PSICO ANTRÓPICOS

Um pai, Nezão, ex-traficante, regenerado pela religião protestante, entra em conflito com sua filha adolescente, Paula, porque ela faz uso de medicamentos psicotrópicos por causa de uma depressão - que o pai vê como uma fase da vida, não uma doença como a psiquiatra do SUS afirma ser. Nezão chegou até a tomar satisfações com a médica, afirmando que a "doutora" estava dopando sua filha sem necessidade, apenas para favorecer os representantes destes medicamentos, que, segundo ele, pagavam comissão à médica.

O pai está convicto que estes medicamentos causam a mesma dependência na sua filha, como os entorpecentes que vendia quando era traficante causavam nos clientes da "boca " - já que estas drogas lícitas não curam traumas psicológicos, que segundo Nezão, são curados por Jesus Cristo.

São constantes as discussões na cozinha da casa onde moram, no Morro do Santo Amaro, na zona sul do Rio de Janeiro. Geralmente no café da manhã, quando Nezão, ao sair para o trabalho, vê a filha tomando a pílula do antidepressivo, voltando novamente para o quarto, dormindo em seguida, numa vida improdutiva.

Porém, o passado do pai não está totalmente resolvido quanto a criminalidade. Por ter integrado o temido Comando Vermelho, Nezão colecionou segredos e inimigos dentro do mundo da criminalidade e entre funcionários públicos corruptos, como policiais civis, militares, agentes penitenciários, policiais federais, rodoviários, advogados públicos e magistrados.

A mãe da sua filha está desaparecida há 3 anos, o que é o motivo da depressão de Paula, que culpa o pai por causa da vida bandida na infância dela. O desaparecimento, sem vestígio, de Rosana, a mãe, deixou dúvidas se ela está viva ou foi queimada no "micro-ondas", por conta de acertos de conta do tráfico do Rio de Janeiro, na cabeça de Paula.

Nezão ainda possui contas a acertar com quem ele suspeita que sumiu com sua esposa: o agente penitenciário Expedito, que foi o responsável por armar uma quadrilha rival no presídio de Bangu 1, no qual Nezão cumpriu 8 anos de pena por tráfico.

LUCIANO DI MEDHEYROS
Enviado por LUCIANO DI MEDHEYROS em 19/09/2024
Reeditado em 19/09/2024
Código do texto: T8155460
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.