'' LEIS, lei ?...cumpra-se a lei ""


Breve histórico das pessoas com deficiência

A humanidade desde o começo do mundo vem se preocupando com a aparência física e a preservação do cognitivo da pessoa, na Grécia, por exemplo,os deuses tinham uma aparência de perfeição, a Bíblia Sagrada relata em Gênesis, que somos imagem e semelhança de Deus.Os deuses gregos tinham um corpo atlético e sem falhas físicas, até mesmo os sacrifícios exigiam que os animais não tivessem nenhum defeito físico.

Em algumas culturas como a grega, muitas pessoas com deficiência eram jogadas às margens da vida sem nenhuma perspectiva, pois para aquela sociedade o fator primordial era o trabalho e pessoas com deficiência eram desqualificadas. No caso das mulheres a exclusão era mais presente ainda, devido à preferência dos pais pelos filhos varões.

Essa hegemonia cultural grega que era referência para as demais civilizações refletia para o mundo como as formas de conduta e de moral. Os grandes gênios gregos tratavam com descaso, os deficientes e quando uma família percebia que um recém nascido portava algum defeito físico, visual ,providências para eliminá-lo da família eram tomadas.
 A partir de então surgiram os asilos e posteriormente os centros de ensino especiais. Nessas escolas que os deficientes puderam ser apoiados e aprenderam a superar suas dificuldades encontrando espaço para demonstrar habilidades técnicas e profissionais.

Heródoto que viveu por volta do ano 444 a.C classificava os surdos como seres amaldiçoados pelos deuses .

Os chineses não aceitavam e não suportavam os deficientes, a sociedade com a sua cultura popular, proclamava que os defeituosos eram possuídos pelos demônios
*********************************
*********************************
...e o mundo viveu em paz ate' o fim do ano 2198, na virada do ano para 2199 a guerra explodiu, nacoes oprimidas e ''espremidas'' por falta de espaco, de terra, de combustivel, foram se atacando uma 'as outras, empurrando mais e mais nacoes para fora dos dominios.....

...e a guerra tudo devastava e durante cinco anos foi destruindo cidades, campos e ate' a vida marinha estava em perigo....e restavam poucas nacoes agora e uma ''Ditadora'' foi se impondo acima de outros e leis e decretos se ouvia todo dia....

Demetrio, estava tentanto obter comida na praca principal, havia fogo, desordens, brigas, lutas e foi quando ele viu e correu tambem, brigadas empurravam o povo para as paredes e '' arautos'' da Ditadora colando pregando cartazes em todos os lugares e um deles lendo e  anunciando:-

"" Todos os deficientes deverao serem entregues imediatamente a central principal desta cidade e entenda-se por deficientes, os portadores de defeitos fisicos...mesmo a falta de um dedo torna-o candidato para ser entregue, e pessoas gordas, acima de 1o0 ks e muito magras, abaixo de 50 ks, deveram elas mesmas se apresentarem imediatamente, ...atencao!!! repito..todos os deficientes....Demetrio nada mais ouvia, corria, se andar bem apressado se poderia chamar de correr..

Como correr? Demetrio do alto dos seus 1,80 cms e pesando mais de 190 como correr?  mas parecia que suas pernas criavam asas agora...tinha que chegar em casa, fugir..fugir era a unica possibilidade...

Dione o viu de longe...esperou...ele entrou,mal ajuntou algumas coisas e explicando 'a ela...ela se movimentando devagar...chorava, tinha dificuldade para se movimentar, pesava mais de 150 kgs..e chamava pelo filho....Dilio, Dilio...e Dilio veio..tinha apenas doze e ja' pesava mais de cem..fugir, fugiram...e se esconder aonde? Demetrio sabia que pessoas iriam entrega-los, a fome faria isto...a Ditadora sabia e por isto distribuia racoes extras para quem denunciasse deficientes...e gordos e magros eram candidatos potenciais...

Os gordos eram considerados '' gulosos, glutoes, consumidores avidos de comida...comida que agora tinha seu peso em ouro, alias, comida valia mais que ouro...se voce tivesse ouro poderia comprar comida...quando havia, quando nao..fazer o que? comer ouro? e os magros , menos dos 50 quilos, sem forca suficientes para o trabalho na  terra...que o principal trabalho resumia...comida!!! e todo dia a lista de deficientes aumentava...ate' carecas, desdentados, ou mesmo como se anuncia, pessoas tatuadas, com sinais na pele de nascenca...deficientes, portao adentro!!!

Demetrio conseguiu se esconder a si, Dione e Dilio, se embrenharam no fundo da mata, cavernas escondidas por cachoeiras, comiam raizes, plantas, porque animais nao havia...e assim ficaram meses  por ali...

