Hoje a pequena cidade e' uma metropole.

                                     Ontem, caminho dos Bandeirantes e das bandeiras....um pequeno pouso....foi ,e  ainda e', passagem obrigatoria para aqueles que se dirijam para nossa capital federal, para o oeste,...crescendo, desenvolvendo...fazendas de cafe', riqueza, baroes, visita do Imperador para ver de onde vinha tanta riqueza...terra fertil...rica

                                     Um dos baroes do cafe tinha uma fazenda onde hoje existe um lindo distrito..uma mini cidade dentro da metropole, uma das melhores universidades do pais, um hospital dos melhores do mundo...e ali o "" boi falou""....

                                     Contam a lenda assim:- um fazendeiro da regiao, ruim que nem so' ele mesmo poderia ser....nem o homem '' la' de baixo iria querer depois de morto''....o homem nao queria concorrencia....imaginam a ruindade entao?....

                                      Mandou entao o tar que na sexta-feira santa todo mundo iria trabalhar....que negocio era este de ficar parado?...nada disso....''escravaiada'' vao, vao trabalhar, vao...chicote e pelourinho em quem nao quer obedecer...

                                      E o primeiro a sair ao trabalho sempre era o "" Antoninho"", negro velho, bao que so' vendo....e via as maldades do tar e nao se conformava.....Senhor, perdoa, ele nao sabe o que faz....e o Senhor sempre perdoando...a todos, e ao tar tambem...mas neste dia, sexta-feira santa..era demais!!!

                                     Toninho atrelando o boi negro como azeviche, trabalhador, os dois, escravo e boi ali ohhhh!!! na labuta, na luta dura.....ele conduzindo...o boi nao querendo ir....Toninho puxando, pedindo:- vamo Negrao, vamo...nao quero ser gastigado....meu lombo nao aguenta mais nao!!!.....Negrao parado...batendo a pata direita no chao...arrancando terra e pedras e Toninho escuta:-

                                       Hoje nao...hoje nao se trabalha.....nao vamos trabalhar nao, hoje e' sexta-feira santa....dia sagrado....sem trabalho hoje....amanha e' outro dia...amanha sim trabalho, hoje nao.

                                        Toninho foi levando o boi de volta.....parou na frente da casa grande....o tar vindo espumando pelas ventas......o boi foi repetindo grosso e alto...o tar sem entender nada...o boi repetindo....o tar caindo duro, durinho...mas nao morreu nao...que coisa ruim demora para morrer.....coisa boa, ou nao nasce ou morre cedo....

                                         Toninho levou o boi de volta, desatrelou, soltou, caminhou ate' a capela, bateu o sino.....o sino repicava com gosto como se estivesse chamando:-

                                        Venham...venham....

                                         Vieram todos,  sinha moca, sinha Dona, sinhozinho, escravas de dentro da casa, escravos dos campos.....se juntaram na capela, oravam, pediam a Deus...pelo tar....

                                          E o tar chegou,chicote, botas, esporas...a capela em silencio....se ajoelhou no pequeno altar, atirou o chicote longe, chorando pedia perdao...

                                          Deus perdoou!!!! Deus perdoa sempre se se arrependem de coracao e parece que  com o tar foi assim....suas terras foram abencoadas, prosperou...virou hoje o que e'....lindo lugar de se viver, paz, calmo.....distrito de Barao Geraldo, saudades!!!!!

                                      Toninho? 

                                       Ta' la no cemiterio da Saudades, fazendo milagres, eu mesmo fiz-lhe muitos pedidos, todos atendidos....gracas a Deus!!! ........que se pode fazer acontecer e' porque foi um bom filho a quem o Pai delega poderes..

                                       E que poderes!!!



ps:- quem conta um conto aumenta um ponto.....posso ter aumentado alguns, diminuido outros...lendas sao assim mesmo...passa de geracao a geracao, boca a boca..meu avo contou para meu pai...que contou para mim...que contei para meus filhos...que contam para seus filhos, meus netos, que contarao para seus filhos...entao imagina...quanto aumento, quanta diminuicao...quanta verdade..quanta inverdade?...porisso e' lenda...acho otimo!!!!

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 22/11/2009
Código do texto: T1936990