História de caminhoneiros.............A Ponte do Pirituba

Cresci ouvindo histórias de caminhoneiros.

Meu pai trabalhava com transporte e comércio de cereais,madeira e sacaria.Dentre as muitas histórias que ouvi,a que mais marcou sem dúvida foi uma contada por ele mesmo numa região onde por coincidência,morei anos depois.

A história era mais ou menos assim.

O Pirituba é um pequeno rio que corta a divisa das cidades de Itaberá e Itapeva.Naquela época que meu pai passou por ali,estava carregado de feijão que era o forte da agricultura daquela região.Ele já estava bem cansado,mas como todo caminhoneiro,ainda precisava entregar logo a carga para em seguida puxar outra,senão não ganhava a vida.

Já passava da meia-noite quando na beira da ponte Pirituba,avistou uma moça muito bonita,bem arrumada e sorridente,pedindo carona.

Parou,abriu aporta e perguntou onde ela ia e se não tinha medo de ficar sozinha ali,pois já passava da meia-noite.

Sorrindo ela respondeu que não iria longe e quanto a ter medo,não tinha não.Já estava acostumada pedir carona naquela ponte há muitos anos.

Foram conversando e logo em frente,talvez a uns quatro ou cinco quilômetros,ela pediu para parar,dizendo que desceria ali.

Agradeceu a carona e com um boa-noite,despediu-se.

Meu pai olhou por ali e apesar da escuridão da noite,notou não haver nem uma casa por ali,nem uma estrada que levasse a algum lugar.E ,mal ele saiu com o caminhão,a moça desapareceu na noite.

Ele foi então,desejoso de viajar mais alguns quilômetros,parar em Piraju,descansar um pouco antes de seguir viagem até Presidente Prudente onde descarregaria a carga de feijão.

Mas,um pneu furado obrigou-o a parar na pequena Itaberá.

O borracheiro,numa hora daquelas,estava dormindo.Então resolveu que descansaria por ali mesmo e seguiria viagem no outro dia.

Na manhã seguinte,depois de um banho e refeito,foi até a lanchonete tomar um café.

Na conversa com o chapeiro,comentou sobre a moça bonita que havia dado carona.

O chapeiro ,boquiaberto perguntou se ele não sabia quem era a moça.

Meu pai só disse que ela era muito bonita e que apesar de ter pedido carona,pouco andou com ele,descendo logo na frente .

O chapeiro então contou a ele quem poderia ser aquela moça.

Diziam que há muitos anos,um crime muito triste havia acontecido ali,na divisa das cidades.Um rapaz,inconformado com o fim do romance,leva sua namorada até aquela ponte,a deixa na estrada e depois de muito bater nela,ainda atropela,deixando a moça agonizando ali.na beira do Pirituba.Ela morreu implorando socorro.Mas como o movimento era pouco, um caminhoneiro viu o corpo caído e o colocou no caminhão.Antes de morrer ,na cabine ainda ,relatou o acontecido e agradeceu ao caminhoneiro,vindo a falecer logo em seguida.E como morreu ali,ficou presa ao lugar pedindo carona aos que passam por ali na ponte do Pirituba depois da meia-noite.

Ao fim desse relato,meu pai tomou seu café e encaminhou-se até o cemitério local onde a moça fora enterrada.

Em sua lápide uma foto.

Era exatamente a moça a qual ele havia dado carona!

Versosdeamor
Enviado por Versosdeamor em 11/07/2009
Código do texto: T1694097