O Visionário (Parte II)
Estava numa loja de eletro/eletrônicos quando ele entrou, a loja estava cheia, em vão tentei ocultar-me entre as pessoas. Pequeno e franzino, mas de grande esperteza e rapidez de raciocínio e percepção, logo me ganhou, reconhecendo-me.
-Como vai o Sr? Não sabia que gostavas de jogos de vídeo game? Prefere jogos de RPG, FPA, FPS, RTS, ou aqueles simples de plataforma?
-Pode parar, não entendi nada do que você falou, e o jogo não é para mim, é para meu sobrinho, mas eu gosto de jogos com fases, embora algumas vezes a gente faça campeonatos de luta, tiro ou futebol com a sobrinhada. E você gosta de quê?
-Ah...eu gosto de jogos em RTS e TBS se bem que, jogos de plataforma RPGs, também são bem divertidos, no começo eu gostava dos FPAs e FPSs, mas enjoa ficar jogando sozinho!
-Já te disse que, não entendo essa linguagem técnica!
-Mas é muito simples, são abreviações dos diversos gêneros de games, por exemplo:
-FPA, quer dizer: Aventura em 1º pessoa, são jogos com várias fases, que só se joga sozinho, já o FPS são jogos de tiros que se jogam entre 2 pessoas, o counter strike por exemplo, são jogos que o Sr. falou que joga com seus sobrinhos.
-Epa, espera aí! Mas esse dá pra jogar de bastante gente!
-Então, mas são sempre entre 2 adversários, um "matando" o outro.
-Não vou discutir contigo, sou leigo nisso.
-Depois tem aqueles games, que eu falei para o Sr. que eu gosto: RPGs, RTSs, TBSs, FPAs e os FPSs. Os RPGs são bem legais, são games com várias personagens a gente tem que interpretá-las, desvendar certos enigmas para passar as fases, os RTSs e os TBSs, são jogos de estratégia em tempo real, são esses games que se joga on line, tem que ser ligeiro e rápido de raciocínio.
-Raciocínio rápido, é esses são sua "praia"... né!
-Como? Ah...é! Esses são os mais legais. E os FPAs e os FPSs são os que eu já falei e o Sr. costuma jogar.
Derrepente entra na loja um rapaz cego, acompanhado de mais 4 garotos. Notei que ele era irmão de um deles, pelo visto eles estavam acompanhando os outros 2 amigos, um deles dirigiu-se ao balcão e pediu um jogo. Fiquei imaginando a privação e carência daquele pobre rapaz, impedido de ver os gráficos e imagens coloridas dos games, e o que é pior, privado de ver as maravilhas e as belezas do mundo. Sem dúvida nenhuma uma das maiores dádivas que possuímos é a visão, em minha humilde opinião talvez o mais importante de todos os nossos sentidos. Não consigo imaginar uma pessoa condenada a viver na escuridão. Estava já ficando triste, então chamei o Willian:
-Você me ajuda a escolher um jogo bem legal, para eu dar de presente para meu sobrinho?
-É claro! Que vídeo game ele tem? E que tipo de jogo ele gosta?
Fomos até o balcão, e lá estava o rapaz, deficiente visual, senti muita pena daquele pobre rapaz! Foi quando o dono da loja reconheceu o Willian (o rapazinho que estava me ajudando a escolher um jogo).
-Vejo que o senhor está bem assessorado, não há aparelho ou jogo na loja que o Willian não conheça, volta e meia eu peço pra ele, ajudar-me com os catálogos de lançamento, na compra de novos jogos pra loja. Na net ele conhece todos os portais de games, os mais baratos e confiáveis, tem que ver!
Foi quando o Willian começou a falar da importância dos videogames para evolução tecnológica da humanidade.
-No princípio os videogames eram bem simples, os gráficos e imagens possuíam baixa qualidade, começaram, se não me engano, com 2 bits, eram do tempo do meu pai, os famosos tele jogos. Em seguida vieram os "ataris", odissei, nintendo, e outros mais, estes já tinham 4 bits. A coisa foi crescendo e desenvolvendo, os jogos foram ficando cada vez mais complexos, e seus gráficos e imagens se tornaram muito mais detalhadas. Hoje temos videogames com mais de 128 bits, suas resoluções são fantásticas. Inclusive em meio essa evolução tecnológica, propiciou inúmeras criações e desenvolvimentos, em vários campos, em todas as ciências da informática.
