Lia Bagaço

Lia mais conhecida como Lia Bagaço era freqüentadora assídua de um daqueles botecos que começava o movimento no fim da tarde e só fechava no início do outro dia. Já era uma senhora meio gorda e com o rosto cheio de rugas e reforçado com muito pó e tinta, uma tentativa de encobrir os vestígios de sua idade. A Lia possuía um Chevette vermelho em estado de putrefação que estava com uns 4 anos de documento atrasado, uma vez por semana ela era ajudada por João Feio (alcoólatra da área) para colocar o “Ninho do Amor” (apelido do Chevette) para funcionar, era uma festa de empurra para lá e para cá, além dos tiros que o escapamento dava, a Lia Bagaço não possuía carteira de motorista, mas nem por isso deixava de dar suas voltinhas.

Era uma manhã de sábado na semana pré-carnavalesca de 1998, e a Lia no comando do seu Chevette “ninho do amor” entraram numa curva em toda velocidade onde perdeu o controle do foi logo acertando por trás, dois veículos estacionados próximo ao Cais do Porto, os donos apareceram rapidamente, houve muito bate boca, e como não houve acordo todos foram levados à delegacia para fazer um BO.

Após reiniciar outro longo bate boca o delegado assumiu as rédeas da situação e foi pegando o depoimento dos envolvidos, chegado à hora da Lia falar a mesma foi alertada que só deveria responder o que fosse perguntado e falasse a verdade, ou colocaria a mesma no xilindró.

- Como é seu nome?

- Lia Bagaço.

- Este nome está escrito no seu documento?

- Não seu delegado, no documento é Maria Eugênia da Penha.

- Pode me dar seu documento?

- Posso sim seu delegado

- Que idade a senhora tem?

- 22 anos.

- Vinte e dois? Peraí...

- Pela data que tem aqui a senhora já tem 36 anos.

- Nossa! Agora eu mesma tomei um susto,... É que eu não fico contando o tempo e aí esqueço.

- Onde a senhora mora?

- No Flash Nigth.

- Diga o nome da rua!

- Mas não é rua é travessa.

- Diga o nome da travessa?

- Sei não seu delgado, o pessoal chama de Beco do Nigth.

- Beco do Nigth não é endereço! Onde fica essa travessa?

- Do lado do barzinho do Regi, virou lá no final, é logo à direita.

- O delegado respirou fundo, fez algumas anotações e continuou...

- Era a senhora que estava conduzindo o veículo Chevette no momento da colisão?

- Não.

- Como não, se todos estão dizendo que a viram segurando a direção do carro?

- Mentira deles, intriga da oposição!

- Quem dirigia o seu carro?

- O “ninho do amor” só quem dirige sou eu.

- A senhora está me tirando a paciência! Que diacho de “Ninho” é esse que está falando?

- ô seu delegado é o meu Chevette, isso é apelido dele.

- Você está dizendo que estava dirigindo o seu carro? Pois acabou de dizer que não conduzia o mesmo!

- Sim eu dirigia, esse conduzia não era eu não, é que eles tão querendo ferrar comigo.

- Dona Maria, você sabe o que significa conduzir?

- Nem quero saber, já tem problema demais, eles querem me ferrar, inventaram isso.

- Onde está o documento do carro?

- Acho que tá com Olavinho.

- Quem é esse Olavinho?

- O antigo dono

- Esse tal de Olavinho é o dono do carro?

- Não.

- E de quem é o carro?

- É meu.

- Escute aí, preciso ver o documento do seu carro!

- Tem que pedir pro Olavinho.

- E onde está esse Olavinho?

- Sei não! Ele me vendeu o carro e sumiu.

- Então seu carro será guardado no depósito do Detran! e terá sorte se não for roubado..

- lascou, agora fiquei no prejuízo..

- Sua carteira de motorista, me empreste ela aqui.

- Ainda não tirei

- Isso é uma irregularidade grave! Dirigir sem carteira e sem os documentos do seu do seu carro.

- A senhora pode nos contar então como foi que seu carro foi bater nos outros dois que estavam parados?

- Eu não sei não senhor.

- Como não sabe? Não era você que dirigia o carro “ Ninho de sei lá o que”, e sem documento... Como então você não sabe?

- Doutor eu me distrai com o barulho do João Feio ele tava gritando muito na mala do carro, e eu estava virada para trás...

- Deus do céu... Você estava levando uma pessoa na porta mala do carro? Arruda! O delegado chama o escrivão e diz:

- Vá olhar no carro Chevette que está no pátio, e veja se tem alguém lá dentro do porta mala, urgente!

- Porque você colocou uma pessoa na porta mala do seu carro? Você é louca?

- O João Feio já está acostumado doutor, ele sempre vomita quando anda de carro.

- Doutor! Doutor! Tinha um cara na porta mala! Está todo vomitado, cheio de hematomas, está falando meio embolado e cheirando muito a cachaça, - mas tá vivo!

- Diz o escrivão trazendo o João feio pelo braço, com cara de nojo.

- Nossa Arruda! Leve esse bebum para fora, e veja se precisa ir pro médico ou não..

- A senhora poderia ter matado esse homem! Tem consciência disso?

- Jarro ruim não quebra não doutor. E levar o João Feio Dentro do meu “ninho do amor” eu não ia colocar ele de jeito nenhum...

- A senhora é mesmo muito irresponsável! E além de tudo ainda estava correndo, pois as testemunhas afirmaram isso!

- É que eu tava ainda meio zonza da pinga doutor

- A senhora confessa que bebeu antes de dirigir?

- Sim, mas só foi mesmo um pouco de pinga, e eu nem misturei.

O delegado indignado ordenou:

– Metam essa mulher na cadeia! Antes que eu tenha um troço.