Diálogos imortais. (Parte I)
Em mais uma de suas conversas, o mortal questiona o vampiro sobre a ira de sua classe. Argumenta que eles não atacam apenas por fome, atacam também por ódio, por vingança, a situação que se encontram.
_ Não creio que vingança esteja vinculada ao ódio, pelo menos não como se vulgariza pelas estórias mortais. O desejo de vingança parte do orgulho ferido. Querer se vingar é querer estar do outro lado. Isso, no meu apurado paladar do entender, tem sabor parecido com o da inveja.
_ Tens um paladar bem estranho meu caro.
_ Talvez eu possa lhe esclarecer melhor.
Vocês mortais se esquecem que são animais. Estão preparados para se adaptar a qualquer situação, falta de comida, água, mudança de habitat enfim... e porque não há emoções, relações, sentimentos?
Bem, mas antes de se adaptar há sempre uma reluta, porque vocês têm mudança como perda.
Não sei de onde tiram isso, por isso acho que o raciocínio dado a vocês não é nenhuma dádiva. De nada adianta se não sabem usar.
Bom... mas continuando meu esclarecimento, meu caro, quem sabe lidar com perda?
Se há alguém que domina está técnica, este é raro.
Se tratando de relações e sentimentos, sempre é algo que parte de um outro ser e a perda deste, para você, sempre será culpa de outrém.
Daí parte um desejo clássico de vingança.
Aquele vazio de algo que julga ter se findado, mas que na verdade apenas mudou e você não o reconhece...
Se torna incrivelmente pesado e toma conta de todos seus pensamentos, sentimentos... milagrosamente se apossa de seu ser. Logo após vem aquela onda de raiva e o desejo de vingança aflora ao paladar.
E se a oportunidade vier, você não exitará em tirar daquele outrém, o que julgas ter tirado de você.
Mas o que é isso? Não é apenas uma inversão de papéis? Ter raiva por ter te tirado algo e logo após fazer o mesmo? hahaha
Como vocês são banais.
_ Creio que não seja tão simples como diz, meu amigo imortal.
_ Ah não?! E o que pensas?
_ Se vingança é inveja, porque a vontade de se vingar de alguém que lhe rouba, de alguém mata um ente querido?
_ hahaha, meu caro, estas a zombar de mim? Não compreendestes uma palavra do que falei? O que são estes fatos além de perdas?
_ Sim concordo, mas onde está a inveja na vingança?
_ O que você faria com alguém que lhe roubasse?
_ Oras, o colocaria na cadeia, com o apoio da lei.
_ E isso é o que meu amigo? Ele lhe roubou um bem e você o toma a liberdade.
_ Oras faça o favor, eu o tomo? Se alguém me rouba ele não está apto a viver em sociedade.
_ Bom, isso é uma discussão para a noite toda, teus pensamentos e os meus são obviamente contraditórios e estão prestes a tomar um outro rumo, totalmente diferente do original. Sugiro uma pausa para um vinho, o que achas?
_ De acordo!
_ Me acompanhe, caro amigo mortal.
(...)