A SOVINA


                    Dona Matilda Lupinaci, um dia fui seu contador, que horror!!..paguei meus pecados,comi pao amassado com terra sendo seu ''guarda-livros'',como ela dizia..nunca me chamou pelo meu nome..era sempre '' seu guarda-livros? '' e eu me acostumei..quando a conheci ela estava nos seus 66 anos, era viuva fazia mais de vinte anos, e morava com a filha unica, Marina Lupinaci, solteirona, ja' beirando seus 45.

                     As duas, sempre de preto, mangas compridas, golas altas, vestido ou saia abaixo do joelho um palmo..uns pavores, uns urubus!!!!

                     D.Matilda foi filha unica do Barao do Passo, nasceu rica a danada, filha de fazendeiro com filha de fazendeiro, sua mae era filha do Barao do Rio das Pedras..uma fortuna herdou quando morreu o Barao e a Baroneza, que lindeza!!!

                     Casou com filho de banqueiro, Pedro Alvaro da Fonseca, menino mimado, sem educacao!!!,  mas rico,  podre de rico,  herdou tudo, banco, fazendas, hipotecas de clientes, cobrou tudo, nada perdoou, juntou os $$$ milhoes dele com os $$$ milhoes de D.Matilda..deu no que deu..o casal mais rico do pais.
 
                     Mao de vacas...pao duros...os dois!!! dizem, dizem...que tudo era medido, pesado,conversado, estudado entre eles....e ate' para fazerem a Marina conversaram e muito, se haveria debito ou credito em fazer uma crianca...credo!!!..se for verdade, que coisa nao?

                    Mas, acredito que conseguiram chegar a um bom entendimento...ela, Marina, nasceu...e riquissima...milionarissima!!!!!..

                     Mas de que adiantou,  a pao dura da mae,   o mao de vaca do pai..negavam tudo para ela,...dizem que uma vez, mas somente uma vez se revoltou e falou gritando:- me negam tudo? porque nao me negaram de nascer tambem?....coitada nao?

                    Estudou na escola municipal, fez so' ate' o quarto ano primario...o pai:- mulher nao precisa estudar...e a mae:- isto mesmo, estudar pra que?...nao queriam, isto sim, era gastar com ela..poderia ter estudado nos melhores colegios..nada disso, bobagens, dizia o pae apoiado pela mae...besteiras, diziam!!!

                    Nao tinham empregadas na casa..nas fazendas tinham muitas...entao vinham trabalhar de graca na casa...limpavam, arrrumavam e D.Matilda ficava atras, em cima, do lado..olhando, fiscalizando...e fazia Marina ajudar...pra aprender, menina...pra saber mandar tem que saber fazer....era nada, era um gasto a menos....tinham direito a um prato de comida, se quizessem repetir tinham que pagar..ate' Marina, no cafe' da manha...uma chicara de cafe' com leite...um pedaco de pao...uma bolacha..se quizesse mais, pagava!!! com trabalho!!!

                   Quando D.Matilda ficou viuva piorou a coisa...a coisa ficou preta por la'...era muita coisa para ela tomar conta...foi vendendo fazendas, as mais longes em primeiro, depois as de mais perto..ficou so' com uma, vendeu casas, terrenos, chacaras, animais...ficou com a casa da cidade, grande demais, e apenas um carro que ela mesmo dirigia..que motorista o que!!!..sao uns burros..dizia!!..e ficou como presidente do banco..e la' podia ficar por perto do seu rico dinheirinho...dinheirinho?....enorme dinheiro!!!

                     Era agora a mulher mais rica do pais.

                     Mas....vivia a pao e agua e uma banana por semana, casa tudo desligado, agua?..nem pensar!!!  tudo era caro, um absurdo...nao deixava a filha namorar, porisso ficou solteirona, mas era igual a mae..pao dura tambem...brigava na feira por um tostao, comprava no fim da feira para ser mais barato...isto quando ia a feira!!!

                     Usavam a mesma roupa sempre, nao compravam novas nao..dizem que cheiravam mal, eu nunca senti..sentia era muita locao barata isto sim...dizem,  dizem  que nao tomavam banho nao, passavam um oleo no corpo, uma locao barata e pronto..limpinhas!!.......e ''naqueles dias'' como faziam?...nunca ninguem soube!!

                     Eu ia toda manha la' na casa, tinha uma pequena sala, mal iluminada, mas eu abria a janela, melhorava um pouco..fazia sua contabilidade, anotava, pagava, calculava e antes de ir embora no comeco da tarde passava a ela quanto mais rica estava...era a unica hora que dava um arremedo de sorriso....acho que tinha medo de sorrir e gastar os labios, a boca...

                     Minha mae, que conhecia a fera, sempre dizia...esta e' tao pao dura que nao caga para nao gastar a beirada do cu...acho que era verdade...alias acho que nem cagava...nao comia nada para nao gastar..entao cagar o que?

