Vício

CAPÍTULO I

Caminhava lento, moroso, quase morto...

Sempre tivera o Poder! Fui concebido pelo Poder!

Cresci sozinho... Carinho? Nunca soube o que era!

Sabia mandar, dominar, vencer... sempre! E o que mudara?

Por que andava por sinistras ruas, becos e guetos imundos? Sabia apenas o que buscava. Alívio para aquela dor! Dor pungente, dor moral, que queimava como uma fome desesperadora... vampírica!

Fora concebido no luxo, no poder - a pior de todas as drogas sociais ( segundo nossos governantes mutantes!), mas agora eu sabia que aquelas palavras eram apenas para enganar e controlar a mente e a vontade das 'pessoas normais'!

Eu era dependente, totalmente dependente daquela sensação fantástica! E para senti-la iria até ao inferno! Era o que estava fazendo agora... buscando a droga e o efeito dela atuando em minhas mãos imediatamente: Dinheiro e Poder!

O Maldito Dinheiro banido e proibido. Só podia ser usado, ainda, no submundo dos esquecidos!

Não me importava nada, apenas a inigualável sensação de ter poder e ser gente... ( sou um escória!)

CAPÍTULO II

Luxo e Poder! Na luxúria também existia poder e dominação! Tudo se podia... Eu jamais me submeteria novamente! Jamais!

Então eles chegaram... Malditos 'pacificadores'! Dominaram tudo e todos. Mentirosos!

Ensinaram a igualdade, a totalidade e a perda da individualidade! Todos gostaram! Ficariam todos iguais, com os mesmos dons, tons e terras...

E eles mudaram mesmo... O mundo ficou lindamente pacífico, parado, putrefato! Banal, igual, comum. Essa era a paz. Que ridículo!

Hoje, somos todos iguais e felizes iguais!!

Mentira! eu não sou. Sou único!!

Aliás, mesmo não fazendo parte da pseudossociedade - banida por não se adequar ao novo sistema- sempre perambulava por sua vielas estreitas e solitárias.

Faço parte da cidade banida. Gosto dela. É antiga, suja, caótica (bem diferente da cidade civilizada!)... mas é viva! Tem criaturas lúcidas e não inganáveis! Gosto do risco de vir aqui! Quem sabe, até morrer aqui, seria legal...

A bestialidade da paz não iria impregnar mais meu ser vivente! Eu continuaria marginalizado e interpretando o papel de bom cidadão, mas livre para lutar pelos meus próprios valores. Já estava - como todos - condenados, vendêramos nossas almas para eles!

Sou viciado no poder do dinheiro e para satisfazer meus desejos de liberdade e poder, trocava meus ' bensconfortaveiscomuns ' (todos tinham esses bens na cidade base!) Adorava o dinheiro, curtia o prazer de gastá-lo, comprar, pagar, seduzir... Jamais trocaria essas sensações pelo confortosocialcomum! Continuaria vivendo assim (duas vidas)...

CAPÍTULO III

Dose única... droga! Algumas centenas de notas malditas para serem gastas somente no submundo - lugar no qual ainda dominava o poder

do dinheiro. Capangas, amigos, cargos, mulheres... Tudo poderia ser comprado com o dinheiro - até o amor! Pseudoamor é verdade, mas amor, muito bom! Era tudo do que gostava: mulheres, poder, lacaios e conforto à moda antiga!!

Cem anos! Parecia muito tempo e nós... Humanos tolos! Continuávamos jovens e preservados eternamente! Enquanto aceitássemos as condições dos governantes!

Eu as aceitava, é claro! Queria continuar jovem e vigoroso. Sempre fui bonitão. Tinha 38 anos. Estava no meu auge! Fiquei até feliz com aquela nova situação! Parecia muito fácil ser igual a muitos!

O tempo passava lento, monótono... até o dia que descobri - sem querer - a que preço vivíamos em paz!

Era tudo uma grande mentira! Um engodo!

Eu via, mas não conseguia entender o que era aquilo...

CAPÍTULO IV

A lembrança voltava devagar...

Como todas as noites tomávamos nosso CRV (Complexo Rejuvenecedor Vitamínico. presentes dos 'pacificadores' para toda a população: saúde e juventude! (Nossa que ardor no estômago! Parece que monstros lutam dentro de mim!...)

