A VISITA...AO LONGE

                           
                                    Quem me contou esta estoria foi minha avo' Maria...tinha quinze anos quando se casou com meu avo Pedro..e em seguida embarcaram como imigrantes para o Brasil.....la' na Calabria passava sempre um homem pelas aldeias dizendo que no ''brasile'' havia ''oro'' nas ruas, que la' se enriquecia facil facil...eram agentes dos governos fazendo propaganda e recrutando trabalhadores para as fazendas de cafe e outras lavouras...a escravidao tinha acabado e as fazendas necessitam de trabalhadores...vieram!!

                                     A travessia de navio era demorada, minha avo' ja' estava gravida do primeiro dos onze filhos que teve aqui no Brasil e sofreu muito durante a viagem....e no meio da viagem o navio teve que parar em uma ilha, ela nao lembrava do nome do lugar, devido a tempestades..ficou retido ali por uns dias e avisos foram mandados para a cidade de Santos, cidade do destino final do navio.

                                    No navio voltava da Italia um rapaz de mais ou menos 30/32 anos, tinha ido a trabalho por la' mas tinha recebido telegramas e cartas que sua esposa estava muito doente e seus dois filhos necessitavam da sua ajuda....viajava na segunda classe e no seu camarote tinha um outro rapaz....meus avos iniciaram uma boa amizade com ele e o outro ....

                                   Chamava-se Antonio  e o outro Jose.

                                   Uma noite Antonio sonha que sua esposa, Lucia, esta' ali no camarote...parada na porta, olhando assustada, amedrontada...apenas a luz do corredor iluminando o camarote...Jose esta' acordado e tambem fica olhando...Lucia esta' vestida com uma camisola fina, transparente..e vai entrando devargar, chega perto do beliche onde ele dorme...se ajoelha, beija sua testa, seus labios....dize-lhe coisas baixinho...fica ali acariciando sua mao, seu rosto....vai levantando devagar..e vai saindo e olhando para Jose...faz um aceno de despedida  ...ele responde e ela vai embora, fechando a porta.

                                      Na manha seguinte Antonio conta para meus avos o sonho que teve, Jose se intromete na conversa e dizendo que nao foi sonho nao..viu uma mulher vestida de camisola se abaixar ao lado do beliche, acariciar e beijar Antonio...achou que era alguma passageira...algum ''caso' de Antonio...mas como ele estava dormindo ela tinha resolvido ir embora...e tinha ate' acenado um adeus...ele tinha respondido ...como poderia ser sonho?

                                      Descreveu a mulher muito bem e Antonio ficou pasmo...nao queria acreditar e minha avo' lembrava que ela comentou com meu avo que a esposa deveria ter morrido e tinha vindo se despedir de Antonio, mas nao disse nada a ele nem a Jose..e assim seguiram viagem ate' Santos onde desembarcaram.

                                       Seguiram cada um seu destino...meus avos para uma fazenda no interior do estado de Sao Paulo...Antonio morava na cidade de Sao Paulo..e Jose iria tomar outro navio e seguir viajem ao sul do Brasil onde morava...Antonio deixou o endereco com meus avos ..se comunicavam e ele depois de um ano apareceu por la' na fazenda onde meus avos moravam..

                                      Vinha junto com os dois filhos, tinha ficado viuvo, estava em busca de trabalho e meus avos ajudaram e ele ficou trabalhando por la' na fazenda...se casou de novo....mudou e nunca mais meus avos souberam do paradeiro dele...mas antes de se casar, e de se mudar...contou para meus avos sobre o misterio do sonho que teve no navio.

                                       Lucia estava bastante doente mesmo...durou poucos dias apos sua chegada e contou que uma noite apos saber que ele estava retido na ilha e que iria demorar mais ainda para chegar se pos nervosa..ficou desesperada.

                                       Nao conseguia dormir..seu corpo parecia que flutuava, se elevava no ar...voava em direcao a ilha e ao navio..viu o navio la' embaixo...seu corpo foi descendo, atravessando tudo e chegou no camarote dele..abriu a porta...estava escuro..apenas a luz do corredor iluminando...

                                       Ia entrar quando viu uma outra pessoa em pe trocando de roupa..mesmo assim foi entrando, sentindo vergonha, estava de camisola transparente...o outro rapaz parou o que estava fazendo e ficou olhando fixo para ela...

                                        Ela foi ate a cama de Antonio, beijou , acariciou, falou palavras de amor...de esperanca..se despediu e foi saindo...virou para tras se despediu com um aceno de mao do outro rapaz...trancou a porta...seu corpo flutuou...vou rapido para sua casa....voltou, dormiu ,pois agora sabia que Antonio estava bem..

                                         Antonio contou a ela que ele tinha sonhado com tudo isto mas que o outro rapaz Jose garantia que nao era sonho nao...ela tinha estado por la' em carne e osso...jurava de pe' junto e por tudo que era sagrado que era verdade....mas Antonio e Lucia acreditavam que eles dois tinham sonhado a mesma coisa...uma forca de vontade...uma forca maior...poderosa...a forca do amor tinha produzido esta ''quimica''...esta fusao poderosa...atraido um ao outro ....

                                        Minha avo' dizia que as vezes parecia que entendia ...era sonho!!!...mas quanto ao Jose?...ele tinha visto tudo...acenado..viu de perto...descreveu Lucia certinho...e ele estava acordado e nem tinha bebido nada....entao minha avo' nao entendia nada...ficava na duvida e quanto mais contava este ''causo'' mais palpites vinham de todos os lados...e ai', coitada, se confundia mais ainda....e com o tempo parou de contar, esqueceu!!!!..foi melhor assim .

                                       E eu fiquei com esta estoria na cabeca por todo este tempo..as vezes novelas, filmes, livros e mesmo pessoas contando causos fazem mencao a este tipo de ''visitas''...e eu me lembro direitinho do que minha avo' me contava e acredito que Lucia, na forca do amor, se transportou ate' o navio...acredito mesmo!!.....quem nao acredita, nao acredita, fazer o que?...mas que e' dificil de acreditar la' isto e'!!!!

                                                ******************** 



                                                                           
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 25/12/2009
Código do texto: T1994794