadas, acenando de volta e eles desaparecendo no lusco fusco do fim da tarde...sumiram, corremos e o marido assustado perguntando:-

          Que foi? viram fantasmas?

           Olhamos uma para a outra, falar quem falava?mas pensavamos...sim vimos, entramos no carro, sumimos dali, viemos caladas, caladinhas!

           Ate' hoje em que aqui escrevi, esqueci, nunca neste assunto eu tinha tocado...hoje resolvi...mas nem deixe Margo saber, fica uma semana sem dormir...eu ja` fiquei tambem, agora não mais, desde que eu tenha alguem ao meu lado...ai me agarro nele e durmo sossegada.

            E uma coisa que me intrigava e um dia resolvi e liguei para o pai da noiva...o dinheiro!!

            E ele me explicando que a noiva tinha economias, que ela mesma tinha pago o antigo vestido e no dia do acidente sua bolsa sumiu e havia uma quantia grande que ela havia recebido de presente de formatura dos avos, este dinheiro e a bolsa nunca foram encontrados...vai saber então não?

            Misterios!!!

                    =================== 

                           
AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 24/03/2011
Código do texto: T2868716
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.