As pessoas alienavam-se lentamente, numa felicidasde banstante próxima do desejo secreto de cada uma. Sim, dormíamos um sono reparador cheio de mensagens positivas cantadas em nossos ouvidos - era neurolinguística -

duas horas da manhã... dor.. dor e enjoo... muito mal, estou muito mal! Mal consigo chegar ao banheiro...

Banho... volto pra cama... zumzum, não durmo mais... quem falava? Ah, é claro, a neurolinguística: "Levantem-se e venham... venham... mansamente... doemos gratidão..."

Que mensagem estranha era aquela?! Passos... estaria realmente ouvindo passos arrastados pelos corredores?

Todos deveriam estar dormindo. Visto-me rapidamente. Olho mágico. Meus vizinhos caminham lentamente. Abro a porta. Falo com eles. Nenhuma resposta... sonâmbulos?

Por que somente eu estava desperto e consciente?

CAPÍTULO V

O som do arrastar cadenciado dos muitos pés só era incomodado pelo silvar irritante dos ventos nas copas das árvores... que absurdo era aquele? Parecia um filme trash de zumbis...

Resolvi caminhar com eles, enquanto isso, perguntas me atormentavam: "Por que passara tão mal? Sentia um choque a medida que o CRV entrava em minhas veias! Teria sido aquele cozido exótico de carnes suínas que degustara na casa de meus amigos hindus? Os pacificadores aboliram todo e qualquer tipo de carne como alimento - sob pena de perpétua para os infratores. (Mas sempre havia o câmbio negro na cidade banida!) Foi muita dor e vômito! Que horror!

Outra questão martelava meu cérebro. O mais estranho foi acordar durante a noite. Isso não me ocorria - e também a nenhuma outra criatura! - Desde a chegada de os "Pacificadores"...

Agora caminhávamos por um tortuoso caminho subterrâneo iluminado por archotes...

CAPÍTULO VI

Fileiras de archotes serpenteavam pelo labirinto lúgubre. Minutos seculares se passaram. Vislumbrei uma luz muito tênue e distante. Medo! Tudo era silêncio!

"Parar para desinfecção!" - comandou uma voz metálica em nossas cabeças. Todos paramos! Todos os moradores do meu prédio - 307 pessoas - imóveis... fila indiana. Frio e silêncio novamente.

Desceram as máscaras! Senti pânico! Como mexer com aquela engenhoca? Haveria instruções ou todos já sabiam manipulá-las? Medo! Pavor! A voz metálica novamente se fez ouvir em meu cérebro, graças a Deus, eram as instruções de uso!! Novo pânico...

Como iria me comportar diante do que iria acontecer? Eu estava desperto! Precisava exercitar o mutismo e o estoicismo! Silêncio e resistência a qualquer dor ou visão bizarra!

Fumaça, sensação gélida! Vento quente e repentino, susto! Ardor no corpo todo. Engulo seco.

A voz metálica: "Sala 331, azul, à direita. Relaxar acompanhando o ritmo da música, movendo os pés lentamente..."

Sala 331, imensa, oval, palco central com confortáveis poltronas, telões ao lado de cada uma delas, voltada para o público e muitos aparelhos completamente desconhecidos. Ambiente azul! Arrepios tomaram conta do meu ser! Tinha que me controlar...

Obedeci também, porém não movimentei meus pés, só balancei o corpo. Por quê? Não sei! Talvez não tivesse gostado do tom da palavra "lentamente".

Música suave, hipnótica, e todos moviam-se lentamente como num sonho.

Acenderam-se luzes coloridas do teto. Elas dançavam sobre a cabeça das pessoas, acendendo e apagando, deixando umas e denvolvendo várias outras.

Teletransporte?!

Credo, o que era aquilo?

CAPÍTULO VII

LUZES SOBRE CORPOS BALOUÇANTES... TELETRANSPORTE - 20 CORPOS - PARA ONDE? TIVE QUE ME CONCENTRAR MUITO PARA NÃO DESEMBESTAR NUMA CARREIRA LOUCA E SUMIR DAQUELA CENA SINISTRA... ( SEQUER IMAGINAVA QUE FICARIA AINDA MAIS SINISTRA E DANTESCA...)

