''  O  BANQUETE  DE  NOIVADO ''

          Não era almoço, não era jantar...era banquete mesmo que Luzimar preparou com gosto para comemorar seu noivado

          Esta causo minha avo' materna contava com gosto afinal ela foi uma das convidadas, era a melhor amiga de Luzimar, ja' estava casada com meu avo e esperava minha mãe e Luzimar seria a madrinha do bebe que iria nascer...e Luzimar não queria ninguem ajudando, dando palpite no banquete de noivado dela

           Minha avo' ja' estava nos seus vinte e dois anos e Luzimar nos quase vinte e cinco e ainda solteira, e naqueles tempos idos moça que passasse dos dezesseis e não arranjava namorado, noivo e não casasse antes dos vintes...vichii!!! chamavam de ''solteirona'' na cara dura mesmo, a propria familia se condoia da situação das coitadas, enfim, Luzimar um dia anunciando que tinha arrumado um namorado que morava do outro lado da cidade, morava alias em um sitio e so' podiam se encontrarem la' pelos lados de onde ele morava, ela ia por la'...minha avo' dizia que Luzimar mesmo dirigia a charrete do pai e ia em busca do seu amor

          Este namoro durou uns meses e ela dizendo que logo, logo, ficaria noiva, e então se pos a preparar o tal banquete, tinha boas economias guardadas, gastaria tudo neste banquete , dizia Luzimar.

          Alugou um local grande, contratou bufet de renome, comida das melhores, bebidas das boas e caras, flores, musica e dizia que toda a familia dele viria e que todos veriam então a festa de casamento que ela faria...prometia!!!, minha avo' se   ''impiriquitou toda toda'', assim claro como a familia dela e todos os convidados.

           E o dia do banquete tão esperado chegou, o salão foi todo decorado, o bufet tinha tudo preparado, os convidados chegando, chegaram todos, tudo pronto, Luzimar linda, toda toda, andava de mesa em mesa, recebia os parabens e perguntas e mais perguntas sobre tão misterioso noivo que nunca chegava....o inicio do banquete seria 'as nove horas e ja' passava das onze e meia e nada de noivo e muito menos sua familia ou algum convidado da parte dele chegando...pessoas querendo ir embora, tinham fome e sede, nada poderia ser servido ate' a chegada do noivo e colocação das alianças, apresentações e casais que tinham filhos pequenos, senhoras idosas não aguentando e um irmão de Luzimar começou um bate boca com ela e gritava que queria o endereço do noivo,  alguns homens iriam busca-lo, saber o que teria acontecido...ela forneceu o endereço e sairam em varios carros, levariam quase uma hora para ir e voltar e Luzimar passando mal, mas nenhum convidado arredava pe' dali de jeito nenhum, dizia minha avo' que ela preferia morrer do que perder esta...magina!!!

            E os homens que foram buscar, encontrar o tal noivo misterioso, voltando, no meio deles algumas mulheres tinham ido de xeretas ...maginam que não? e as mulheres ja' foram descendo dos carros aos gritos e Luzimar nada entendendo, todos falavam ao mesmo tempo e um senhor tentanto explicar...o irmão de Luzimar pegou do microfone e colocou na boca do senhor que explicava que o filho dele, o suposto noivo de Luzimar ja' havia falecido de um acidente com um trator mais de dez anos atras....Luzimar desmaiou, gritos e correrias....e ai a coisa descambou...o bufet foi servido e a festa começou...Luzimar tinha sido levada para o hospital....minha avo' conta que ela e meu avo' não aguentando de fome e vendo aquelas comidas boas e gostosas se fartaram do bom e do melhor e depois foram ao hospital...mas dizem que o  banquete de noivado varou a madrugada..mesmo sem noiva e noivo...qui coisa não?

           E a coitada da noiva solteirona que um dia sonhou em namorar, noivar e casar contou para sua familia, que contou para todos, claro, todos queriam saber o que era isto...claro, clarrissimo!!! eu, se estivesse por la' iria querer saber tudo tambem, tim tim por tim tim...magina!!!

            Um dia tinha ido ao cemiterio e na saida conheceu um rapaz e começaram a namorar, ele lhe tinha dito onde morava, mas que não podia chegar em sua casa por motivos de que ele tinha tombado um trator do pai e que o velho tinha pedido para ele ficar longe do sitio, morava na propriedade, mas travalhava em outro lugar e que um dia , no dia que ficassem noivos, apresentaria sua familia para ela...ela, enlouquecida de amor em tudo acreditava...e deu no que deu!!!

            Luzimar nunca se recuperou do golpe sofrido, tadinha!!! , minha mãe nasceu e ela não pode ser madrinha, não tinha saude para isto...vivia no mundo da lua, ora boa, ora pior, ora pior ainda e quando seus pais morreram um irmão a levou embora para São Paulo, internou a coitada em um hospital, vendeu tudo por aqui e nunca ninguem mais comentou isto, mas os mais velhos conhecem esta estoria e quando alguma moça vai ficando para titia costuman brincar...credo!!!, dizem :-

             Cuidado, vai fazer que nem a Luzimar...cuidado, tenha cuidado ao ir ao cemiterio...e riem, marvados...matam a gente de medo, eu mesma ja' ouvi muito isto....sinceridade? cagava de medo, ate` hoje tenho...aiiii que arrepio, que frio que senti....passou por aqui, correu espinha abaixo, desceu suor gelado...ai da' licença? vou fechar a janela....daqui do computador da' para ver o cemiterio e suas velas acesas por la'....e tenho que dormir soZinha, ja' que sou uma Zinha inxirida mesmo, e hoje , justo hoje, cismei deste caso contar...credo em cruiz, desconjuro!!!

           Tenho medo, pavor, destas historias, nem sei por que eu mesma conto...burra!! e agora pra dormir neste casarão? e meus cachorrinhos e gatinhos não gostam de dormir fora das caminhas deles la' no quartinho deles, quentinhos...lindos!! acho que vou ter uma ligada pra algum...rsrsrs...vou nada, vai que erro o numero e vem um '' destes de fazer solteirona louca querer noivar e se banquetear''?...to coberta ate' a cabeça para poder dormir....tchau!!!


                     ===============
AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 23/03/2011
Código do texto: T2865068
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.