E com este decreto a Ditadora conseguiu aumentar a producao de comida...agora havia distribuicao de racoes cada dois dias...familias inteiras nao vinham mais como antes, tinham o suficiente para semanas e houve uma paz momentanea...durante dois anos a guerra parou...a paz foi voltando, a normalidade tambem...ja' nao se via mais deficiente, cegos, coxos, surdos, nas cidades...nem gordos e nem magros...e a producao de bens aumentando, menos roupas, menos gastos...e a Ditadora se impondo mais e mais...

Demetrio e sua familia ainda escondidos ...nada sabiam do mundo la' fora...estavam agora magros devido 'a dieta forcada...e resolveram....voltariam!!!

Voltaram, mas foram para uma outra cidade onde ninguem os conhecia...e foram por ali se fixando, Demetrio era ferreiro, trabalhava com o metal, logo foi chamado...iria trabalhar agora com a Ditadora, nas fabricas de racoes....seria encarregado da manutencao da maquina principal ...setor onde poucos tinham acesso e onde a Ditadora todo dia aparecia, conferia, entradas e saidas de materia prima....Demetrio seria o homem encarregado de receber, catalogar, e distribuiar as materias primas direto em cada maquina....

E o primeiro carregamento chegou...Demetrio se apavorou...olhava para todos e ninguem parecia se importar...ele nao acreditava no que estava vendo...foi se afastando...afastando e quando estava quase  abrindo a porta, sentiu-se sendo empurrado...a Ditadora entrava, dava ordens, conferia e com Demetrio discutia se tudo estava correto....quantos havia nesta carga desta vez?

Demetrio apenas entregou um papel...12

E a Ditadora esperando que Demetrio despachasse estes doze...ele olhou bem nos olhos dela, sentiu o perigo...pensou em Dione, em Dilio...viu o que ela dizia com os olhos...puxou a alavanca....um baque surdo...12...12 deficientes...alguns gordos, alguns magros e alguns bebes...e ele agora descobrindo de onde vinham as comidas...as racoes verdes e amareladas...da fabrica de racoes...ali onde ele era agora o encarregado...sentiu nauseas, segurou, nao vomitou..a Ditadora o olhava e veio...estendeu a mao e deu-lhe algo...um cartao...nele estava escrito seu nome, da Dione e de Dilio...racoes extras por treis meses, 'a vontade...quanto pudessem comer!!!

Demetrio pouco comia agora, emagrecia, Dione o alertava...come Demetrio, se ficas muito magro tera que te apresentar ao portao dos deficientes...come, ele, mesmo nao querendo, comia...seria pior nao comer...no comeco quase morreu, pensava e nao comia...acostumou, nao passava agora sem...mas controlava, sabia...se comesse muito engordaria...e ai...e ai..portao dos deficientes...nunca falou nada para Dione e nem Dilio...eles tambem se controlavam...dos cem nao passavam e nem dos 50 abaixavam...se cuidavam!!

E toda vez que faltava deficientes e a comida escasseava, subia-se a quota de deficientes, voltava a normalidade? tudo andava bem por uns tempos..e assim a Ditadora conseguia seu poder....alimentando seu povo 'as custas de dores alheias...fazendo cortezia com chapeu dos outros...e' facil assim!!!

E naquele mesmo decreto daquele primeiro dia de 2199 dizia:- todos os cidadoes seram examinados por medicos indicados pela Ditadora...nada deve ser escondido dos examinadores e todo cidadao apos ser examinado , sera' marcado como ND.. '' nao deficiente'' , recebera' uma marca na pele do ante-braco direito e devera' exibi-la sempre que necessario...

Demetrio foi chamado pela Ditadora...ela o queria como homem em sua cama, teve que ir, obedecer ou morrer? obedeceu....e descobriu por que a Ditadora mandava executar todo homem que ela por uma noite tinha na sua cama...faltava-lhe dois dedos no pe' direito e tinha seis no esquerdo...

Dione e Dilio hoje vivem longe daquela cidade, a Ditadora, satisfeita com o trabalho de Demetrio e infeliz junto 'a Dione e Dilio, no enterro dizia:- foi uma fatalidade, nao viu, caiu na maquina e ela o enguliu...colocou Dione e Dilio na casa que lhes deu...nunca mais os viu...

Dione ainda chora por Demetrio, e Dilio tambem...mas eles nunca ficarao sabendo da verdade...no dia do enterro de Demetrio...o caixao estava cheio, pesado mesmo..ele estava la' dentro...pelo menos isto a Ditadora fez.....alguem ela tinha que amar!!!

              ******************************************

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 10/09/2010
Código do texto: T2488964