O BURACO NA TERRA


Cidade grande..cidade de asfalto, predio altos,em
certos lugares o sol so' entra quando esta' a pino, e assim mesmo
nem sempre, dependendo do dia, da hora e se e' inverno, verao..olhe
la'..barulho, corre corre, transito e no meio de tudo isto uma turma de
garotos, garotas..sem ter onde brincar, onde gastar energia?

Seu Juvencio, um velho viuvo, turrao, dono de metade dos apartamentos, a outra metade pertence ao seu irmao
seu Anastacio, velho solteirao, calmo, sossegado, diferente do irmao..
quem cuida de tudo e' Juvencio, ganancioso, cobra na cara dura quem
atrasa o aluguel...nao perdoa, um dia de atraso e ja' na porta batendo.

Os irmaos tinham uma casa velha pegado ao predio,
a prefeitura fez demolir...questao de seguranca...limparam o terreno, o mato cresce por la'...atras predios de apartamentos, aos lados idem
na frente um muro alto tapando da rua dos olhares curiosos...e por ali, em um canto a criancada fez um buraco..passam por la', vao brincar
escondido que se seu Juvencio sabe, acaba a graca...nao faz nada com o terreno..paga o imposto reclamando e ainda por cima fica danado se souber que a criancada vai por la' brincar..

Cavam buracos...tiram terra..poem de lado...fazem
caminhos, trilhas..cabanas...sao indios, aventureiros...nos sonhos da criancada voam longe...alguns deles comecam a tirar um pouco de terra e levam para casa...as maes plantam, flores, cheiro verde, pequenas hortas nas janelas, dando vida aos apartamentos tao frios..
todo dia um pouco... sao muitos os garotos....um buraco se forma...uns jardins nos apartamentos tambem..e se colhe ate' tomate que alguem mais caprichoso plantou...teve alguem que distribuiu rucula, alface, almeirao, aos vizinhos...uma delicia, uma gentileza nunca vista nos predios tao frios...a criancada vibrando, adorando...ajudando...crianca adora ajudar a criar...a ver nascer!!!

Um dia seu Juvencio nas suas andancas ve toda aquelas plantas, flores, e passarinhos entao!!!...abelhas nossa!!! quantas....e' o ciclo da vida...a natureza se recriando no asfalto..fussa, fussa e descobre de onde vem a terra para toda esta
plantacao, que mais parece uma fazenda vertical..se olhando de baixo para cima agora se ve ramos, galhos, flores...e Juvencio tenta convencer Anastacio a tomar providencia...:- Deixa pra la' Juvencio...ta' bonito o predio..o outro visinho tambem ja' comecou a plantar...vai ficando tudo verde, colorido por aqui...eu gosto...

Mas eu nao!!!!....a terra vem do nosso terreno...vao acabar com a terra que tem la'...se nao quer...tudo bem...vou tomar minhas providencias....chama a policia, da' parte, descobrem o buraco na cerca...entram e olham o buraco enorme, uma quase cratera...consegue um ordem de prisao para quem atravessar a cerca novamente...tapa o buraco na cerca..coloca o aviso...fica de sobreaviso..vigia de dia e de noite...arma na mao...um louco, fanatico!!!

O que tinha tinha..o que nao se tem mais agora e' terra...nem comprando, nada...plantar aonde?...a garotada nas ruas
de asfaltos quente...sem ter o que fazer...apenas olhando os passarinhos...eles sim, eles podem entrar e sair do terreno..sao felizes...brincam por la'...fazem ninhos..criam seus filhotes...o mato toma conta do terrreno..ehhhh.....incrivel!!!!

O buraco que era quase uma cratera parece que criou vida, se encheu de terra de novo..a natureza sabe das coisas, vai empurrando terra e mais terra para cima...vai se formando uma pequena colina, um morro....avanca pelo terreno todo...derruba o muro...a prefeitura vem...seu Juvencio o sr.tem que providencia a remocao desta terra...ela ameaca invadir tudo...e a terra, a amada terra nao para...aos poucos vai avancando, crescendo em direcao dos fundos do predio...e' la' que mora Juvencio, avanca parecendo querer dizer....:- queria terra...aqui tem...e muita.. e a garotada se esbaldando, levando terra para todo lado, vendendo ate' para gente que vem de longe em busca de '' terra''...elemento sagrado...nao pertence a ninguem...pertence a todos.

Juvencio mora agora no ultimo andar do predio, ao lado do apartamento do irmao...la' em baixo agora e' um jardim florido e tem hortas por la' tambem....a garotada cuida, e bem!!!!
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 26/11/2009
Código do texto: T1945744