                    Nao tinham amigas, amigos,....amigas?, amigos? ...amigo e' meu dinheiro, dizia, tendo dinheiro nao preciso de amigo nenhum..mas tinha uma...Dona Violeta, amiga de infancia, juventude, mocidade, maturidade, velhice...unica pessoa a entrar naquela casa como amiga... eu, como contador  e algum ou outro empregado da limpeza..

                     Amiga? daquela familia?.... so' Dona Violeta Abrantes...riquissima, lindissima, viajadissima, chiquerrima, gastadeira que so' vendo..elegante, fina, educada....solteirissima!!que contraste!!!..

                     Um dia, nao aguentei e perguntei o por que? para Dona Violeta...deu um sorriso como o da Mona Lisa..enigmatico,  e apenas respondeu:-..voce ainda e' muito moco...um dia, um dia compreendera'!!!..olhou para tras e piscou, uma piscada gostosa, marota, passou a lingua nos labios, fez um gesto de beijo estalando..rindo se foi....nao entendi nada, bobo que era!!!

                    Meses depois...

                    Estou no escritorio, escuto gritos, e ate' palavroes, Dona Violeta tinha acabado de entrar e correu, corri tambem...Dona Matilda aos berros com uma empregada, uma senhora ja', e a empregada aos berros tambem...e Marina chorando, se descabelando e Dona Matilda indo pra cima da empregada...a empregada enfrentou...saiu soco e bofetao, puntape' e bofetada....quem conseguia chegar perto das duas feras?...

                     Dona Violeta conseguiu, segurou Dona  Matilda, eu e Marina a empregada, fomos levando para fora do quarto...ela esperneando e gritando:- eu mato...quero matar...me deixa...me solta...quase que escapa..me unhou, mordeu Marina..

                     Dona Violeta fechou a porta....levamos a empregada ate' a rua...foi embora gritando:- volto amanha e amanha mato a filha da puta...sovina!!!!

               Eu e Marina nos olhando....sovina??...que significava...sovina?....entramos fui olhar no dicionario..Marina junto...."""" sovina....pessoa economica demais...que nao gosta de gastar...certo e correto com o que a mulher gritava!!!.....sovina...era mesmo...sovina!!!!!

               Gritos de Dona Violeta...corremos.
Dona Matilda passava mal....hospital....nao, nao , nao levem minha mae ao hospital nao...custa caro...nao temos dinheiro para pagar estas coisas...estes luxos...

                 Dona Violeta levou...Marina ficou....nao quero ser responsavel pela conta...se vou me fazem assinar terei que pagar...nao posso, nao tenho dinheiro!!!... e eu pasmo!!...puta que pariu!!! tinha acabado de fechar o balanco do dia anterior...estavam mais ricas ainda...caramba!!!

                  Morreu...Dona Matilda Lupinaci, a mulher mais rica do pais, rica nao, trilhonaria de rica..tinha batido com as deis...vestiu o pijama de madeira...e tudo por causa de uns miseros centavos....a empregada queria receber tudo...dava $ 101,11...Dona Matilda pagou $ 101,10...comecou a discusao...morreu por $ 0,01...mas nao pagou...ficou devendo..nem Marina pagou!!!

                  Deixou tudo para Marina Lupinaci a nova sovina.....

                   Marina se recusou a pagar a conta do hospital...Dona Violeta pagou!!!  mas se vingou..contou para Marina.....

                   Eu e sua mae ohhh!!! velcro minha filha, velcro...nos duas ohhh so' ali no velcro com velcro...so' no rocadinho minha querida menina...sua mae nao gastava com os outros nao...mas comigo??? hummmmm!!!! tive de tudo que quis e nao quis..viu?...economiza mesmo sua sovina...sobra mais para mim...

                   Marina nada disse, nada respondeu...parecia nao entender este negocio de ''velcro...rocadinho''...bobinha!!! e eu entendi tudo, se entendi..danada Dona Matilda...danada Dona Violeta...ate' no nome rima!!!

                  Ela, Marina , tanto dinheiro e eu sem um puto....e com Dona Violeta nem adiantava tentar nada...ela e' ''velcro" e eu sou ''espada''..nao da' certo...""espada"" nao casa com ""velcro""

                  Marina, a mulher mais rica do pais.

                 45 anos...toda de preto...cabelo preso em um coque..sem um pingo de batom ou rouge na cara...sem um sorriso..tem ate' penugem no bigode...entao eu heim??...mulher de bigode nem o diabo pode...so' o dinheiro!!!!!...

                 Quer arriscar?..pedir em casamento?..ou quer ser amiga dela?...quer?...quer?  
                  
                  Marina?, a vampira? sugadora sovina?

                                    ***************
           *******************************************

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 06/01/2010
Reeditado em 06/01/2010
Código do texto: T2013677