AS LUZES NOVAMENTE. AGORA SOBRE MINHA CABEÇA - VERMELHA- APAGOU. DROGA, VOLTOU! SUAVA FRIO, PÉS COLADOS NO CHÃO E CORPO BALANÇANDO- ASSIM CONSEGUIA DISFARÇAR MEU TREMOR DE TERROR DE TUDO AQUILO! QUE PORRA ERA AQUELA ? AMARELA - APAGOU. ESCAPEI , NÃO SEI DO QUE, MAS ESCAPEI! DEUS , OUTRO TELETRANSPORTE! SETENTA CORPOS...

APAGARAM-SE AS LUZES. SILÊNCIO ABSOLUTO! MEU MEDO VOLTOU ...

A VOZ METÁLICA PEDE QUE TODOS SE VOLTEM PARA OS TELÕES E ENTONEM MANTRAS DE 'ZUMBI-ZAR'. A LUZ DO PALCO SE ACENDE. CHOQUEI! QUE DIABO ERA AQUELA CENA TÃO ESQUISITA?

OS TELETRANSPORTADOS ESTAVAM NO CENTRO DO PALCO - DEITADOS E CONECTADOS POR UMA PARAFERNÁLIA DE FIOS QUE SE LIGAVAM NO TELÃO E NA CABEÇA DE CADA UM DELES. ASSUSTADOR!

QUASE GRITEI! TIVE QUE EXERCITAR IMEDIATAMENTE TODO O MEU PODER DE MUTISMO E IMOBILIDADE TOTAL... DIZIA PRA MIM: ' É UMA BRINCADEIRA - ESTÁTUA! ESTÁTUA, CARA! PASSEI OS OLHOS ESTUPIDA E LENTAMENTE POR CADA UM DOS MEUS VIZINHOS CATATÔNICOS! SENTI UM DÓ PROFUNDO DELES E MUITÍSSIMO MEDO DE ESTAR NO LUGAR DELES!

UM MEDO PAVOROSO ESTAVA ME COMENDO POR DENTRO COMO UM ENXAME DE CUPINS VORAZES...

CAPÍTULO VIII

ACHO QUE MESMO QUE QUISESSE MOVER MEUS PÉS, NÃO PODERIA. ESTAVA PETRIFICADO! PARECIA OUTRO CONTO DE TERROR. TODOS AMARRADOS NOS SOFÁS-MACAS E CONECTADOS A UM TELÃO, PELA CABEÇA... O CÉREBRO DE CADA UM ERA EXPOSTO. UNS COM MANCHAS CINTILANTES NEON BASTANTE GRANDES, QUASE TOMANDO O CÉREBRO TODO; OUTROS PELA METADE, E ALGUNS COM APENAS UM TERÇO DAQUELE BRILHO! NÃO ENTENDIA ABSOLUTAMENTE NADA, NADA MESMO!

NOVO MOVIMENTO NO PALCO. EM CADA UM DOS SOFÁS-MACAS DESOCUPADOS, DEITOU-SE UM DOS PACIFICADORES ( ELES SE DIFERENCIAVAM DE NÓS PELA ROUPAGEM PADRÃO - CAMISOLÃO VERDE OLIVA AMARRADO POR UMA CORDA ESCARLATE), CONECTARAM-SE AO OUTRO SER. ENTÃO PUDE VER DISTINTAMENTE O QUE OCORRIA...

OS PACIFICADORES ESTAVAM RECEBENDO TRANSFUSÃO CEREBRAL!!

ALGUNS CÉREBROS PERDIAM PARTE DE SEU BRILHO INTENSO - AUMENTANDO O VALOR NEURAL NO PACIFICADOR!

DEUS! ELES ESTAVAM VAMPIRIZANDO NOSSA HUMANIDADE! VINTE E SETE CÉREBROS FICARAM COMPLETAMENTE NEGROS NESSE PROCESSO.

O QUE VI ENTÃO... ERA INDIZÍVEL! TENEBROSO...

