Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SÉRIE VENTOS NA MITOLOGIA - BÓREAS - VENTO NORTE...

BÓREAS, O IMPETUOSO VENTO NORTE

Era um vento tranqüilo, que não conhecia a dor. Vivia em um fulgente palácio às margens do Estrimão, na Trácia, país frio e úmido. A serenidade do vento ficou estremecida quando ele apaixonou-se por Orítia, bela princesa de Atenas. Mas o monarca recusou-lhe entregar a filha, alegando que a Trácia era muito fria, e a jovem não suportaria lá viver.
Bóreas rogou, implorou, prostrou-se aos pés do rei, como se fosse um simples mortal. Mas nada comoveu Erecteu. Desolado, Bóreas tornou-se um vento indomável, um vendaval sem limites, de força impetuosa. Passou a soprar violentamente do seu palácio, atingindo todos os cantos do mundo. Soprou uma gigante nuvem branca sobre Atenas, que envolveu a bela Orítia, carregando-a pelo ar, até a Trácia.
O rapto de Orítia é a lenda mais famosa do mito de Bóreas. O casamento do vento com uma princesa ateniense era cultuado em Atenas como um privilégio à cidade. Relatos históricos contam que quando da invasão do comandante persa Xerxes (519-465 a.C.), em luta contra a Grécia, Atenas estava próxima da rendição, quando o vento Bóreas soprou forte, dispersando a frota inimiga. O fato passou a ser comemorado pelos atenienses com a realização das festas Boreasmas.
Bóreas era representado como um homem barbudo, alado, maduro, vestido com um manto curto.


Texto pesquisado na web.

                                               
SanCardoso
Enviado por SanCardoso em 17/10/2010
Reeditado em 17/10/2010
Código do texto: T2561765
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre a autora
SanCardoso
São Paulo - São Paulo - Brasil
1941 textos (164696 leituras)
1 e-livros (336 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/08/20 17:27)
SanCardoso

Site do Escritor