Matrix - Releitura. Realidade, ilusão, ciência?
Meu nome é Morfheus. Alguns insistem em fazer analogias associando meu nome à figura do pregador João Batista, mas isso não tem o menor fundamento, acreditem.
Minha nave se chama Nabucodonosor, porque certa vez tive um sonho do qual não me recordo e até hoje vivo procurando uma resposta. Um pesadelo!
Venho em missão secreta, do centro quente da terra de Zion, a última cidade dos seres livres. Sou o visionário que lutará para libertar a humanidade do domínio das máquinas. Vim plasmado em imagem masculina, mas advirto que sou mulher mesmo e só usei a indumentária masculina na Película porque estava vindo de um baile à fantasia na Baixada Fluminense.
Chamam-me de componente yang da psique... (putz, yin, deixa de frescura e segura a droga desse microfone!).
Sinto informar. Não surtiu efeito tapar o sol com a peneira. Não conheciam a máxima? Ademais, por que usariam a energia solar se podiam recorrer à fonte dos próprios humanos?
Repudio a ideia de ver vossas mentes conectadas em Realidade Virtual. Abomino esses campos de cultivo, que em casulos aprisionam vossos corpos para alimentar as insaciáveis máquinas. Lamento vê-los, manipulados, customizados no brechó da esquina e deslumbrados com a novela global "Caminho das Índias".
Agora, as máquinas evoluídas pela AI reinam absolutas no comando. Elas querem vossas energias, vossos votos para Dilma, vossas CPMFs* enrustidas, vossas certidões de idade, vossos cartões de crédito, vossas mãos em casamento e muito, muito mais.
Entretanto, nem tudo está perdido. Vislumbro um ser dentre vós, O Escolhido, capaz de controlar e derrotar os mecanismos antivírus da poderosa Matrix.
Acorda, Neo!
Serias tu, Ander - son, o filho de André, o Hacker filho do homem, o ego psicologicamente representado, o neo Neo messianicamente ressuscitado na sala 303, após beijo caloroso de Trinity; com excelentes e comprovados reflexos para apanhar sabonete no banheiro?
Para confirmar se és realmente o Escolhido, é preciso, entretanto, consultar o Oráculo - uma senhora casada com um carpinteiro de nome José - que sabiamente, assertou “A nossa escolha é a repetição das nossas escolhas”. Podes encontrá-la disfarçada de vendedora de hambúrguer** no McDonalds, e identificá-la facilmente pela canção "I'm Beginning to See the Light" (Estou Começando a Ver a Luz), de Duke Ellington, que costuma ouvir no seu radinho de pilha.
E não se engane. Pode ser um contra-senso, mas o que seria de Neo sem ela?
Porém, advertimos que Oráculo não dará todas as respostas, pois o próprio Morpheus, certa vez, após ingerir aquela pílula - que lhe proporcionou a maior lombra à la "Lucy in the Sky with Diamond", alertou: “Estou tentando libertar sua mente, Neo. Mas eu só posso lhe mostrar a porta. Você é quem tem que atravessá-la.”
Na hipóstese de dúvidas, é só seguir o coelho branco e responder as perguntinhas a seguir:
- Por que aqueles cavaleiros continuam dizendo "Ni"?
- Por que Lula deixou de usar o famigerado "Companheiros"?
- Por que na Capitania Hereditária do Maranhão se pune abuso de poder com abuso de poder?
Toda cautela é pouca com Cypher. Ainda que seu nome nos reporte a Lúcifer - o anjo expulso do paraíso -, ele está mais pra Judas do que pra anjo caído. É a encarnação do mal, a traição, o retrocesso total do eu e defende a ilusão como mais interessante do que a realidade ou "olhos que não veem, coração que não sente". Costuma recorrer a citações do Mecanismo de Defesa do Ego (MDE), sem os devidos créditos e sem pagar pelos direitos autorais.
Por outro lado, Trinity, o aspecto yin da psique, pode ajudar muito! A não ser que yang, por sua personalidade possessiva e ciumenta não o permita!
Ela é o apoio físico e espiritual ao Escolhido, a trindade que se resume em 4: pai, filho, espírito santo e assim seja.
Recomendo tratá-la com o o maior recato e prudência. Chamá-la de Madalena seria um erro primário. Ela ficaria puta.
E não esqueçam. Nada de egoísmo. O que vale é a negação do indivíduo, a segurança da massa!
Saudações terráqueas!
Pelo fim do domínio das máquinas, pelo fim da gripe suína, quero dizer, gripe “A”; pela sobrevivência da espécie humana!
*CPMF – A morta-viva. Seu fantasma ainda atormenta os cidadãos, ricos e pobres desse Brasil brasileiro.
**Hambúrguer - Um alimento para suínos e canídeos, composto por 43.569 ingredientes, dentre eles as partes íntimas e asquerosas - estômago e afins – de vários animais.