CAPÍTULO IX

OS 'NOVOS' DESPERTARAM E MOVERAM-SE DESASTROSAMENTE. UNS CAIRAM E FORAM LEVANTADOS COMO BONECOS DE CORDA. SILÊNCIO IMÓVEL. LUZ LILÁS. ALGUMA COISA DESCE DO TETO. ERA UM PACIFICADOR. O MESTRE. NÓS O HAVÍAMOS VISTO SOMENTE ALGUMAS VEZES, EM DATAS ESPECIALÍSSIMAS. O SALÃO TODO ILUMINOU-SE... ELE COMANDOU:

"DESPERTEM, CORPOS. O SHOW VAI COMEÇAR. BAIXEM OS TELÕES." SONS ENSURDECEDORES. VAPORES ESTRANHOS, DENSOS E SUAVES PARADOXALMENTE DESCIAM DO TETO. OLHEI PARA UM, DOIS, TODOS OS TELÕES, QUE SE ACENDERAM NO IMENSO SALÃO. QUASE GRITEI: GUERRAS, CORPOS MUTILADOS, CRIANÇAS ESTUPRADAS, VELHOS SODOMIZADOS E TODAS AS IMAGENS QUE ATERRORIZAM E CHOCAM OS HUMANOS - NÓS!

AS PESSOAS COMEÇARAM A GRITAR CADA VEZ MAIS HISTERICAMENTE, POIS RECEBÍAMOS O PÓ DO PAVOR E A BRISA DA FALTA DE ESPERANÇA. GRITEI TAMBÉM. AGORA EU PODIA ESTRAVASAR TODO AQUELE PAVOR QUE ME DISSOLVIA OS MIOLOS. BERRO COMO UM LOUCO. UM INSANO. TODOS CONTINUAM FAZENDO O MESMO... POR QUANTO TEMPO, NÃO SEI... INTERESSANTE! CONTINUO, NÃO SEI POR QUE, IMUNE TAMBÉM A ESSAS ESTRANHAS ESSÊNCIAS. MEUS GRITOS FORAM REAIS . CANSEI! APENAS FINJO GRITAR. VOLTO A OBSERVAR AQUELA MERDA INCOMPREENSÍVEL.

DE REPENTE, MEUS OLHOS ESTUPEFATOS FOTOGRAFAM NOVA CENA FANTASMAGÓRICA...

CAPÍTULO X

CADA GRITO DE TERROR DOS MEUS VIZINHOS ENLOUQUECIDOS,TRANSFORMAVA-SE EM UM HALO, COMO UMA FUMAÇA DE CIGARRO, QUE SUBIA E ERA ABSORVIDO POR CANINHOS TRANSPARENTES E IAM COBRINDO LENTAMENTE OS 'NOVOS' ...FUMAÇA DENSA, DENSA TERRÍFICA...

MINUTOS INFINDÁVEIS TRANSCORRERAM, OU SERIAM HORAS DE PANDEMÔNIO? OS 'NOVOS' CAMINHAVAM NORMALMENTE, MISTURANDO-SE AOS DEMAIS.

"FINALIZAR - ACALMAR. LIBERAR AROMATIZANTES- CALMANTES, DESLIGUEM OS TELÕES, CHEIRO DE ESQUECIMENTO. CALMA! VOLTANDO PARA O PRÉDIO , DESCANSEM!" COMANDOU A VOZ METÁLICA.

AGORA ME FERREI, ESQUECEREI TUDO TAMBÉM. VOU FICAR DESPROTEGIDO. VOU VIRAR ZUMBI.

ESTRANHAMENTE, TALVEZ POR ESTAR DESPERTO NATURALMENTE, AQUELA MERDA NÃO FEZ EFEITO EM MIM! GRAÇAS. OBEDECI A VOZ DE COMANDO...

"SERES PEQUENOS. O CÉREBRO ABSORVE POUCOS CONHECIMENTOS. ELES SEQUER IMAGINAM O PODER QUE PODERIAM TER. SORTE NOSSA.

BEM ESSA EQUIPE SERÁ VISITADA DAQUI A TRÊS ANOS PARA UMA NOVA DOAÇÃO NEURAL. ESSE PRÉDIO JÁ ESTÁ QUASE SUBSTITUÍDO. ESTE PLANETA É FANTASTICAMENTE PACÍFICO. PODEMOS ABSORVER A TOTALIDADE DESSAS CRIATURAS DELICIOSAS. USANDO COM SABEDORIA TEREMOS COMIDA POR MAIS 300 ANOS!" COMENTAVAM ALEGREMENTE TRÊS PACIFICADORES, QUE CRUZAVAM DESPREOCUPADAMENTE POR NÓS.

