OS TRÊS ANJOS MAUS

Contos que trazemos da nossa infância, narrados pelos nossos tios, avós, visinhos...

OS TRÊS ANJOS MAUS

Um homem rude, que educava seus filhos à chicotada, dignidade para ele era tão importante quanto a felicidade da sua família, a palavra empenhada valia ouro...

Família de camponeses: Pai, mãe e oito filhos.

Juntamente com mais cinco famílias, tiravam os seus sustentos da generosidade da terra.

O proprietário era o patriarca, que viu seus filhos formarem famílias tornando o sobrenome Sassá, numerosíssimo!

Era costume dos patrões, nos dias chuvosos, reunir todos, e juntos reuniam as ferramentas necessárias e zelavam para que a água da enxurrada não danificasse a lavoura, construindo erosões e destruindo os cafezais.

E todos concordavam para que fosse assim.

As obrigações foram se perdendo com o passar do tempo, o que não era aceito pelo Sr. Augusto, que tentando reunir os colonos para o rotineiro trabalho, não obteve resposta positiva.

Furioso esbravejando, ele batia no peito dizendo:

Conseguirei ajuda mesmo que seja do demônio, e deixarei o carreador em bom estado de conservação em dois dias!

E assim, com muita raiva ele apanhou um carrinho de mão, colocou enxada, enxadão, pá, Picareta, uma moringa com água e dirigiu-se ao local de trabalho.

Já exausto, percebeu que era impossível concluir sozinho tão difícil tarefa!

Foi então que viu se aproximando três rapazes de cor negra que educadamente pediram

Trabalho, alegando estarem com fome, trabalhariam em troca de um prato de comida...

Curiosamente o trabalho que levaria três dias, acabou se em poucas horas.

O Sr. Augusto, satisfeito com a ajuda dos rapazes, pediu para que se assentassem um pouco

E descansassem enquanto ele buscaria o dinheiro do pagamento e o almoço prometido.

Chegou à casa com um ar de superioridade e censura,

Apanhou a comida e o dinheiro suficiente para pagar um dia inteiro de trabalho e foi ao encontro dos três rapazes.

Lá chegando, inacreditavelmente, viu as ferramentas flutuando e os rapazes haviam

Desaparecidos.

Autora: IVANY FULINI SVERSUTI