O Willian não parava mais de falar, aquele rapazinho mirrado, dava-nos uma aula de desenvolvimento em avanço tecnológico. Como podia uma pessoa com tampouca idade, falar com tanta propriedade sobre assuntos tão complexos. E o que mais impressionava era a simplicidade e clareza de suas idéias e a maneira com que as expunha, sem perder o foco do assunto. Estávamos pasmos!
-A nanotecnologia, por exemplo, permitiu-nos conhecer e desenvolver dispositivos microscópicos, complexos e intrincados. Vocês já pararam pra pensar, nas estruturas organizacionais das abelhas e das formigas? O aparecimento dos notebooks, palm tops, pendrives, ipods, nada mais é do que uma abordagem aprofundada nestas tecnologias atômicas moleculares, a qual abriu várias portas para todas as ciências. Todas as ciências estão interligadas, o que nos permite um desenvolvimento amplo, em todos os campos tecnológicos, uma ação evolutiva em cadeia, tipo efeito dominó.
Tudo estava indo muito bem até que Willian:
-Conheço um menino, que passou por uma cirurgia de implante de ship neural, o qual possibilitou que ele voltasse a enxergar, está em adaptação ainda. As inovações biomédicas, têm-se apresentado de maneira muito promissora. Em saber que esse progresso deu-se pelos óculos de aparelhos de TV em 3D, juntamente com aqueles aparelhos infravermelhos, em conjunto com lentes, que permitem enxergar movimentos no escuro, através de sensores de captação de calor corporal.
Foi quando eu o interrompi:
-O que você está dizendo?
-É muito simples, segue mais ou menos o principio dos aparelhos de surdez, só que com procedimentos bem mais complexos. Não sei explicar todos os detalhes, mais sei que há um implante de um ship, numa parte do cérebro, que irá estabelecer um contato entre os olhos, cérebro e um óculos especial. A cirurgia possibilita que, os olhos voltem a captar imagens e o ship, permite que o cérebro analise e processe as imagens, o qual os óculos, facilita, amplia e corrige as imagens. O que mais me chamou atenção é que não tem fio algum, todas as informações são emitidas por ondas, onde o ship, óculos, olhos e cérebro comunicam-se.
Tive que interromper o Willian de novo, afinal de contas uma descoberta dessa magnitude, iria render notícias para os jornais do mundo inteiro por semanas, e até onde eu me lembre, não ouvi nada a esse respeito.
-Willian, me diz uma coisa...quando aconteceu essa cirurgia prodigiosa?
-Não sei precisar o tempo exato, mas foi com um amiguinho do Max
-Quem é o Max?
-Max é o meu filho!
-Willian...você é casado?
-Ainda não!
-Então Willian! Como você pode ter um filho? Até onde eu sei você tem 16 anos e mora com seus pais.
-Exatamente!
Foi quando um senhor chegou perto de nós e interrompeu a nossa conversa dizendo:
-Willian...meu filho o que você está aprontando nesta loja, eu e sua mãe já dissemos para você parar com essas estórias!
-Pai não me trata assim perto dos meus amigos, o Sr. me deixa encabulado!
-Os senhores desculpem meu filho, ele passa muito tempo na net, isso quando não está assistindo filmes ou lendo livros de ficção.
-Pai o Sr. está me envergonhando, porquê o Sr. tem, uma mente estreita e uma visão curta, não quer dizer que todos comungam da sua realidade medíocre. Por que não aconteceu ainda, não quer dizer que não irá acontecer! O Sr. já viu os esboços e os desenhos de Leonardo da Vince, ele ousou antever vários descobrimentos como: o Helicóptero, pára-quedas e o submarino, entre outros engenhos mecânicos, os quais só foram fabricados muito tempo depois.
-Ok...ok, meu filho, quem sou eu para contestar um gênio! Os senhores me perdoem minha intromissão na conversa de vocês, mas preciso levar meu filho, ele tem consulta no dentista, e está quase na hora!
O Willian me indicou um game, se despediu da gente e foi embora com o pai. O dono da loja olhou para mim, e com um sorriso sarcástico falou:
-Gosto muito do Willian, apesar dele viajar nas idéias, é muito divertido conversar com ele!