Engenho de menino

ENGENHO DE MENINO*

Osman Matos

*Publicado no livro "Nossa Gente Nossas Letras" da Editora Record e José Olympio Editora, em Homenagem a José Lins do Rego.

Encontrei-me flutuando por sobre um mar de cana. Rosas azuis encantavam o fantástico lugar. O Eldorado, o Paraíso, cumpria-se no canavial. Andei por uma estrada branca que dava para um rio, e o caminho percorrido ia ficando verde, camuflando-se na paisagem e não deixando rastro.

Relampejou e caiu um toró! Água muita! Era a cabeça da cheia correndo, arrastando tudo que encontrava pela frente: garranchos, basculhos, árvores derrubadas, um boi boiando morto, cumeeiras, espuma pra danar! A cheia levou a ponte de Itabaiana. Surgiu-me, súbita, uma nova ponte marcante, extensa e alta, sobre um açude grande como nunca vi

Carlinhos corria por sobre a ponte. Nas extremidades, duas cidades grandes, maravilhosas! E por mais que eu corresse para ele e ele para mim, nos distanciávamos... Viu-me refletida na águia e pulou verde, salgado, estranho, profundo... Acho que pensou que era o Rio Paraíba, mas qual! Emergiu e pipocavam fogos abundantes de artifício... Medo gradativando-se em deslumbre eclodiu em sua alma.

De um morro alto, o Redentor hospitaleiro com seus braços abertos, e do outro lado, também enorme, um pão doce nosso de cada dia, distante. Lá em baixo um mar de barracos tortos ofuscou-me a aura... Refleti sobre o MST que já critiquei muito hoje de cá, por causa das invasões no Santa Rosa. Mas o ideal de permanecer no campo, viver da terra, desfavelaria mais essas cidades grandes, que transformam sonhos em pesadelos melancólicos.

Deparou-se numa cozinha grande com mestres-cucas e garçons que serviam numa ”copa bacana” com vista com vista para uma praia descontraída. Gente normal comia e degustava vinho, enquanto Carlinhos, sentado só, esperava de prato vazio e talheres na mão, alguém serví-lo. Mas parecia invisível. Degringolou de seu olho esquerdo uma lágrima no prato. Tocou-a com o dedo pai-de-todos e levou a lágrima salgada à boca.

Nem o próprio Carlinhos sentia-se existir; era um vulto, um fantasma, às vezes nem isso. Um sem-estima solitário e triste. Teve pena de mim que morri e do coitado do pai. Desejou finar-se para estar comigo. Um sem-engenho, sem-moleque Ricardo, sem-canário algum, sem-banhos de rio, sem-negra Luísa, sem-velha Totonha, Sem-verde, sem-chão, sem-cheiro da terra... Ergueu-se ao ouvir buzinas barulhentas de mais, burburinhos e vruns-vruns de motores. Saiu da copa bacana e viu-se aprisionado entre os paredões que arranhavam as nuvens. Tudo era cinza, duro, seco, fechado, rápido, nervoso, azul, gelado. E caminhou nostálgico fantasiado de cuscuz, de macaxeira, de milho cozido, sem-mesa comprida nem café prontinho, sem-rapadura, sem-meninos do eito, sem-sala-de-jantar, em sem angu, sem-requeijão.

De repente, apareceu em minha frente um facho de luz branca vertical, atraindo-me... Foi quando ouvir alguém dizer: “O Doutor matou D. Clarisse!”

Virei-me e vi meu corpo estirado no chão ensangüentado. Seguravam Carlinhos, que queria me abraçar e beijar. À noite, ouvi seu choro baixinho no travesseiro. Resolvi ficar com ele. O facho de luz se desfez e sumiu. Cochilei ao lado do meu pimpolho.

Amanheceu e Carlinhos acordou ouvindo “O Trovador”, monótono canto de igreja que tocava a minha alma precoce. Depois fui com ele ouvir as histórias da velha Totonha, principalmente “Vida Paixão e Morte de Jesus Cristo” em versos que nos deixavam com os olhos em lágrimas. Antes de sair de casa o repreendi, embora ele nem percebesse, pelos seus afrouxamentos de devoção; por ter levantado o manto do santo, espantado que a gente do céu precisasse daquelas coisas... Hoje sei que a gente do céu nem liga para esses pecadinhos, e sim, os de não amar o próximo, matar, roubar, ser indiferente a Deus, trair, caluniar, e não honrar pai nem mãe. Não sou de julgar ninguém, mas o Antônio Silvino, cangaceiro, tá frito!

Três dias depois que fui assassinada, preparavam Carlinhos para, de trem, viajar para um reino fabuloso, com banhos de rio, frutas, brinquedos, moagem, um recanto do céu, o engenho de meu pai. E quando Galdina disse: “É a cara da mãe, meu Deus!” – corri atrás de Carlinhos, que saiu chorando por trazerem a ele a minha lembrança.

Eu tinha medo das almas do outro mundo. Acreditava mesmo em lobisomem, mula sem cabeça, na mulher de sete metros, na Caipora... Vejo que ter medo das almas do outro mundo hoje é uma bobagem, pois estou aqui de anjo da guarda, e que mel tem isso?

Nossa sina é peia! Se eu fosse viva, o meu Carlinhos teria cabelos grandes, e uma alma de anjo cheirando a virgindade; um outro menino que eu tanto sonhei. Mas meu consolo é saber que meu menino perdido, sabendo de tudo, adiantado nos anos, anelou-se em vivência! Tadinha da Lili que só vivia intertelada! Agora, Carlinhos, é você e o Rio. Mas se eu pudesse, o amarrava num trem com uma carta, póstuma mesmo, pedindo que o remissem de volta pro engenho, nem que fosse como a tia Sinhazinha, que um dia amanhecera amarrada de volta num carro de bois

Entrei um dia de enxerida num sonho de tia Sinhazinha... Pedido de quem já morreu atendem mesmo! E vieram resgatar Carlos de Melo, o meu Carlinhos... Nesse dia, próximo a um bangüê, vi de volta o facho de luz branca me intimando... Agora Carlinhos, é você, a “terra da promissão” e o rio. Vai, Carlos, nadar nas cheias, pintar a várzea e cutucar os cantos, meu engenho de menino!