DESCOBRIRA A VERDADE, MAS O QUE FAZER COM ELA? NADA!

FINAL

NUNCA MAIS CONSEGUIRA DORMIR, NEM ME DEIXAVA ADORMECER SOB O PODER HIPNÓTICO DO MANTRA NEUROLINGUÍSTICO. APRENDI A ESCAPAR DESSA DROGA, GRAÇAS A DOIS POTENTES MICROTAMPÕES AURICULARES, COMPRADOS NO CÂMBIO NEGRO, NA PSEUDOCIDADE.

MEUS AMIGOS INDIANOS ME APRESENTARAM O MUNDO FANTÁSTICO DA SUBVERSÃO E DOS PRAZERES MUNDANOS, ABOLIDOS DAS CIDADES PURAS. ERA FÁCIL CHEGAR AO SUBMUNDO. O RISCO ERA QUASE ZERO. OS PACIFICADORES NÃO IMAGINARIAM QUE EU SOU 'YEN', OU SEJA UM IMUNE. PERAMBULEI POR BIBLIOTECAS, LAN-HOUSES, LI LIVROS HISTÓRICOS E REVISTAS, DESCOBRI POR QUE ME SENTIA TÃO VAZIO, OCO, TRISTE MESMO. AQUELA PAZ IDIOTA NUNCA ME COMOVEU. TINHA SAUDADE DE UM TEMPO QUE NÃO VIVI VERDADEIRAMENTE! O MUNDO SEM 'OS PACIFICADORES '. CONHECI PESSOAS, LUGARES, SABORES E SENSAÇÕES MUITO ANTIGAS NAQUELE LUGAR! LUGAR QUE NÃO EXISTIA! TOQUEI E TROQUEI TUDO O QUE PODIA PARA ESTAR ALI. COMECEI A ME VICIAR NO PODER DO DINHEIRO... RECONHEÇO! CORRER RISCOS É BOM. ADRENALINA QUE ME ALIMENTA.

PASSEI POR UM SEGUNDO PROCESSO DE 'DOAÇÃO', ESCAPEI DE NOVO. (REPETI OS PÉS COLADOS NO CHÃO! DEU CERTO!). FIQUEI UM POUCO MAIS TRISTE, MAIS DESOLADO. ESTÁVAMOS SENDO, PERIODICAMENTE, SUGADOS E SUBSTITUIDOS POR PACIFICADORES. NOSSO PLANETA NÃO ERA MAIS NOSSO. QUANTOS PUROS AINDA EXISTIRIAM? OCORRERIA O QUÊ QUANDO FOSSE MINHA VEZ?

QUANTOS POR CENTO DE MEU CÉREBRO CRIATIVO AINDA ERA MEU? SERÁ QUE AINDA SOU GENTE? PERGUNTAS SEM RESPOSTAS... FICARIAM PARA SEMPRE - ATÉ A PRÓXIMA DOAÇÃO OU ATÉ A MINHA PRISÃO E EXECUÇÃO POR ESTAR ME ENVOLVENDO COM OS PSEUDOCIDADÃOS - "PESSOAS ESTRAGADAS" PARA A DOAÇÃO (EX-VICIADOS, ALCOOLATRAS, AUTISTAS, MONGOLÓIDES E - FELIZMENTE- PARECE QUE EU TAMBÉM, SOU UM DUPLO...)

TUDO BEM, PARA MIM SEMPRE VALERIA A PENA. ESTAVA VIVENDO.

VIVENDO ATÉ A HORA QUE ELES TOMASSEM MINHA DOAÇÃO.

CHEGA DE PENSAR TANTO. VOU SER FELIZ!

-GARÇON, MAIS UM UÍSQUE CAUBÓI E DUPLO, QUERO MAIS MÚSICA ROCK. CHAME TAMBÉM AQUELA LOIRA GOSTOSA, TÁ BEM?...

(THERA LOBO - AGOSTO DE 2009)